Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Agilidade > Conteúdos de Agilidade > Primeiras aulas do curso Ágil Escalado: conheça frameworks para grandes desenvolvimentos

Ágil Escalado: conheça frameworks para grandes desenvolvimentos

Ágil Escalado - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Ágil Escalado: conheça frameworks para grandes desenvolvimentos com Roberto Pina, consultor e instrutor da Alura.

O instrutor tem pele clara, é calvo e está sem barba. Usa óculos de grau e uma camiseta azul. Ao fundo, parede branca com quadros, uma planta ao lado esquerdo e a logo da Alura em neon na cor azul do lado direito. Uma luz rosa incide desde o lado esquerdo.

Contexto

Esse é o 2º curso da formação Abordagens e práticas avançadas para times ágeis. E tem o objetivo de introduzir o conceito de Ágil Escalado e apresentar seus principais frameworks.

Público-alvo

O curso foi pensado para agilistas em geral, em especial Scrum Masters que querem aprimorar seus conhecimentos, visando levar o ágil para toda a organização.

Também pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos na temática da agilidade.

Bem como, membros de áreas de governança e pessoas consultoras em metodologias e transformação organizacional.

Pré-requisitos

Para aproveitar melhor o curso, é interessante que você siga a formação. Assim, conclua o curso anterior, Cultura e Métodos Ágeis - pilares para uma imersão avançada, onde é feito uma recapitulação dos principais conceitos da cultura e métodos ágeis.

Conteúdo

Vamos tratar neste curso sobre o conceito de Ágil Escalado, do que se trata e quais são as palavras-chave que existem por trás dessa abordagem.

Falaremos de frameworks de ágil escalado, como Nexus, LeSS e SAFe.

Os Frameworks Nexus e LeSS são menos prescritivos, enquanto o SAFe é bastante detalhado. Com esses três frameworks, teremos uma boa visão de como se implementa e se operacionaliza o Ágil Escalado.

Finalmente, faremos uma análise crítica sobre o Ágil Escalado, inclusive sobre aspectos de implementação.

Benefícios

Os benefícios para você que está participando desse curso e dessa formação são:

Após essa breve contextualização, entraremos na sequência no conteúdo com o conceito de Ágil Escalado.

Vamos lá?

Ágil Escalado - O que é o Ágil Escalado

Vamos introduzir o conceito de Ágil Escalado.

Ao fim desse vídeo, você vai entender o que é o chamado Ágil Escalado e qual a sua importância. Assim como, compreender suas palavras-chave (escalação e integração).

Conceito de Ágil Escalado

Uma equipe Scrum é uma equipe ágil com um número reduzido de membros. Determina-se de 5 a 9 pessoas, por exemplo.

As equipes do Ágil são pequenas, porque equipes grandes de 40-50 pessoas trazem dificuldades para o exercício de autogerenciamento.

Com isso, levanta-se um questionamento básico: como utilizar o Ágil para empreitadas maiores, com dezenas ou mesmo centenas de participantes?

Criar uma equipe Scrum com um número grande de participantes não é possível, mas aí entra o Ágil Escalado para responder a essa pergunta.

Entendemos por empreitadas maiores os seguintes contextos:

Como, por exemplo, um sistema de internet banking ou um grande portal corporativo.

São situações onde o produto está sendo desenvolvido por numerosas equipes.

O princípio básico do Ágil Escalado é que serão necessárias várias equipes ágeis tradicionais trabalhando em paralelo para as empreitadas maiores.

Dessa maneira, esse esforço conjunto desenvolveria uma solução em tempo hábil, enquanto mantemos as equipes pequenas.

Palavras-chave

O Ágil Escalado traz mecanismos para integrar e harmonizar esse trabalho paralelo de inúmeras equipes, já que existem interdependências entre os desenvolvimentos de cada equipe.

Outra característica marcante do Ágil Escalado é que, para a prática funcionar, existe uma sistemática de escalação de papéis e artefatos.

Isso significa que os papéis e artefatos partem de um nível macro e estratégico. E, com um modelo de decomposição, chegam em camadas a papéis e artefatos pulverizados (menores e mais detalhados).

Esses dois fatores de integração e escalação são marcantes nos frameworks de Ágil Escalado.

Frameworks

Para entender melhor como se operacionaliza o Ágil Escalado, veremos alguns dos seus principais frameworks:

Enquanto o Nexus é menos prescrito, o SAFe, por sua vez, é mais prescritivo. O Framework SAFe começou em 2011 e passou por diferentes versões, por ser mais complexo é ideal para empreitadas bem grandes.

Esses frameworks não são os únicos, mas são bem representativos e vão permitir a compreensão do Ágil Escalado funcionando na prática.

O que vimos nesse vídeo?

Nesse vídeo, vimos o conceito de Ágil Escalado com sua adoção para grandes empreitadas, harmonizando o trabalho em paralelo de inúmeras equipes ágeis pequenas.

Também falamos sobre as palavras-chave integração e escalação.

Na sequência, vamos ter uma visão geral do Framework Nexus e discutir quais são seus papéis prescritos. Vamos em frente?

Framework Nexus - Visão geral e papéis do Nexus

Vamos começar a falar do Nexus.

Ao fim desse vídeo, você vai adquirir uma visão geral do framework de Ágil Escalado Nexus e conhecer seus papéis.

Todo framework tem papéis, artefatos e eventos. Agora falaremos somente dos papéis previstos.

Visão geral do Nexus

O Nexus foi desenvolvido e mantido por Ken Schwaber da Scrum.org e se baseia totalmente no Scrum. Ken Schwaver e Jeff Sutherland são os organizadores do Scrum e considerados os pais dessa metodologia ágil.

Como todo framework de Ágil Escalado, o Nexus integra o trabalho de 3 a 9 equipes Scrum com um único backlog de produto para a construção de um Incremento Integrado, visando alcançar uma meta a cada iteração.

Papéis do Nexus

Os papéis prescritos por esse framework são:

No Nexus, trata-se do papel usual de Product Owner, ou seja, cuida do backlog que é único para as equipes Scrum participantes e faz a priorização e o detalhamento de seus itens.

É responsável por garantir que o Nexus seja entendido e utilizado. A pessoa nesse papel pode também ser Scrum Master de um ou mais times Scrum participantes do Nexus.

Podemos dizer que existe uma escalação do papel, pois cada equipe participante tem seu Scrum Master e também existe um Scrum Master do Nexus ("Scrum Master dos Scrum Masters") que faz o framework acontecer.

Garante que as equipes Scrum entendam e implementem práticas e ferramentas necessárias para detectar dependências entre as inúmeras equipes participantes e integrar continuamente todas as partes do produto.

Esse time de integração do Nexus treina e orienta as equipes Scrum para utilizar o framework e as boas práticas de arquitetura.

Os membros do time podem também ser membros das equipes Scrum participantes, o que é comum de ocorrer.

O que vimos nesse vídeo?

Dessa maneira, na estrutura de papéis dos Framework Nexus temos a figura do Product Owner, do Scrum Master do Nexus e do time de integração. Além disso, contamos com Scrum Masters de cada equipe e membros das equipes Scrum participantes.

Vamos continuar a discutir o funcionamento do Nexus, falando dos eventos ou reuniões. Vamos lá?

Sobre o curso Ágil Escalado: conheça frameworks para grandes desenvolvimentos

O curso Ágil Escalado: conheça frameworks para grandes desenvolvimentos possui 82 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Agilidade em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Agilidade acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas