Alura > Cursos de DevOps > Cursos de AWS > Conteúdos de AWS > Primeiras aulas do curso AWS Certified Solutions Architect Associate: simulado comentado

AWS Certified Solutions Architect Associate: simulado comentado

Como estudar? - Apresentação

Sejam bem-vindos a mais um curso sobre “AWS”! E nesse curso em especial, nós vamos focar 100% na prova, no exame do “Solutions Architect” no nível “Associate”. Como é isso vai funcionar?

O curso é dividido em duas etapas: Primeira delas, o simulado, para você treinar a realização das questões. E na segunda parte nós vamos pegar cada questão e analisar todas as opções de respostas.

Eu sou o Ricardo Mercês, e vou te acompanhar durante todas essas aulas. Bora começar!

Como estudar? - Como estudar pelo simulado?

Caso você queira fazer o download dos slides utilizados pelo instrutor durante este treinamento, clique aqui.

Então para nós começarmos, a minha dica inicial é a seguinte, vamos entender como estudar pelo simulado? Como é que nós vamos fazer? A minha dica é, pega o questionário, pega o simulado e realiza todo ele. Mas realiza todo o simulado, todo questionário, obedecendo ao tempo de prova menos 10 minutos.

Como assim Ricardo? O tempo de prova oficial são de 130 minutos, então qual é a ideia? Reserva 120, que são 2 horas e você trabalha sempre com esse tempo, “olha, eu tenho duas horas para fazer a prova”. E deixa esses 10 minutos de folga para se precisar rever alguma coisa. Então em 120 minutos você está com o teu exame concluído. Essa é uma dica, pega o questionário e vai resolvendo as questões.

Está fazendo as questões, apareceu uma questão com dúvida, pula e faz a outra. Não se preocupa, no final você tem como voltar nessas questões. Vai fazendo o que sabe e na dúvida pula essa questão, no final você retoma ela.

E eu chamei atenção, deixei registrado no slide o seguinte, as questões são de múltipla escolha, não tem nenhuma questão discursiva, é tudo de múltipla escolha, porém dentro dessas questões vão aparecer várias delas aonde tem mais de uma opção a ser marcada, e você tem que estar atento a isso. Porque tem questão lá que vai aparecer só como uma resposta, que é, vamos dizer assim o default, questões com 2, questões com 3, pode ter com 4 respostas. Então você tem que ficar atento ao enunciado para ver o que ele está te pedindo.

E no final disso tudo, depois de você realizar todo o simulado, você dá uma pausa, pega um café e nós começamos a estudar junto cada questão, fazendo uma análise. Nós vamos pegar a questão e vamos olhar a resposta a, b, c e d, e fazer uma análise. Por que a “a” é uma possível resposta, porque que a “b” parece ser uma boa resposta, mas não é.

Nós vamos fazer essa análise, tendo este modelo de questões que vai te ajudar a dar não só uma visão geral da prova que você vai encontrar, mas também estar mais preparado, mais ambientado, mais entrosado com esse ambiente. Combinado?

Vou dar uma pausa, vou esperar você fazer todo o simulado e na volta nós começamos a rever todas as questões e o detalhamento de cada uma delas. Próximo vídeo, nós começamos a fazer essa análise juntos.

Explicações das questões 1 a 10 - Questões 1 e 2

Então vamos começar a primeira questão, vamos fazer uma análise dela para você entender como é que nós vamos percorrer durante todo o curso.

Então a primeira questão diz o seguinte para nós, eu vou durante o curso todo logicamente fazer uma tradução livre para nós irmos bater um papo sobre cada questão, a maneira mais fácil de entender.

Então vamos lá, você precisa, de uma maneira rápida, fazer uma revisão dos scripts das instâncias que estão em execução, isso é importante. E ele diz o seguinte, que nós temos uma URL para poder obter essa informação, qual vai ser a URL correta, e ele apresenta as quatro respostas que estão no slide.

Então nós sabemos que a URL é a que está no enunciado somada de uma das quatro opções, e este é o tipo de questão da prova, como é que nós fazemos, como é que nós analisamos isso, e a ideia sempre nós pegarmos o conceito por trás da questão. Você vai ver que durante todo o curso tem muita resposta que ela é apenas uma distração, para você fugir da resposta correta. Por isso que nós temos que estar com os conceitos bem fundamentados para resolver cada uma delas.

Mas vamos lá, a primeira opção, “user-data/”, então a ideia aqui, uma dica já para nós começarmos, e lógico, nos outros nós vamos utilizar isso, mas o primeiro eu vou fazer esse detalhamento melhor com você. Primeiro ponto é identificar dentro dos conceitos o que nós realmente lembramos.

Você estudou isso e lá no conceito você sabe que tem dois itens que podem ser acessados via URL. Então vamos eliminar o que não é verdade, “user-data/”, “ah, eu lembro disso, eu acho que pode ser ‘user-data/’”. Vamos deixar ela aqui.

e “instance-data/”, "instance-data/” aqui já é uma resposta de distração. Essa opção não existe, vê como os nomes confundem. Outra, “meta-data/”, “meta-data/” existe também. E essa última, dados demográficos, “demographic-data/” também não existe essa opção, então confunde esse negócio.

E você lembrou, então você eliminou a 2 e a 3. “User-data/” e “meta-data/”, e aqui está a chave da resposta, é sempre você voltar na questão. O que ele está pedindo aqui são as informações relacionadas à parte de boot, a parte do script que você utilizou no boot da tua instância. Sendo assim, o “user-data/” é a resposta certa.

Por que? Porque no “meta-data/” nós vamos ter as informações da instância, vai ter informação de ID, de IP, uma série delas. Mas o “user-data/” é o campo que ele utiliza para guardar as informações do script. Então essa é a ideia da questão, a dica de como você resolver, e assim nós vamos caminhar durante todo o curso. Primeira questão, resposta certa “user-data/”.

Próxima questão. Então vamos lá para o enunciado. Na AWS, qual recurso é utilizado para encriptar e decriptar as informações de login nas estâncias lá EC2?

Então quando nós fazemos login, está lembrado? Quando nós fazemos login, nós utilizamos o SSH para instâncias Linux lá na EC2. Vamos ver essas opções, “Templates”. Como assim templates. Templates está associado a você ter uma template de EC2, que não tem nada a ver com a questão de login. Sai fora o “template”.

AMI’s, olha outra pegadinha aqui. AMI, quando você lê rápido, você pode confundir com o IAM. E o IAM é toda a questão de gerenciamento de identidade dentro da AWS. Aí você bateu o olho aqui, está nervoso, IAM, é essa. E não tem nada a ver, AMI são os modelos de instâncias já prontos dentro da AWS. Então fica atento com esse tipo de resposta, AMI está fora.

Par de chaves, está lembrado do SSH, então par de chaves parece ser a resposta correta. E em baixo, também vão ter questões desse tipo, todas estão incorretas. Não, o par de chaves tem tudo a ver. Par de chaves é a melhor resposta, então é essa que nós vamos utilizar. Então a resposta certa seria par de chaves.

Então essa que vai ser a mecânica da resolução das questões e eu vou comentando cada uma delas. Sempre não esquece de na dúvida, você errou a questão, outra dica que eu quero dar para você é a seguinte, vai na documentação da AWS, vai no curso que nós fizemos de AWS doassociate onde eu bato todos os conceitos principais. Então faça esse apanhado para sempre bater aqui se tem ainda alguma dúvida sobre o conceito.

Sobre o curso AWS Certified Solutions Architect Associate: simulado comentado

O curso AWS Certified Solutions Architect Associate: simulado comentado possui 226 minutos de vídeos, em um total de 94 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de AWS em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda AWS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas