Mulheres em Tech: Líderes da Alura
Nesta edição da série Mulheres em Tech, você vai conhecer algumas das líderes da Alura, incluindo representantes da PM3 e FIAP! Saiba um pouco da trajetória destas mulheres inspiradoras, quais são suas percepções sobre as responsabilidades da liderança e quais seus conselhos para as futuras líderes em tech!
Camila Pinheiro | Diretora de Marketing da FIAP
Com mais de 20 anos atuando com Marketing e Comunicação, em instituições como Ibmec, Insper, Anhembi Morumbi e FIAP, a Camila Pinheiro está há quase um ano como Diretora de Marketing da FIAP, instituição de ensino superior que este ano passou a fazer parte do ecossistema Alura.
Ela encara todos os dias a responsabilidade de liderar os times de planejamento/produto, digital, social media, PR e eventos. Sempre em sintonia com times criativos, é responsável por garantir que a marca, tom de voz, DNA e valores estejam presentes em toda comunicação externa ou interna da FIAP.
Biomédica de formação, mas uma apaixonada por educação e comunicação, a Camila percebe que o maior desafio de uma edtech é a velocidade com que as transformações acontecem. Mas, junto com esse ritmo acelerado, vem também a principal vantagem: aprender algo novo todos os dias.
Como líder, enfatiza a importância de ensinar skills técnicos para que, com o tempo, as pessoas possam reproduzir esse aprendizado e caminhar de forma autônoma. Ela tem um carinho especial pelos momentos em que as pessoas colaboradoras “decolam” e passam a se sentir seguras e acolhidas, tanto por ela como pela instituição.
Para as mulheres que desejam liderar, a Camila aconselha confiar na sua capacidade, conhecimento e feeling.
“Mulheres em posição de liderança têm um papel fundamental que vai além da esfera social. Lideranças femininas e masculinas devem ser complementares. Visões distintas, independente do gênero, sobre um mesmo tema e situação, ajudam a compor soluções ainda mais completas”.
Paola Behs | Head of Marketing da PM3
Quem é líder nunca deve parar de aprender! É o que acredita a Paola Behs, Head de Marketing da PM3, marca integrante do ecossistema Alura. Com 14 anos de mercado e passagens em empresas como Uber e Tramontina, hoje ela encara sua primeira experiência no mercado de educação, com foco em priorizar o crescimento do negócio e fortalecer a posição da PM3 como referência em Product Management no Brasil.
Para além da vantagem de trabalhar hoje na área que mais evolui, cresce e tem potencial de mudar os rumos dos negócios e do país, ela revelou algumas das maiores dificuldades na sua trajetória como líder. Entre elas, especialmente na experiência na Uber, ela cita o fato de ter sido muito exigente com o time no começo. Para ela, o segredo da sua evolução foi aprender com os erros, escutar e ser humilde.
Já sobre o protagonismo das mulheres em tech, ela reforça que o segmento tem um histórico de ser um pouco hostil e não tão receptivo para elas, mas também explica porque acredita que a área de produto tem tanto potencial para abrir esse espaço:
“Para ser Product Manager são valorizadas algumas habilidades muito presentes no perfil feminino, como a comunicação acolhedora, importante para fazer o gerenciamento de stakeholders, a escuta apurada, super útil para fazer discovery, e a liderança colaborativa, fundamental para gerir times multidisciplinares como squads de produto”.
Uma tendência muito comum entre as mulheres é a de se questionar e achar que nunca é boa o suficiente. A Paola também lutou contra a síndrome de impostora e uma de suas principais armas foi fazer análise:
“Investir em se conhecer é fundamental para a gente se sentir mais confiante, para aí ter coragem de dar passos mais ousados. Além disso, a gente precisa também investir em cuidar da gente para conseguir cuidar do outro, e isso tem tudo a ver com liderança. Ninguém consegue ser uma boa líder e cuidar de um time se não está cuidando de si mesma antes”.
Luísa Aguirra | Gerente de RH
Formada em Sistemas de Informação, Luísa Aguirra começou na Alura como Dev! Depois de um ano, surgiu a oportunidade de criar a área de RH na empresa e foi nesse momento que ela encontrou sua verdadeira missão. A formação inicial foi essencial para entender melhor o negócio, os contextos e práticas do time, além de permitir um olhar mais tecnológico para a área de RH, onde atua como gerente há 2 anos e meio.
Entre dar suporte a todas as lideranças da empresa, incentivar a cultura organizacional e implementar práticas efetivas de gestão de pessoas, a Luísa encontra um desafio principal: o dinamismo da área de tecnologia e educação que exige atenção e atualização constante às mudanças. Como vantagem, ela destaca a liberdade e flexibilidade que tem para focar no que realmente funciona e mudar o que não está indo bem.
Perceber que teve um impacto positivo na trajetória das pessoas lideradas é o melhor da função para Luísa, que também destaca um outro momento especial: quando implementou a cultura do One on One na empresa, abrindo um espaço de diálogo com colaboradores(as) e incentivando mais feedbacks.
Para as mulheres que almejam cargos na liderança, a Luísa aconselha ir além de buscar mentores e ir atrás de “patrocinadores”, ou seja, pessoas que vão te ajudar a vender seu trabalho e contribuir para o seu crescimento. Ela também dá esse alerta:
“Cuidado com o perfeccionismo. Devido a todo um contexto social, crescemos achando que precisamos ser perfeitas, dar conta de tudo, não cometer nenhum erro. A única coisa que ganhamos com isso é um alto risco de burnout. Tudo bem não ser perfeito, o importante é fazer acontecer. De vez em quando você vai errar, e é errando que o aprendizado é mais efetivo!”
Julia Chagas | Diretora de Marketing e Student Experience
A Julia Chagas está há cerca de 10 anos no Marketing! Depois de passar pelo Marketing Esportivo, criou uma área de marketing do zero em uma pequena empresa e antes de chegar na Alura, ainda foi Gerente de Marketing em uma aceleradora de startups.
A Julia, que sempre foi encantada e apaixonada por tecnologia, está há três anos como Diretora de Marketing e Student Experience na Alura. Ela trabalha diariamente para garantir que as ações estejam alinhadas com os objetivos do negócio e, principalmente, se certificando de que todos e todas estão se desenvolvendo como precisam.
Ser responsável por essas duas áreas é algo muito gratificante para ela, especialmente pela possibilidade de ouvir as histórias de transformação de vida promovidas pela educação. Como líder, ela destaca como melhores momentos aqueles em que as pessoas lideradas por ela conquistam seus objetivos e evoluem em suas carreiras.
Para ela, a diversidade entre as lideranças, seja com a presença de mulheres ou de qualquer outro grupo minorizado, é fundamental para que haja diversidade de pensamento nas organizações. E para quem está pensando em seguir o caminho da liderança, ela destaca que o primeiro passo é sempre comunicar as pessoas ao redor sobre este desejo.
Depois, é importante tratar a sua carreira como uma grande sequência de etapas para um objetivo maior. Assim, é possível saber quais passos dar primeiro, por exemplo, que tipo de assunto ou tema se aprofundar, quais tipos de conexão seriam importantes, entre outros.
“Não é um caminho fácil certamente, e podem ser muitos obstáculos em uma sociedade onde o patriarcado ainda é tão enraizado. Além disso, nós mulheres temos normalmente a tendência a esperar que todas as condições estejam certas para tentar aquela vaga, para falar com lideranças, mas é importante se fortalecer e saber das suas capacidades para ir mais longe”.
Carol Santos | Tech Lead de Front-end
Ana Carolina Santos, a Carol, começou a estudar desenvolvimento web lá na infância e fez seu primeiro site aos 12 anos! Passou por uma faculdade de design, naturalmente transitou para front-end e design de sites, até abraçar o desenvolvimento web por completo. Trabalha na área desde 2013, entrou na Alura em 2018, mas sua jornada como Tech Lead começou mesmo em 2021, com a oportunidade de gerenciar o desenvolvimento técnico dos profissionais de front-end da Alura.
Foi o maior desafio profissional que ela já encarou, mas também a oportunidade mais animadora. Afinal, ela sempre soube que gostava de desenvolver sites, mas agora também descobriu um feliz encontro com o desenvolvimento de pessoas:
“Lidar com pessoas não é uma ciência exata. Guiar a carreira de alguém, mas sem remover seu protagonismo em seu próprio crescimento, tem sido meu maior objetivo atualmente”.
Seguindo a máxima de seu próprio líder: "casa de ferreiro, espeto de... Ferro!", a Carol acredita que se a missão da Alura é levar educação para as pessoas, não poderia ser diferente dentro de casa! Por isso, o maior foco em gestão de pessoas é desenvolver outros profissionais e criar um ambiente em que a educação seja prioridade, inclusive para as lideranças.
Para Carol, as mulheres devem cada vez mais adentrar os espaços de liderança e um dos motivos é dar o exemplo:
“Mulheres liderando mostram para o mundo, e em especial para outras mulheres, que temos a capacidade de trabalharmos lado a lado com homens. Também damos exemplo de que podemos ir longe, com a missão de inspirarmos uma futura geração de mulheres líderes, que com certeza irão muito mais além. Minha missão na minha vida profissional é abrir caminhos e puxar outras mulheres junto comigo”.