ApostilaPython e Orientação a Objetos
sumário-
1 Como aprender Python
-
1.1 O que é realmente importante?
-
1.2 Sobre os exercícios
-
1.3 Tirando dúvidas e indo além
-
2 O que é Python
-
2.1 Python
-
2.2 Breve História
-
2.3 Interpretador
-
2.4 Qual versão utilizar?
-
2.5 Download
-
2.6 Cpython, Jython, IronPython?
-
2.7 PEP - O que são e pra que servem
-
2.8 Onde usar e objetivos
-
2.9 Primeiro programa
-
2.10 Modo Interativo
-
2.11 Modo Script
-
2.12 Exercício: Modificando o programa
-
2.13 O que pode dar errado?
-
3 Variáveis e tipos embutidos
-
3.1 Tipos embutidos (_built-ins_)
-
3.2 Variáveis
-
3.3 Para saber mais: Nomes de variáveis
-
3.4 Instruções
-
3.5 Operadores Aritméticos
-
3.6 Strings
-
3.7 Entrada do usuário
-
3.8 Constantes
-
3.9 Comando if
-
3.10 Convertendo uma string para inteiro
-
3.11 O comando elif
-
3.12 Exercícios - Jogo da adivinhação
-
3.13 Comando while
-
3.14 Exercícios - Jogo com while
-
3.15 Comando for
-
3.16 Exercícios - Utilizando o for no jogo
-
4 Introdução ao Pycharm
-
4.1 IDE
-
4.2 Pycharm
-
4.3 Download e Instalação do PyCharm
-
4.4 Criando um Projeto
-
4.5 Executando código
-
4.6 Principais Atalhos
-
5 Estrutura de dados
-
5.1 Exercícios: Jogo da Forca
-
5.2 Sequências
-
5.3 Conjuntos
-
5.4 Dicionários
-
5.5 Exercícios: Estrutura de dados
-
6 Funções
-
6.1 O que é uma função?
-
6.2 Parâmetros de Função
-
6.3 Função com retorno
-
6.4 Retornando múltiplos valores
-
6.5 Exercícios: Funções
-
6.6 Número arbitrário de parâmetros (*args)
-
6.7 Número arbitrário de chaves (**kwargs)
-
6.8 Exercício - \*args e \*\*kwargs
-
6.9 Exercício - Função jogar()
-
6.10 Módulos e o comando import
-
7 Arquivos
-
7.1 Escrita de um arquivo
-
7.2 Fechando um arquivo
-
7.3 Escrevendo palavras em novas linhas
-
7.4 Exercícios
-
7.5 Lendo um arquivo
-
7.6 Lendo linha por linha do arquivo
-
7.7 Gerando um número aleatório
-
7.8 Exercícios - Leitura de arquivos
-
7.9 Para saber mais - comando with
-
7.10 Melhorando nosso código
-
7.11 Exercício - Refatorando o jogo da Forca
-
8 Orientação a Objetos
-
8.1 Funcionalidades
-
8.2 Exercício: Criando uma conta
-
8.3 Classes e Objetos
-
8.4 Construtor
-
8.5 Métodos
-
8.6 Métodos com retorno
-
8.7 Objetos são acessados por referência
-
8.8 Método transfere
-
8.9 Continuando com atributos
-
8.10 Tudo é objeto
-
8.11 Composição
-
8.12 Para saber mais: outros métodos de uma classe
-
8.13 Exercício: Primeira classe Python
-
9 Modificadores de acesso e métodos de classe
-
9.1 Encapsulamento
-
9.2 Atributos de classe
-
9.3 Métodos de classe
-
9.4 Para saber mais - Slots
-
9.5 Exercícios:
-
10 Pycharm e Orientação a objetos
-
10.1 Criando um Projeto
-
10.2 Criando uma classe
-
10.3 Executando código
-
10.4 Criando métodos
-
10.5 Exercício - Criando projeto banco no PyCharm
-
11 Herança e Polimorfismo
-
11.1 Repetindo código?
-
11.2 Reescrita de métodos
-
11.3 Invocando o método reescrito
-
11.4 Polimorfismo
-
11.5 Duck Typing
-
11.6 Exercício: Herança e Polimorfismo
-
11.7 Classes Abstratas
-
11.8 Exercícios - classes abstratas
-
12 Herança Múltipla e Interfaces
-
12.1 Problema do diamante
-
12.2 Mix-ins
-
12.3 Para sabe mais - Tkinter
-
12.4 Exercícios - Mix-Ins
-
12.5 Interfaces
-
12.6 (Opcional) Exercícios - Interfaces e classes Abstratas
-
13 Exceções e Erros
-
13.1 Exceções e tipos de erros
-
13.2 Tratando Exceções
-
13.3 Levantando exceções
-
13.4 Definir uma Exceção
-
13.5 Para saber mais: finally
-
13.6 Árvore de Exceções
-
13.7 Exercícios: Exceções
-
13.8 Outros Erros
-
14 Collections
-
14.1 UserList, UserDict e UserString
-
14.2 Para saber mais
-
14.3 Collections abc
-
14.4 Construindo um Container
-
14.5 Sized
-
14.6 Iterable
-
14.7 Exercício: Criando nossa Sequência
-
15 Apêndice - Python2 ou Python3?
-
15.1 Quais as diferenças?
-
15.2 A função print()
-
15.3 A função input()
-
15.4 Divisão decimal
-
15.5 Herança
-
16 Apêndice - Instalação
-
16.1 Instalando o Python no Windows
-
16.2 Instalando o Python no Linux
-
16.3 Instalando o Python no MacOS
-
16.4 Outras formas de utilizar o Python