Guilherme: Olá, meu nome é Guilherme Lima e sou formado em Sistemas de Informação. Já trabalhei com alguns projetos focados em linguagens de alto nível, como JavaScript, Python e Go, e agora vou te acompanhar nessa aventura com o C#!
Guilherme é um homem branco, de cabelo curto castanho, olhos castanhos, e barba curta castanha. Ele usa um óculos de armação preta e quadrada, e veste uma camisa preta com a estampa branca "The Beatles". Ele está sentado à esquerda de uma mesa preta com um computador e um microfone à sua frente, e ao fundo há uma parede iluminada em lilás com o logo da Alura sobre um painel preto.
Daniel: Olá, eu sou o Daniel Portugal, e assim como o Guilherme, sou graduado em Sistemas de Informação. Trabalho com desenvolvimento há 20 anos, especialmente com C# e .NET, mas também outras linguagens, como JavaScript.
Daniel é um homem branco, de cabelo curto preto, olhos pretos e bigode preto. Ele usa óculos de armação preta e quadrada, e veste uma camisa preta com a estampa roxa "Black Sabbath". Ele está sentado à direita da mesa em frente ao instrutor Guilherme, também com um computador e um microfone à sua frente, e com o mesmo cenário lilás ao fundo.
Guilherme: Estamos muito felizes por ter você nesse curso sobre C#!
Daniel: Ao longo do curso, construiremos um projeto do zero, chamado Screen Sound, em que faremos registros e avaliações de bandas, além de visualizar a média de avaliação.
Com esse projeto, conheceremos o C#, sua sintaxe, e também alguns recursos que vão nos ajudar no desenvolvimento do projeto. Correto, Gui?
Guilherme: Isso mesmo! Como pré-requisito para essa formação, é importante que você tenha assistido aos cursos de lógica de programação. A partir desse conhecimento, daremos continuidade ao tema e nos aprofundaremos de fato como funciona o C# e a estrutura do .NET.
Daniel: Estou curioso!
Guilherme: Vamos iniciar nossos estudos e colocar a mão na massa?!
Guilherme: Com o Visual Studio aberto, inicialmente temos o primeiro programa feito com C#: o Hello World (arquivo Program.cs
). Ao executá-lo, é aberto apenas o terminal com a seguinte mensagem:
Terminal na máquina do instrutor Guilherme:
Hello, World! O C:\Users\guilherme\source\repos\PrimeiroProjeto\PrimeiroProjeto\bin\Debug\net7.0\PrimeiroProjeto.exe (processo 26844) foi encerrado com o código 0. Pressione qualquer tecla para fechar esta janela…
Nosso objetivo é desenvolver uma aplicação back-end para um sistema de músicas. Criaremos então uma aplicação de streaming com diversos artistas, bandas e músicas, mas o foco não será a parte visual, e sim o back-end da aplicação.
Dito isso, aprenderemos a armazenar músicas e a manipular determinados conteúdos, como registrar ou avaliar bandas… Faremos tudo isso com o C#!
Retornando ao Visual Studio, temos o código do programa "Hello, World!". Ele é formado apenas por uma primeira linha de comentário e por uma segunda linha contendo o comando Console.WriteLine()
, adicionado quando iniciamos o programa.
Vamos remover ambas as linhas e começar a desenvolver a nossa aplicação.
Daniel: O nome do nosso projeto será Screen Sound, correto?
Guilherme: Exatamente. Começaremos o código com um comentário contendo o nome da aplicação de músicas. Para isso, utilizamos o sinal //
.
// Screen Sound
O primeiro ponto importante que precisamos entender em relação ao C# é que se trata de uma linguagem fortemente tipada. O que isso significa, Daniel?
Daniel: Significa que precisamos sempre declarar o tipo das variáveis criadas. Podemos iniciar declarando uma variável que represente uma mensagem de boas-vindas ao nosso projeto.
Guilherme: Legal! Quando vamos escrever um texto, geralmente usamos aspas duplas.
Em JavaScript e algumas outras linguagens, podemos escolher entre aspas simples ou aspas duplas. Em C#, existe a possibilidade de usar aspas simples, mas não é esse o caso.
Escreveremos a seguinte mensagem entre as aspas:
// Screen Sound
"Boas vindas ao Screen Sound"
Porém, não é somente dessa forma que criamos uma variável. Precisaremos adicionar algumas outras informações, certo, Daniel?
Daniel: Sim, a informação com a mensagem de boas-vindas precisa estar armazenada em uma variável. Criaremos a nossa primeira variável do tipo string
(que representa um texto) e a chamaremos de mensagemDeBoasVindas
. Vamos adicionar então ambos os elementos seguidos de um sinal de =
, separando a declaração da variável e a mensagem de fato.
// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound"
Guilherme: Feito isso, ainda aparenta existir um problema no fechamento das aspas duplas. Ao posicionar o cursor sobre ela, temos a seguinte informação:
CS1002: ; esperado
O que esse último dado significa, Daniel?
Daniel: Significa que toda instrução no C# precisa ser terminada com ponto e vírgula. Essa é a indicação feita pelo computador.
// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
Guilherme: Colocamos o ponto e vírgula e a notificação do erro desapareceu. Porém, a variável mensagemDeBoasVindas
também está marcada com um sublinhado. Posicionando o cursor sobre ela, temos a mensagem abaixo:
CS0219: A variável "mensagemDeBoasVindas" é atribuída, mas seu valor nunca é usado
Ou seja, temos um espaço na memória para a variável, mas não usamos o conteúdo.
Daniel: Perceba que no compilador, o Visual Studio dá feedbacks visuais imediatos. No fechamento das aspas, havia um indicador vermelho que representa um erro. No caso acima, o indicador visual (isto é, o sublinhado) é verde, representando que a variável foi declarada, mas não utilizada.
Guilherme: Antes de começar a usar a variável, vamos deixar a nossa tela um pouco mais limpa em relação aos conteúdos, para focar apenas no código.
Podemos, por exemplo, fechar o Gerenciador de Soluções na lateral direita do Visual Studio. Temos a opção de clicar no botão "X" ou de usar o atalho "Shift + Esc". Além disso, podemos fechar a aba inferior "Saída", onde está selecionada a opção "Mostrar saída de: Compilação".
Dessa forma, teremos somente o código exibido na tela.
Daniel:
No caso da aba "Saída", quando executarmos novamente o programa, o processo de compilação também será executado, então pode ser que essa aba volte a aparecer.
Guilherme: Agora vamos usar o comando Console.WriteLine()
. Entre parênteses, vamos passar o nome da variável mensagemDeBoasVindas
.
// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
Lembre-se: não colocamos a variável entre aspas, pois queremos exibir seu próprio conteúdo, e não de fato o texto "mensagemDeBoasVindas".
Note que a variável é composta por 4 palavras, sendo que as 3 últimas são iniciadas com letra maiúscula. Quando trabalhamos com variáveis, seguimos o padrão Camel Case.
Daniel: Nesse padrão, a primeira palavra começa com letra minúscula e o restante com letra maiúscula.
Guilherme: Agora vamos executar o código! Para isso, temos o botão "Iniciar Sem Depurar" (ícone ▶), localizado na barra superior do Visual Studio. Caso prefira, você pode usar o atalho "Ctrl + F5".
Após a execução, é aberta novamente a aba "Saída", exibindo a saída de compilação. Finalizado o processo, o programa será aberto em outra janela chamada "Console de Depuração do Microsoft Visual Studio", onde teremos a mensagem de boas-vindas:
Terminal na máquina do instrutor Guilherme:
Boas vindas ao Screen Sound O C:\Users\guilherme\source\repos\PrimeiroProjeto\PrimeiroProjeto\bin\Debug\net7.0\PrimeiroProjeto.exe (processo 22548) foi encerrado com o código 0. Pressione qualquer tecla para fechar esta janela…
Temos um programa melhor, com conceitos que fazem sentido para todo o desenvolvimento a seguir.
Conforme dito anteriormente, a C# é uma linguagem fortemente tipada, então definimos o tipo, o nome da variável com a qual vamos trabalhar, e depois passamos o valor do conteúdo para o comando Console.WriteLine()
. Dessa forma, conseguimos utilizar nossas variáveis!
Guilherme: O programa ficou interessante, pois conseguimos alterar o texto do "Hello, World" utilizando uma variável, resultando na seguinte mensagem no console:
Boas vindas ao Screen Sound
Apesar de ser uma aplicação de console que será exibida apenas no terminal, seria interessante melhorar sua aparência. Vamos adicionar asteriscos acima e abaixo da frase para deixá-la mais agradável visualmente.
Na linha 4 do arquivo Program.cs
, adicionamos um Console.WriteLine("")
contendo vários asteriscos. Vamos copiar e colar essa linha logo abaixo da mensagem de boas-vindas.
Program.cs
// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
Console.WriteLine("**************************");
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
Console.WriteLine("**************************");
Depois clicamos no botão "▶" na parte superior.
No console, obtemos:
***************************
Boas vindas ao Screen Sound
***************************
Agora está mais interessante.
Uma observação relevante é que, ao executarmos o programa com esses asteriscos, ele adquire uma nova aparência. No entanto, essa aparência ainda não é visualmente atraente. Essa mensagem de boas-vindas será exibida em diferentes momentos da nossa aplicação, e um conceito bem conhecido na programação é a capacidade de isolar um código para ser reutilizado em outros momentos, evitando a necessidade de copiá-lo.
Uma abordagem que podemos utilizar para isolar nosso código é criar uma função.
Daniel: A fim de aproveitar o código de forma mais eficiente, é importante notar que vamos mencionar bastante a importância do reuso de código, evitando repetições e tornando o código mais conciso. Isso nos permite utilizá-lo em diferentes momentos, sem a necessidade de recriá-lo constantemente.
Guilherme: Criaremos uma função para reutilizar as três instruções do nosso código. Para começar, precisamos determinar se a função terá ou não um valor de retorno.
Quando a função não tem um valor de retorno, ou seja, realiza ações sem retornar um resultado, usamos a palavra reservada void
(em português, "vazio").
Program.cs
// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
void
Console.WriteLine("**************************");
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
Console.WriteLine("**************************");
Daniel: Apenas um adendo, Gui. É importante observar que, ao mencionarmos a palavra reservada, o compilador nos fornece uma indicação visual por meio da cor azul. Observe que as palavras "string" e "void" estão em azul, o que significa que são palavras reservadas.
Guilherme: Legal, Daniel.
Prosseguindo, utilizamos o void
para indicar que a função terá um comportamento específico, mas não esperamos que ela retorne algum valor. Nomearemos essa função como ExibirMensagemDeBoasVindas()
. Para encapsular as três linhas de código, utilizamos as chaves de abertura e fechamento: {}
.
A formatação utilizada na função
ExibirMensagemDeBoasVindas()
é um padrão visual amplamente adotado em C#: o nome da função seguido por parênteses vazios na mesma linha e, na linha seguinte, o uso das chaves de abertura e fechamento.
Depois podemos copiar as linhas das nossas instruções e colar dentro da função:
Program.cs
// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
void ExibirMensagemDeBoasVindas()
{
Console.WriteLine("**************************");
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
Console.WriteLine("**************************");
}
Daniel: É importante notarmos que diferente da nomenclatura da variável mensagemDeBoasVindas
o nome dessa função ExibirMensagemDeBoasVindas()
utiliza outra convenção conhecida como PascalCase, em que a primeira palavra inicia com letra maiúscula.
O padrão PascalCase é adotado na nomenclatura de funções
Guilherme: Existem dois padrões a serem seguidos: o CamelCase para nomear variáveis e o PascalCase para nomear funções. Vamos executar clicando em "▶" e analisando no console nada foi exibido.
Isso ocorre porque declaramos a função, porém, não a chamamos para ser executada.
Daniel: Inclusive, há uma indiciação visual no código. Abaixo da função ExibirMensagemDeBoasVindas()
há uma sublinhado na cor verde.
Guilherme: Exatamente, e colocando o mouse por cima da função, temos a seguinte mensagem:
A função local 'ExibirMensagemDeBoasVindas' está declarada, mas nunca é usada.
Para usarmos uma função, depois dela nós a chamamos pelo nome e abrimos e fechamos parênteses.
Program.cs
// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
void ExibirMensagemDeBoasVindas()
{
Console.WriteLine("**************************");
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
Console.WriteLine("**************************");
}
ExibirMensagemDeBoasVindas();
Novamente clicamos em "▶" e analisando no console, obtemos a mensagem:
***************************
Boas vindas ao Screen Sound
***************************
Isso significa que a função está sendo exibida.
Vamos melhorar o visual dessa mensagem no próximo vídeo. Até mais!
Daniel: Até, pessoal!
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