Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Liderança > Conteúdos de Liderança > Primeiras aulas do curso Autoliderança: planejando o desenvolvimento pessoal

Autoliderança: planejando o desenvolvimento pessoal

A importância da autoliderança - Apresentação

Olá! Meu nome é Maíra Nicoletti e serei sua instrutora neste curso de Autoliderança: Planejando seu Desenvolvimento Pessoal.

Audiodescrição: Maíra é uma mulher de pele clara, cabelos compridos, lisos e castanhos-escuros e olhos pretos. Está utilizando uma camisa preta sem mangas, brincos pequenos e prateados e também um óculos de grau com armação tartaruga. Ao fundo, uma ambiente iluminado por um degradê do rosa ao laranja.

Para quem é este curso?

Este curso é para você que deseja ser protagonista da sua vida, conseguindo atingir os seus objetivos pessoais e profissionais de forma assertiva, tendo assim uma vida repleta de autorrealização!

O que aprenderemos?

Neste curso, você vai entender o que é autoliderança, uma competência fundamental quando tratamos de desenvolvimento pessoal.

Além disso, essa competência vem sendo cada vez mais demandada no mercado de trabalho. Afinal, pessoas que conseguem se autoliderar com eficácia são aquelas que muitas vezes conseguem atingir resultados acima da média, seja no seu próprio dia-a-dia de trabalho ou quando lideram outras pessoas.

Então, neste curso, você vai descobrir como iniciar o seu processo de autoliderança através da construção de um planejamento que vai te auxiliar a colocar essa competência em prática.

Primeiramente, vamos descobrir como fazer uma autoavaliação eficaz para conseguir definir um objetivo de desenvolvimento. Além disso, você vai aprender a como construir do zero um planejamento assertivo que te ajude a alcançar este objetivo.

Como resultado, ao final das aulas, você vai ter em mãos um PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, com metas e estratégias de desenvolvimento dispostas em um cronograma que te auxilia a acompanhar o seu progresso.

Você também conhecerá formas de potencializar o seu processo de desenvolvimento pessoal com a ajuda da inteligência artificial, tornando o ato de planejar muito mais rápido e assertivo.

Com esse conhecimento, você será capaz de começar a trilhar um caminho de realização pessoal, tendo as ferramentas corretas para conseguir se autoliderar durante esse processo.

Para complementar os seus estudos, na Alura nós sempre disponibilizamos diferentes tipos de materiais extras para consulta e aprofundamento. Além disso, você também pode contar conosco sempre que precisar, diretamente no fórum oficial do curso.

E aí, tudo pronto para iniciar? Nos encontramos nas próximas aulas! Bons estudos!

A importância da autoliderança - Por que se autoliderar?

Já sentiu frustração por não conseguir atingir alguma meta na sua vida? Se isso soa familiar, não se preocupe, pois isso não acontece só com você.

Nós experimentamos ao longo da vida momentos de incerteza e dúvidas, questionando-nos muitas vezes se conseguiremos atingir aqueles objetivos e aquelas coisas que tanto almejamos.

Mas e se dissermos que existe uma maneira de lidar com esse tipo de situação de forma mais eficaz? E o melhor, que essa forma de superar esses desafios está dentro de nós, porém só precisa ser ativada?

É aqui que entra o conceito central do nosso curso, que é a autoliderança, que nada mais é do que o processo de liderar a si mesmo(a) de forma eficaz e proativa.

Autoliderar-se envolve uma capacidade de conseguirmos nos automotivar e nos autogerenciar para atingir algum objetivo ou meta na nossa vida pessoal ou profissional, mesmo quando não existe uma supervisão externa, como, por exemplo, uma pessoa líder delegando alguma atividade, ou qualquer outra pessoa te orientando para atingir esses seus objetivos.

Quando começamos a nos autoliderar de forma eficaz, estamos assumindo um protagonismo dentro da nossa própria vida, ou seja, estamos tendo mais consciência e mais intencionalidade para poder atingir aquilo que desejamos ou mesmo aquilo que precisamos na nossa vida.

Qual a importância de aprendermos a nos autoliderar?

Justamente para conseguirmos atingir aquilo que nos propomos, atingir nossos objetivos, seja na nossa vida privada ou seja na nossa vida profissional.

Falando em contexto profissional, se você hoje atua dentro da gestão de pessoas ou mesmo se tem a pretensão de um dia liderar e gerenciar outras pessoas, saiba que precisa, em primeiro lugar, saber se autoliderar, porque aí já terá aprendido essa competência a partir do seu próprio exemplo.

Com certeza, será muito mais fácil orientar, guiar, liderar outras pessoas para que elas tenham sucesso em atingir os seus objetivos profissionais.

Benefícios da autoliderança

Quando começamos a exercer a autoliderança, existem alguns benefícios na nossa vida pessoal. O primeiro deles é justamente um maior autoconhecimento, porque para entender o que precisamos melhorar e nos autoliderar, precisamos primeiro: entender quais são os nossos objetivos de vida, nossos desejos, o que não está legal que precisamos evoluir, quais são os nossos valores, o que importa para nós, o que vai ser uma prioridade.

Esse autoconhecimento é muito benéfico, porque muitas vezes estamos no piloto automático. E aí, quando paramos para olhar para nós mesmos, isso impacta muito positivamente na nossa vida.

Outro benefício da autoliderança na nossa vida pessoal é justamente a disciplina, porque para conseguirmos atingir determinado objetivo ou meta, precisamos fazer o que for necessário, indiferentemente do contexto.

Então, quando vamos aprendendo a nos autogerenciar, a nos autoliderar para atingir o que queremos, vamos exercendo essa competência, que é tão importante para a nossa vida pessoal e também profissional.

Outro benefício da autoliderança é essa capacidade de ser resiliente contra as adversidades e contratempos que aparecem no nosso caminho quando estamos perseguindo um sonho ou um objetivo.

Quando começamos a entender que isso faz parte, vamos exercitando não só a disciplina, mas também a resiliência para lidar de uma forma melhor com essas coisas que acontecem e fazendo com que elas não nos impeçam de atingir o que almejamos.

Por fim, quando aprendemos a nos autoliderar de forma eficaz, temos um ganho enorme, ou seja, uma satisfação pessoal. Porque não tem nada melhor do que ter aquela sensação de dever cumprido, que fizemos tudo o que tinha que ser feito, mesmo com dificuldade.

Então, quando nos autolideramos, conseguimos ter mais esse bem-estar, essa satisfação de saber que chegamos aonde queríamos.

O exercício da autoliderança também impacta muito positivamente na nossa vida profissional, na nossa carreira, principalmente tendo uma alta performance.

Pessoas que se autolideram sabem gerenciar melhor o seu tempo, suas atividades e prioridades, e com isso elas acabam sendo mais produtivas e tendo entregas melhores, o que impacta muitas vezes até numa promoção.

Por terem também resiliência, as pessoas que se autolideram com eficácia, elas acabam conseguindo se adaptar melhor às mudanças e às situações que ocorrem ao longo do seu caminho.

E quando estamos falando de um contexto profissional, onde cada vez mais as mudanças no mercado são constantes, a pessoa profissional que tem essa mentalidade, que sabe lidar e tirar o melhor proveito dessas mudanças, acaba saindo na frente.

Outro benefício do exercício da autoliderança na carreira é a questão da melhoria contínua, porque as pessoas que se autolideram, primeiro se autoanalisam e elas entendem que existem pontos que precisam desenvolver e pontos que precisam melhorar.

Além disso, essa pessoa não é acomodada, ela sabe que precisa fazer algo para atingir algum objetivo de carreira ou fazer uma melhor entrega no seu trabalho. Então, ela vai buscar conhecimento, ela vai buscar ferramentas.

Quando temos essa mentalidade, conseguimos entregar melhores produtos e projetos, ter melhores relacionamentos no nosso trabalho. Então, isso é um impacto muito importante quando falamos de carreira.

Por fim, pessoas que se autolideram com eficácia, elas têm mais autonomia, elas têm um perfil mais proativo para resolver problemas e têm também mais autoconfiança. Então, isso é uma habilidade realmente muito demandada e cada vez mais notada nas empresas.

Essas pessoas profissionais que têm essa capacidade de identificar problemas por conta própria, não precisam depender de um colega ou da pessoa líder muitas vezes, essas pessoas acabam saindo na frente, porque elas têm autonomia para fazer o que precisa ser feito e até se antecipar a questões que outras pessoas muitas vezes não haviam notado.

Então, as pessoas que têm mais autonomia, elas demonstram mais confiança e também maturidade profissional.

Agora, que você já sabe o que é autoliderança e o quanto ela é capaz de contribuir para uma vida mais satisfatória ou mesmo para uma carreira de sucesso, avance para o próximo vídeo e conheça os pilares que te ajudarão a colocar essa competência em prática.

A importância da autoliderança - Pilares da autoliderança

Para desenvolvermos qualquer coisa que dure ao longo do tempo ou mesmo que atinja algum tipo de objetivo, é necessário que haja uma base sólida que oriente e sustente nossas ações.

Uma boa analogia para entendermos isso melhor é a construção civil. Para que uma casa seja dure ao longo do tempo, é necessário que seja feita com bons materiais e que tenha bons alicerces, ou seja, boas estruturas.

Da mesma forma, quando falamos do processo de autoliderança e desenvolvimento pessoal, é necessário que exista uma base que nos permita autoliderar da melhor forma possível.

Os pilares da autoliderança

Essa base sólida é o que chamamos de três pilares da autoliderança, que são o planejamento, o autogerenciamento e a renovação.

Cada um desses três pilares envolve algumas atividades e atitudes cíclicas que são bastante importantes quando falamos de autoliderança eficaz. Quando colocamos cada um desses pilares em prática, teremos mais sucesso no nosso desenvolvimento pessoal.

Planejamento

Agora, vamos entender melhor do que trata cada um desses pilares. O primeiro pilar, a base de tudo, é o planejamento. Isso envolve saber definir objetivos e identificar os recursos necessários para atingir esse objetivo, tudo isso em um plano de ação bem desenvolvido que permitirá atingir o que queremos.

Recapitulando nosso exemplo da construção civil, para que uma casa seja construída, é necessário ter um projeto feito anteriormente, seja por um arquiteto ou por um engenheiro.

Esses profissionais farão uma análise do terreno e identificarão que tipo de material é mais interessante e viável para aquele projeto, ou mesmo saberão que formas vão construir aquela casa ou que tipo de equipe será necessária.

Da mesma forma, quando estamos fazendo nosso planejamento, temos que saber identificar os elementos que nos ajudarão a atingir nossos objetivos.

O planejamento é extremamente importante, porque sem ele, muitas vezes, acabamos nos desanimando ou nos perdendo ao longo do caminho, não sabendo o que precisa ser feito, quais são as etapas. Portanto, é muito importante que isso seja feito e seja a base de qualquer processo de desenvolvimento pessoal.

Autogerenciamento

O segundo pilar da autoliderança é o autogerenciamento. Não adianta fazer o melhor planejamento, ele nunca sairá do papel nem será efetivo se não conseguirmos nos autogerenciar para colocá-lo em prática da melhor forma possível.

Quando falamos de autogerenciamento, estamos falando de uma capacidade de tomar decisões eficientes, de saber o que precisa ser priorizado, de manter uma organização do nosso próprio tempo, do nosso foco.

Autogerenciar-se é o melhor caminho para colocar o plano de ação em prática e atingir os objetivos.

Voltando ao nosso exemplo, é como se você fosse o próprio mestre de obras da sua construção, atentando-se ao que está funcionando, ao que não está e ao que pode ser melhorado.

Esse estado de espírito, de saber gerenciar as demandas das tarefas, o que precisa ser feito, é muito importante no nosso próprio processo de desenvolvimento pessoal.

Isso porque, quando desenvolvemos essa capacidade de autogerenciamento, estamos cada vez mais comprometidos com nossas metas, com nossos objetivos. Saberemos lidar com o caminho que trilhamos da melhor forma possível. Portanto, se não temos essa capacidade, dificilmente chegaremos onde almejamos.

Renovação

O terceiro e último pilar da autoliderança é a renovação. A renovação é muito importante porque envolve uma capacidade de estarmos sempre olhando para o caminho que estamos trilhando, sabendo fazer uma análise crítica e avaliando se os passos que estamos dando estão realmente nos deixando mais perto de atingir nossos objetivos.

É a mesma coisa daquela casa, que foi projetada por um engenheiro, teve a melhor escolha dos materiais, depois teve o mestre de obras que conseguiu fazer o melhor gerenciamento e construir aquela casa.

Essa casa será comprada por alguém, certo? E essa pessoa terá que fazer uma manutenção, eventualmente, nessa casa. Afinal, todos os imóveis precisam de manutenção. A mesma coisa é o nosso planejamento de desenvolvimento pessoal.

O erro de muitas pessoas é focar muito na parte de planejamento e até ter essa capacidade de autogerenciamento, porém não tem o hábito de refletir sobre o próprio processo.

E isso, quando acontece, perde-se a oportunidade de fazer alguns ajustes que são valiosos e que vão trazer até mais rapidez para atingir os objetivos.

Portanto, uma coisa muito importante de ter em mente é que o processo de autoliderança não é simplesmente linear, ele é cíclico, porque envolve justamente essa capacidade de estarmos sempre analisando, refletindo, estando presentes para atingir nossos objetivos e metas.

Isso também é muito importante, porque nos mantém mais motivados ao longo do nosso caminho. Quando fazemos um planejamento, vamos para a execução e não retomamos isso, muitas vezes acabamos nos perdendo ou não identificando coisas que poderiam otimizar nosso processo de desenvolvimento pessoal.

E aí, quando temos algum resultado negativo nesse caminho, tendemos a nos desmotivar e a perder o foco. Portanto, é muito importante que esse terceiro pilar seja também exercido no processo de autoliderança.

Ao compreender e cultivar esses três pilares que falamos na aula de hoje, estará construindo a sua base sólida que permitirá ter um processo de autoliderança mais efetivo, fazendo com que consiga atingir todos os seus objetivos, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Sobre o curso Autoliderança: planejando o desenvolvimento pessoal

O curso Autoliderança: planejando o desenvolvimento pessoal possui 135 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Liderança acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas