Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso Arquitetura da Informação: criando a experiência de navegação de um ambiente digital

Arquitetura da Informação: criando a experiência de navegação de um ambiente digital

Kick off de projeto - Apresentação

Olá! Boas-vindas ao curso Arquitetura da Informação: Criando a experiência de navegação de um ambiente digital da Alura! Sou Deise da Luz, instrutora na escola de UX & Design, e vou conduzir você nesta jornada.

Audiodescrição: Deise se declara como uma mulher morena, tem olhos castanhos e cabelos castanhos com mechas loiras. Ela veste uma blusa preta, usa cordões prateados, e está sentada em frente a uma parede branca iluminada em roxo, com um quadro de moldura branca à direita.

Para quem é este curso?

Este curso foi planejado para quem deseja aprender e praticar os fundamentos da arquitetura da informação por meio de um projeto prático.

Se você é designer, pessoa desenvolvedora, gerente de produtos, estudante, ou até mesmo uma pessoa que está em transição de carreira, este curso irá te ajudar a aprimorar suas habilidades com a criação de interfaces intuitivas, a melhorar a experiência da pessoa usuária, e a desenvolver as habilidades gerais dos fundamentos da arquitetura da informação.

Espero conduzir você de maneira completa ao longo deste curso. Bons estudos!

Kick off de projeto - Visão geral do curso

Olá! Vamos conhecer o projeto e as atividades que desenvolveremos no curso?

Visão geral

Trabalharemos com a Adopet, uma ONG que resgata cães e gatos de rua e organiza a adoção desses animais para suas futuras famílias.

A Adopet criou um aplicativo no estilo do Tinder (aplicativo de encontros), para que as pessoas que buscam animais para adotar possam "dar match" com o animal que faz mais sentido para sua família.

Nesse processo, a Adopet descobriu que será muito útil para a pessoa adotante, muitas vezes pela primeira vez, disponibilizar um site, um e-commerce que tenha parceiros, como diferentes redes de pet shops oferecendo produtos e serviços.

Nosso projeto girará em torno desse e-commerce. Ou seja, vamos desenvolver juntos a arquitetura da informação para o e-commerce da Adopet, que chamamos carinhosamente de Adopet Shop.

Aula 1

Para desenvolvermos este planejamento da arquitetura da informação e documentar tudo, transitaremos por todos os quatro sistemas da arquitetura da informação. Porém, na primeira aula, vamos focar na tríade da arquitetura da informação.

Assim, conheceremos o contexto da empresa Adopet, que está contratando o serviço. Também vamos conhecer a pessoa usuária e o conteúdo que precisamos armazenar nesse site.

Tudo começará por essa explicação. Então, durante toda a aula 1, os vídeos que você assistir girarão em torno disso. Nessa etapa, por exemplo, você irá analisar o mapa de valor e conhecerá mais sobre a pessoa usuária.

Aula 2

Já na aula 2, vamos conhecer os quatro sistemas, que são:

Em seguida, vamos nos aprofundar um pouco mais no sistema de organização. Conheceremos os tipos de estrutura e esquemas de organização e categorização. Além disso, já vamos definir e planejar como será a estrutura de organização da Adopet Shop.

Aula 3

Na aula 3, conheceremos o sistema de rotulagem, que é o sistema onde planejamos o nome dos botões, que chamamos de rótulos, e das categorias dos sites. Nesse momento, iremos construir juntos os rótulos das categorias para a Adopet Shop.

Aula 4

Na aula 4, você desenhará comigo o mapa de navegação do site. Ou seja, nessa aula, adentraremos no sistema de navegação, que se configura como o principal sistema, dentro da arquitetura da informação. Vamos conhecer os diferentes tipos de navegação e aprenderemos a definir qual navegação é mais interessante para cada necessidade.

Aula 5

Na aula 5, vamos focar no sistema de busca, ou seja, como planejamos e de onde vêm as decisões relacionadas, e quais mecanismos de buscas teremos nesse ambiente. Isso varia de acordo com a pessoa usuária, as tarefas que ela tem que desempenhar, e assim por diante.

Conclusão

Contamos com sua empolgação para seguir nessa jornada conosco e descobrir os fundamentos da arquitetura da informação através de um projeto prático!

Vamos nessa?

Kick off de projeto - Contexto

Olá! Neste vídeo, vamos começar a criar o conteúdo do curso Arquitetura da Informação: Criando a experiência de um ambiente digital. Para começar a falar efetivamente sobre a arquitetura da informação, vamos entender e analisar o contexto do negócio do projeto de e-commerce da Adopet Shop.

Tríade da arquitetura da informação

Antes de começar a falar sobre o contexto, vamos analisar a tríade abaixo:

Três círculos em intersecção formando um triângulo, com um círculo roxo no topo, um rosa no canto inferior esquerdo, e um amarelo no canto inferior direito. Eles são intitulados "USUÁRIO", "CONTEÚDO" e "CONTEXTO", respectivamente. Na intersecção entre os três círculos, há a inscrição "A.I." em branco.

No centro do esquema, temos é o que chamamos de arquitetura da informação, também conhecida pela sigla AI. Para não nos confundirmos com a questão da inteligência artificial, nesse contexto, nos referimos à arquitetura da informação.

Essa tríade compõe o pensamento e o planejamento da arquitetura da informação. Ela é formada pelo contexto, sobre o qual vamos falar neste vídeo; pela pessoa usuária, questão mais importante para desenvolver uma ótima experiência de navegação e tudo que é relacionado à questão do ambiente digital; e o conteúdo, que é a parte técnica que precisamos colocar nesse ambiente.

Contexto

Vamos falar um pouco sobre o contexto. Quando começamos a planejar um ambiente digital, primeiramente, precisamos focar nos objetivos do negócio. Ou seja, por que esse ambiente está sendo criado? Qual é nosso objetivo final com determinado ambiente digital? Sempre vamos olhar para o negócio e objetivos do projeto antes de começar a desenhar.

A análise da concorrência é super importante para entender o que o mercado já faz e se basear nas estruturas desses ambientes já existentes. Isso pode estar certo ou errado, mas vamos compor esse pensamento ao longo do vídeo.

Os ambientes de uso também fazem parte do contexto, ou seja, quais dispositivos serão utilizados pela pessoa usuária. O uso de determinado ambiente depende de cada contexto.

Também é muito importante gerenciar as expectativas da pessoa cliente em relação a prazo de entrega, tamanho, o escopo de projeto. Por fim, há a definição das condições tecnológicas, que muitas vezes podem permear projetos de arquitetura de informação de ambientes digitais.

Para ilustrar, temos a questão de gerenciamento de estoque. Vamos falar, essencialmente, sobre o e-commerce do Adopet Shop. Na verdade, é um marketplace, onde temos marcas e fornecedores parceiros que irão vender seus produtos dentro do marketplace do Adopet Shop.

Essas empresas já possuem seus e-commerces e estoques. Será que funciona ter diferentes fornecedores atuando dentro do nosso ambiente? Como isso pode acontecer? Essas questões tecnológicas também são muito importantes e fazem parte do contexto inicial do projeto.

Estratégia e objetivos da organização

Para começar o projeto para a Adopet, vamos analisar algumas informações que já temos sobre a empresa. Sobre as estratégias e objetivos da organização, por exemplo, qual é a missão da organização? Se tornar referência em plataforma de adoção de pets no Brasil.

Como a organização gera valor? Contribuindo com a redução da população de animais em situação de rua, unindo o desejo de uma pessoa ou família de encontrar e cuidar do seu pet com todo o apoio dos especialistas no assunto.

Por isso, nasce a ideia de ter também um marketplace, um e-commerce que dê todo o suporte que a pessoa adotante pela primeira vez precisa para manter seu pet bem e saudável.

Como a organização deseja crescer? Através de parcerias consistentes e de valor distribuído. Essa relação com fornecedores é muito importante para a Adopet.

Quais os objetivos estratégicos? Facilitar a rotina da pessoa adotante, contribuindo com o percentual de adoções efetivas; firmar parcerias estratégicas, aumentando a rede de valor; e gerar renda para o abrigo através do valor gerado para todos os atores.

Com isso, temos uma visão geral dos objetivos estratégicos da empresa.

Objetivos do projeto

Agora vamos falar dos objetivos do projeto, ou seja, por que o ambiente está sendo criado.

O primeiro objetivo é oferecer um ambiente de compra de produtos e serviços seguros e sugeridos por especialistas. Quando falamos em dar todo o suporte para a pessoa adotante, nos referimos a criar um ambiente onde ela possa encontrar produtos e serviços indicados pelos especialistas que atendem na Adopet. Estes irão indicar o melhor produto ou serviço para determinado animal de estimação, para uma determinada raça, e assim por diante.

Em seguida, temos o objetivo de auxiliar a pessoa adotante com no processo de compra, de modo que ela possa economizar e melhorar a escolha para seu pet, conforme mencionado anteriormente.

Por fim, há o objetivo de firmar parcerias com os principais pet shops do Brasil, o que também envolve uma questão estratégica de negócio.

Entende a dimensão do ambiente que precisamos criar? Não é um e-commerce simples. Ele precisa corresponder às características que desejamos, de realmente acolher a pessoa que estará, muitas vezes, pela primeira vez, comprando a ração para seu novo animal de estimação.

Concorrência

Em relação à concorrência, podemos olhar para grandes players (concorrentes) quando falamos em montar um e-commerce. Entendemos que a Petz é um concorrente interessante para analisar. Ela tem um ambiente digital que funciona bem e é referência no meio em que atua.

A Petlove também é bastante interessante, com uma boa estrutura do site. Ao longo do curso, vamos destrinchar essa estrutura e falar de todos os sistemas da arquitetura da informação. Por enquanto, vamos apenas visualizar e entender o que estamos analisando como referência, isto é, como benchmarking, não só de marca, mas também como referência do próprio ambiente digital.

A Cobasi também é uma empresa bem grande, que tem um giro significativo de vendas no seu e-commerce. Então, nesse primeiro momento, podemos olhar para esses três concorrentes.

Documentação do Notion

Agora vamos partir para a documentação no Notion, para responder às perguntas que compõem a parte do contexto, da pessoa usuária, e do conteúdo.

Para o contexto que acabamos de abordar, podemos apenas levar as informações para a documentação e deixá-las registradas da seguinte maneira:

CONTEXTO

Preencheremos juntos os ambientes de uso que a Adopet Shop pode necessitar.

Entendemos que precisamos criar um ambiente mobile first (prioridade para dispositivos móveis), devido aos dados de mercado que indicam que as pessoas, atualmente, compram mais através de dispositivos móveis. Porém, ainda existe uma parcela grande de pessoas que prefere fazer compras de e-commerce pelo desktop.

Ou seja, o site precisa atender aos dois formatos e funcionar nos dois tipos de dispositivos.

Em relação às expectativas do cliente, com base em outros projetos como esse, podemos estabelecer um prazo de seis meses de projeto, entre a arquitetura, o wireframe (esboço do projeto), e início da estrutura do site, em termos de código.

Além disso, existe a expectativa de implementar o marketplace com três pet shops parceiros para o lançamento. Isso não significa que depois não possamos ampliar o leque de fornecedores.

As restrições tecnológicas também fazem parte desse contexto.

O gerenciamento de estoque, comentado no início deste vídeo, parece ser um problema real. Além disso, podemos trazer a plataforma e servidores dos parceiros. Onde eles estão hospedados? Será que eles conseguirão realizar essa transferência de dados? Como isso, tecnicamente, pode ocorrer na prática? É muito importante alinhar isso desde o início do projeto.

Conclusão

Temos registradas todas as informações sobre o contexto para começar a planejar a arquitetura da informação da Adopet Shop. No próximo vídeo, falaremos sobre a pessoa usuária. Até lá!

Sobre o curso Arquitetura da Informação: criando a experiência de navegação de um ambiente digital

O curso Arquitetura da Informação: criando a experiência de navegação de um ambiente digital possui 112 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas