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Formações Inovação & Gestão People Analytics
Formação People Analytics
Transformando dados estratégicos para gestão de pessoas
* Esta formação faz parte dos nossos cursos de Inovação & Gestão
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Análise de Dados em Recursos Humanos: O Futuro da Gestão de Pessoas
No mundo corporativo atual, decisões baseadas em intuição ou suposições já não são suficientes para garantir o sucesso de uma empresa. Cada vez mais, setores estratégicos se apoiam em dados para embasar suas escolhas e otimizar resultados, e o RH não pode ficar de fora dessa transformação. People Analytics surge como a resposta para um RH moderno, onde métricas e análises permitem entender melhor o comportamento dos colaboradores, prever tendências e criar estratégias mais eficazes para retenção, engajamento e performance. Com o uso correto de dados, é possível não apenas melhorar a experiência dos funcionários, mas também conectar a gestão de pessoas aos objetivos financeiros da empresa.
Um case emblemático é o da Google, que implementou o uso de People Analytics para aprimorar a satisfação dos funcionários e, ao mesmo tempo, impulsionar os lucros da empresa. Através da coleta e análise de dados, a empresa identificou que pequenas mudanças nas políticas de flexibilidade e bem-estar impactavam diretamente a produtividade. Por meio de ajustes baseados em evidências — como melhorias no suporte à saúde mental e otimização do espaço de trabalho —, a Google conseguiu aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, reduzindo o turnover e melhorando a retenção de talentos. O impacto financeiro veio na forma de maior inovação e eficiência operacional, tornando a empresa ainda mais competitiva.
Em um cenário onde dados são essenciais para qualquer decisão estratégica, o RH que não se adapta à cultura data-driven corre o risco de ficar obsoleto. Empresas que utilizam análises preditivas conseguem, por exemplo, antecipar quais funcionários estão mais propensos a sair, permitindo ações preventivas para retenção. Além disso, o uso de dados para medir desempenho, satisfação e até mesmo identificar lacunas de diversidade e inclusão possibilita decisões mais assertivas e estratégicas. No novo RH, a intuição continua sendo valiosa, mas precisa estar aliada a insights extraídos de dados concretos, garantindo que as empresas não apenas cuidem melhor das pessoas, mas também prosperem no mercado.
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Conheça os planosEm sua formação acadêmica e profissional, Ana Ribeiro conectou seus dois maiores interesses: pessoas e tecnologia. Formada como técnica em informática e bacharel em ciência e tecnologia, também explorou outras áreas como tecnóloga em gestão de pessoas, especialista no MBA em gestão de TI pela FIAP e Neurocientista pela Universidade Federal do ABC. Ao longo da sua trajetória profissional, atuou como desenvolvedora, recruiter, HR business partner e atualmente é instrutora de inovação, gestão e tech.
Em sua formação acadêmica e profissional, Ana Ribeiro conectou seus dois maiores interesses: pessoas e tecnologia. Formada como técnica em informática e bacharel em ciência e tecnologia, também explorou outras áreas como tecnóloga em gestão de pessoas, especialista no MBA em gestão de TI pela FIAP e Neurocientista pela Universidade Federal do ABC. Ao longo da sua trajetória profissional, atuou como desenvolvedora, recruiter, HR business partner e atualmente é instrutora de inovação, gestão e tech.
Instrutora na Escola de Inovação e Gestão. Bruna Amaral é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e pós graduanda em Digital Product Manager pela FIAP. Já atuou como educadora de raciocínio lógico e product owner em uma empresa de solução tecnológica. Produz conteúdos que façam interseção entre dados, pessoas e tecnologia, sendo eles: Produtividade, Data Driven Marketing, Marketing Analytics, People Analytics.
Instrutora na Escola de Inovação e Gestão. Bruna Amaral é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e pós graduanda em Digital Product Manager pela FIAP. Já atuou como educadora de raciocínio lógico e product owner em uma empresa de solução tecnológica. Produz conteúdos que façam interseção entre dados, pessoas e tecnologia, sendo eles: Produtividade, Data Driven Marketing, Marketing Analytics, People Analytics.
Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.
Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.
Karen é Talent Acquisition no time de Pessoas e Cultura do ecossistema Alura + FIAP + PM3. É formada em Gestão de RH e tem pós-graduação em Gestão de Carreira e Empregabilidade pela FADERGS. Além disto, é formada em Ciências Biológicas pela PUCRS e Técnica em Informática. Apaixonada por educação, está sempre em busca de novos conhecimentos.
Karen é Talent Acquisition no time de Pessoas e Cultura do ecossistema Alura + FIAP + PM3. É formada em Gestão de RH e tem pós-graduação em Gestão de Carreira e Empregabilidade pela FADERGS. Além disto, é formada em Ciências Biológicas pela PUCRS e Técnica em Informática. Apaixonada por educação, está sempre em busca de novos conhecimentos.
Ao mesmo tempo você já pode fazer os primeiros cursos e conteúdo. Ela será criada a partir do seu feedback no fim dos cursos e no nosso Discord.
O primeiro passo introduz os fundamentos de People Analytics, mostrando como o uso de dados pode elevar o papel estratégico do RH. Nele, você aprenderá a lidar com dados específicos de RH, como turnover e satisfação, compreendendo como construir uma equipe de RH totalmente orientada a dados. Serão abordadas as quatro principais análises de dados (descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva) e a escolha de softwares e ferramentas adequadas. O curso também apresenta como definir e interpretar indicadores relevantes, conectando o sucesso do negócio ao bem-estar dos colaboradores.
Na sequência aprofundaremos a prática de transformar dados em insights estratégicos com Excel e Power BI. Este curso visa capacitar você a coletar, analisar e visualizar dados de RH para responder a métricas de negócio, como receita e custos. Através de ferramentas como Microsoft Forms, você aprenderá a implementar métodos de coleta e aplicar análises preditivas. As lições incluem integração de ferramentas para melhorar a interpretação e criar visualizações impactantes, ajudando o RH a tomar decisões informadas e a desenvolver uma cultura data-driven.Também serão apresentadas ferramentas de Inteligência Artificial que otimizam a rotina de profissionais de RH.
Curso People Analytics: RH orientado a dados
08hCurso People Analytics: obtendo insights com Excel e Power BI
08hO segundo passo da formação em People Analytics explora técnicas de análise de dados focadas em gráficos e fórmulas, permitindo a pessoa aluna interpretar informações e identificar padrões significativos em dados de RH. Você poderá planejar estratégias prescritivas a partir do diagnóstico dos dados de RH da empresa, além de usar fórmulas para cálculos de métricas relevantes, como turnover. Essa abordagem prática oferece uma base sólida para análises mais robustas, preparando o aluno para análises preditivas e relatórios detalhados, mantendo o foco em Excel antes de transitar para ferramentas mais complexas.
Curso People Analytics: criando relatório com Excel e IA
08hPodcast Análise de Dados no Brasil – Hipsters Ponto Tech #402
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