Visão Lean-Ágil para tratamento de aspectos financeiros

Alura+ são pequenos vídeos com conteúdo complementar aos cursos da Alura. Aqui você tem novidades, dicas, tutoriais, novos assuntos e muito mais. Excelente para aprender algo novo naqueles pequenos momentos que sobram no dia.

Resumo do conteúdo

Neste vídeo, Roberto Rizzo fala sobre como o Lean-Ágil aborda a questão financeira nos projetos e nas operações.

No contexto que investimentos são limitados e o importante é conseguirmos o máximo valor como retorno e não nos deixarmos levar por planejamentos e compromissos falaciosos.

O tema envolve aspectos culturais, como a confiança e a ideia de que TI é um centro de resultado, não de custo, e constitui portanto um desafio que precisamos estudar.

Um dos grandes problemas da abordagem tradicional é alocar budgets a projetos, exigindo-se uma orçamentação prévia do todo.

Aqui temos duas armadilhas:

  • Projetos fechados são "silos" e orçamentos destinados aos mesmos "morrem" em cada local, impedindo compartilhamentos com frentes mais deficitárias quando necessário;

  • As estimativas de grandes empreitadas são altamente imprecisas porque produtos complexos, como o software, não possuem escopos detalhados realistas a priori e não constituem algo "repetível e previsível" - ou seja, trata-se de algo muito diferente do que estimar o investimento demandado pela construção de uma ponte ou um galpão, por exemplo.

no Ágil, o "quanto vale" é mais importante do que o "quanto custa", mas isto não quer dizer que se despreze a fundamental restrição imposta pelo fator financeiro. E aí abrimos espaço para o uso do Beyond Budgeting.

Links para estudos adicionais:

Já é Aluno?

Comece agora

19min para conclusão

Comece a estudar agora na maior escola de tecnologia do país

Conheça os Planos para Empresas