64h

Para conclusão

15
Cursos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Conhecer a proposta da Start para aprender Computação, Compreender a importância das tecnologias digitais no desenvolvimento de habilidades fundamentais no século XX, Reconhecer a programação como uma poderosa ferramenta para construção de projetos pessoais e coletivos, reconhecer que as tecnologias digitais podem ser utilizadas para facilitar a resolução de problemas do dia a dia;
  • Construir um projeto que simula um robô explorador em Marte, adicionar variáveis para armazenar a energia do robô explorador e os pontos de pesquisa coletados, utilizar o recurso de clones para criar cópias de atores no projeto, implementar estruturas condicionais (se/senão) para determinar os limites da tela do jogo;
  • Compreender a estrutura de listas e sua aplicação na organização e manipulação de dados, compreender a diferença entre variáveis e listas, utilizar comandos condicionais para alterar ações baseadas em eventos, Aplicar conceitos de aleatoriedade para criar dinâmicas interativas;
  • Diferenciar as características do bullying e do cyberbullying, refletir criticamente sobre soluções para o combate ao bullying e do cyberbullying, explorar estratégias de reuso de código no StartLab, utilizar estruturas condicionais para criar verificações no projeto.
  • Utilizar a IA como ferramenta de auxílio na ideação, planejamento e elaboração de um projeto, praticar a comunicação em grupo através de uma apresentação com slides, refletir sobre a precisão dos resultados obtidos pela IA, identificando relevâncias e possíveis limitações, compreender o objetivo da disseminação da informação e o impacto ao divulgar notícias falsas (fake news) no ambiente digital, elaborar uma apresentação para o projeto através das ferramentas Google Documentos e Apresentações;
  • Compreender os conceitos básicos de JavaScript, implementar movimento de objetos no jogo, desenvolver lógica de colisão entre objetos, adicionar novos inimigos ao jogo, aumentando a dificuldade, utilizar arrays para manipulação de múltiplos objetos.
  • Aplicar a criptografia para decifrar mensagens secretas utilizando uma regra simples, modificar respostas da pessoa usuária, invertendo a ordem das palavras para criar uma codificação, implementar funções Javascript para adicionar regras personalizadas, utilizando o laço de repetição ""for"", aumentar a complexidade da sua criptografia criando regras aleatórias com o conceito de listas, aprender sobre a importância de proteger seus dados pessoais, visando a sua segurança digital.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

Comece essa formação agora mesmo e capacite-se para seu próximo projeto!

Conheça os planos

Com quem você vai aprender?

  • Guilherme Silveira

    Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

  • Guilherme Silveira

    Co-fundador da Alura, da Caelum e do GUJ. Com 18 anos de ensino nas áreas de programação e dados, criou mais de 100 cursos. Possui formação em engenharia de software, viés matemático e criativo, além de ser medalhista de ouro em competições nacionais de computação, tendo representado o Brasil nos mundiais. Participante de comunidades open source e de educação em tecnologia, tendo escrito 7 livros. Faz mágica e fala coreano no tempo livre.

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • Murilo de Sousa Goncalves

    Formador da Start by Alura e bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Apaixonado por educação e inovação, acumula mais de 5 anos de experiência no ensino de tecnologias em escolas e no ensino de desenvolvimento web full stack. Dedica-se a facilitar experiências educacionais que utilizam a computação como ferramenta para o desenvolvimento humano e social.

  • Murilo de Sousa Goncalves

    Formador da Start by Alura e bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Apaixonado por educação e inovação, acumula mais de 5 anos de experiência no ensino de tecnologias em escolas e no ensino de desenvolvimento web full stack. Dedica-se a facilitar experiências educacionais que utilizam a computação como ferramenta para o desenvolvimento humano e social.

  • Isabela Soares

    Sou Bióloga, professora e encontrei na programação um espacinho todo especial! Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de bordar, ler e estar com as pessoas que eu amo!

  • Isabela Soares

    Sou Bióloga, professora e encontrei na programação um espacinho todo especial! Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de bordar, ler e estar com as pessoas que eu amo!

  • Monique Caldeira

  • Monique Caldeira

Passo a passo
  1. 1 Pensamento computacional e Programação: 9º ano 1ª Edição/2025

    • Curso [Formação docente] Programação: criando por meio da tecnologia

      02h
    • Curso Programação: criando por meio da tecnologia

      02h
      • Compreenda o que é tecnologia.
      • Conheça exemplos de projetos que você poderá criar com os conteúdos da Start.
      • Idealize e esboce um projeto que pode ser desenvolvido através da programação.
    • Curso [Formação docente] Autômatos: criando uma simulação de um Robô em Marte

      02h
    • Curso Autômatos: criando uma simulação de um Robô em Marte

      10h
      • Construa um projeto que simula um robô explorador em Marte;
      • Adicione variáveis para armazenar a energia do robô explorador e os pontos de pesquisa coletados;
      • Utilize o recurso de clones para criar cópias de atores no projeto;
      • Implemente estruturas condicionais (se/senão) para determinar os limites da tela do jogo.
    • Curso [Formação docente] Listas: lógica e magia na programação

      02h
    • Curso [Unidade em Construção] Listas: lógica e magia na programação

      08h
      • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Cyberbullying: questionando comportamentos para promover empatia (partes 1 e 2)

        02h
        • Curso [Unidade em Construção] Cyberbullying: questionando comportamentos para promover empatia (pt. 1)

          04h
          • Curso [Unidade em Construção] Cyberbullying: questionando comportamentos para promover empatia (pt. 2)

            04h
            • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Inteligência Artificial: estratégias para resolução de problemas

              02h
              • Curso [Unidade em Construção] Inteligência Artificial: estratégias para resolução de problemas

                09h
                • Curso [Unidade em Construção] [Formação docente] Lógica de programação: construindo uma jornada espacial

                  02h
                  • Curso [Unidade em Construção] Lógica de programação: construindo uma jornada espacial

                    09h
                    • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Simulando a Cifra de César em JavaScript

                      02h
                      • Curso [Unidade em Construção] Simulando a Cifra de César em JavaScript (pt. 1)

                        04h

                      Escola

                      Programação

                      Além dessa, a categoria Programação conta com cursos de Lógica, Python, PHP, Java, .NET, Node JS, C, Computação, Jogos, IoT,e mais...

                      Conheça a Escola

                      Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

                      Conheça os Planos para Empresas