Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Apostila

Python e Orientação a Objetos

    sumário
  1. 1 Como aprender Python
    1. 1.1 O que é realmente importante?
    2. 1.2 Sobre os exercícios
    3. 1.3 Tirando dúvidas e indo além
  2. 2 O que é Python
    1. 2.1 Python
    2. 2.2 Breve História
    3. 2.3 Interpretador
    4. 2.4 Qual versão utilizar?
    5. 2.5 Download
    6. 2.6 Cpython, Jython, IronPython?
    7. 2.7 PEP - O que são e pra que servem
    8. 2.8 Onde usar e objetivos
    9. 2.9 Primeiro programa
    10. 2.10 Modo Interativo
    11. 2.11 Modo Script
    12. 2.12 Exercício: Modificando o programa
    13. 2.13 O que pode dar errado?
  3. 3 Variáveis e tipos embutidos
    1. 3.1 Tipos embutidos (_built-ins_)
    2. 3.2 Variáveis
    3. 3.3 Para saber mais: Nomes de variáveis
    4. 3.4 Instruções
    5. 3.5 Operadores Aritméticos
    6. 3.6 Strings
    7. 3.7 Entrada do usuário
    8. 3.8 Constantes
    9. 3.9 Comando if
    10. 3.10 Convertendo uma string para inteiro
    11. 3.11 O comando elif
    12. 3.12 Exercícios - Jogo da adivinhação
    13. 3.13 Comando while
    14. 3.14 Exercícios - Jogo com while
    15. 3.15 Comando for
    16. 3.16 Exercícios - Utilizando o for no jogo
  4. 4 Introdução ao Pycharm
    1. 4.1 IDE
    2. 4.2 Pycharm
    3. 4.3 Download e Instalação do PyCharm
    4. 4.4 Criando um Projeto
    5. 4.5 Executando código
    6. 4.6 Principais Atalhos
  5. 5 Estrutura de dados
    1. 5.1 Exercícios: Jogo da Forca
    2. 5.2 Sequências
    3. 5.3 Conjuntos
    4. 5.4 Dicionários
    5. 5.5 Exercícios: Estrutura de dados
  6. 6 Funções
    1. 6.1 O que é uma função?
    2. 6.2 Parâmetros de Função
    3. 6.3 Função com retorno
    4. 6.4 Retornando múltiplos valores
    5. 6.5 Exercícios: Funções
    6. 6.6 Número arbitrário de parâmetros (*args)
    7. 6.7 Número arbitrário de chaves (**kwargs)
    8. 6.8 Exercício - \*args e \*\*kwargs
    9. 6.9 Exercício - Função jogar()
    10. 6.10 Módulos e o comando import
  7. 7 Arquivos
    1. 7.1 Escrita de um arquivo
    2. 7.2 Fechando um arquivo
    3. 7.3 Escrevendo palavras em novas linhas
    4. 7.4 Exercícios
    5. 7.5 Lendo um arquivo
    6. 7.6 Lendo linha por linha do arquivo
    7. 7.7 Gerando um número aleatório
    8. 7.8 Exercícios - Leitura de arquivos
    9. 7.9 Para saber mais - comando with
    10. 7.10 Melhorando nosso código
    11. 7.11 Exercício - Refatorando o jogo da Forca
  8. 8 Orientação a Objetos
    1. 8.1 Funcionalidades
    2. 8.2 Exercício: Criando uma conta
    3. 8.3 Classes e Objetos
    4. 8.4 Construtor
    5. 8.5 Métodos
    6. 8.6 Métodos com retorno
    7. 8.7 Objetos são acessados por referência
    8. 8.8 Método transfere
    9. 8.9 Continuando com atributos
    10. 8.10 Tudo é objeto
    11. 8.11 Composição
    12. 8.12 Para saber mais: outros métodos de uma classe
    13. 8.13 Exercício: Primeira classe Python
  9. 9 Modificadores de acesso e métodos de classe
    1. 9.1 Encapsulamento
    2. 9.2 Atributos de classe
    3. 9.3 Métodos de classe
    4. 9.4 Para saber mais - Slots
    5. 9.5 Exercícios:
  10. 10 Pycharm e Orientação a objetos
    1. 10.1 Criando um Projeto
    2. 10.2 Criando uma classe
    3. 10.3 Executando código
    4. 10.4 Criando métodos
    5. 10.5 Exercício - Criando projeto banco no PyCharm
  11. 11 Herança e Polimorfismo
    1. 11.1 Repetindo código?
    2. 11.2 Reescrita de métodos
    3. 11.3 Invocando o método reescrito
    4. 11.4 Polimorfismo
    5. 11.5 Duck Typing
    6. 11.6 Exercício: Herança e Polimorfismo
    7. 11.7 Classes Abstratas
    8. 11.8 Exercícios - classes abstratas
  12. 12 Herança Múltipla e Interfaces
    1. 12.1 Problema do diamante
    2. 12.2 Mix-ins
    3. 12.3 Para sabe mais - Tkinter
    4. 12.4 Exercícios - Mix-Ins
    5. 12.5 Interfaces
    6. 12.6 (Opcional) Exercícios - Interfaces e classes Abstratas
  13. 13 Exceções e Erros
    1. 13.1 Exceções e tipos de erros
    2. 13.2 Tratando Exceções
    3. 13.3 Levantando exceções
    4. 13.4 Definir uma Exceção
    5. 13.5 Para saber mais: finally
    6. 13.6 Árvore de Exceções
    7. 13.7 Exercícios: Exceções
    8. 13.8 Outros Erros
  14. 14 Collections
    1. 14.1 UserList, UserDict e UserString
    2. 14.2 Para saber mais
    3. 14.3 Collections abc
    4. 14.4 Construindo um Container
    5. 14.5 Sized
    6. 14.6 Iterable
    7. 14.7 Exercício: Criando nossa Sequência
  15. 15 Apêndice - Python2 ou Python3?
    1. 15.1 Quais as diferenças?
    2. 15.2 A função print()
    3. 15.3 A função input()
    4. 15.4 Divisão decimal
    5. 15.5 Herança
  16. 16 Apêndice - Instalação
    1. 16.1 Instalando o Python no Windows
    2. 16.2 Instalando o Python no Linux
    3. 16.3 Instalando o Python no MacOS
    4. 16.4 Outras formas de utilizar o Python