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Amazon Quicksight: meu primeiro dashboard

Conectando os dados - Apresentação

Olá! Meu nome é Igor do Nascimento Alves, sou instrutor na Escola de Dados, e irei te acompanhar neste conteúdo!

Audiodescrição: Igor se descreve como uma pessoa branca, de cabelos curtos e pretos. Está vestindo uma camiseta cinza, e o ambiente ao seu redor está iluminado em azul e verde, com uma planta decorando o cenário.

Já pensou em construir dashboards e relatórios sem sair do ambiente cloud AWS que já é utilizado pela sua empresa? Então, este conteúdo é para você! Vamos aprender a desenvolver o primeiro dashboard, seja para quem nunca desenvolveu antes, ou para quem já criou dashboards em outras ferramentas, mas nunca no ambiente cloud da AWS.

Contexto da empresa Gatitos

Neste curso, vamos acompanhar a empresa Gatitos, que, devido à sua recente expansão, está migrando todos os seus dados e infraestrutura para o ambiente cloud AWS.

Eles já contam com diversos relatórios desenvolvidos na ferramenta Power BI e precisam manter esses relatórios, além de criar novos para que a diretoria fique informada. Precisaremos recriar esses relatórios na AWS, utilizando a ferramenta QuickSight.

Habilidades e ferramentas a serem aprendidas

Para isso, aprenderemos diversas habilidades, como carregar dados no ambiente do QuickSight, criar conjuntos de dados, criar métricas utilizando campos calculados e desenvolver gráficos, como gráficos de pizza, gráficos de linha e gráficos de barras.

Além disso, aprenderemos a utilizar o recurso de sites, que permite uma interpretação automática dos relatórios e dados que estamos criando.

Pré-requisitos

Para acompanhar este curso, não é necessário ter pré-requisitos! Tudo o que precisamos saber será apresentado ao longo do curso para desenvolver este projeto.

Estamos animados para este conteúdo! Então, vamos começar?

Conectando os dados - Criação do ambiente AWS

Te desejo as boas-vindas a este conteúdo, onde vamos aprender alguns pontos importantes!

Vamos passar por todo o processo de como criar uma conta na AWS, como criar usuários IAM, como gerenciar um centro de custo para evitar surpresas com gastos inesperados na AWS, e também como se cadastrar na ferramenta QuickSight, que utilizamos para criar relatórios e dashboards.

Criando uma conta na AWS

Para começar do zero, podemos acessar o site do Google e digitar AWS. O primeiro link que aparecer, clicamos. Ao abrir o menu da AWS, já é oferecido um nível gratuito para criar uma conta gratuita. No centro da tela, podemos clicar no botão laranja "Criar uma Conta Gratuita". Isso abrirá uma nova tela, onde serão feitas duas perguntas. Primeiro, é necessário fornecer um e-mail que nunca tenha sido utilizado para cadastro na AWS. Caso contrário, não funcionará. Vamos fornecer um e-mail que sabemos que nunca foi utilizado para criar uma conta na AWS.

Após digitar o e-mail, é necessário dar um nome para a conta. Normalmente, será um nome associado ao projeto em que estamos trabalhando. Por exemplo, se estivermos trabalhando em um projeto para Gatitos, podemos dar um nome como gatitos_quicksight.Em seguida, clicamos no botão laranja "Verificar Endereço de E-mail" para verificar o endereço de e-mail.

Após clicar, será solicitado um captcha. Se acertarmos, um código de verificação será enviado para o e-mail cadastrado. Quando o e-mail chegar, copiamos o código de verificação, colamos e clicamos em "Verificar". Após a verificação, será solicitada uma senha. Após inserir e confirmar a senha, passamos para a parte de pagamento.

Entendendo as informações de pagamento e verificação

Estamos em um período gratuito, mas caso cedamos a algum trial (período de teste), como um período de 12 meses, é importante saber que existem três formatos: sempre gratuito, gratuito por 12 meses e o trial, que normalmente é um período específico de 30 ou 60 dias. Caso optemos por um desses, haverá cobrança, então é necessário inserir as informações corretamente.

O sistema pergunta para qual finalidade é o projeto, e podemos selecionar "Pessoal". Em seguida, ele solicita nosso nome e telefone. Podemos usar o código 55, que é o do Brasil, e inserir nosso telefone. Também é necessário fornecer o endereço completo, pois problemas podem ocorrer se o endereço não estiver correto.

Inserindo os dados do cartão

Na etapa seguinte, precisamos informar os dados do cartão. O sistema fará uma verificação no cartão, que pode incluir uma cobrança de um valor pequeno, posteriormente reembolsado, ou, dependendo do cartão, uma verificação direta para confirmar sua validade.

Devemos inserir o período correto, o código, o nome no cartão, e podemos optar por repetir o endereço de pagamento. Além disso, é necessário fornecer o CPF e o número de telefone novamente. A data de nascimento pode ser digitada, e o país já estará fixado. O sistema solicitará o endereço novamente, mesmo que já tenhamos indicado que o pagamento é o mesmo.

Realizando a verificação final e escolhendo o suporte

Após inserir todo o endereço, clicamos em "Verificar". O sistema notificará algo no cartão e pedirá o telefone novamente para verificação, então podemos inserir o código 55 e o número de telefone para receber uma mensagem. O sistema também solicitará a resolução de um captcha. Após resolver o captcha e confirmar o passo, avançamos para o último passo, que é a escolha do nível de suporte.

Existem vários níveis de suporte, e podemos optar pelo básico, que é gratuito. Os outros níveis têm valores consideráveis, como 30 dólares por mês ou 100 dólares por mês, e são mais utilizados por empresas. Para nós, que estamos experimentando e criando projetos, o básico é suficiente e recomendado.

Conclusão e próximos passos

Por fim, clicamos em "Completar inscrição", e assim criamos uma conta na AWS. Nosso próximo passo será criar um aviso de faturamento e, em seguida, nosso usuário IAM, para então acessar a parte do QuickSight. Vamos prosseguir?

Conectando os dados - Criação do ambiente Quicksight

Já cadastramos uma conta gratuita na AWS. Agora, vamos entrar nessa conta e aprender a criar tanto o registro de custos quanto o usuário IAM.

Na página da AWS, vamos acessar nossa conta. Ao acessar o controle, a página será carregada. Como este é nosso primeiro acesso, pode ser que não solicite login e senha imediatamente, mas será necessário inserir o e-mail e a senha que cadastramos.

Configurando o orçamento na AWS

Vamos agora para a parte de custos. No canto superior, há uma barra de busca onde podemos digitar a palavra "budget" (que significa "custos" em inglês). Ao clicar em "Budget", no resultado da pesquisa, abrirá uma tela de orçamento. Embora tenhamos pesquisado em inglês, a tela estará em português.

No canto superior direito, há um botão laranja chamado "Criar orçamento". Ao clicar nessa opção, algumas sugestões serão apresentadas. Queremos usar o modelo simplificado, que pode ser o de gasto zero. Aqui, será solicitado o nome do orçamento, que podemos associar a um projeto em que estamos trabalhando. O nome padrão é "My Zero-Spend Budget", mas vamos alterar para Gatitos_Quicksight, que é o projeto em que estamos trabalhando no momento.

Também será solicitado o e-mail para receber avisos. É importante colocar um e-mail ao qual tenhamos acesso e ficar atento a ele, pois é por meio dele que receberemos mensagens caso haja algum problema de gastos. Após inserir o e-mail, clicamos em "Criar orçamento". Dessa forma, qualquer gasto gerará um e-mail de aviso.

O padrão é de 1 dólar, então, assim que houver qualquer previsão de gastos, seremos avisados e poderemos tomar alguma atitude na AWS, como fechar um serviço ou encerrar um produto para evitar gastos indesejados. Podemos criar outros planos de orçamento mais flexíveis caso saibamos que haverá um gasto, como, por exemplo, 50 dólares com um serviço da AWS. Se isso estiver dentro do esperado, mas não quisermos exceder esse valor, esses outros pisos de orçamento podem ser úteis.

Criando um usuário IAM

Vamos, agora, criar nosso usuário, pois estamos trabalhando com o usuário root, e o recomendado é que, em um ambiente empresarial, não trabalhemos com o usuário root. Ele é exclusivo para quem administra a AWS. Portanto, precisamos de outro perfil. Na barra de busca no canto superior, pesquisamos por "IAM".

Podemos clicar em "IAM", no resultado de busca. Dentro do painel IAM, no canto esquerdo, há uma barra com diversas opções. Clicamos em "Usuário", o que abrirá uma nova janela. No canto superior direito, há um botão chamado "Criar usuário". Ao clicar nessa opção, podemos criar um usuário com um nome associado ao projeto. Vamos usar quicksight_gatitos, que é a ferramenta que utilizaremos para o projeto Gatitos, e adicionar usr1, indicando que é o primeiro usuário: quicksight_gatitos_usr1.

Selecionamos a opção de "Fornecer acesso para o usuário de controle de gerenciamento AWS", para termos acesso ao console AWS. Ao clicar nessa opção, será perguntado que tipo de usuário queremos criar. Selecionamos "usuário IAM". Em seguida, será solicitada a senha. Preferimos deixar a opção de senha gerada automaticamente e salvar essa informação em algum lugar, como um gerenciador de senhas. Não queremos que o usuário crie uma nova senha na próxima sessão, então utilizaremos a senha gerada automaticamente. Podemos clicar no botão "Próximo" no canto inferior direito.

Adicionando o usuário a um grupo com permissões

Na próxima etapa, há a questão de grupos. Os usuários pertencem a grupos, que definem os acessos que eles terão. Vamos adicionar o usuário a um grupo e criar um novo grupo, pois ainda não temos nenhum. No canto direito, há a opção de criar um grupo. Queremos fornecer acesso administrativo, então selecionamos a política de permissões "Administrator Access". Isso dará acesso como administrador a todos os recursos. Damos um nome ao grupo de usuário, como Gatitos_BI_QuickSight, que é o nome do time que trabalhará com essa tecnologia.

Criamos o grupo de usuário e, agora que ele existe, podemos selecioná-lo. O novo usuário pertencerá a esse grupo, e qualquer mudança de acesso feita no grupo afetará todos os usuários pertencentes a ele. No canto inferior direito, clicamos em "Próximo".

Em seguida, teremos o nome do usuário e o grupo de permissões, com um resumo do que foi feito até agora. Podemos clicar em "Criar usuário" no canto inferior direito, no botão laranja. Será informado o login, a senha e uma URL de login. Essa URL já inclui o ID do usuário root do projeto, facilitando o acesso.

É recomendável baixar um arquivo CSV com essas informações, para tê-las salvas no computador caso não utilizemos um gerenciador de senhas. Esse arquivo contém o login, então é importante cuidar bem dele e não disponibilizá-lo para qualquer pessoa.

Clicamos em "Baixar arquivo .csv", escolhemos onde salvar, e ele será baixado. Podemos abri-lo no VS Code, por exemplo, para visualizar as informações, como o nome do usuário e a URL de login.

Acessando com o usuário IAM e cadastrando no QuickSight

Agora, podemos acessar o sistema com o usuário IAM, saindo do acesso via root. Abrimos uma janela anônima para fazer o login, colamos a URL recebida, que já preenche o número da conta. Informamos o nome do usuário e a senha na tela que se abre ao acessar a URL. Clicamos em "Logar", e o login será realizado.

A tela será semelhante à que tínhamos com o root, mas com menos acessos. Por exemplo, a parte de budget não estará disponível. Isso é um ponto de atenção ao migrar, pois, para verificar gastos, é necessário entrar com o usuário root.

O último passo é utilizar o serviço do QuickSight. Na barra de busca no canto superior, digitamos "QuickSight". Podemos clicar na estrela para marcá-lo como favorito.

Ao clicar em QuickSight, no resultado de busca, uma nova janela será aberta, solicitando um e-mail para cadastro. Inserimos o e-mail, que pode ser o mesmo da conta padrão. Deixamos o gerenciamento e as regras no mesmo usuário IAM, na região recomendada e mais barata, que é a US East. Damos um nome à conta, como gatitos-quicksight, que é o nome do projeto. Não podemos usar underline, então utilizamos um hífen.

Deixamos tudo selecionado por padrão, exceto a opção de adicionar relatórios pixel perfect, que vem selecionada por padrão e geraria um custo. É importante desmarcar essa opção, pois ela poderia gerar uma cobrança de 500 dólares no cartão, sem termos certeza se faz sentido para o projeto. Após verificar tudo com atenção, podemos clicar em "Concluir". O serviço QuickSight será criado e associado à conta.

Conclusão e revisão

Após a criação da conta, algumas informações serão exibidas, como o nome do usuário e da conta. Podemos acessar o QuickSight, que pode solicitar o login, caso não esteja salvo na memória. Ao abrir o QuickSight, uma tela de boas-vindas será exibida, onde podemos começar a trabalhar, criar relatórios e dashboards.

Conseguimos criar um usuário IAM, registrar custos para evitar gastos indevidos e contratar o serviço QuickSight. Um ponto de atenção é que o serviço QuickSight é gratuito por apenas 30 dias. Portanto, ao trabalhar em um projeto, é importante se preparar para realizá-lo dentro desse período, caso não queira incorrer em custos.

Se estiver preparado para a cobrança, tudo bem. Podemos acessar a tela de QuickSight e verificar os preços para avaliar se o investimento faz sentido para o estudo. Caso contrário, temos 30 dias gratuitos para realizar o projeto.

Com isso, alcançamos nossos objetivos. Até a próxima!

Sobre o curso Amazon Quicksight: meu primeiro dashboard

O curso Amazon Quicksight: meu primeiro dashboard possui 124 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

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