Branding: desvendando os segredos de uma marca forte
Já pensou o que te faz escolher uma marca de um produto ou de um prestador de serviço?
É provável que os primeiros motivos que venham à mente sejam: preço, qualidade e atendimento.
Vamos supor que esses três parâmetros sejam muito parecidos. Então, qual seria o diferencial?
Pois bem. Provavelmente sua decisão levou em consideração os valores e a identidade da marca, que são atributos bem particulares e que vão além das características tangíveis dos produtos e serviços.
A construção dessa personalidade da marca acontece por um processo chamado de branding.
De maneira geral, o branding molda a maneira como as pessoas enxergam a marca, fazendo com que ela seja muito mais do que um nome e um logotipo.
É sobre isso que vamos conversar nesse artigo. Vamos lá?
O que é branding?
Trata-se de um conjunto de técnicas, que compreendem fases de pesquisa e criação, cujo objetivo final é a definição da identidade de uma marca.
Isto é, seus valores, sua missão, sua personalidade e sua promessa ao público.
Por meio dele, é possível elaborar uma narrativa consistente que ressoa com a clientela, criando um vínculo emocional duradouro.
Qual é a diferença de marca e branding?
Importante, já logo de início, distinguir marca de branding. A primeira é a representação palpável da sua empresa, geralmente composta por nome, logotipo, slogan e produtos ou serviços.
O segundo, por sua vez, é a metodologia estratégica de construir, gerenciar e fortalecer essa marca.
No exemplo acima, temos a marca do Google, que deriva de um processo de branding.
Elementos essenciais para um branding de sucesso
Um bom branding surge a parte de algumas partes fundamentais:
Identidade da marca
Como já falamos, consiste em definir claramente seus valores, missão, personalidade e promessa ao público.
Aqui nós temos o propósito da marca, o porquê dela existir: o que movimenta as pessoas que trabalham nela e o que faz os clientes a escolherem.
Posicionamento da marca
Determinar como a marca se diferencia da concorrência e qual nicho ela deseja ocupar no mercado, para apresentar ao cliente o porquê usá-la.
A empresa precisa entender quem é o seu público consumidor, quais problemas ela pretende resolver e por que ela é a melhor alternativa.
Comunicação da marca
Criar uma mensagem consistente e envolvente que seja transmitida em todos os canais de comunicação, a fim de gerar uma percepção de valor junto ao cliente.
Experiência da marca
Garantir que cada interação com sua marca seja positiva e reforce a sua identidade.
Identidade visual
A identidade visual é fundamental para o processo de branding. Afinal de contas, deve-se desenvolver um estilo visual coeso e próprio, a fim de despertar uma imagem memorável que representa a personalidade da sua marca.
No curso Branding: criando uma marca forte, você pode se aprofundar em entender como fazer para que sua marca seja reconhecida, tanto no meio digital como no tradicional.
Qual é a importância do branding para o seu negócio
Investir em branding pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como:
- Aumento do reconhecimento da marca. Graças a uma identidade, os consumidores reconhecem com mais facilidade as comunicações e veiculações da marca.
- Maior fidelidade. Com uma personalidade bem definida, os clientes têm muito mais chances de formar uma relação verdadeira com a marca, já que eles podem se identificar com aquilo que ela representa e com os valores aos quais ela se associa.
- Diferenciação. Se o branding foi bem conduzido e a marca de fato tem uma identidade única, ela se destacar em relação às demais e poderá, inclusive, se posicionar como líder do mercado.
- Maior valor percebido. Uma marca forte impregna os seus produtos e serviços com uma noção maior de valor agregado, fazendo com que eles sejam vistos como mais valiosos e desejáveis. E, em última análise, podem ser comercializados a valores mais altos.
Pense no preço cobrado por esses dois cafés: o que possui o logo do Starbucks certamente será mais caro. Isso acontece pela percepção de valor agregado da marca.
Brandings de sucesso
Diversas empresas contam com um bom trabalho de branding:
Nike
Inspira o público a alcançar seus objetivos através de campanhas motivacionais e produtos de qualidade.
“Feel the unreal” (“Sinta o surreal”, em tradução livre para o português) é uma nova campanha de marca da Nike para os tênis Airmax.
Apple
Cria produtos elegantes e fáceis de usar, posicionando-se como uma marca premium e inovadora.
Os materiais de divulgação da Apple têm sempre um estilo minimalista, para dar maior importância ao produto anunciado.
No caso da imagem acima, o iPhone, que vem acompanhado do texto: “A vida é mais fácil no iPhone. E isso começa logo que você o liga”.
Coca-Cola
Promove momentos inesquecíveis acompanhados de uma Coca-Cola.
A aposta da marca é associar com naturalidade o refrigerante ao dia a dia das pessoas.
Red Bull
Vincula a marca à adrenalina e aventura, patrocinando eventos de esportes radicais.
Mais do que uma bebida energética, Red Bull representa um estilo de vida.
Rebranding: renovando a imagem da marca
Com o tempo, as marcas podem precisar se adaptar às mudanças do mercado e às expectativas dos consumidores.
O rebranding é o processo de redefinir a identidade da marca.
Exemplos de rebranding de sucesso:
- Starbucks: simplificou seu logotipo e adotou um tom de voz mais amigável.
- Pepsi: rejuvenesceu sua imagem com campanhas modernas e design atualizado.
- Burger King: reposicionou-se como uma marca mais autêntica e transparente.
Conclusão
Branding é um investimento indispensável para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio, especialmente em mercados competitivos com muitas alternativas.
Ao dedicar tempo e recursos para construir uma marca forte, você cria uma base sólida para o crescimento e a fidelização de clientes.