Olá, meu nome é Ana Ribeiro e sou instrutora na Alura. Desejamos boas-vindas ao curso sobre Aprendizado Contínuo!
Audiodescrição: Ana é uma mulher de pele parda, com olhos e cabelos castanhos. Seu cabelo é longo e liso. Ela usa óculos de armação preta e veste uma blusa verde. Ao fundo, um ambiente com iluminação roxa e rosa, e uma estante vazada com itens de decoração.
Para fazer este curso, é interessante ter algum conhecimento sobre organização, priorização de tarefas e metas de aprendizagem - adquirido pelos conteúdos da nossa plataforma ou por vivência prévia.
Este curso utilizará uma abordagem que também apresenta tópicos de neurociência. Este curso não é sobre neurociência, mas alguns aspectos podem ajudar a intensificar e melhorar a forma como aprendemos.
Falaremos sobre atenção, memória e como moldar o ambiente para facilitar o processo de aprendizagem. Também abordaremos a aplicação do Design Thinking para aprimorar a formulação da definição de aprendizagem através da imersão e investigação, a fim de entender quais são as necessidades reais de upskilling (qualificação profissional) e reskilling (reciclagem de conhecimentos) que podemos atualizar. Utilizaremos uma forma de investigar essas necessidades através de feedback e da análise SWOT.
Além disso, discutiremos como criar uma rotina e hábitos favoráveis à aprendizagem, para aprender de maneira ainda mais contínua.
Neste curso, teremos um projeto em que, a cada aula, será possível mapear como aprendemos e implementar novas técnicas para observar a transformação dos novos aprendizados adquiridos ao longo do curso.
Vamos para a primeira aula?!
Para discutir o aprendizado contínuo, convidamos você a refletir sobre tudo o que aprendeu nos últimos dez anos. Se necessário, pause a leitura por alguns minutos para listar esses aprendizados.
Provavelmente, ao refletir sobre isso, você perceberá a dificuldade em lembrar de tudo o que aprendeu e, mais ainda, em saber se consegue aplicar esses conhecimentos adquiridos há cinco ou dez anos. Isso ocorre porque dez anos é um período extenso, tornando difícil lembrar de todos os detalhes.
Além disso, nossas técnicas de aprendizagem mudam significativamente ao longo do tempo. Nos primeiros anos de exposição à aprendizagem, como no ensino fundamental, éramos expostos a técnicas específicas. Ao ingressar no mercado de trabalho, começamos a nos preocupar com competências e habilidades relacionadas à carreira, o que exige o desenvolvimento de novas técnicas de aprendizagem.
Hoje, ainda utilizamos alguma técnica de aprendizagem e nos organizamos de alguma forma, estabelecendo metas de aprendizagem. Isso impacta não apenas na quantidade de coisas que aprendemos, mas também na qualidade, na retenção na memória e na capacidade de aplicar conhecimentos adquiridos há anos.
Essa reflexão é crucial ao falarmos sobre aprendizado contínuo. Nesse conceito, é mais relevante pensar na qualidade dos conhecimentos e na capacidade de correlacionar conhecimentos adquiridos com novos que desenvolvemos ao longo do tempo, além das nossas técnicas de aprendizagem. Isso garante que possamos aplicar o que aprendemos, somar conhecimentos e lembrar mais do que aprendemos ao longo dos anos.
Além disso, podemos refletir sobre a complexidade do que conseguimos aprender. Em momentos da vida, podemos nos deparar com desafios e questionar se realmente conseguimos aprender algo novo.
Cada pessoa tem suas prioridades, facilidades e dificuldades em relação a conceitos específicos. No entanto, existem mecanismos no cérebro que permitem o aprendizado contínuo ao longo da vida, se desejarmos.
Um conceito ligado à neurociência, chamado neuroplasticidade, aponta a capacidade do cérebro de processar novas informações e modular a cognição ao longo do tempo de forma diferenciada. Falaremos mais sobre ela adiante.
Ao longo do curso, abordaremos conceitos essenciais de neurociência para entender a importância de utilizar certas técnicas, entendendo como pessoas adultas aprendem.
Este não é um curso sobre neurociência, um campo amplo, mas essas técnicas ajudam a refletir sobre ajustes em técnicas já existentes e novas que podemos adotar.
Para tornar toda essa reflexão mais prática, teremos um projeto ao longo das aulas, no qual mapearemos e identificaremos como aprendemos ao longo dos anos, as técnicas utilizadas, o formato e o modelo de aprendizagem atual.
Falaremos também sobre competências de upskilling ou reskilling (reciclagem ou aquisição de novas qualificações) importantes para o cargo atual, promoção ou transição de carreira.
Utilizaremos uma técnica adaptada para uso pessoal chamada Design Thinking, que ajudará a delinear um novo modelo de aprendizagem utilizando acentuadores de cognição. Isso inclui técnicas para melhorar a memorização, foco e escolhas de aprendizagem, aprimorando a forma de pensar e aprender.
O projeto será uma oportunidade de melhorar o seu processo de aprendizagem, escolhas e aderir a técnicas que ajudem no desenvolvimento, utilizando um pensamento sobre como trabalhar melhor com o próprio cérebro. Também será uma oportunidade de trazer novos objetivos de aprendizagem, criando um hábito de técnica de aprendizagem até se tornar mais independente e criar modelos próprios.
Ao longo das aulas, discutiremos o aprendizado de ponta a ponta e onde essas técnicas se inserem. Abordaremos como pessoas adultas aprendem, competências relevantes para a carreira e o papel de aprendiz, com foco no perfil de lifelong learner (aprendiz ao longo da vida).
Também discutiremos a importância do protagonismo e como manter a motivação, além de aumentar o potencial de realização e responsabilidade pelo próprio desenvolvimento.
A neuroplasticidade é descrita por pesquisadores (Mateos-Aparicio e Rodríguez-Moreno, 2019) com:
"A capacidade do sistema nervoso de mudar sua atividade em resposta a estímulos intrínsecos ou extrínsecos, reorganizando sua estrutura, funções ou conexões".
O cérebro tem um grande potencial de adaptação conforme as experiências e estímulos ao longo da vida. Neurônios atuam no processamento de informações, formação de memórias e aprendizado.
Manter a neuroplasticidade é importante, pois sua intensidade muda ao longo da vida. Trabalhando continuamente, podemos mantê-la em níveis saudáveis e eficientes.
Para isso, é necessário se expor ao aprendizado significativo, abordagem que será considerada ao longo do curso. Essa é uma abordagem diferenciada, que deve fazer parte da rotina, com repetição, melhoria, reciclagem de conhecimentos, foco e generalização de conhecimentos.
Estabelecer objetivos que exercitem a neuroplasticidade ao longo do tempo é essencial. O aprendizado contínuo não se limita a um aprendizado pontual, mas envolve criar objetivos a longo prazo e modular a aprendizagem para exercitar a neuroplasticidade.
Em resumo, o conceito de aprendizado contínuo garante o potencial de aprender sempre. Para ajudar a desenvolver isso, trabalharemos com acentuadores de cognição, melhorando a forma de pensar e aprender. É sobre isso que falaremos nos próximos passos.
Qual seria o jeito mais eficiente de memorizar?
Para memorizar de forma eficaz, podemos seguir algumas diretrizes e experimentar para verificar quais funcionam melhor para o tipo de aprendizado que priorizamos no momento.
A primeira dica é tornar o conhecimento visual, criando fluxogramas, mapas mentais e sequências lógicas que ajudem a formar uma segunda memória. Isso facilita o processo de memorização, além de ajudar a criar resumos mais sucintos e objetivos dos pontos cruciais do que estamos aprendendo.
Outro ponto importante é trabalhar com a reflexão simultânea ao estudo. Durante o processo de aprendizagem, devemos observar o que estamos aprendendo pensando em oportunidades reais para aplicá-lo em projetos que estamos vivenciando. Isso gera dúvidas e nos faz questionar se aquilo faz sentido, promovendo um pensamento ativo que contribui para a memória de longo prazo e desperta curiosidade para pesquisar e enriquecer o conhecimento.
Além disso, a prática é essencial e pode vir acompanhada de erros. Muitas pessoas deixam de aprender algo ao pensar que o erro indica que aquilo não é para elas, mas os erros fazem parte do processo de aprendizagem. É importante explorar os erros de maneira correta, entendendo que eles são oportunidades de reforço e repetição.
Para explorar melhor os erros, é necessário identificar onde erramos, por que isso aconteceu e se poderia ser diferente. Podemos buscar feedbacks ou mentorias para evitar que os mesmos erros se repitam. Não devemos ignorar os erros, mas sim admiti-los e explorá-los, fazendo as perguntas certas e repetindo até acertar, minimizando a recorrência.
A memória visual é um recurso que intensifica e facilita a aprendizagem. Mapas mentais, fluxogramas e sequências lógicas ajudam a tornar o conhecimento visual. Utilizar imagens e figuras também contribui para a memorização.
A memória motora, como lembrar do movimento dos dedos ao desbloquear o celular ou da posição e sequência de movimentos das mãos ao tocar uma música no violão, é um exemplo de como questões visuais e motoras funcionam para a memória.
Além das formas tradicionais de aprender, existem essas técnicas que ajudam a criar alternativas de memorização.
É essencial desenvolver atenção aos estímulos aos quais somos expostos, como treinamentos, leituras e experiências.
Utilizar técnicas que funcionam como acentuadores da cognição ajuda a trabalhar a memória de curto prazo, que pode ser codificada para uma memória de longo prazo. Quando a memória se torna de longo prazo, podemos recuperá-la mais facilmente e colocá-la em prática na memória de trabalho. A memória de longo prazo pode aderir novos conhecimentos e ser modificada, graças ao ciclo de codificação.
É importante pensar no comportamento ao aprender, pois uma postura proativa é essencial para quem deseja ser lifelong learner (aprendiz ao longo da vida) e adquirir um aprendizado significativo a longo prazo.
A aprendizagem significativa, segundo David Ausubel, ocorre quando atribuímos significados a um conhecimento novo a partir da interação com conhecimentos prévios. Isso requer uma disposição para aprender e a capacidade de construir com o conhecimento já existente. Ou seja, isso é criar uma estrutura de aprendizagem lógica e organizada, explorando a conexão entre experiências.
A aprendizagem significativa envolve conectar conhecimentos prévios a novos conhecimentos, relevância do assunto para o aprendiz e engajamento, com pensamento ativo e crítico, além de aplicação prática.
Ou seja, a aprendizagem não é estudar apenas a teoria ou focar na memorização mecânica de curto prazo. Devemos modularizar o aprendizado e saber onde aplicá-lo, além de saber por que estamos estudando aquilo.
Para construir e avaliar a nossa aprendizagem significativa, é necessário avaliar o nosso grau de conhecimento sobre o assunto, identificar conhecimentos prévios, contextualizar o conteúdo e desenvolver práticas e projetos para gerar relevância e engajamento, além de senso crítico e repetição. Isso ajuda a trabalhar com a memória de longo prazo, que anda de mãos dadas com o aprendizado significativo.
Por isso, a seguir falaremos sobre o PBL (Problem Based Learning), que é uma forma de trabalhar a aprendizagem significativa para solucionar problemas reais, que fazem sentido para a sua carreira.
O curso Aprendizado contínuo: desenvolvendo o perfil de lifelong learner possui 104 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ensino e Aprendizagem em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.