Aprendizagem, tecnologia e o nó górdio
Não falo dos Estados Unidos ou da Europa, onde existe esse problema em grau menor, mas existem outros, como o dump de uma tecnologia (preparar o jovem para ser um bom consumidor dos produtos de uma empresa através da doação pela empresa de equipamentos, softwares e conteúdos e, consequentemente, com o conhecimento da dobra mais escondida da alma do aluno).
Numa palestra perguntaram como um software pode ser usado em escola sem verba suficiente? Com simplicidade, a palestrante respondeu: há escolas que compram quantidade de equipamentos menor do que o número de alunos e os alunos os utilizam em dupla, em trio…
Isso dá oportunidade para trabalhar a colaboração, um comportamento esperado para cidadãos do seculo XXI. (A oportunidade nasce das deficiências. Com isso não estou dizendo que se quer a deficiência, mas quando ela existe, procura-se ver nela a oportunidade).
É isso que encontramos no fórum, por exemplo, da Alura. Procuramos entender a questão de um problema em diversas perspectivas; diversos sào os alunos, diversas as posições. Procuramos discutir os diversos caminhos de soluções. Encontramos diversas solucoes e adotaremos uma delas pelo tempo em que ela for uma solução.
E dessa forma também flutuam as empresas modernas. Como casamento. Unimo-nos para expandirmo-nos.
E assim desatamos o nó górdio.
Quando falamos em relacionamentos interpessoais, é importante entender um pouco mais a fundo como lidar uns com os outros e dar um feedback da maneira correta. Na Alura temos um curso de Relacionamentos pessoais que fala exatamente disso. :)