Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Administração e Gestão > Conteúdos de Administração e Gestão > Primeiras aulas do curso BSC: aplicado na gestão de portfólios

BSC: aplicado na gestão de portfólios

Conceitos básicos - Introdução

Olá, sou Roberto Pina e com grande satisfação iniciamos o nosso curso de Balanced Scorecard, BSC, aplicado na gestão de portfólios.

A primeira aula trará conceitos básicos a respeito do assunto, e nesse nosso primeiro vídeo, eu farei uma breve apresentação do que nós trataremos. O público alvo desse curso são os profissionais de gestão ou aspirantes a tais posições, membros das áreas de governança, tais como escritórios de projetos e assemelhados e o público em geral interessado em conhecer mais sobre estratégia empresarial. Especialmente, focada na composição de projetos.

O que nós veremos no curso? Primeiramente, conceitos básicos a respeito de BSC e da sua aplicação na estratégia corporativa. A construção do BSC e do mapa estratégico. O desdobramento desses elementos rumo à seleção de portfólios. Depois, falaremos sobre métricas e acompanhamento de portfólios. E finalmente, lições aprendidas no uso do BSC e na composição dos portfólios, falando então sobre alguns aspectos mais práticos da aplicação desta técnica.

Como benefícios, esse curso trará o desenvolvimento ou aperfeiçoamento dos conhecimentos a respeito de estratégia empresarial e gestão de portfólios. E também, consecutivamente, uma contribuição expressiva para a evolução profissional dos participantes.

Veremos, ao longo do curso, alguns tópicos onde aparecerão conceitos relativos a agilidade, a ágil escalado como, por exemplo, alguns elementos do framework SAFe e alguns fundamentos de modelos de gestão. Não é essencial que você tenha proficiência nesses temas para bem acompanhar esse curso de BSC, porém fica a recomendação para aprofundamento.

Que você fique de olho na plataforma Alura quanto a cursos de sistemas ou faça algumas pesquisas na internet para a obtenção de conceitos básicos acerca desses assuntos, para então melhor compreender e melhor se aprofundar naquilo que vamos tratar aqui nesse curso.

Segundo a proposta pedagógica da Alura, os alunos são convidados a realizar ao longo do curso um projeto de conclusão para a aplicação prática dos conceitos que nós veremos. Vocês serão orientados a fazer isso, passo a passo, nos momentos oportunos, e eu falarei de maiores detalhes a respeito desse projeto de conclusão no nosso próximo vídeo. Então, até lá.

Conceitos básicos - O projeto de conclusão do curso

Olá, pessoal. Nesse segundo vídeo da nossa primeira aula do curso de BSC aplicado a gestão de portfólios, falarei sobre o projeto de conclusão de curso. O projeto de conclusão visa a aplicação prática dos conceitos que nós veremos para maior fixação, para consolidar o seu aprendizado a respeito do assunto.

No que consiste esse projeto de conclusão? Você será convidado a construir uma estratégia, a aplicar elementos do BSC e desenvolver um mapa estratégico, bem como compor um conjunto de ações para um assunto pessoal à sua escolha. Que assuntos pessoais poderiam ser?

Por exemplo, redirecionamento de sua carreira profissional, a criação de um novo produto ou empreendimento que você esteja a vislumbrando, o avanço na busca de credenciais, tais como, certificações, títulos, domínios de novas tecnologias, enfim. Algum propósito pessoal nesse sentido. E qualquer coisa que seja desafiadora e que exija a criação de uma estratégia e a colocação da mesma em prática. Então, usaremos o BSC e a derivação de ações rumo ao atingimento desses seus objetivos pessoais como exercício. Essa é a ideia.

Ao longo do curso, você vai receber elementos para ajudar nos passos necessários desse desafio pessoal. E com isso, você consolidará e sedimentará muito melhor os conceitos apresentados. Além de, esperamos, você consiga levar a bom termo esse seu objetivo estratégico pessoal. Então, esse é um exercício muito bacana. Vale muito a pena você realmente se dedicar a isso.

Conceitos básicos - BSC generalidades

Olá, pessoal. Neste terceiro vídeo da aula introdutória a respeito do curso de BSC, falarei de generalidades a respeito dessa técnica. O BSC é uma ferramenta que permite o mapeamento da estratégia de uma organização em objetivos estratégicos. E estes em indicadores de desempenho com suas respectivas metas distribuídas nas chamadas quatro perspectiva do BSC, que são: a perspectiva financeira, cliente, processos internos e a aprendizado e crescimento.

Então, você está vendo, em vermelho, as palavras chaves do BSC, que são estratégias, objetivos, indicadores de desempenho ou simplesmente indicadores, metas. Esses elementos se referem às chamadas perspectivas, que são financeiras, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. O BSC foi descrito lá no começo dos anos noventa, 1992, por Robert Kaplan e David Norton. E estabeleceu-se como uma ferramenta de referência para a composição de estratégias empresariais.

O termo Balanced, que aparece em Balanced Scorecard, indica que haverá um balanceamento entre fatores, que são os objetivos de curto e longo prazo. Objetivo é uma palavra-chave do BSC, os indicadores financeiros e não financeiros, indicadores de resultado e tendências e o desempenho expresso através das metas desses indicadores.

O termo Scorecard, por sua vez, indica que haverá uma quantificação e uma tabulação de indicadores como, por exemplo, a priorização de iniciativas rumo ao atingimento da estratégia pretendida.

Para cada uma dessas quatro perspectivas do BSC, são determinados, pela técnica, os seguintes itens: primeiro, os objetivos estratégicos que é, para cada perspectiva, o que deve ser conseguido. Esses objetivos devem ter indicadores. Então, eu defino, para cada objetivo estratégico, como será medido o progresso do mesmo. Esse é o conceito de indicador.

Esses indicadores devem ter metas, ou seja, qual é o valor que deve ser atingido, o valor mínimo de desempenho para cada indicador. E finalmente, as iniciativas que é: o que deve ser feito para o atingimento das metas, dos indicadores, dos objetivos de cada uma das quatro perspectivas.

Então, essa é a estrutura do BSC. Há uma composição de estratégia com objetivos. Cada objetivo tem determinados indicadores com metas. E eu defino iniciativas para o atingimento dessas metas. Essas iniciativas, nós veremos mais para frente, elas poderão ser agrupadas em projetos que comporão o portfólio da organização. Portfólio esse, que estará, dessa forma, alinhado à estratégia.

No vídeo seguinte, falaremos um pouquinho mais a respeito desse conceito de estratégia. Vejo vocês lá.

Sobre o curso BSC: aplicado na gestão de portfólios

O curso BSC: aplicado na gestão de portfólios possui 136 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Administração e Gestão em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Administração e Gestão acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas