Olá, boas-vindas ao curso de Aprendizagem com Inteligência Artificial! Eu sou Daniela Soares, instrutora na Alura.
Audiodescrição: Daniela se declara uma mulher de pele parda, com cabelos cacheados e castanhos escuros. Veste uma blusa preta lisa de mangas longas. Ao fundo, há uma parede com uma iluminação roxa, um vaso de planta e uma estante.
Irei acompanhar você ao longo deste curso de inteligência artificial para pessoas que desejam desenvolver suas habilidades e competências ou aprimorar seus conhecimentos.
Neste curso, você vai explorar como identificar o seu estilo de aprendizagem e selecionar estratégias personalizadas para ele, além de criar uma rotina de estudos eficiente, tudo isso com o auxílio do GPT.
Além disso, você vai aprender a elaborar um roadmap de estudos utilizando a taxonomia de Bloom, com a orientação do GPT. Também será apresentado a outras ferramentas que você pode integrar à sua rotina para criar resumos, fichamentos e apresentações.
O curso também oferece uma diversidade de atividades para você colocar em prática todo o conhecimento que vai adquirir ao longo das aulas. Além disso, você tem à sua disposição o fórum para tirar dúvidas e o Discord da Alura para compartilhar e trocar experiências com outras pessoas que estão fazendo este curso.
Nos vemos nas próximas aulas e bons estudos!
A tela que estão vendo é a interface do ChatGPT, onde encontramos duas opções de uso: a versão 4.0
, paga e com funcionalidades extras, e a versão gratuita 3.5
. Ambas são capazes de realizar todas as atividades que serão abordadas neste curso.
Quanto ao funcionamento da inteligência artificial para aprendizado, podemos indagar ao ChatGPT sobre os benefícios que profissionais do século XXI podem obter ao utilizar essas ferramentas de IA.
Quais são os benefícios para os profissionais do século XXI utilizar IA para o aprendizado?
Ao enviarmos a pergunta, obtemos como resposta:
A utilização da Inteligência Artificial (IA) no aprendizado oferece vários benefícios significativos para profissionais do século XXI, refletindo a evolução das exigências do mercado de trabalho e a necessidade de uma educação continuada e adaptativa. Alguns desses benefícios incluem: 1. Personalização do Aprendizado: A IA pode analisar o estilo de aprendizado, o ritmo e as áreas de interesse de cada indivíduo para personalizar o conteúdo educacional. Isso ajuda a tornar o aprendizado mais eficaz, pois adapta o material às necessidades específicas do aprendiz. 2. Acesso a Conteúdo Atualizado: Com a IA, os profissionais têm acesso a conteúdos sempre atualizados, o que é crucial em campos que evoluem rapidamente, como tecnologia, medicina e direito. A IA pode ajudar a filtrar e recomendar os materiais de aprendizagem mais recentes e relevantes. 3. Flexibilidade: A aprendizagem baseada em IA pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer hora, adequando-se perfeitamente à vida ocupada de profissionais do século XXI. Essa flexibilidade permite que os aprendizes integrem o desenvolvimento profissional em suas rotinas diárias sem a necessidade de se deslocar para ambientes de aprendizado tradicionais. 4. Desenvolvimento de Habilidades Relevantes: A IA pode ajudar a identificar lacunas de competências no mercado de trabalho e sugerir caminhos de aprendizado para desenvolver habilidades específicas demandadas pelos empregadores. Isso torna o aprendizado mais direcionado e eficiente, aumentando a empregabilidade dos indivíduos. 5. Feedback Imediato e Avaliação: Através da IA, os aprendizes podem receber feedback imediato sobre suas performances, permitindo um ajuste rápido do processo de aprendizado. Além disso, a IA pode avaliar os aprendizes de maneira mais objetiva e consistente. 6. Aprendizado Interativo e Engajador: A IA pode criar simulações e jogos educativos que tornam o aprendizado mais interativo e engajador. Isso pode aumentar a motivação dos aprendizes e melhorar a retenção de conhecimento. 7. Acessibilidade: A IA pode tornar o aprendizado mais acessível para pessoas com deficiências, adaptando o conteúdo para formatos que atendam às suas necessidades específicas. 8. Economia de Tempo e Recursos: Com a IA, as instituições e os profissionais podem economizar tempo e recursos anteriormente destinados a tarefas de ensino mais tradicionais e manuais. A automação de tarefas administrativas e de avaliação permite que os educadores se concentrem em atividades mais valorizadas, como o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. Ao incorporar a IA em seus processos de aprendizado, os profissionais do século XXI podem se manter à frente nas suas áreas, adaptando-se às mudanças e exigências do mercado de trabalho de forma mais rápida e eficiente.
Como resposta, ele traz personalização do aprendizado, acesso a conteúdo atualizado, flexibilidade tanto no estudo quanto na rotina, desenvolvimento de habilidades que são relevantes para o mercado de trabalho, por exemplo, feedback, aprendizado interativo e engajador. Esses são alguns benefícios que podemos obter ao utilizar uma ferramenta de IA.
Ao integrarmos o aprendizado e o desenvolvimento pessoal com ferramentas de inteligência artificial, é necessário adotar uma postura diferente.
Em ambientes formais ou institucionais, é comum termos uma figura de autoridade, como uma pessoa mentora ou professora, que determina o que aprenderemos, com quem aprenderemos e onde faremos isso.
Contudo, ao incluirmos a inteligência artificial em nosso processo de aprendizado, essa responsabilidade passa a ser nossa. Isso proporciona mais autonomia e autodireção para decidirmos o que estudar, com quem estudar e onde realizar nossos estudos.
Essa postura de autonomia e de autodireção tem um nome, e se chama abordagem heutagógica. Agora, vamos retornar ao ChatGPT para entender o conceito de abordagem heutagógica.
O que é a abordagem heutagógica?
Como retorno, obtemos:
A abordagem heutagógica é um método de aprendizado focado no aprendiz, onde a ênfase está em cultivar a autodeterminação, a autonomia e a capacidade do indivíduo de dirigir seu próprio aprendizado. Derivada da palavra grega "heurisco", que significa descobrir ou encontrar por si mesmo, a heutagogia propõe uma mudança de paradigma na educação, passando de um modelo centrado no ensino para um modelo centrado na aprendizagem autodirigida. Características principais da abordagem heutagógica incluem: 1. Aprendizado Autodirigido: Na heutagogia, os aprendizes têm a liberdade de definir seus próprios objetivos de aprendizado e caminhos, escolhendo o quê, quando e como querem aprender. Isso promove uma maior motivação e engajamento, já que o aprendizado está alinhado com seus interesses pessoais e profissionais. 2. Reflexão Crítica: Encoraja-se que os aprendizes reflitam sobre sua aprendizagem, compreendendo suas experiências de aprendizado e como elas aplicam o conhecimento adquirido em situações práticas. Isso desenvolve a metacognição, ou seja, a capacidade de pensar sobre o próprio pensamento e aprendizado. 3. Aprendizado Baseado em Projetos e Problemas: A abordagem heutagógica muitas vezes utiliza métodos de aprendizado baseados em projetos e problemas reais, incentivando os aprendizes a aplicar o conhecimento em contextos práticos. Isso facilita a aprendizagem significativa e relevante para a vida real. 4. Colaboração: Apesar do foco na auto-direção, a heutagogia também valoriza a aprendizagem colaborativa. Os aprendizes são encorajados a trabalhar em conjunto, compartilhar conhecimentos e experiências, e aprender uns com os outros. 5. Uso de Tecnologias: A tecnologia desempenha um papel importante na facilitação do aprendizado heutagógico, oferecendo recursos que permitem aos aprendizes acessar informações, colaborar e compartilhar conhecimentos de maneira flexível e acessível. 6. Desenvolvimento de Competências para a Vida: A heutagogia visa não apenas ao desenvolvimento de conhecimentos específicos, mas também ao cultivo de competências essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, adaptabilidade, iniciativa, e aprendizado contínuo. A abordagem heutagógica é particularmente adequada para a educação de adultos, educação profissional e desenvolvimento pessoal, onde os aprendizes já possuem experiências e conhecimentos prévios que podem ser utilizados como base para novas aprendizagens.
O GPT fornece uma explicação interessante sobre isso: trata-se de um método que coloca o aprendiz no centro, como seu próprio mentor e guia.
Essa abordagem enfatiza a autodeterminação, autonomia e a capacidade do indivíduo em conduzir seu próprio processo de aprendizado e conhecimento. Além disso, são mencionados aspectos como aprendizado autodirigido, reflexão crítica, uso de projetos e problemas como base para aprendizado, colaboração e adoção de tecnologias.
A heutagogia se destaca de maneira significativa no ambiente digital em comparação com as instituições de ensino mais tradicionais. Enquanto a abordagem heutagógica prevalece em contextos digitais, ela se diferencia substancialmente da dinâmica de sala de aula convencional, onde a presença de um professor é limitada a um horário fixo de segunda a sexta-feira.
Não teremos um tutor ou uma tutora que será responsável pelo processo de aprendizado, pelo contrário. Isso é uma realidade que se mostra no ambiente remoto, em que cada vez mais temos que determinar qual é o nosso processo de aprendizado, onde vamos estudar, com quem e qual é o ritmo que vamos estudar.
A inteligência artificial está aqui para ajudar a ter mais autodeterminação, autodisciplina e autoconhecimento nesse processo de aprendizado. E por que é importante falarmos de aprendizado e aprendizado com inteligência artificial para nós, profissionais do século XXI? Trago essa citação desse artigo que aborda a abordagem heutagógica, que diz o seguinte:
"Saber como aprender será uma habilidade fundamental dado o ritmo de inovação e das mudanças estruturais de comunidades e do ambiente de trabalho".
Artigo "From Andragogy to Heutagogy", de Stewart Hase and Chris Kenyon
A habilidade de aprender é importante, especialmente quando combinada com tecnologias, à medida que continuamente aprimoramos nossos conhecimentos e desenvolvemos novas habilidades e competências.
No processo de estudo, quem decide as perguntas, locais de estudo e outros aspectos relevantes? Ao interagir com o GPT, somos nós quem determinamos as perguntas, embora as respostas fornecidas possam não ser sempre satisfatórias.
Nesse sentido, ao abordar o aprendizado com inteligência artificial, é importante entender a IA como uma ajuda ou suporte, não o elemento principal. No centro desse processo está você, o aprendiz, não a ferramenta tecnológica.
Vamos voltar para o ChatGPT e perguntar para ele quais são os benefícios dessa abordagem Heutagógica e quais habilidades precisamos desenvolver para ter essa abordagem no nosso dia a dia.
Quais os benefícios da abordagem Heutagógica e quais habilidades precisamos ter para desenvolvê-la?
Como retorno, obtemos:
A abordagem heutagógica, ou heutagogia, é uma estratégia de aprendizado focada no aprendiz autodirigido, onde o papel do aprendiz é mais proativo na determinação do que, como e quando aprender. Essa abordagem contrasta com a pedagogia tradicional, que é mais centrada no ensino dirigido pelo educador. A heutagogia é particularmente relevante em contextos de aprendizagem para adultos, onde os aprendizes já possuem experiências e conhecimentos prévios que podem ser utilizados como base para novas aprendizagens. Aqui estão alguns benefícios da abordagem heutagógica e as habilidades necessárias para desenvolvê-la: Benefícios da Heutagogia: 1. Autonomia do Aprendiz: Promove a independência e a autoconfiança, pois o aprendiz controla sua jornada de aprendizado. 2. Aprendizado Personalizado: Permite que os aprendizes sigam caminhos de aprendizado personalizados, baseados em seus interesses, necessidades e ritmos individuais. 3. Aplicação Prática: Incentiva a aplicação do conhecimento em contextos do mundo real, o que pode melhorar a retenção de conhecimento e a relevância da aprendizagem. 4. Desenvolvimento de Habilidades do Século XXI: Promove habilidades críticas, como pensamento crítico, resolução de problemas, capacidade de pesquisa e aprendizado contínuo, que são valiosas no mercado de trabalho atual. 5. Motivação Intrínseca: Ao permitir que os aprendizes escolham o que querem aprender, a motivação para aprender é frequentemente aumentada. Habilidades Necessárias para Desenvolver a Heutagogia: 1. Autogestão: Capacidade de definir objetivos de aprendizagem pessoais, gerenciar o tempo de forma eficaz e regular o próprio processo de aprendizagem. 2. Habilidades Metacognitivas: Capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, entender como se aprende melhor e adaptar estratégias conforme necessário. 3. Pesquisa e Filtragem de Informação: Habilidade para localizar, avaliar e utilizar informações relevantes de forma eficaz. 4. Resiliência e Adaptabilidade: Capacidade de lidar com desafios, fracassos e mudanças no processo de aprendizagem. 5. Comunicação e Colaboração: Habilidades para interagir produtivamente com outros, compartilhar conhecimentos e aprender em contextos sociais. 6. Pensamento Crítico e Resolução de Problemas: Capacidade de analisar informações, formular perguntas e resolver problemas complexos. Para desenvolver essas habilidades, é importante praticar a aprendizagem autodirigida, buscar feedback, refletir sobre suas experiências de aprendizagem e estar aberto a explorar novas estratégias de aprendizagem.
O GPT traz como resposta os seguintes benefícios: autonomia do aprendiz, aprendizado personalizado, aplicação prática, desenvolvimento de habilidades que são importantes para o século XXI, motivação intrínseca também.
Além dos benefícios mencionados, é importante considerar as habilidades necessárias para adotar uma abordagem heutagógica. Isso inclui competências como autogestão, habilidades metacognitivas, capacidade de pesquisa e filtragem de informações, juntamente com habilidades como comunicação e pensamento crítico.
Quando você analisa essa resposta do GPT, pode perceber que são habilidades que deseja desenvolver. Talvez você já esteja trabalhando nelas, mas pode encontrar dificuldades ao tentar aplicar seu conhecimento e sentir que está desperdiçando tempo.
Para uma aplicação eficaz do conhecimento e estudo, é importante adotar uma abordagem diferenciada no processo de aprendizado.
Além de adicionar a parte de autonomia e de autodisciplina da abordagem heutagógica, precisamos também problematizar o nosso processo de conhecimento, o nosso processo de aprendizado, problematizar aquilo que estamos estudando. Além disso, você também precisa criar sentido, tanto para você, que é a pessoa aprendiz, quanto para o assunto que você está estudando e o cenário que você quer aplicar aquele conhecimento.
Outro comportamento que temos que ter também é o de compartilhar. Você compartilhando os seus problemas de aprendizado, compartilhando com uma comunidade ou com pessoas próximas, você vai conseguir não só ter outras perspectivas, mas, talvez, até sair com uma solução.
Uma ferramenta que pode ser especialmente útil nesse processo é o Learning Canvas. Como funciona essa ferramenta?
Essa ferramenta está organizada em duas grandes áreas: a zona do passado e a zona do futuro. Além disso, há papéis específicos que são importantes para manter ao usar essa dinâmica.
Ao escolher um tema, como começar a estudar uma linguagem de programação, um framework ou qualquer outro assunto de interesse, você pode determinar o assunto a ser discutido utilizando o Learning Canvas.
Precisa ser um tema claro e objetivo. Você também tem que escolher quando, e aqui o quando pode ser quando o problema começou ou o local que você vai aplicar essa dinâmica e também onde ela está acontecendo.
Quais são os papéis que são importantes que temos nessa dinâmica? Temos a figura do problematizador, que é uma tradução para Asker (Perguntador). Não quisemos traduzir como o questionador, o entrevistador, por quê? Essa pessoa, esse papel, vai ter a responsabilidade de trazer os problemas, ela é o proprietário dos problemas que vão ser discutidos naquela dinâmica.
Além do problematizador, temos a figura da pessoa facilitadora, que ajuda as pessoas que estão na dinâmica a conseguir sair com uma solução e a passar por todas as etapas, desde a zona do passado até a zona do futuro. E as outras pessoas que não estarão nem nessa posição de problematizador e nem de facilitador serão as pessoas compartilhadoras.
Vamos entender como isso funciona. Dentro da zona do passado do Learning Canvas, encontramos duas grandes colunas: problemas e experiências. Se você é uma pessoa problematizadora, enfrentando desafios em seu ambiente de trabalho ou em seu processo de aprendizado, você selecionará esses problemas e os colocará na coluna apropriada.
É sua responsabilidade explicar aos demais participantes, os compartilhadores, por que esse problema é relevante. Você deve defender por que aquele cartão ou texto que você colocou ali representa um problema significativo para você.
Após passar pela coluna de problemas, entramos na coluna de experiências. Neste momento, as pessoas compartilhadoras estarão ouvindo você e também compartilharão suas próprias experiências, problemas ou até mesmo soluções semelhantes às que você está enfrentando. A partir desse compartilhamento, eles oferecerão ideias para você considerar.
No entanto, é importante notar que, ao entrar na coluna de ideias, que representa a zona do futuro, você não está obrigado a escolher todas as ideias compartilhadas pelos outros participantes. Você tem a liberdade de selecionar uma, duas, ou mesmo solicitar mais esforço dessas pessoas caso sinta que as ideias propostas não são adequadas para a sua situação.
Depois que você escolhe essas ideias, temos a coluna de resultados esperados. Quais são os resultados que você espera ao aplicar aquelas ideias? Você registra nesta coluna? Por fim, temos a coluna de tentativa. Você escolheu uma ideia, tem uma expectativa sobre ela e o que exatamente você vai tentar para aplicar aquela ideia para resolver o seu problema.
Caso a ideia tenha sido implementada com sucesso, após uma semana ou duas, você pode retornar à dinâmica com os mesmos participantes para compartilhar se o problema foi resolvido e explicar por que funcionou. Da mesma forma, se a ideia não surtiu efeito, você também pode discutir os motivos por trás disso.
Essa ferramenta que acabamos de apresentar, o Learning Canvas, faz parte daquilo que o Alexandre Magno e o Yoris Linhares chamam de Learning 3.0 (Aprendizado 3.0).
Por mais que não possamos determinar que a aprendizagem prescritiva seja ruim, não podemos negar as suas limitações, principalmente quando falamos de matérias cuja prática envolverá a relação com outras pessoas. Ela parece ser adequada em operações mais previsíveis, quando o que se espera do receptor de conhecimento seja uma pura repetição de ações.
Learning 3.0: como os profissionais criativos aprendem, de Alexandre Magno e Yoris Linhares.
Apresentamos uma citação para ajudar na compreensão da perspectiva deles. Segundo eles, embora não possamos afirmar que a aprendizagem prescritiva seja intrinsecamente ruim, é importante entender do que se trata essa modalidade. A aprendizagem prescritiva é aquela em que simplesmente obtendo informações e as reproduzimos, sem espaço para criatividade ou imaginação. Esse modelo pode não ser eficaz em todos os contextos, conforme destacado por eles.
A aprendizagem prescritiva não é necessariamente prejudicial, pois possui vantagens, mas também apresenta limitações, especialmente em disciplinas que requerem interação com outras pessoas.
Para compreender melhor o conceito de Learning 3.0, conforme apresentado por esses autores, é crucial evitar a mera reprodução de informações.
Ao aprender um novo assunto, não devemos simplesmente copiar as informações que vemos, pois na prática enfrentaremos dificuldades ao tentar apenas replicar o conhecimento de forma direta. As situações que encontramos são sempre únicas, então é necessário desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento adquirido em novos contextos de maneira eficaz.
O avanço também requer que promovamos a discussão e o debate, e o Learning Canvas surge como a ferramenta ideal para atrair novas pessoas com diferentes perspectivas, auxiliando-as a compreender o problema em questão. Além disso, um aspecto importante do Learning 3.0 é a inclusão de pessoas facilitadoras.
Em vez de nos limitarmos a incluir apenas especialistas, mentores ou consultores, as pessoas facilitadoras estarão presentes para guiar nosso processo de aprendizado, não apenas ditando o que devemos ou não fazer.
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