Próximos passos e carreiras em tecnologia

Alura+ são pequenos vídeos com conteúdo complementar aos cursos da Alura. Aqui você tem novidades, dicas, tutoriais, novos assuntos e muito mais. Excelente para aprender algo novo naqueles pequenos momentos que sobram no dia.

Resumo do conteúdo

Neste vídeo, iremos explorar o vasto universo da programação! Se você tem dúvidas ou está começando sua jornada, este é o guia perfeito para você.


Guilherme: Se você chegou ao final da formação em Lógica de Programação, queremos te ajudar nos seus próximos passos e explorar onde trabalhar com desenvolvimento de software.

Vinicios: Agora já temos uma base sólida e os fundamentos necessários. Há dois caminhos que se destacam como próximos passos naturais.

Se você está mais voltado para o front-end e tem interesse em telas, estilos, pode prosseguir na trilha de front-end. Por outro lado, se se identifica mais com o back-end e não tem muito interesse na parte de posicionamento de elementos e visuais, deve seguir para o back-end.

Mas, você não necessariamente ficará restrito a uma dessas áreas. Há possibilidade de transitar entre elas, o que pode abrir outras portas.

Em ambas as esferas, front-end e back-end, existem diversos caminhos a serem trilhados. Identificar com qual você se encaixa mais, vai ajudá-lo a seguir seu próprio caminho.

Guilherme: Vamos pensar especificamente sobre essas duas áreas, front-end e back-end.

No front-end, existe o HTML, cujo enfoque não foi tão aprofundado no curso de Lógica de Programação, pois o objetivo estava mais voltado para trabalhar a linguagem, utilizando bastante o JavaScript e também o CSS.

Quem busca uma carreira no front-end pode encontrar uma rota ideal se aprofundando mais em HTML, CSS e no próprio JavaScript.

Vinicios: Se você curtiu o front-end, uma boa base com HTML, CSS e JavaScript será sempre útil e vai te auxiliar no que vier pela frente.

Guilherme: Ao se falar em back-end, existem diversas linguagens, como Java, Python, C#, Go, entre outras. Qual linguagem escolher?

Vinicios: Não existe uma regra específica para isso. Há muitas linguagens diferentes, mas também existem algumas que se assemelham, como Java e C#.

Você pode escolher uma linguagem que já ouviu falar, por exemplo. Se você quer escolher uma mais famosa, talvez seja interessante o Java ou C#.

Ou pode até mesmo continuar com JavaScript que você já aprendeu durante o curso. Afinal, já estará mais familiarizado com o modo como funciona. Ao aprender JavaScript, poderemos utilizar a mesma lógica para linguagens diferentes.

Guilherme: Importante ressaltar que, independente da linguagem que você escolher para estudar, o conhecimento adquirido em uma linguagem não é descartado em outra - seja JavaScript para o back-end, Python ou Java.

O código é escrito de uma maneira um pouco diferente, mas você vai reconhecer os padrões. Isso reforça a ideia de uma pessoa desenvolvedora mais generalista, que é capaz de trabalhar em projetos com linguagens diferentes.

No início, o ideal pode ser selecionar uma linguagem e se dedicar a aprender ao máximo sobre ela. No entanto, não existem apenas dois caminhos na programação.

Se você concluiu a formação em lógica de programação, há outras possibilidades. Uma delas é a área de dados. Pessoas que trabalham com dados utilizam frequentemente a linguagem Python, assim como no front-end se utiliza muito o JavaScript.

O perfil geralmente associado às pessoas que querem trabalhar com ciência de dados, uma das grandes escolas da Alura, é o perfil mais curioso, investigativo, que gosta de trabalhar intensivamente com análise, criação de gráficos variados, testes de hipóteses, entre muitos outros aspectos interessantes.

Possuímos uma trilha específica para isso na Alura. Se você tem interesse em aprender Python, já estudou lógica de programação e deseja adentrar no campo de dados, vamos reutilizar e aproveitar esses conhecimentos adquiridos nessa outra área de dados.

Vinicios: E assim como temos dados, temos também a parte mobile, que abrange o desenvolvimento para dispositivos móveis. Fazendo uma correlação, a parte de dados está mais próxima do back-end enquanto a parte de mobile está próxima do front-end.

Afinal, dispositivos móveis também são uma forma de interagir com a pessoa usuária. Mas, estamos falando de desenvolver especificamente para Android ou iOS.

Da mesma forma que trabalhamos com as duas plataformas, podemos discutir desenvolvimento exclusivo para iOS ou exclusivo para Android, ou mesmo algo no meio do caminho, onde escrevemos um único código e o entregamos tanto para uma plataforma quanto para outra.

Este é um dos possíveis caminhos e eu diria que está um pouco mais próximo do front-end porque está mais próximo da usuária, já que falamos de tela.

Guilherme: Além disso, é algo muito usado. Em nosso celular, temos diversos aplicativos. Portanto, existe um mercado relevante em relação a isso também.

Bom, essas são algumas das possibilidades do mercado e meu conselho pessoal para você agora é: escolha um caminho.

No início, podemos ter a sensação de que escolher um caminho é como escolher uma faculdade e que teremos que segui-lo até o final. Mas, fiquem tranquilos, não é assim.

O Vinny mencionou sobre começarmos em uma linguagem ou em uma área e, de repente, mudarmos para outra. Isso é algo tão bom e relevante que aqui na Alura temos um guia chamado Tech Guide.

Nele, se você escolher a área de front-end, serão apresentados diversos caminhos e possibilidades de conteúdos relevantes tanto para o mercado como para nosso desenvolvimento nessa área.

Vinicios: É hora de experimentar! Na Alura, temos todas as possíveis combinações de próximos passos. Experimente e explore! Se você gostou, aprofunde-se. Se não se identificou, experimente outras áreas, pois em alguma delas você certamente encontrará o que gosta e fazer seus olhos brilharem.

Guilherme: Estamos torcendo por você! Lembre-se, estamos aqui para ajudar no seu desenvolvimento e no seu sucesso profissional.


Se você ainda precisa de ajuda para encontrar o melhor conteúdo para você aqui na Alura, confira este artigo!

Já é Aluno?

Comece agora

08min para conclusão

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

Conheça os Planos para Empresas