Olá! Tudo bem? Meu nome é Tayná Carvalho, sou instrutora de Marketing Digital na Alura e te acompanharei ao longo desse curso de Análise de métricas para e-commerce.
Tayná é uma mulher branca, de olhos castanhos, cabelos pretos, ondulados e compridos. Está com uma blusa preta de manga curta, usa brincos compridos com pingente e tem um piercing de argola no nariz. Ao fundo, uma parede com cinco quadros decorativos e uma porta à direita. O ambiente apresenta uma iluminação laranja.
Esse conteúdo é para você que tem interesse em potencializar suas ações por meio das métricas, aprendendo tanto a defini-las como analisá-las a partir da definição dos seus próprios objetivos.
Então, vamos entender como as métricas funcionam e de que maneira elas impactam o monitoramento das nossas ações e, consequentemente, os nossos resultados.
Para isso, acompanharemos a trajetória da Duda, dona de um e-commerce de roupas que vem sentindo que seus resultados nas redes sociais não estão sendo refletidos nas vendas. Ela vai contar com a ajuda do Rafa, analista de métricas que, com seu conhecimento, a guiará no processo de refinar suas ações e estratégias, fazendo com que ela alcance seus objetivos definitivamente.
Além disso, vamos aprender como a cultura de orientação por dados, ou data-driven, pode fazer total diferença na gestão do nosso negócio.
Também conversaremos sobre o funil de vendas e de que maneira as métricas podem ser comportadas e divididas ao longo desse funil, ajudando a potencializar nossos resultados acerca do público-alvo.
Estamos com tudo preparado por aqui. Vem comigo!
Imagine que você está com dor de cabeça e dor de estômago. Você decide ir à farmácia comprar um remédio para dor de cabeça, pois acha que a dor no estômago não é nada sério.
Como a dor não passa, você vai ao médico para entender exatamente o que está acontecendo e descobre que, na verdade, o que está causando a dor de cabeça é o mal-estar no estômago.
Baseado no achismo de que a dor de cabeça era o principal problema a ser resolvido e que a dor no estômago não era nada importante, foram perdidos dois recursos preciosos: tempo e dinheiro.
Quando enviamos exames para o médico facilitamos o processo de diagnóstico, deixando de ser um achismo e comprovando a causa dos sintomas.
Portanto, o ideal sempre é ir ao médico, afinal, são eles que vão mapear o que é preciso, passar as recomendações certas e a partir disso indicar o melhor tratamento.
Assim como essa suposição, em vários momentos da nossa vida tomamos decisões baseadas em achismos e isso pode afetar em diversos recursos.
Na área do marketing, quando falamos sobre tomada de decisão é muito importante ter assertividade, afinal, a partir do momento em que temos certeza do que estamos buscando é muito mais fácil alcançarmos o objetivo principal.
Portanto, esse tipo de achismo, como o exemplo acima, não pode existir. Precisamos buscar formas para facilitar a tomada decisão e entender se o que foi feito está contribuindo para atingir o objetivo ou não.
Uma forma muito interessante que ajuda no processo de tomada de decisão são as métricas.
Métricas são as medidas quantificáveis usadas na avaliação do status de um processo, de uma ação ou até mesmo uma estratégia específica.
Por meio delas é possível fazer um acompanhamento do que está sendo feito e a partir disso analisar e entender o que é necessário melhorar.
Também é importante considerarmos que as métricas são tudo aquilo que conseguimos mensurar, mas elas precisam de um contexto. Não tem como entender uma métrica se ela não faz parte de um contexto que faça sentido.
Portanto, elas são grandes aliadas, mas precisam fazer sentido com o seu negócio e estarem alinhadas com o objetivo principal.
Métrica é tudo aquilo que pode ser mensurado, mas para fazer sentido precisam de um contexto.
Por exemplo, na época da escola tínhamos que tirar determinada nota para ir bem na prova. Se a média fosse 6, sabíamos que era preciso tirar acima disso, afinal, abaixo significaria que a performance não seria satisfatória e ficaria de recuperação. Esse é um exemplo de contexto.
Por isso é importante considerar que as métricas precisam estar alinhadas com os objetivos do seu negócio.
Outro ponto importante de se considerar é que nem tudo o que pode ser medido é relevante. É preciso fazer um filtro para entender o que realmente vai fazer diferença a curto ou a longo prazo.
Suponhamos que ao analisar o Instagram notamos que recebemos 100 curtidas em 10 minutos. Muitas pessoas vão pensar que é uma quantidade razoável de curtidas, mas isso não necessariamente reflete no objetivo do negócio, as vendas. Essas são as métricas de vaidade.
Métricas de vaidade são números ou dados de ações que são monitoradas, mas não servem para a tomada de decisão.
Quando falamos em tomada de decisão existe um elemento que faz com que nos ajuda a focar no que realmente está sendo feito, são os KPI's.
KPI's, do inglês Key Performance Indicators, são os indicadores-chave de performance. São um conjunto de métricas que nos direciona de forma estratégica e tem como objetivo principal avaliar o desempenho do nosso e-commerce, equipe, etc.
Os KPIs monitoram as ações de um ponto de vista mais comercial e estratégico. Então, quando falamos sobre e-commerce, na performance da equipe e no desempenho geral das nossas ações, precisamos utilizá-los.
Portanto, é importante que ao fazer essa analise ela esteja dentro de um contexto e alinhada aos objetivos do negócio, pois não adianta ter KPIs estruturados se não fizermos o acompanhamento e os ajustes necessários.
O Rafa, analista de métricas, estava vivenciando isso com a Duda, sua cliente que tem um e-commerce. Ela estava ficando frustrada, pois as postagens nas redes sociais estavam fazendo sucesso, mas as vendas não estavam sendo satisfatórias.
O feedback que o Rafa deu foi justamente que ela estava se baseando somente nas métricas de vaidade, como aprendemos acima. Ele se colocou a disposição para fazer uma análise mais profunda por meio das métricas e dos KPIs para ajustar o que for necessário para alcançar o objetivo de vendas.
Nas próximas aulas vamos acompanhar de perto essa jornada. Vamos lá?
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