Power BI: Diferença entre dashboards e relatórios

Power BI: Diferença entre dashboards e relatórios
David Neves
David Neves

Compartilhe

Introdução

Cada vez mais a presença de uma pessoa profissional de Business Intelligence tem sido essencial para empresas que buscam entender seu passado através de seus dados armazenados, para que possam tomar decisões mais assertivas a partir disso.

Dessa forma, torna-se fundamental ter dentro da equipe uma pessoa capaz de extrair os dados e transformá-los, para assim, exibir as informações obtidas de forma resumida através de dashboards e relatórios, que ao contrário do que muitos pensam, não são a mesma coisa. E a partir de agora, iremos analisar as semelhanças e diferenças entre eles.

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando o texto

Relatório: o que é

De forma geral, os relatórios são documentos que mostram informações referentes a uma ação de um determinado período. No Power BI, um relatório é uma apresentação visual interativa de dados e informações que permite explorar e analisar conjuntos de dados de maneira dinâmica.

Ele é uma parte importante de um projeto Power BI, construído usando diversas visualizações, como: gráficos, tabelas, mapas e medidores, para representar os dados de forma visualmente atrativa e compreensível. Além disso, trata-se de uma ferramenta poderosa para comunicar informações de maneira eficaz, permitindo a interação com os dados e possibilitando a tomada de decisões baseadas em dados.

ilustração de um relatório, documento que mostra informação

Dashboard: o que é

O dashboard é um painel que mostra métricas, KPI’s e indicadores relevantes para a empresa, com o intuito de monitorar e ajudar na tomada de decisão. Basicamente, ele auxilia na interpretação dos dados de forma objetiva e simples.

Ele pode ser feito utilizando recursos como: Power BI, Tableau, Google Data Studio, QlikView, Domo, Klipfolio, Salesforce Einstein Analytics, Looker, Sisense, sendo possível até mesmo criar um dashboard Excel. Além disso, também existem diversas variações, tais como dashboard de resultados, dashboard de acompanhamento, entre outros, que abordaremos adiante.

Leia também: Power BI ou Excel para Business Intelligence?

Já um Power BI dashboard, é uma exibição visual resumida e interativa de informações e métricas importantes extraídas de um ou mais conjuntos de dados. É uma forma de apresentar informações de maneira objetiva e compreensível, permitindo visualizar rapidamente o desempenho, identificar tendências, analisar padrões e tomar decisões informadas.

Além disso, o Power BI também permite a interatividade entre as visualizações em um dashboard, o compartilhamento de insights com colegas, equipes ou partes interessadas e a possibilidade de personalizações, como a escolha de cores, fontes e disposições que melhor atendam às suas necessidades de apresentação.

ilustração de um dashboard

Onde mora a dúvida

Para quem está iniciando os estudos na área de business intelligence, é bem comum o surgimento de uma certa dificuldade para diferenciar um dashboard de um relatório. Essa dúvida ocorre, pois, em certas situações, um relatório pode ser construído com o formato de um painel, ou seja, com a aparência semelhante à do dashboard.

Relatório x Dashboard

Para quem está iniciando os estudos na área de business intelligence, é bem comum o surgimento de uma certa dificuldade para diferenciar um dashboard de um relatório. Essa dúvida ocorre, pois, em certas situações, um relatório pode ser construído com o formato de um painel, ou seja, com a aparência semelhante à do dashboard.

Por isso, listamos a seguir, algumas das principais diferenças entre relatório e dashboard, para esclarecer melhor essa dúvida:

Diferenças no acompanhamento das atividades

Os relatórios apresentam as informações de forma estática, por isso, a criação de um novo se faz necessária, toda vez que um período inédito precisa ser analisado, diferentemente dos dashboards, que permitem a visualização dos dados em tempo real, tornando-os capazes de analisar qualquer período: por dia, semana, mês e ano.

Diferenças na interpretação dos resultados

Os relatórios são mais ricos no detalhamento das informações, o que os torna mais longos do que um painel único. A presença de tabelas, gráficos e textos contribui em seu tamanho, mas não é necessariamente obrigatória a inclusão de todos esses componentes citados. Já os dashboards, com o objetivo de responderem uma pergunta central, apresentam informações que funcionam juntas, através de gráficos, em uma única página.

Diferenças na complexidade Visual

O relatório pode incluir gráficos avançados, tabelas detalhadas e análises específicas. Já o dashboard, utiliza gráficos, indicadores e mapas de maneira mais simplificada para comunicar informações rapidamente.

Diferenças na navegação e estrutura

Os relatórios costumam ter várias páginas com estrutura mais detalhada para análises específicas. Já os dashboards, em geral, contam com uma única página com layout visualmente atraente para uma rápida compreensão.

Diferenças no compartilhamento e público-alvo

O relatório é comumente compartilhado com pessoas analistas, tomadoras de decisão e equipes que precisam de análises detalhadas. Já o dashboard, é compartilhado com profissionais dos setores de gestão, diretoria e um mais amplo para comunicar métricas-chave e tendências.

Diferenças no foco e objetivo

Relatórios são mais focados na exploração profunda dos dados e geração de insights a partir de análises complexas. Enquanto isso, os dashboards são mais focados na apresentação visual e rápida de informações-chave para uma tomada de decisão ágil.

Conclusão

A partir destas informações sobre as semelhanças e diferenças entre relatórios e dashboards, entende-se que ambos apresentam vantagens e desvantagens. Os relatórios, são mais adequados para análises detalhadas e exploração profunda dos dados, enquanto os dashboards, são ideais para fornecer uma visão rápida e impactante das métricas essenciais para tomada de decisão imediata.

Com isso, se faz necessária uma análise de acordo com cada situação, para que diante da necessidade, do público-alvo e dos objetivos da empresa, seja utilizado o recurso mais adequado.

Gostou deste artigo? Leia também este aqui, onde falamos sobre contextos de linha e filtro no Power BI. Além disso, o curso de Power BI da Alura vai ajudar você que está começando ou quer continuar se desenvolvendo nesta área.

David Neves
David Neves

Com uma trajetória versátil que percorre front-end, back-end e infraestrutura, descobri minha paixão por desvendar o potencial dos dados. Hoje, como um especialista em Business Intelligence, com foco no Power BI, encontro minha motivação na disseminação de conhecimento de alta qualidade.

Veja outros artigos sobre Data Science