Psicologia das cores: veja como isso é essencial para o sucesso do designer

Psicologia das cores: veja como isso é essencial para o sucesso do designer
leticia-simoes
leticia-simoes

Compartilhe

Uma noção importante para designers é a de psicologia das cores, um estudo focado na interação das tonalidades com a pessoa interlocutora. Ou seja, de maneira geral, a psicologia das cores parte da ideia de que uma cor pode afetar a percepção de uma pessoa sobre um produto ou serviço.

O objetivo desse artigo é refletir sobre o que é a psicologia das cores e, principalmente, como o uso certo das cores pode alavancar os projetos de design. Vamos lá?

O que é psicologia das cores?

Como seres sensoriais, desvendamos o mundo através de nossos sentidos; um som, um gosto ou um cheiro trazem reações instantâneas para nossa mente. Com as cores, não é diferente.

Um matiz pode ter inúmeras interpretações e trazer à tona muitos sentimentos. Entender como a cor de um projeto para web pode transmitir segurança é essencial para um designer.

A psicologia das cores é um estudo que tem o objetivo de entender o comportamento das pessoas a partir dos estímulos que recebem das cores. Quer dizer, é esse estudo que determina o que cada cor provoca nas pessoas.

Por meio de experimentos e estudos, a psicologia das cores passou a determinar a eficácia de tons específicos para cada tipo de necessidade de comunicação.

Existem cores capazes de indicar o segmento de uma empresa, se ela é arrojada ou conservadora, se ela quer transmitir diversão ou mais seriedade etc.

A cor exata pode encurtar a distância entre a marca e o cliente, tornando-a de fácil reconhecimento. Também é capaz de comunicar sentimentos e ressaltar noções já existentes de um determinado produto ou serviço.

Banner da Escola de UX e Design: Matricula-se na escola de UX e Design. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais!

Como o Design usa as cores?

A cor tornou-se uma forma de expressão. Isso traz ao mundo moderno um novo problema: como se destacar em meio a um ambiente tão colorido? Transmitir de maneira correta uma mensagem através das cores pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto.

A Coca-Cola é um ótimo exemplo de como a cor afeta a percepção do público. É possível reconhecer o vermelho da marca ao redor do mundo.

Outras empresas também usam a psicologia das cores, criando tons exclusivos que se tornam sinônimos de seus serviços e produtos. Não à toa, muitas empresas têm patentiam seus pantones. Isso faz com que apenas a própria empresa possa utilizá-lo.

Enfim, designers podem usar uma variedade de estratégias ao redor das cores e dos significados que se relacionam a cada uma delas.

Qual o significado das cores?

Através da psicologia das cores, designers criam uma ponte cognitiva entre pessoas consumidoras e produtos. Por isso, é fundamental entender o que cada uma das cores transmite:

  • Amarelo: otimismo, felicidade, desenvolvimento e clareza. O amarelo estimula os processos mentais e o sistema nervoso, ativa a memória e encoraja a comunicação.

  • Verde: riqueza, natureza, crescimento e saúde. Essa cor acalma, traz harmonia e renovação, relaxa o corpo e ajuda a aliviar a ansiedade.

  • Azul: confiança, força, credibilidade e profissionalismo. A cor mais utilizada em projeto de UI e UX, está carregada de um senso de inovação e segurança.

  • Roxo: imaginação, sabedoria, realeza e misticismo. O roxo é empolgante, ao mesmo tempo em que acalma a mente e os nervos, encoraja a criação e inspira.

  • Rosa: romantismo, diversão e jovialidade. Esse tom excitante pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, a pulsação e os batimentos cardíacos. Estimula a energia, ação e confiança.

  • Vermelho: coragem, foco, excitação e energia. Assim como o rosa, o vermelho também altera propriedades físicas de nosso corpo, desde a pressão sanguínea até os batimentos cardíacos. Por estimular a ação e a confiança, essa cor é muito utilizada em promoções.

  • Laranja: alegria, confiança e agressividade. Essa cor estimula a atividade, o apetite e a socialização. Uma escolha divertida, cheia de calor e energia.

  • Branco: pureza, neutralidade e limpeza. O branco simboliza novos começos, encoraja a organização e auxilia na clareza mental.

  • Preto: autoridade, poder e suavidade. A falta de cor representa o vazio e evoca o mistério.

Essas são apenas algumas opções entre as várias tonalidades que o designer pode escolher. Como podemos ver, existe uma grande variedade de significados em cada cor. Mas como escolher a ideal?

Como escolher a cor de um projeto?

Cada projeto de design tem necessidades diferentes. É impossível grantir que uma cor vai ser sempre certa para todo tipo de demanda.

No entanto, existem alguns casos em que uma cor prevalece sobre outras, como é no design de interfaces e experiência de pessoas usuárias.

Presente em sites importantes como Facebook e Twitter, o azul é uma unanimidade quando se trata de UI e UX. Mas por que tamanha aceitação?

Como já vimos antes, o azul é uma cor ligada à inovação e tecnologia. Outras cores, como o vermelho, o laranja ou o verde têm uma ligação simbólica mais forte com erro, atenção ou sucesso.

O azul, por outro lado, transmite segurança e confiabilidade. Não à toa é uma excelente alternativa para designers. Grandes empresas de tecnologia como PayPal, Dell, IBM e Intel usam o azul em suas interfaces de usuário.

Repleto de calma, inteligência e equilíbrio, o azul também é uma excelente escolha quando o assunto é acessibilidade.

Mesmo pessoas daltônicas daltonismo, que têm uma deficiência visual que dificulta a percepção de cores, detectam a cor azul.

Porém, é preciso ressaltar mais uma vez que cada projeto pode (e deve) possuir características únicas. Nem sempre o tom mais usado pelo mercado será o certo para seu cliente.

Por isso, quando necessário, use ferramentas para auxiliar a escolher sua paleta de cores.

Por fim, não deixe de realizar testes A/B constantes em seu projeto, acompanhe o fluxo de visitas com auxílio dos Heat Maps e não tenha medo de ousar em cores inusitadas e contrastantes.

Agora você já está por dentro da importância que a psicologia das cores tem no design e sabe que sua aplicação vai destacar seus projetos e trazer reconhecimento para você e seus clientes.

Quando trabalhamos em um projeto de identidade visual, as cores escolhidas são muito importantes, mas não são as únicas coisas a se preocupar.

Tipografia, estrutura, composição e muitas outras coisas fazem parte do projeto. Aqui na alura temos um curso de identidade visual. Nele você aprenderá essas técnicas para compor a identidade visual desde o briefing até a validação.

Quer saber mais dicas e informações sobre design? Siga o Alura nas redes sociais e compartilhe com a gente suas dúvidas e seus êxitos. Esperamos por você!

Veja outros artigos sobre UX & Design