Alteridade e Empatia no mundo da UX Design
Quando um profissional de UX Design desenvolve ou participa de algum projeto, é normal que ele ou ela lide com diversas pessoas no dia a dia. Estar em ambientes diferentes da “zona de conforto” pode causar um encanto ou estranheza inicial, pois tudo é novo para você. Por isso, é importante entender que estar em ambientes diferenciados é algo comum para os UX Designers que lidam diretamente com os usuários, pois os seres humanos são diferentes uns dos outros, sentem e vivenciam o mundo de formas distintas.
Para lidar com esses momentos de choque cultural, comece reconhecendo a individualidade da pessoa, ou seja, aceite e respeite o direito do próximo de ser diferente. Lembre-se: todas as pessoas são livres para se expressarem, viverem e fazerem suas próprias escolhas. Essa característica de reconhecer que as pessoas são diferentes e aceitar a individualidade do próximo é chamada de Alteridade.
Faz parte da rotina do UX Designer, principalmente quem lida com pesquisas, estar em contato com pessoas diferentes e de culturas diferentes. Acolher o próximo e aceitar que nem todos são iguais a você é o primeiro passo para o desenvolvimento de bons trabalhos e pesquisas. É importante manter em mente que as pessoas podem até ter características em comum, mas elas nunca serão iguais.
Quando começamos a praticar a Alteridade, passamos a desenvolver a habilidade de compreender melhor as dores, sentimentos e situações difíceis do usuário, pois respeitamos e aceitamos o fato da pessoa ser diferente de nós. Essa habilidade de nos colocarmos no lugar do outro e sentirmos suas dores, mesmo não estando na mesma situação, é o que chamamos de Empatia!
Ser um profissional empático é uma das exigências para conseguir desempenhar um bom trabalho na área de Experiência do Usuário, pois será preciso constantemente se colocar no lugar do outro para compreender as dores dele e encontrar possíveis soluções para elas.
Qual é a diferença entre Alteridade e Empatia?
Imagine a seguinte situação: você precisa montar um site para uma ONG de adoção de animais. Apesar de você talvez não precisar ou querer adotar um pet, alguém tem essa dor e necessidade. Nesse momento será preciso usar da Alteridade, para reconhecer que as pessoas têm diferentes desejos, e da Empatia, para se colocar no lugar do usuário e compreender essa dor que ele tem.
Ao observar o exemplo dado, podemos perceber que, ao contrário do que muitos pensam, Alteridade e Empatia se complementam, mas não são sinônimos. Alteridade é reconhecer que existem diferenças em uma pessoa e respeitar esse fato, enquanto Empatia é se colocar no lugar do outro e compreender seus sentimentos.
Vamos revisar? Neste artigo aprendemos:
- O que é Alteridade e como se aplica na UX Design;
- O que é Empatia e como se aplica na UX Design;
- A diferença entre Alteridade e Empatia.
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Até mais!