Identidade visual: entenda o que é, qual a sua importância e como construir uma
Uma identidade visual é muito mais do que apenas um logotipo bonito: ela é a materialização de uma marca, o conjunto de elementos gráficos que a torna única e memorável para o público.
Nesse artigo vamos passar pelos tópicos mais importantes para você entender exatamente o que é uma identidade e como prepará-la:
- As diferenças entre identidade visual, marca e branding;
- A importância de uma identidade visual para uma marca;
- O papel de um logo, assim como o das cores, da tipografia e das formas;
- Como criar uma identidade visual; e
- Quais são os softwares de design mais usados na criação de uma identidade visual.
Vamos lá?
O que é identidade visual?
Em essência, a identidade visual é a linguagem visual que comunica quem a marca é, o que ela representa e como deseja ser percebida.
Assim, é por meio dela que os conceitos que definem uma marca ganham vida.
Noções e valores abstratos que conferem a personalidade de uma marca são traduzidos em cores, tipografia e outros elementos.
A marca da Alura toma forma mediante o uso de cores, tipografia e outros elementos. É isso que vemos na página inicial da plataforma, por exemplo.
Quais são as diferenças entre identidade visual, marca e branding
Enquanto a identidade visual é a representação tangível da natureza de uma marca, a “marca” é a soma das percepções e sentimentos que o público tem em relação a ela.
Portanto, a marca necessariamente precede a identidade visual - já que não podem haver elementos visuais se não existirem os conceitos a serem representados.
O branding, por sua vez, é o processo estratégico de construção dessa imagem de marca na mente do consumidor.
Antes de mais nada, uma marca precisa definir para si mesma quem ela é. No caso da Alura, temos a missão de transformar a vida pessoal e profissional das pessoas através da educação e da tecnologia.
Para chegar nesse objetivo, nossas ações diárias e projetos são guiados por esses valores, que são considerados por todo mundo que trabalha com a gente.
Qual é a importância de uma identidade visual para uma marca
É a identidade visual que cria consistência em todas as interações da marca com o público.
Materiais de comunicação, como imagens e vídeos, impregnados com o estilo próprio da identidade, são mais facilmente reconhecidos.
Uma identidade visual bem elaborada também facilita a diferenciação em um mercado saturado, destacando-se a concorrência.
Note como todas as publicações do Instagram da Fiap seguem um mesmo padrão gráfico.
Qual é o papel de um logo, assim como o das cores, da tipografia e das formas
O logo (ou logotipo) é o ponto central da identidade visual, sendo o símbolo único mais fundamental de uma marca. Mas sua eficácia depende de outros elementos como cores, tipografia e formas.
As cores, por exemplo, evocam emoções e associam significados, enquanto a tipografia transmite personalidade e estilo. As formas complementam, criando uma linguagem visual coesa.
Alguns logos são tão conhecidos que já nos trazem quase que imediatamente à identidade de uma marca, como o do McDonald 's.
De qualquer maneira, a identidade visual dessa marca vai além destes símbolos, como podemos ver nas imagens acima.
Como criar uma identidade visual
Criar uma identidade visual envolve um processo estruturado de pesquisa, conceituação e design. É imprescindível entender a personalidade da marca, seu público-alvo e posicionamento no mercado.
A partir daí, os elementos visuais são desenvolvidos de forma a transmitir esses valores de maneira clara e consistente.
Deste modo, é indispensável que a pessoa que vá construir uma marca tenha conhecimentos sólidos de cores, tipografia e composição visual, a fim de tomar decisões criativas baseadas em princípios que façam sentido: as decisões não podem ser aleatórias, elas precisam ter uma boa base teórica.
Na formação Fundamentos do Design Visual mergulhamos de cabeça nos principais conceitos e ferramentas para criar projetos de qualidade profissional, entendendo na teoria e na prática como manipular cores, tipografia, grids e composição.
Quais são os softwares de design mais usados na criação de uma identidade visual
Na prática, softwares de design como os da suíte Adobe, o Photoshop, o Illustrator e o InDesign são amplamente utilizados devido à sua versatilidade e recursos avançados.
Com eles, é possível preparar desde os elementos primários da identidade — como logo e grafismos — até todo o enxoval de comunicação e marketing mais complexos, como banners, cartazes e ilustrações.
É exatamente isso que fazemos na formação Identidade Visual: construímos do zero, de ponta a ponta, a identidade visual de uma marca, começando pelo logo e indo até a última entrega: o manual de identidade visual.
O manual de identidade visual da Alura traz, entre outras orientações, o que pode e o que não se pode fazer com o logotipo.
Escolher os elementos visuais certos requer considerar diversos fatores, incluindo contexto cultural, psicologia das cores e tendências de design.
É importante buscar elementos que não apenas representem a marca de forma precisa, mas que também sejam relevantes e atrativos para o público-alvo.
Concluindo, a identidade visual é uma parte vital para qualquer marca. Ela diferencia e fortalece a marca e também estabelece uma conexão emocional duradoura com o público.
Investir na construção e manutenção de uma identidade visual sólida é determinante para o sucesso a longo prazo no mercado competitivo de hoje.