Objetivos:
- entender o conceito de função
- saber e usar algumas funções embutidas da linguagem
- criar uma função
O que é uma função?
O conceito de função é um dos mais importantes na matemática. Em computação, uma função é uma sequência de instruções que computa um ou mais resultados que chamamos de parâmetros. No capítulo anterior, utilizamos algumas funções já prontas do Python, como o print(), input(), format() e type().
Também podemos criar nossas próprias funções. Por exemplo, quando queremos calcular a razão do espaço pelo tempo, podemos definir uma função recebendo estes parâmetros:
f(espaco, tempo) = espaco/tempo
Essa razão do espaço pelo tempo é o que chamamos de velocidade média na física. Podemos então dar este nome a nossa função:
velocidade(espaco, tempo) = espaco/tempo
Se um carro percorreu uma distância de 100 metros em 20 segundos, podemos calcular sua velocidade média:
velocidade(100, 20) = 100/20 = 5 m/s
O Python permite definirmos funções como essa da velocidade média. A sintaxe é muito parecida com a da matemática. Para definirmos uma função no Python, utilizamos o comando def:
def velocidade(espaco, tempo):
pass
Logo após o def
vem o nome da função, e entre parênteses vêm os seus parâmetros. Uma função também tem um escopo e um bloco de instruções onde colocamos os cálculos, onde estes devem seguir a identação padrão do Python (4 espaços a direita).
Como nossa função ainda não faz nada, utilizamos a palavra chave pass para dizer ao interpretador que definiremos os cálculos depois. A palavra pass
não é usada apenas em funções, podemos usar em qualquer bloco de comandos como nas instruções if
, while
e for
, por exemplo.
Vamos substituir a palavra pass
pelos cálculos que nossa função deve executar:
def velocidade(espaco, tempo):
v = espaco/tempo
print('velocidade: {} m/s'.format(v))
Nossa função faz o cálculo da velocidade média e utiliza a função print()
do Python para imprimi-lo na tela. Vamos testar nossa função:
velocidade(100, 20)
#velocidade: 5 m/s
De maneira geral, uma função é um estrutura para agrupar um conjunto de instruções que podem ser reutilizadas. Agora qualquer parte do nosso programa pode chamar a função velocidade quando precisar calcular a velocidade média de um veículo, por exemplo. E podemos chamá-la mais de uma vez, o que significa que não precisamos escrever o mesmo código novamente.
Funções são conhecidas por diversos nomes em linguagens de programação como subrotinas, rotinas, procedimentos, métodos e subprogramas.
Podemos ter funções sem parâmetros. Por exemplo, podemos ter uma função que diz 'oi' na tela:
def diz_oi():
print("oi")
diz_oi()
#oi
Parâmetros de Função
Um conjunto de parâmetros consiste em uma lista com nenhum ou mais elementos que podem ser obrigatórios ou opcionais. Para um parâmetro ser opcional, o mesmo é atribuído a um valor padrão (default) - o mais comum é utilizar None. Por exemplo:
def dados(nome, idade=None):
print('nome: {}'.format(nome))
if(idade is not None):
print('idade: {}'.format(idade))
else:
print('idade: não informada')
O código da função acima recebe uma idade como parâmetro e faz uma verificação com uma instrução if: se a idade for diferente de None ela vai imprimir a idade, caso contrário vai imprimir idade não informada. Vamos testar passando os dois parâmetros e depois apenas o nome:
dados('joão', 20)
#nome: joão
#idade: 20
Agora passando apenas o nome:
dados('joão')
#nome: joão
#idade: não informada
E o que acontece se passarmos apenas a idade?
dados(20)
#nome: 20
#idade: não informada
Veja que o Python obedece a ordem dos parâmetros. Nossa intenção era passar o número 20 como idade
, mas o interpretador vai entender que estamos passando o nome
porque não avisamos isso à ele. Caso queiramos passar apenas a idade
, devemos especificar o parâmetro:
dados(idade=20)
File "<stdin>", line 1, in <module>
TypeError: dados() missing 1 required positional argument: 'nome'
O interpretador irá acusar um erro, já que não passamos o atributo obrigatório nome
.
Função com retorno
E se ao invés de apenas mostrar o resultado, quisermos utilizar a velocidade média para fazer outro cálculo, como calcular a aceleração? Da maneira como está, nossa função velocidade()
não consegue utilizar seu resultado final para cálculos.
Exemplo:
aceleracao = velocidade(parametros) / tempo
Para conseguirmos este comportamento, precisamos que nossa função retorne o valor calculado por ela. Em Python e em outras linguagens de programação, isto é alcançado através do comando return:
def velocidade(espaco, tempo):
v = espaco/tempo
return v
Testando:
print(velocidade(100, 20))
#5.0
Ou ainda, podemos atribuí-la a uma variável:
resultado = velocidade(100, 20)
print(resultado)
#5.0
E conseguimos utilizá-la no cálculo da aceleração:
aceleracao = velocidade(100, 20)/20
print(aceleracao)
#0.25
Uma função pode conter mais de um comando return. Por exemplo, nossa função dados()
que imprime o nome e a idade, pode agora retornar uma string. Repare que, neste caso, temos duas situações possíveis: a que a idade é passada por parâmetro e a que ela não é passada. Aqui, teremos dois comandos return:
def dados(nome, idade=None):
if(idade is not None):
return ('nome: {} \nidade: {}'.format(nome, idade))
else:
return ('nome: {} \nidade: não informada'.format(nome))
Apesar da função possuir dois comandos return, ela tem apenas um retorno -- vai retornar um ou o outro. Quando a função encontra um comando return, ela não executa mais nada que vier depois dele dentro de seu escopo.
Retornando múltiplos valores
Apesar de uma função executar apenas um retorno, em Python podemos retornar mais de um valor. Vamos fazer uma função calculadora que vai retornar os resultados de operações básicas entre dois números: adição(+) e subtração(-), nesta ordem.
Para retornar múltiplos valores, retornamos os resultados separados por vírgula:
def calculadora(x, y):
return x+y, x-y
print(calculadora(1, 2))
#(3, -1)
Qual será o tipo de retorno desta função? Vamos perguntar ao interpretador através da função type:
print(type(calculadora(1,2)))
#<class 'tuple'>
Da maneira que definimos o retorno, a função devolve uma tupla. Neste caso específico, poderíamos retornar um dicionário e usar um laço for
para imprimir os resultados:
def calculadora(x, y):
return {'soma':x+y, 'subtração':x-y}
resultados = calculadora(1, 2)
for key in resultados:
print('{}: {}'.format(key, resultados[key]))
#soma: 3
#subtração: -1
Exercícios: Funções
Defina uma função chamada velocidade_media() em um script chamado
funcoes.py
que recebe dois parâmetros: a distância percorrida (em metros) e o tempo (em segundos) gasto.def velocidade_media(distancia, tempo): pass
Agora vamos inserir as instruções, ou seja, o que a função deve fazer. Vamos inserir os comandos para calcular a velocidade média e guardar o resultado em uma variável
velocidade
:def velocidade_media(distancia, tempo): velocidade = distancia/tempo
Vamos fazer a função imprimir o valor da velocidade média calculada:
def velocidade_media(distancia, tempo): velocidade = distancia/tempo print(velocidade)
Teste o seu código chamando a função para os valores abaixo e compare os resultados com seus colegas:
- distância: 100, tempo = 20
- distância: 150, tempo = 22
- distância: 200, tempo = 30
- distância: 50, tempo = 3
Modifique a função
velocidade_media()
de modo que ela retorne o resultado calculado.Defina uma função
soma()
que recebe dois números como parâmetros e calcula a soma entre eles.Defina uma função
subtracao()
que recebe dois números como parâmetros e calcula a diferença entre eles.Agora faça uma função
calculadora()
que recebe dois números como parâmetros e retorna o resultado da soma e da subtração entre eles.Modifique a função
calculadora()
do exercício anterior e faça ela retornar também o resultado da multiplicação e divisão dos parâmetros.Chame a função
calculadora()
com alguns valores.(opcional) Defina uma função
divisao()
que recebe dois números como parâmetros, calcula e retorna o resultado da divisão do primeiro pelo segundo. Modifique a funçãovelocidade_media()
utilizando a funçãodivisao()
para calcular a velocidade. Teste o seu código chamando a funçãovelocidade_media()
com o valores abaixo: a. distância: 100, tempo = 20 b. distância: -20, tempo = 10 c. distância: 150, tempo = 0
Número arbitrário de parâmetros (*args)
Podemos passar um número arbitrário de parâmetros em uma função. Utilizamos as chamadas variáveis mágicas do Python: *args e **kwargs. Muitos programadores tem dificuldades em entender essas variáveis. Vamos entender o que elas são.
Não é necessário utilizar exatamente estes nomes: *args
e **kwargs
. Apenas o asterisco(*), ou dois deles(**), serão necessários. Podemos optar, por exemplo, em escrever *var
e **vars
. Mas *args
e **kwargs
é uma convenção entre a comunidade que também seguiremos.
Primeiro, aprenderemos a usar o *args
. É usado, assim como o **kwargs
, em definições de funções. *args
e **kwargs
permitem passar um número variável de argumentos de uma função. O que a variável significa é que o programador ainda não sabe de antemão quantos argumentos serão passados para sua função, apenas que são muitos. Então, neste caso usamos a palavra chave *args
.
Veja um exemplo:
def teste(arg, *args):
print('primeiro argumento normal: {}'.format(arg))
for arg in args:
print('outro argumento: {}'.format(arg))
teste('python', 'é', 'muito', 'legal')
Que vai gerar a saída:
primeiro argumento normal: python
outro argumento: é
outro argumento: muito
outro argumento: legal
O parâmetro arg
é como qualquer outro parâmetro de função, já o *args
recebe múltiplos parâmetros. Viu como é fácil? Também poderíamos conseguir o mesmo resultado passando um list
ou tuple
de argumentos, acrescido do asterisco:
lista = ["é", "muito", "legal"]
teste('python', *lista)
Ou ainda:
tupla = ("é", "muito", "legal")
teste('python', *tupla)
O *args
então é utilizado quando não sabemos de antemão quantos argumentos queremos passar para uma função. O asterisco (*
) executa um empacotamento dos dados para facilitar a passagem de parâmetros, e a função que recebe este tipo de parâmetro é capaz de fazer o desempacotamento.
Número arbitrário de chaves (**kwargs)
O **kwargs
permite que passemos o tamanho variável da palavra-chave dos argumentos para uma função. Você deve usar o **kwargs
se quiser manipular argumentos nomeados em uma função. Veja um exemplo:
def minha_funcao(**kwargs):
for key, value in kwargs.items():
print('{0} = {1}'.format(key, value))
>>> minha_funcao(nome='caelum')
nome = caelum
Também podemos passar um dicionário acrescido de dois asteriscos, já que se trata de chave e valor:
dicionario = {'nome': 'joao', 'idade': 25}
minha_funcao(**dicionario)
idade = 25
nome = joao
A diferença é que o *args
espera uma tupla de argumentos posicionais, enquanto o **kwargs
um dicionário com argumentos nomeados.
Exercício - *args e **kwargs
Crie um arquivo com uma função chamada
teste_args_kwargs()
que recebe três argumentos e imprime cada um deles:def teste_args_kwargs(arg1, arg2, arg3): print("arg1: ", arg1) print("arg2: ", arg2) print("arg3: ", arg3)
Agora vamos chamar a função utilizando o *args:
args = ('um', 2, 3) teste_args_kwargs(*args)
Que gera a saída:
arg1: um arg2: 2 arg3: 3
Teste a mesma função usando o **kwargs. Para isso, crie um dicionário com três argumentos:
kwargs = {'arg3': 3, 'arg2': 'dois', 'arg1': 'um'} teste_args_kwargs(**kwargs)
Que deve gerar a saída:
arg1: um arg2: dois arg3: 3
(Opcional) Tente chamar a mesma função, mas adicionando um quarto argumento na variável args e kwargs dos exercícios anteriores. O que acontece se a função recebe mais do que 3 argumentos?
De que maneira você resolveria o problema do exercício anterior?
Discuta com o instrutor e seus colegas quando usar *args e **kwargs.
Exercício - Função jogar()
Vamos começar definindo uma função jogar que conterá toda lógica do jogo da forca. Abra o arquivo forca.py e coloque o código do jogo em uma função
jogar()
:def jogar(): #código do jogo aqui
Em seguida, chame a função
jogar()
logo abaixo da definição da função no arquivo forca.py:>>> jogar() "*********************************" "***Bem vindo ao jogo da Forca!***" "*********************************" ['_', '_', '_', '_', '_', '_'] Qual letra?
Agora nosso jogo funciona como esperado.
Faça o mesmo com o jogo da adivinhação e execute o jogo.
Agora vamos criar um menu para que o usuário possa escolher um jogo (adivinhação ou forca). Crie o arquivo menu.py de modo que a nossa estrutura de arquivos fique assim:
|_ home |_ jogos |_ advinhacao.py |_ forca.py |_ menu.py
Importe os arquivos de cada jogo dentro do menu.py:
import adivinhacao import forca
Obs: Certifique-se de remover a chamada da função jogar() logo abaixo da definição das mesmas nos arquivos forca.py e adivinhação.py, pois caso estas permaneçam nos arquivos, as chamadas aos jogos serão realizadas automaticamente ao gerar os imports no arquivo menu.py!
Peça para o usuário escolher uma das opções:
# Importa módulos (código omitido) print('*********************************') print('**********MENU DE JOGOS**********') print('*********************************') print("1. Adivinhação") print("2. Forca") escolha = int(input("Qual jogo quer jogar? Digite o número: ")) if escolha == 1: # Jogar adivinhação elif escolha == 2: # Jogar forca
Chame a função
jogar()
do módulo do jogo escolhido:# Importa módulos e recebe a escolha do usuário (código omitido) if escolha == 1: adivinhacao.jogar() elif escolha == 2: forca.jogar()
Agora toda vez que o usuário quiser jogar um de nossos jogos, ele poderá escolher por meio do menu criado.
Módulos e o comando import
Ao importar o arquivo forca.py, estamos importando um módulo de nosso programa, que nada mais é do que um arquivo. Vamos verificar o tipo de forca
:
print(type(forca))
<class 'module'>
Veja que o tipo é um módulo. Antes de continuarmos com nosso jogo, vamos aprender um pouco mais sobre arquivos e módulos. Vamos melhorar ainda mais nosso jogo da Forca e utilizar o que aprendemos de funções para organizar nosso código.