Hard Skills em Product Design: as ferramentas mais utilizadas na área
O dia a dia de uma pessoa Product Designer inclui muitas tarefas relacionadas a pesquisas, ideações e até mesmo prototipagem. Cada uma dessas atividades envolve uma necessidade diferente de habilidades técnicas, pois esses conhecimentos são extremamente importantes. UX Research, UI Design e técnicas de resolução de problemas são algumas das hard skills primordiais para um bom desempenho.
Para a melhor atuação dentro das empresas, as pessoas especialistas contam com ferramentas próprias para produzir entregáveis com qualidade e em tempo hábil. Os programas necessários têm os mais diversos focos como: colaboração, prototipação, pesquisa e armazenamento de dados.
As top ferramentas de colaboração
Ferramentas de colaboração são facilitadores para que as pessoas de uma mesma equipe possam trabalhar em um mesmo projeto, fazer dinâmicas ou compartilhar ideias simultaneamente ou separadamente. Geralmente essas ferramentas são formadas por um grande quadro em branco e contém objetos (post-it virtual, marcadores, caixas de texto etc.) que possibilitam a organização das informações.
Dentre todas que existem, as duas mais comuns dentro das empresas são:
1) Miro
Fonte: página do Miro
O Miro é uma ferramenta de colaboração muito popular dentro das empresas e que auxilia muito ao longo de reuniões e discussões em equipe. Esse é um site que possibilita a criação de quadros em branco para organização de ideias, fluxos e tudo mais que for preciso. É possível trabalhar com várias pessoas no mesmo quadro e simultaneamente, por isso é muito conhecido principalmente na aplicação de dinâmicas e quando há conteúdos que precisam ser compartilhados entre as equipes.
Dentro dessa plataforma existem as opções de uso com pacote gratuito, que possui limitações na quantidade de quadros e funcionalidades, ou com o pacote pago, onde você pode criar quantos arquivos quiser e usar todas as possibilidades que o Miro tem para oferecer.
2) Figjam
Fonte: página do Figjam
Muito semelhante ao Miro, o Figjam é uma ferramenta nova que vem ganhando muito espaço dentro das equipes por trazer funcionalidades mais robustas e maior liberdade de criação em seus quadros. Como é focado em colaboração, é possível trabalhar com equipes inteiras e de forma simultânea.
O Figjam pode ser utilizado de forma gratuita, com algumas poucas limitações, ou através de uma assinatura paga, que oferece mais liberdade ao longo do uso da ferramenta.
Uma grande vantagem do Figjam é que ele possui ligação com a ferramenta de prototipação Figma, já que são da mesma empresa, e por isso é conectado à uma área chamada Comunidade. Nessa página é possível encontrar muitos materiais e ideias já desenvolvidos por diferentes profissionais que também utilizam a ferramenta, e que estão disponíveis caso você queira usar esse mesmo conteúdo criado por eles!
As top ferramentas de prototipação
Muito utilizadas pelas pessoas especializadas em UI Design, ou Desenho de Interface do Usuário, as ferramentas de prototipagem são os programas próprios para planejar a parte visual das interfaces de aplicativos e sites. É através delas que conseguimos arquitetar a organização do conteúdo, o fluxo que os usuários seguirão, pensar em toda a acessibilidade e etc. Enfim, toda a ideia planejada se torna uma experiência palpável através do auxílio dessas ferramentas.
Dentre as mais populares, temos:
1) Figma
Fonte: página do Figma
O Figma é um dos programas de prototipagem mais conhecidos e completos do mundo. Podendo ser utilizado tanto pelo site quanto pelo aplicativo, essa ferramenta auxilia na criação de todo tipo de material ligado a construção de telas, estruturação de conteúdo, fluxos e toda a experiência visual que a pessoa usuária terá.
Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é que há a possibilidade de trabalhar em colaboração com outras pessoas simultaneamente. Isso significa que as pessoas podem prototipar ao mesmo tempo em um mesmo arquivo! Além de ajudar no armazenamento e compartilhamento de materiais entre as equipes.
Atualmente é possível utilizar o Figma de forma gratuita, com limitações apenas na quantidade de arquivos por equipe e na quantidade de páginas, e também através de pacote pago, que possibilita o uso ilimitado da plataforma.
2) Adobe XD
Fonte: página do Adobe XD
Feita pela gigante empresa de softwares de design Adobe, a Adobe XD é uma ferramenta de prototipagem muito popular na área de UI Design e dentro das empresas. Basicamente funciona de maneira semelhante ao Figma, porém possui algumas poucas funcionalidades a menos.
A Adobe XD faz parte da Creative Cloud, que é o pacote de assinaturas de softwares da Adobe, porém há a possibilidade de utilizar uma versão gratuita para testes caso você queira conhecer como a ferramenta funciona.
3) Sketch
Fonte: página do Sketch
O Sketch é uma ferramenta de prototipação exclusiva para sistemas de Macbooks, computadores da marca Apple. Apesar disso, esse software é muito popular e requisitado em muitas empresas cujo cargo inclui criação de telas ou o uso de qualquer conhecimento na área de UI Design.
Assim como a Adobe XD, o Sketch necessita de uma assinatura para ser utilizado, porém existe a disponibilidade de uma versão gratuita para teste.
As top ferramentas de pesquisa
No mundo da UX Research, conhecida como a especialidade em Pesquisa da pessoa Usuária, existem ferramentas próprias que ajudam na estruturação, disparo, acompanhamento e análise de pesquisas. Podemos citar três que são muito utilizadas:
1) Maze
Fonte: página do Maze
O Maze é uma das plataformas mais completas do mercado para a realização de pesquisas, podendo ser qualitativas ou quantitativas. Ele oferece diversas possibilidades para montarmos estruturas personalizadas de acordo com as necessidades do projeto que estamos participando, além de fornecer um painel de resultados bem detalhado e com a possibilidade de acompanhamento de resultados.
Essa ferramenta pode ser utilizada através de uma conta gratuita, porém ela apresenta muitas limitações, incluindo número de perguntas, personalização da parte visual e número de pesquisas que podem ser estruturadas em uma conta. Para ter acesso completo, é preciso realizar uma assinatura.
2) SurveyMonkey
Fonte: página do SurveyMonkey
Um software para a montagem de pesquisas, SurveyMonkey também é muito popular no mundo da UX Research. Assim como o Maze, essa ferramenta também oferece muitas possibilidades para a criação de pesquisas, até mesmo templates caso você não queira começar a criar do zero.
O SurveyMonkey pode ser utilizado de forma gratuita, com limitações na conta, e através de uma assinatura. Existem tipos diferentes de pacotes, e com isso preços e funcionalidades diferentes são liberadas. Caso a assinatura seja para uma empresa inteira e não apenas para uma equipe, também há uma opção de fazer um orçamento diretamente com a equipe de vendas da plataforma.
3) Google Forms
Fonte: página do Google Forms
O Google Forms é uma ferramenta de montagem de formulários conhecido e amplamente utilizado para realizar pesquisas. Essa plataforma oferece incontáveis possibilidades de personalizar perguntas, respostas e a estrutura do questionário. O painel de resultados é bem completo e podemos visualizar respostas individuais, unidas através de gráficos automáticos, ou em forma de planilha para o Google Sheets ou Excel usando a opção de exportação de dados.
Por fazer parte da grande empresa Google, tudo que você precisa para utilizar o Google Forms é uma conta de e-mail da própria marca, o Gmail. Caso não tenha, é possível criar de forma gratuita e rápida! Dessa forma, você utiliza a ferramenta gratuitamente e sem limitações.
As top ferramentas para armazenar dados
As ferramentas de armazenamento de dados, mais conhecidas como repositórios, funcionam basicamente como uma biblioteca online onde todas as informações são guardadas e ficam facilmente acessíveis para toda a empresa. As mais comuns que podemos citar são:
1) Notion
Fonte: página do Notion
Notion é uma ferramenta que pode ser utilizada de diversas maneiras, mas uma das mais comuns em times de UX é como repositório de dados. Essa plataforma funciona como uma espécie de “site” no qual você pode criar pastas com informações e documentações dentro. É possível personalizar todas as páginas de forma livre, com elementos visuais e conteúdos em texto, vídeo ou imagem.
A plataforma oferece um plano individual gratuito com algumas limitações e algumas assinaturas com mais funcionalidades disponíveis.
2) Google Drive
Fonte: página do Google Drive
Uma das nuvens mais populares do mundo, o Google Drive é uma ferramenta da Google especialmente feita para armazenamento de arquivos. Além de salvar todo tipo de arquivo, a plataforma possibilita o compartilhamento de conteúdo de forma geral ou selecionada, caso queira que a pessoa acesse apenas um documento em específico.
Para utilizar o Google Drive, basta ter uma conta de e-mail no Gmail e terá um espaço de 05 GB liberados gratuitamente para utilizar. Caso precise de mais, você pode escolher algum dos pacotes disponibilizados e assinar de acordo com a sua necessidade.
3) Dropbox
Fonte: página do Dropbox
Bem similar ao Google Drive, o Dropbox é também é uma ferramenta própria para armazenamento de arquivos na web, de forma que todos que tenham acesso à conta conseguem visualizá-los em qualquer lugar e utilizando qualquer aparelho.
O Dropbox possui em média 05 planos de assinatura, cada um para um público específico e atendendo diferentes necessidades. Mas há também o tipo de plano gratuito em que a pessoa terá o espaço de 2 GB liberados para salvar seus arquivos.
Conclusão
Após observar todas essas ferramentas, provavelmente você deve estar se questionando sobre qual delas será mais útil no seu dia a dia e qual seria prioridade no seu aprendizado. Sinta-se livre para escolher, pois tudo dependerá dos seus próprios objetivos.
A priorização das ferramentas muda de acordo com a especialidade e principalmente com a cultura da empresa em que você estiver. Alguns lugares utilizam em peso o Figma tanto como repositório de dados quanto para prototipação. Outras já preferem utilizar ferramentas diferentes para ambas as funções.
Então a grande dica é: escolha de acordo com o seu objetivo e estude as empresas que você deseja fazer parte. Não existe uma combinação perfeita de ferramentas, por isso escolha as que forem te auxiliar melhor.
E aí, curtiu a nossa conversa? Aqui na Alura temos muito mais conteúdos para que você continue se aprofundando nesses assuntos! Vamos deixar algumas sugestões por onde começar:
Até mais!