Feedback e mentoria: como evoluir e capacitar sua equipe
Um UX Lead além da gestão de projetos e do alinhamento dos objetivos de negócio com as estratégias de design é o crescimento de sua equipe através de mentoria e feedback.
Saber aplicar esses processos de maneira eficaz pode aprimorar a capacidade técnica e estratégica do time e ajudar a criar um ambiente de confiança e evolução contínua.
Vamos explorar, nesse artigo, como um UX Lead pode ser um mentor eficiente e utilizar o feedback como ferramenta de capacitação.
Ser uma liderança é mostrar o caminho e percorrer junto com seu time. Para isso, mais importante que saber o caminho é saber quais ferramentas utilizar para encontrar o melhor para o time, para empresa e para você. E isso não é uma ordem de importância.
Mentoria: orientação e capacitação
Mentoria deve ser um processo contínuo de inspiração, orientação e potencialização do crescimento dos membros da equipe e consequentemente da equipe como um todo.
Uma Liderança deve fornecer direcionamento técnico e também ajudar os designers a desenvolverem habilidades interpessoais com uma visão crítica sobre o trabalho.
Você não nasceu Lead e nem se tornou um da noite para o dia. Você tem um acúmulo de anos de experiência.
Por isso, através de conhecimento técnico e de mercado, você tem capacitação para essa tarefa.
Compartilhar essa bagagem com a equipe para além de artigos, livros e metodologias, mas que também vêm da prática, ajudam a exemplificar conceitos que tornam o aprendizado mais tangível.
Para que a mentoria seja eficaz, então, os membros da equipe precisam sentir que podem compartilhar dúvidas e inseguranças sem medo de julgamentos.
Ser acessível e manter um ambiente seguro para discussões abertas, ajuda na construção de um ambiente seguro. Isso constroi confiança e permite um aprendizado genuíno.
E cada designer terá próprias ambições e áreas de melhoria. A mentoria deve ter personalização, com foco nas metas individuais de cada membro da equipe.
Um UX Lead eficaz dedica tempo para entender os objetivos de cada designer e os apoia na construção de um plano de desenvolvimento que faça sentido para eles.
Como estruturar as sessões de mentoria
É importante que objetivos, sejam de curto ou longo prazo, tenham sido estruturados em um PDI (Plano de Desenvolvimento Pessoal), assim facilita mensurar o progresso ao longo do tempo.
Com os objetivos, o próximo passo é definir a regularidade das sessões, como mensais ou quinzenais, esse ponto pode variar a depender da quantidade de mentorados objetivos e outros contexto na sua rotina e do seu liderado.
Dessa forma, tendo um objetivo para atingir e com sessões regulares, tanto você quanto o designer podem avaliar e fazer ajustes no PDI sempre que necessários.
Feedback: fortalecimento e evolução
E o feedback não pode acontecer nas sessões de mentoria? Não é o ideal, até podemos utilizar pontos identificados no feedback para ser adicionados PDI e levados para mentoria, mas os propósitos são diferentes.
Enquanto na mentoria tratamos das evolução e desenvolvimento das habilidades, no feedback, como o próprio diz, deve ser um retorno de informação para o designer.
O feedback serve para manter o status do que está acontecendo. Ou seja, deve apresentar sempre que necessário tantos e bons momentos, como feedback positivos, quanto em erros, como feedback de melhorias.
Assim é importante que o feedback seja contínuo. Sabemos que na rotina do dia-a-dia com outras atribuições e responsabilidades precisamos organizar o nosso tempo, e tudo vira uma reunião na agenda.
Não é que seja errado cerimônias mais formais para realizar o feedback, mas lembre-se que no dia-a-dia você está sempre em contato com seus liderados, lembre-se sempre de enfatizar os acertos e progresso, e identificar possíveis falhas ainda no início.
Para isso é necessário naturalizar o erro, e isso significa identificá-los como tal.
Existe um certo tabu sobre o erro, mas o maior problema é tentar nomeá-lo de outra maneira.
Se não for identificado e não for nomeado, nunca se saberá o que precisa ser melhorado.
Mas não confunda naturalizar com normalizar, uma coisa natural é entender que isso acontece, normalizar é ignorar e considerar que nada precisa ser feito.
E por último, faça feedbacks assertivos, se não vira apenas uma crítica desmotivadora.
Então evite comentários genéricos como “a usabilidade está ruim", “a navegação poderia ser mais fluida”, você como liderança que consegue enxergar a falha significa que também enxerga a solução então proponha debates sobre o que de fato pode ser feito, afinal você é a pessoa líder.
Conclusão
Através de uma abordagem estruturada de mentoria e de um feedback constante e equilibrado, uma Liderança de UX pode construir uma equipe que não só é tecnicamente competente, mas também confiante e colaborativa.
Os designers precisam sentir que têm o suporte necessário para crescer, mas também a autonomia para propor e experimentar soluções.
A mentoria contribui para o desenvolvimento pessoal, enquanto o feedback contínuo garante o ajuste de rota, sempre mantendo a equipe alinhada e motivada.
O resultado é um time mais capacitado, preparado para enfrentar desafios e contribuir significativamente para o sucesso dos produtos e da organização como um todo.