Boas-vindas ao curso de Inteligência Artificial e Cibersegurança! Me chamo Ben-Hur, e sou instrutor da Alura.
Audiodescrição: Ben-Hur se descreve como um homem com 1,83 m de altura, cabelos e barba escuros, usa óculos de armação arredondada e olhos também escuros. Ele usa um brinco na orelha esquerda e um colar. Sua camisa é preta. Ao fundo, observa-se uma parede branca iluminada por luzes azuis e verdes.
Se você é da área de tecnologia e deseja aprender como a inteligência artificial é aplicada à segurança cibernética e o impacto dessa aplicação no seu dia a dia, este curso é para você.
Este curso tem como objetivo proporcionar a compreensão dos principais conceitos de inteligência artificial, além de explorar as responsabilidades da área de segurança cibernética.
Vamos analisar como os criminosos estão utilizando a inteligência artificial em seus ataques e de que maneira os profissionais de defesa cibernética estão empregando essa tecnologia para se proteger de fraudes, ataques, conteúdo falso e outros riscos semelhantes.
Como profissionais de tecnologia, podemos utilizar a inteligência artificial de maneira ética. Para quem atua na área de desenvolvimento de software, abordaremos o impacto da IA na criação de código e no desenvolvimento de produtos, sob a ótica da cibersegurança.
Neste curso, não teremos um projeto específico, mas apresentaremos diversos exemplos práticos ao longo das aulas para que possamos compreender melhor como a inteligência artificial é aplicada no nosso cotidiano.
Para aproveitarmos ao máximo o conteúdo, é recomendável termos um conhecimento básico de programação e desenvolvimento de software, pois alguns tópicos incluem exemplos de código. No entanto, esses exemplos são simples e não exigem um conhecimento aprofundado na área.
Além dos vídeos, contamos com atividades, apoio do fórum e da comunidade no Discord.
Vamos iniciar nossos estudos?
A inteligência artificial tem impactado profundamente a tecnologia como a conhecemos atualmente. Para compreender esse impacto, é importante primeiro observar a evolução da tecnologia até chegarmos à inteligência artificial.
Fonte: newsroom.br e techtudo.com.br
Em 1980, a internet passou a ser utilizada por empresas e instituições para comunicação. Apenas 15 anos depois, a primeira compra online foi realizada.
Vinte e dois anos mais tarde, os s**martphones começaram a acessar a internet** mais do que os computadores residenciais. Esse momento marcou o primeiro grande salto para uma nova fase no consumo de conteúdo, pois os dispositivos móveis passaram a ser a prioridade no desenvolvimento de sites e aplicativos em todas as áreas da tecnologia.
Cinco anos depois, a OpenAI lançou o ChatGPT, transformando a maneira como consumimos conteúdo. Antes disso, era necessário acessar o Google, inserir um termo de busca, clicar em vários links e verificar o conteúdo de cada um para encontrar a resposta desejada.
Com o ChatGPT, é possível realizar uma única pergunta e obter uma resposta direta, com base no treinamento e no conhecimento adquirido pelo modelo, o que acelera significativamente o processo de pesquisa por informações específicas.
Apenas dois anos após o lançamento do ChatGPT, 43% das empresas já haviam incorporado ou planejavam incorporar inteligência artificial em seus produtos e serviços.
Ao analisarmos o tempo que cada uma dessas tecnologias levou para atingir um milhão de pessoas usuárias ativas, encontramos um salto ainda mais interessante:
A internet levou sete anos para alcançar esse número após sua comercialização. O TikTok, que introduziu uma nova forma de consumir entretenimento por meio de vídeos curtos, levou um ano. O Instagram atingiu um milhão de pessoas usuárias em dois meses, e o ChatGPT alcançou esse marco em apenas cinco dias.
Embora tenha sido lançado em uma era de comunicação mais distribuída, cinco dias continua sendo um número impressionante.
Como empresas pretendem melhorar seus produtos com o uso de IA?
A inteligência artificial impactará produtos e toda a indústria associada, com duas verticais principais: o uso da IA em processos internos e sua incorporação nos produtos oferecidos aos clientes.
Nos processos internos, a IA pode reduzir custos, otimizar tarefas e melhorar resultados. Na IA como parte dos produtos para os clientes, são eles que interagem com a IA na empresa.
Há três frentes na IA em processos internos:
No desenvolvimento de software, por exemplo, é possível gerar e corrigir código de forma mais rápida e ensinar as melhores práticas às pessoas desenvolvedoras.
Na análise de dados e business intelligence ("inteligência de negócios"), a IA auxilia na análise de comportamentos atuais e na projeção de ações futuras, como investimentos e estratégias de marketing. A análise manual tomaria muito tempo, portanto, a IA entra como forma de ajudar nessa otimização do tempo.
A otimização de processos também se beneficia da IA, como na análise de múltiplos documentos para entender similaridades e vínculos.
No setor bancário, a evolução foi notável. Inicialmente, era necessário ir a uma agência para abrir uma conta. Com o tempo, o internet banking surgiu, permitindo realizar algumas operações online. Isso permitia a realização de ações, como realizar transferências e consulta de saldos.
Em seguida, surgiram bancos que operam exclusivamente por aplicativos de celular, digitalizando completamente o setor bancário.
Agora, a inteligência artificial tem o potencial de transformar ainda mais essa experiência. Imagine poder interagir com uma IA usando um chat para realizar operações bancárias (como uma transferência de pix), como transferências ou investimentos, de maneira simples e direta.
Ou seja, conversamos como se estivéssemos em um chat, solicitando algumas operações. Esse é o próximo passo em produtos com IA.
Analisamos o impacto da inteligência artificial em produtos, serviços e no mundo da tecnologia. No próximo vídeo, abordaremos o conceito de inteligência artificial.
Neste vídeo, abordaremos o conceito de Inteligência Artificial.
O termo é amplo e abrange diferentes tipos de aplicação. Ao falarmos sobre Inteligência Artificial, é fundamental alinhar as expectativas sobre o que se espera dela. Existe uma expectativa global de que a Inteligência Artificial realize tarefas de forma similar a um ser humano, porém com maior velocidade e escala.
As aplicações da Inteligência Artificial podem ser organizadas em alguns tópicos principais.
Primeiramente, espera-se que ela seja capaz de prever os próximos passos de uma pessoa usuária. Em seguida, espera-se que ela possa acelerar ou automatizar completamente determinadas atividades, classificar e dividir informações, além de gerar respostas para perguntas, dúvidas e instruções fornecidas.
Ao abordar a previsão dos próximos passos, como no caso da programação, não é necessário terminar de escrever um código para que a Inteligência Artificial recomende uma solução específica para o que está sendo iniciado. Isso já é uma realidade comum nos dias de hoje.
Em plataformas de streaming, como o YouTube, espera-se receber recomendações de vídeos ou músicas semelhantes ao que já foi assistido, com base no histórico da pessoa usuária.
Esse processo de recomendação de conteúdos e próximos passos já está presente há bastante tempo. Um exemplo disso é o teclado do celular, que tenta prever a próxima palavra a ser digitada e, frequentemente, acerta. Isso também é considerado uma forma de Inteligência Artificial, pois toma decisões e faz recomendações com base no comportamento da pessoa usuária.
Ao falarmos sobre acelerar ou automatizar processos, um exemplo é quando assistimos a um vídeo do "Guia de Carreira e Inteligência Artificial" da Alura e conseguimos extrair os principais tópicos sem precisar assistir ao conteúdo completo. Utilizando ferramentas como o Google Gemini, é possível realizar essa extração de forma automática.
Outra aplicação comum são as legendas automáticas, que transformam o áudio de um vídeo em texto e o sincronizam com o conteúdo visual. Isso se tornou muito mais simples de realizar offline nos dias atuais. A Inteligência Artificial consegue gerar legendas de maneira automatizada, o que é especialmente útil em vídeos ao vivo, como lives, permitindo a tradução simultânea e superando barreiras linguísticas (dado que muitos conteúdos não estão em português).
Na classificação de informações, um exemplo clássico é o e-mail. Somos frequentemente inundados por e-mails de phishing e spam, que tentam aplicar golpes. Se fosse necessário ler cada e-mail e decidir se é verdadeiro ou falso, isso seria inviável.
Pessoas idosas podem ser mais suscetíveis a cair nesse tipo de golpe, pois, frequentemente, têm menos familiaridade com a tecnologia.
A Inteligência Artificial é capaz de classificar os e-mails como spam ou não, facilitando essa tarefa. O mesmo processo pode ser aplicado à projeção de vendas futuras, utilizando dados históricos da empresa. A Inteligência Artificial pode analisar variáveis e dados passados para realizar essa projeção de vendas, otimizando esse processo para nós.
Ao projetarmos e classificarmos informações, é possível obter insights sobre o futuro, mesmo sem ter todas as informações disponíveis no momento.
Recentemente, observamos um avanço significativo nas inteligências artificiais generativas, que respondem a perguntas e reduzem o tempo de aprendizado. Por exemplo, é possível aprender de forma eficaz ao fazer perguntas a modelos como o GPT.
No entanto, ao falarmos de Inteligência Artificial, não estamos nos referindo apenas ao ChatGPT ou ao Google Gemini; esses são apenas tipos específicos de Inteligência Artificial. Existem diferentes tipos de Inteligência Artificial, cada um projetado para resolver um problema específico.
Em um sistema bancário, por exemplo, ao analisar o comportamento de uma pessoa para identificar fraudes, não utilizamos um LLM ("Large Language Model"). Nesse caso, utilizamos um modelo de machine learning. Os LLMs, como o ChatGPT, fazem parte da área de Inteligência Artificial Generativa, que é um dos focos deste curso.
LLM ("Large Language Model") é um tipo de inteligência artificial que pode entender e gerar texto em linguagem humana.
Quando falamos de LLMs, estamos nos referindo a um tipo de Inteligência Artificial que entende e processa texto em linguagem humana, dividindo-o em pequenas instruções.
Por exemplo, ao abrir o ChatGPT e inserir um texto, chamado de prompt, ele é processado nos servidores do ChatGPT, transformado em instruções que podem ser enviadas para diferentes tecnologias, modelos, APIs ou sistemas internos, com o objetivo de entregar a resposta desejada.
No caso do sistema bancário, se Bob quiser realizar uma transação financeira em um aplicativo integrado à IA, ele pode inserir um prompt como "quero enviar um Pix de R$50 para Carlos Silva".
O sistema bancário utiliza um modelo de Inteligência Artificial generativa para extrair informações do prompt, como a operação desejada (transferência), o tipo (Pix), o valor (R$50), a origem (Bob) e o destino (Carlos Silva). Essas informações são então transformadas em instruções sistemáticas para executar a operação financeira.
Por fim, surge a questão de como criminosos poderiam explorar sistemas criados com Inteligência Artificial para causar danos ou obter benefícios próprios.
E, como profissionais de cibersegurança, como podemos utilizar a Inteligência Artificial para nos defender desses ataques ou bloquear intenções maliciosas? É isso que exploraremos no próximo vídeo.
O curso Cibersegurança: conhecendo os usos de IA para segurança possui 126 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Programação em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.