69h

Para conclusão

15
Cursos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Conhecer os conteúdos que computação que serão aprendidos, reconhecer o potencial transformador da Computação no Mundo do Trabalho, mapear habilidades e competências essenciais nas profissões que envolvem o uso de tecnologias digitais;
  • Compreender que p5.js é uma biblioteca de criação de projetos criativos, localizar as coordenadas x e y na tela para posicionar elementos geométricos no Canvas do p5.js, aplicar a função map() para relacionar as posições do mouse com limites específicos em um projeto criativo, utilizar estruturas condicionais na criação de um algoritmo, compreender que a menor distância entre dois pontos é calculada a partir do teorema de Pitágoras;
  • Compreender e aplicar laços de repetição no P5.js, manipular eventos de clique e teclado para controle de interação, criar e modularizar funções personalizadas no P5.js, utilizar listas para gerenciar múltiplos dados, aplicar lógica de programação e estruturas condicionais para detectar eventos e resultados;
  • Compreender e aplicar laços de repetição no P5.js, manipular eventos de clique e teclado para controle de interação, criar e modularizar funções personalizadas no P5.js, utilizar listas para gerenciar múltiplos dados, aplicar lógica de programação e estruturas condicionais para detectar eventos e resultados;
  • Identificar e reutilizar componentes de Bootstrap para estruturar páginas web, aplicar seletores CSS para personalizar o estilo e a interatividade das páginas
  • criar elementos interativos com HTML, melhorando a experiência das pessoas no site, desenvolver um portfólio online utilizando um framework moderno para apresentação de projetos, refinar soluções de programação por meio de abstrações, desde a concepção até a implementação efetiva;
  • Compreender a importância da acessibilidade em aplicações web, construir um menu que fornece recursos de acessibilidade utilizando HTML, CSS e JavaScript, entender o que são licenças Creative Commons e como encontrar conteúdo licenciado para uso, implementar transições suaves entre seções com a biblioteca externa ScrollReveal, aprender como organizar informações sobre o projeto com README.md.
  • Manipular dados em planilhas eletrônicas para identificar tendências e variações através de gráficos, aplicar a função de regressão linear para interpretar e explicar dados, analisar e comparar diferentes modelos matemáticos para avaliar sua eficácia, calcular e estimar cenários futuros com base em modelos matemáticos;
  • Reconhecer as estruturas de programação em Python, incluindo variáveis, operações matemáticas, estruturas de repetição e estruturas condicionais, criar modelos para problemas complexos, quebrando-os em partes menores, implementar soluções para problemas práticos utilizando variáveis e operações matemáticas, explicar o funcionamento de operadores e como as diferentes estruturas de programação interagem para resolver problemas.

Por que estudar esta formação?

  • Guia de aprendizado

    Conteúdos pensados para facilitar seu estudo

  • Do básico ao avançado

    Formação completa para o mercado

  • Você dentro do mercado

    Do zero ao sonhado emprego em sua área de interesse

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Com quem você vai aprender?

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • Marcelo Paludetto Rodrigues

    Já ouvi dizer que sou chamado de Careca da Alura.Meu principal objetivo é fazer você brincar e aprender ao mesmo tempo!Espero que você se divirta vendo as minhas aulas.

  • Murilo de Sousa Goncalves

    Formador da Start by Alura e bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Apaixonado por educação e inovação, acumula mais de 5 anos de experiência no ensino de tecnologias em escolas e no ensino de desenvolvimento web full stack. Dedica-se a facilitar experiências educacionais que utilizam a computação como ferramenta para o desenvolvimento humano e social.

  • Murilo de Sousa Goncalves

    Formador da Start by Alura e bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC. Apaixonado por educação e inovação, acumula mais de 5 anos de experiência no ensino de tecnologias em escolas e no ensino de desenvolvimento web full stack. Dedica-se a facilitar experiências educacionais que utilizam a computação como ferramenta para o desenvolvimento humano e social.

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Gabriel Barreto

    Pedagogo que gosta de programação. Mestrando em Inovações em Tecnologias Educacionais. Potiguar e pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho com formação de professores para tornar o ensino de computação e pensamento computacional na Educação Básica mais democrático, inclusivo e significativo para os estudantes. No meu tempo livre gosto de praia, música e cozinhar para as pessoas que amo!

  • Mirela Vital

  • Mirela Vital

  • Silvio Sales do Nascimento Junior

    Motivado pelo desafio de ensinar programação na educação básica, aventurei-me na carreira de professor e pude perceber o potencial da nossa juventude em aprender aquilo que antes só era ensinado em cursos superiores. Sou bacharel em Sistemas de Informação, com especialização em Engenharia de Software e recentemente obtive Formação Pedagógica em Computação. Pai de Bento e Inácio, que atualmente ocupam meu tempo de lazer com muitas brincadeiras.

  • Silvio Sales do Nascimento Junior

    Motivado pelo desafio de ensinar programação na educação básica, aventurei-me na carreira de professor e pude perceber o potencial da nossa juventude em aprender aquilo que antes só era ensinado em cursos superiores. Sou bacharel em Sistemas de Informação, com especialização em Engenharia de Software e recentemente obtive Formação Pedagógica em Computação. Pai de Bento e Inácio, que atualmente ocupam meu tempo de lazer com muitas brincadeiras.

  • Fernanda Mascheti

    Oi, pode me chamar de Fe *_* Sou de São Paulo e amo tudo que envolve computação, por isso me formei em Engenharia de Computação. Também sou pedagoga o que me dá um título de professora. No meu tempo livre to lendo um livro e ouvindo música. E ai, vamos aprender a programar juntos?

  • Fernanda Mascheti

    Oi, pode me chamar de Fe *_* Sou de São Paulo e amo tudo que envolve computação, por isso me formei em Engenharia de Computação. Também sou pedagoga o que me dá um título de professora. No meu tempo livre to lendo um livro e ouvindo música. E ai, vamos aprender a programar juntos?

  • Camila Pessôa

    Oi oi, sou a Camila ! Ingressei na área de tecnologia por meio da robótica educacional e comecei os estudos em programação com desenvolvimento web e foco Back-end com Node.js. Adoro ler, assistir séries/filmes, animes, jogar e passear ao ar livre com minha filhota.Tenho tenho grande paixão por educação e tecnologia, pois acredito que essa combinação é transformadora! :)

  • Camila Pessôa

    Oi oi, sou a Camila ! Ingressei na área de tecnologia por meio da robótica educacional e comecei os estudos em programação com desenvolvimento web e foco Back-end com Node.js. Adoro ler, assistir séries/filmes, animes, jogar e passear ao ar livre com minha filhota.Tenho tenho grande paixão por educação e tecnologia, pois acredito que essa combinação é transformadora! :)

Passo a passo
  1. 1 Pensamento computacional e Programação: Ensino Médio 1ª Edição/2025

    • Curso [Formação docente] Futuro Conectado: profissões e tecnologia

      02h
    • Curso Futuro conectado: profissões e tecnologia

      02h
      • Compreenda o que é tecnologia.
      • Reflita sobre como a tecnologia impulsiona mudanças no Mundo do Trabalho.
      • Pesquise sobre como o aprendizado de Computação pode ser empregado em diferentes profissões.
    • Curso [Formação docente] Lógica de programação : criando arte interativa com P5.js

      02h
    • Curso Lógica de programação: criando arte interativa com P5.js

      10h
      • Descubra como combinar arte e programação de forma criativa.
      • Aprenda a utilizar P5.js para criar projetos interativos e visuais.
      • Aplique conceitos matemáticos, como o teorema de Pitágoras, em projetos de arte digital.
      • Desafie-se a recriar a brincadeira "quente e frio" utilizando programação interativa.
    • Curso [Formação docente] Listas, funções e repetição: criando um jogo de corrida (partes 1 e 2)

      02h
    • Curso Listas, funções e repetição: criando um jogo de corrida (pt. 1)

      04h
      • Desenvolva a construção de um jogo de corrida;
      • Compreenda e aplique laços de repetição no p5.js;
      • Manipule eventos de clique e teclado para controle de interação;
    • Curso [Unidade em Construção] Listas, funções e repetição: criando um jogo de corrida (pt. 2)

      04h
      • Curso [Formação docente] Página web: criando seu portfólio de projetos

        02h
      • Curso Página web: criando seu portfólio de projetos

        12h
        • Identifique e reutilize componentes de Bootstrap para estruturar páginas web
        • Aplique seletores CSS para personalizar o estilo e a interatividade das páginas
        • Crie elementos interativos com HTML, melhorando a experiência das pessoas em seu site
        • Desenvolva um portfólio online utilizando um framework moderno para apresentação de projetos
        • Refine soluções de programação por meio de abstrações, desde a concepção até a implementação efetiva
      • Curso [Formação docente] Acessibilidade na Web: melhorando a experiência do usuário

        02h
      • Curso Acessibilidade na Web: melhorando a experiência do usuário

        10h
        • Compreenda a importância da acessibilidade em aplicações web.
        • Construa um menu que fornece recursos de acessibilidade utilizando HTML, CSS e JavaScript.
        • Entenda o que são licenças Creative Commons e como encontrar conteúdo licenciado para uso.
        • Implemente transições suaves entre seções com a biblioteca externa ScrollReveal.
        • Aprenda como organizar informações sobre o projeto com README.md.
      • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Modelo Computacional : Simulação com planilhas

        02h
        • Curso [Unidade em Construção] Modelo Computacional : Simulação com planilhas

          04h
          • Curso [Unidade em Construção] [Formação Docente] Introdução a python: desafios de programação

            02h
            • Curso [Unidade em Construção] Introdução a python: desafios de programação

              09h

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