Unsubscribe não significa perder um lead
Bom... é verdade. Se alguém clica em unsubscribe, ele não está mais satisfeito com o conteúdo que está enviando... pode ser que você esteja enviando um conteúdo que não faz sentido nenhum, ai bobeou né, é hora de começar a melhorar seu conteúdo.
Pode ser também que ele clicou por engano... ou ele está tão animado que deu forward para um amigo, e este amigo clicou em unsubscribe. Ops! Ele nem queria dar unsubscribe!
Pode ser também que o momento da vida do assinante mudou. Antes ele se interessava por este conteúdo, agora ele se interessa por outro, e aí?
O que devo fazer considerando todos esses cenários?
A sacada está em ter mais de um tipo de conteúdo disponível para seus leads. Ele deixou de se interessar por conteúdo básico de otimização de sites? Que tal oferecer o conteúdo de otimização de comunicação em redes sociais?
Ele deixou de se interessar por conteúdo básico de Java? Que tal oferecer uma assinatura de conteúdo de certificação Java?
Não tem ideia de como abordá-los? Então veja algumas dicas.
Algumas técnicas para o e-mail de despedida
- seja curto.
- dê algum conteúdo novo.
- inclua um link para resubscribe, afinal pode ter sido um erro.
E escolha uma ou mais opções, sempre curtas:
- dê a opção para que ele siga seu blog.
- dê a opção de outra lista.
- peça para explicar o que fez ele parar de consumir seu conteúdo.
Veja o exemplo da lista de novidades do Alura, ao se descadastrar você recebe um e-mail de "tchau, muito obrigado e, se quiser mais informações, você tem outras opções":
Como vimos, existem diversas técnicas e boas práticas em uma ação de mailing, seja ela manual ou automatizada... e no dia-a-dia de criar os mailings do Alura e nossos cursos de boas práticas de e-mail marketing online, juntei diversas para você.
E aí, o que você escreverá no seu goodbye e-mail? E o que gostaria de ler nele?