Olá, boas-vindas ao curso de Blender, meu primeiro modelo 3D. Eu sou o professor Luiz Lima, e vou acompanhar vocês nessa jornada. O que vamos entender dentro desse curso? O nosso objetivo final vai ser chegar neste resultado.
Uma pequena animação, apresentando um modelo extremamente simples. Este curso é um curso bem básico, então se você já conhece a ferramenta, já tem costume de trabalhar com 3D, você talvez não curta muito as opções do que vamos trabalhar no curso, porque eu vou passar pelo que é um View Port, como eu manipulo minha câmera, como funciona a área de trabalho do Blender, quais ferramentas 3D existem dentro do mercado.
Entender um pouco sobre criar objetos, manipular objetos, trabalhar com suas cores, trabalhar com sua animação, iluminação e renderizar. Então é um processo básico do início ao fim de um pequeno projeto, que é o que você está vendo.
Só para você entender como é a força desse universo 3D e o que você consegue criar dentro deste ambiente. Então, para quem de fato é este curso? Para quem não conhece nada de 3D, e quer dar o seu primeiro passo dentro desse universo, desse mundo que é tão vasto.
Espero que você curta essa ferramenta, curta este curso, e consiga entender o tanto de coisa que você pode fazer, utilizando uma ferramenta que é free dentro do mercado. Espero que vocês curtam, um abraço e até o curso.
Que bom que você iniciou o curso. Eu espero que você consiga absorver o máximo possível do que temos para aprender aqui. Uma dica que eu dou é, aproveite muito do material de apoio, os textos e as referências que eu passo são extremamente importantes para você absorver bem tudo que existe dentro desse universo 3D. Mas só para entendermos um pouco o que vamos ver, vamos passar entender como é que essa interface toda funciona.
É é coisa demais aqui dentro. Tenho coisa em cima, tenho coisa do lado, como eu me organizo dentro desse ambiente? Como é que eu consigo criar objetos? Como é que eu consigo manipular esse objeto dentro deste ambiente? A partir do momento em que entendemos como manipular esses objetos, como é que essa interface funciona, vamos passar por algumas etapas. Quais etapas?
De maneira bem simples, vamos simplesmente entender como é que eu crio toda essa minha composição só com objetos simples, e é claro, como é que eu chego nesse resultado.
Cheguei nesse resultado, temos algumas outras etapas interessantes a serem trabalhadas. Por exemplo, vamos trabalhar criando objetos mais complexos, como eu consigo moldar essas pontas, como eu consigo definir melhor essas formas e não só trabalhar com cubos.
Depois de trabalhar com isso, como eu consigo alcançar resultados mais interessantes? Por exemplo, eu quero vir no projeto e começar a trabalhar com minha iluminação, como ela vai se desenvolver em cima daquilo, e depois começamos a trabalhar com ambiente e toda aquela questão de cores, cores e animação em cima do meu objeto.
Então nós vamos trabalhar criando cada uma das etapas, moldando cada uma das etapas, animando, trabalhando com iluminação, para chegar no momento final, que seria entendendo como é que eu lido com o nosso Render, ou seja, como é que eu faço para que toda aquela minha tela funcione, calcule a minha iluminação e eu gere a minha animação final em cima desse meu processo, para ter uma apresentação em cima daquele meu modelo.
É bem simples, é bem tranquilo, mas eu tenho certeza que esse conhecimento vai agregar muito para você que está iniciando nesse universo de 3D. Então vamos lá para o curso, em que vamos começar entendendo sobre a nossa interface e softwares que existem para trabalhar com 3D e o que cada um faz. Um abraço e até lá.
Vamos iniciar esse conteúdo que é tão maravilhoso. A ideia nesse curso, é você, nesse primeiro instante, conhecer sobre o universo 3D. O que nós podemos criar, quais as ferramentas que existem para você poder trabalhar com 3D e por que você as utilizaria?
Então, se você é uma pessoa que já conhece esse universo, sabe quais ferramentas, sabe para que é feito e só quer se aprofundar um pouco mais, dar o primeiro passo, fique tranquilo para pular esse vídeo, não tem problema. Mas se você não conhece nada sobre o ambiente 3D, é muito importante que você saiba como esse mercado visualiza e cria as ferramentas para podermos desenvolver.
Primeira coisa que eu vou falar é o seguinte, nós temos várias ferramentas 3D que podemos desenvolver. Isso é só uma pequena parte do que você pode trabalhar seus personagens, desenvolver seus cenários, o que você pretende construir dentro do ambiente 3D.
Nós temos softwares como o Maya, 3D Max, ZBrush, MudBox, o Blender, que é o que vamos trabalhar no curso, assim como V-Ray, AutoCad, ArchiCad e algumas outras ferramentas. E além dessas, uma muito falada também é a Cinema 4D. Por que eu estou mostrando todas essas ferramentas? Porque quando você entende uma delas, é muito mais fácil, muito mais tranquilo de você entender as demais.
Porque se você der uma olhada na interface dessas ferramentas, olha só, essa é a interface do Cinema 4D.
Se você der uma olhada, eu tenho uma tela relativamente escura, em que tem uma aba na parte cima, algumas ferramentas na esquerda, na direita algumas propriedades e embaixo partes de animação e material. Então esta é uma das configurações de um dos softwares, o Cinema 4D. Caso você for trabalhar, por exemplo, com VFX ou Product Visualization, o Cinema 4D é uma ferramenta muito forte para isso.
Agora, se eu venho em outra ferramenta, este é o Maya, note como ele é muito semelhante a ferramenta Cinema 4D.
É isso que eu quero que você se atente, que está entrando nesse universo agora. As ferramentas são muito semelhantes e têm pequenas vantagens e desvantagens a depender do mercado que você vai atuar, e então você decide como e qual você quer utilizar. Este é o Maya e o 3D Max.
Então todas possuem uma semelhança significativa, e o Blender não é diferente. E o que eu consigo construir com essas ferramentas? Se você der uma olhada, nós conseguimos trabalhar com a parte de arquitetura.
Este é um exemplo do AutoCad. Assim como conseguimos também desenvolver a parte de character design, desenvolvimento de personagens, tanto para game quanto para filme. Então esse é um exemplo do que conseguimos construir nesse tipo de ferramenta.
Seja o Maya, 3D Max, seja o Blender, só neste universo 3D você consegue alcançar esse tipo de resultado. É claro, cada um tem sua especialidade e facilidade para construir esse tipo de coisa. Por exemplo, o Maya é muito forte para trabalhar com personagem.
Mas, além disso, nós temos a parte de arquitetura, em que o AutoCad é uma ferramenta muito forte para você construir a parte de plantas baixas e esse tipo de ambiente. Então, se o seu foco é trabalhar, por exemplo, criando ambientes de arquitetura, dando vida a sua planta baixa, o AutoCad é uma ótima ferramenta para você começar a buscar entender mais.
Além disso tudo, conseguimos trabalhar com VFX, em que eu consigo desenvolver efeitos, tanto para games quanto para filmes e animações. Como eu também tenho a ideia de Product Visualization. Que é construir um produto, que vai ter uma propaganda, só que dentro de um ambiente 3D, para tirar uma foto. Tanto de maneira estática, como de maneira animada. Então todas essas ferramentas que eu mostrei, funcionam para alcançar este tipo de resultado.
Eu vou deixar um “Para saber mais” logo após esse vídeo, falando um pouco mais sobre qual ferramenta tem uma força maior em qual segmento do mercado, por exemplo, utilizar o cinema 4D para criar esse produto é muito forte, porque eu posso trabalhar junto com After Effects.
Mas já que vimos todas essas ferramentas, vamos trabalhar com o quê, dentro do nosso curso, a partir das aulas? Nós vamos lidar com o Blender, onde nós vamos desenvolver o nosso primeiro modelo 3D.
Só que vamos ver sobre a interface e sobre essa ferramenta, dentro do próximo vídeo. Caso você ainda não tenha o Blender instalado, não esqueça de voltar e ler o “Para saber mais” que existe antes desses vídeos, para que você entenda como instalar e quais as propriedades do seu computador são necessárias para você utilizar essa ferramenta. No próximo vídeo damos uma olhada melhor nessa interface, que parece assustadora, mas é bem tranquila. Um abraço e até lá.
O curso Blender: criando um modelo 3D possui 108 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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