UX não é só para designers
Do que se trata a User Experience (UX) ?
O que é UX?
Quando lançamos um aplicativo, um site, ou algo do tipo, nunca partimos do zero.
Afinal, se temos, por exemplo, um app de banco, que realiza diversas transações e atividades muito importantes, faria sentido que o app fosse cheio de recursos visuais decorativos que deixassem a navegação toda confusa?
Ou ainda, será que o usuário de um app desse tipo se sentiria confiante em realizar ações tão importantes ali dentro, se nem conseguisse encontrar as páginas e campos que precisa para concluir o que começou?
A user experience é a área que justamente pensa em todos esses processos, desde a arquitetura da informação, o tipo de público que se pretende atingir, os recursos de interface e interação que facilitarão a usabilidade e mesmo conseguir aplicar todos esses conceitos de estratégia aliados aos interesses do cliente ou da marca.
Pensar em user experience é passar por diversos processos, construindo e planejando a experiência do usuário até a validação e implementação de todas essas ideias.
Ainda assim, em UX lidamos com um processo contínuo de refatoração, criando e remodelando o que lançamos de acordo com a respostas dos testes com o usuário.
Isto significa que os processos em UX são diversos e cíclicos, exigindo expertises bastante distintas em cada etapa.
"Tudo bem, mas que expertises são essas?"
O time de UX
É comum encontrarmos vagas de emprego por aí que exigem milhares de pré-requisitos para o profissional de UX.
Geralmente essa pessoa precisa saber lidar com todo o planejamento estratégico, além de ser designer e desenvolvedor também, que projeta e implementa o projeto, realizando os testes e todo o acompanhamento do produto.
Mas, dificilmente alguém com uma sobrecarga tão grande de funções seria capaz de realizar, em um período saudável de trabalho, todas essas funções com tanta assertividade e qualidade.
Para isso, constroem-se times de pessoas experientes com os processos de UX, que vão desde marketeiros, gerentes de produto, designers e programadores, incluindo ou subtraindo algumas funções dependendo da demanda de cada projeto.
Quando dividimos os times dentro de expertises específicas, o trabalho fica muito mais direcionado e completo. Tiramos o melhor de cada processo com pessoas especializadas naquela função.
O que todo o time de UX precisa
Entendemos que profissionais de diversas áreas participam de times de UX.
Vale lembrar também que a participação de times interdisciplinares gera brainstorming de ideias muito mais rico.
Não é necessário que todos os profissionais sejam multi tarefas, capazes de realizar com maestria todos os processos, mas é muito importante que um profissional de UX consiga entender todas as etapas do projeto, alinhando suas atividades com a do restante do time para criar um produto mais consistente.
Para entender um pouco mais de todos os processos, na Alura temos uma formação de UX Designer explicando em mais detalhes toda essa parte. ;)