As diferenças entre Tech Lead e UX Lead na construção de um produto
Nas empresas que desenvolvem produtos digitais, papeis como Tech Lead e UX Lead são fundamentais para garantir a entrega de produtos de qualidade e com valor para pessoas usuárias.
Embora ambas as posições desempenhem um papel essencial no desenvolvimento dos produtos, suas responsabilidades, áreas de foco e habilidades não são as mesmas.
Este artigo explora as diferenças entre essas duas funções de liderança, assim como as habilidades em comum e a forma como eles colaboram no dia a dia de trabalho.
O que é um Tech Lead?
A pessoa Tech Lead é uma profissional de tecnologia responsável por liderar o desenvolvimento técnico do produto.
Ela é responsável por garantir que as soluções tecnológicas adotadas sejam robustas, escaláveis e alinhadas com as melhores práticas no âmbito do desenvolvimento.
O principal papel de uma Tech Lead é orientar as pessoas desenvolvedoras, ajudar na tomada de decisões para garantir que o time de engenharia tenha clareza dos objetivos técnicos e das etapas de execução.
As lideranças de tecnologia são, em sua maioria, profissionais com experiência em desenvolvimento de software e arquitetura de sistemas.
Colaboram na elaboração do plano técnico do produto, conduzem revisões de código e auxiliam a equipe na resolução de problemas complexos.
Elas também têm o papel de garantir que o time de desenvolvimento esteja alinhado às metas e ao cronograma do projeto.
O que é um UX Lead?
Já a pessoa UX Lead é uma profissional de design que lidera o processo da experiência do usuário.
Ela é responsável por garantir que o produto final seja intuitivo, fácil de usar e proporcione valor para os usuários alinhado com os objetivos de negócio.
A UX Lead mantém o foco no ponto de vista dos usuários, liderando atividades como pesquisas de usuários, testes de usabilidade entre outras atividades de designer, e também, fazendo a gestão do seu time elevando a barra de conhecimento e maturidade dos liderados.
Uma pessoa UX Lead geralmente possui experiência em design de interface, pesquisa com usuários e estratégia de design.
Ou seja, é também e atuou por anos na função executora de design de experiência. Sua função é garantir que as soluções de design estejam alinhadas às necessidades dos usuários, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades do negócio.
Ela também se envolve no processo de design de ponta a ponta, desde a descoberta de problemas dos usuários até a criação e validação de soluções.
Diferenças de atuação: Tech Lead vs. UX Lead
Nessa perspectiva, entre as atividades exclusivas de UX Lead (que não compreendem a atuação de Tech Lead) estão:
- Gestão do processo de Design
- Centrado na experiência da pessoa usuária
- Resolução de problemas
- Pesquisa com usuários e estratégia
Por outro lado, as atividades exclusivas de Tech Lead, que não pertencem ao escopo de UX Lead são:
- Aspectos técnicos do produto
- Gestão da equipe de desenvolvimento
- Viabilidade técnica
- Performance do software
Por fim, as atividades comuns entre UX Leads e Tech Leads no desenvolvimento de produto são:
- Liderança e orientação
- Colaboração interdisciplinar
- Visão de produto
Conclusão
Embora Tech Leads e UX Leads tenham diferenças claras em suas responsabilidades e áreas de foco, ambos são essenciais para o sucesso do produto.
Enquanto Tech Lead garante a robustez e a viabilidade técnica, UX Lead assegura que a experiência do usuário seja satisfatória e alinhada com as expectativas do público-alvo.
Suas habilidades em comum, como a capacidade de liderar equipes e a colaboração interdisciplinar, são a chave para garantir que um produto seja tecnicamente sólido e ao mesmo tempo ofereça uma experiência excelente para os usuários.
Juntos, eles formam a base necessária para que produtos sejam desenvolvidos com qualidade, escalabilidade e foco no usuário final.