Olá eu estou aqui para te dar as boas-vindas ao curso de Data Visualization, meu nome é Daniel Siqueira, eu vou ser seu instrutor nesse curso e aqui vamos aprender várias técnicas de visualização de dados que realmente vai elevar o nível dos seus gráficos visuais para outro patamar.
E nesse curso vamos ajudar a Ana, que ela é contratada do Alura Market, que é um mercado super tecnológico, com muita inteligência artificial por trás dele e os investidores, investidoras, solicitaram um relatório para essa equipe, só que esse relatório tinha alguns defeitos, algumas dificuldades e vamos ajudar a Ana a implementar, a passar para equipe dela algumas técnicas de visualização de dados para melhorar ainda mais esse relatório.
Então vamos aprender os conceitos de storytelling, ou melhor, o que que é o storytelling, e qual a importância de termos esse termo bem definido antes mesmo de começarmos a pensar nos gráficos e visuais, vamos entender a importância também de entender quem é o nosso público-alvo, a começar a comunicação, que isso vai guiar todo nosso relatório aí por diante.
Também vamos aprender sobre os princípios de Gestalt, o que é essa escola e como esses princípios podem ser aplicados em todos os gráficos visuais de uma única vez, também vamos aprender como trabalhar com as cores, como as cores sempre tem que ser pensadas, se vamos utilizar uma cor ali nos nossos gráficos ela tem que ser pensada de antemão e qual o poder que ela tem para dar destaque e tudo mais.
E vamos aprender também sobre o posicionamento dos nossos gráficos no nosso relatório, no nosso painel, como faz e como isso faz diferença e tem que ser pensado também.
Além disso, vamos começar a trabalhar com esse relatório inicial que a equipe da Alura Market produziu e vamos começar a colocar as técnicas de visualização de dados em cima de cada visual desse, então vamos ter aqui na nossa aba de produtos, alguns dados para trabalharmos e vamos trabalhar o gráfico de colunas, vamos aplicar algumas técnicas aqui para melhorar, para deixar ele mais legível com menos distratores e tudo mais.
Vamos aprender que muitas vezes nem é preciso um gráfico, podemos utilizar um cartão com um número, ou então com um número com texto, isso vai ter um efeito poderosíssimo na comunicação.
Vamos aprender também como trabalhar com gráfico de barras, e aí até usando as cores para dar um destaque nele, a como trabalhar com as tabelas, então até o Google Sheets ele é um software de tabelas, vamos aprender a trabalhar com recorte de tabela e como melhorar a visualização dela, com mapa de calor.
Vamos aprender a trabalhar também com gráfico de barras empilhadas, olha só que legal, vamos aprender a trabalhar com gráfico de pizza, que é um gráfico tão criticado no meio da ciência de dados, análise de dados, mas vamos utilizar alguns princípios de Gestalt e vai melhorar bastante a visualização deste gráfico.
E aí esse relatório inicial vai se transformar em um relatório final muito mais elegante e muito mais profissional. Então é isso, faça o curso com bastante dedicação, realmente faça com carinho os exercícios e os materiais extras que vamos trazer para vocês, porque eles foram pensados com muito carinho para que você consiga realmente absorver todo o conteúdo, conte conosco com qualquer dúvida no fórum e é isso aí, vamos lá começar?
Muito bem, então a Ana foi contratada como analista de dados em um dos mercados mais tecnológicos da atualidade que é o Alura Market, esse mercado ele é um pouco diferente porque ele está recheado de tecnologia e inteligência artificial por trás dele.
Então assim, nesse mercado quase não tem nenhum funcionário, você entra, escaneia um código QR Code, a catraca vira, você pega seu produto, coloca na sexta e vai embora, e você é cobrado automaticamente, então é bem legal, não tem quase funcionários presencialmente, mas é claro que uma equipe grande de tecnologia por trás, e a Ana fez parte agora dessa equipe.
E para essa equipe foi solicitado um relatório, com alguns gráficos, algumas métricas que os investidores, investidoras precisavam ali visualizar, então vamos dar uma olhada, vamos ver como que ficou esse relatório que a equipe fez.
Então está aqui, esse é o relatório com algumas métricas que foram pedidas para equipe e eles fizeram os gráficos baseado nisso e trouxeram para nós. Só que os investidores, investidoras, acharam um pouco confuso, alguns desses visuais, então alguns não tem nem título, outros aí realmente precisam ser um pouco melhorados.
Como a Ana tem bastante experiência na questão da visualização de dados, ela se disponibilizou a compartilhar seus conhecimentos com toda a equipe para conseguir, e aí sim eles atingirem o objetivo deles.
Então vamos analisar a base de dados que foi passada aqui para nossa equipe, e entender como a equipe pensou em cada visual, então primeiro temos aqui na nossa tabela a aba de produtos, com algumas colunas, temos o índice, tem a coluna dos produtos em si, do mercado, o setor que esses produtos pertencem e a última coluna com o preço de cada um, de cada produto.
E com essa base de dados, foi pedido que eles conseguissem tirar algumas métricas, alguns insights, então vamos olhar aqui no relatório, primeiro passo eles pediram para entendermos a contagem de setor, então quantos produtos eram de limpeza e de higiene em comparação ao todo e aí a equipe pensou nesse gráfico de pizza, só que percebemos que está um pouco difícil de visualizar, porque tem muitas fatias, muitas cores diferentes, vamos precisar trabalhar um pouco nesse gráfico.
Também forneceram para nós a base na aba aqui de cliente, com várias colunas, ID cliente, os nomes dos clientes, outra coluna com as idades deles, com o gênero que eles se identificam, com o telefone de cada cliente, com a cidade em que eles moram, e o estado.
E com essa coluna aqui, eles queriam entender qual era o número de pessoas com mais de 60 anos, porque como é um mercado muito tecnológico, eles querem entender como essa parcela da população está se comportando na base de clientes, e no relatório foi gerado aqui um histograma e vamos ver como conseguimos ajudar a equipe a melhorar esse visual também.
Temos uma base aqui de compras por cliente, justamente porque os investidores, investidoras querem entender quais são os 5 top clientes e quanto eles gastam para entender a média de faturamento dos que mais gastam.
E aí foi feito um gráfico de barras que está aqui, também além disso foi feita uma pesquisa para entender como é que os clientes estavam satisfeitos, coluna de satisfeito, ou satisfatório ou plenamente satisfeito com alguns pontos em relação aos preços, disponibilidade de produtos, localização dos produtos, horário de funcionamento e a qualidade dos produtos, e aí a equipe fez um gráfico de barras aqui com mais séries também para entender essa comparação
Então é isso, essa base de dados que foi fornecida para equipe de analistas do Alura Market e aqui estão os visuais e agora a Ana se disponibilizou a conseguir colocar algumas técnicas aqui para melhorar todos esses gráficos visuais, a equipe está ansiosa e vamos ver o que conseguimos fazer ao longo do caminho para melhorar.
Então a Ana reuniu o time e começou a estruturar o treinamento e os primeiros tópicos que eles iam seguir, ela então disse que íamos começar pelo famoso termo “storytelling”.
A maioria das pessoas da equipe nunca tinham ouvido falar muito desse termo da storytelling e começaram a perguntar para ela o que significava, aí ela disse que em uma tradução livre poderia ser algo como contação de história, contar uma história, só que a equipe acabou ficando um pouco frustrada, porque eles imaginavam que eles iam ter fórmulas super legais, funções complexas lá no Google Sheets que iam dar gráficos mais robustos, com mais análises e não começar por contar uma história.
Mas foi aí que ela surpreendeu todo mundo, ela disse que a maioria das pessoas, especialmente as pessoas técnicas, os analistas de dados, cientista de dados, muitas vezes eles conseguem fazer a parte técnica muito bem feita, muito bem elaborada, conseguem tirar vários insights legais ali.
Mas muitas vezes essas pessoas não tem uma habilidade de comunicar tão bem aqueles insights que eles tiraram dos gráficos para pessoa que está assistindo, que muitas vezes pode ser um chefe, pode ser um diretor, pode ser um investidor, uma investidora, muitas vezes essas pessoas não são técnicas, então elas não têm um conhecimento profundo do que você está fazendo ali.
E aí vem a necessidade de aprendermos a nos comunicar e criar esse storytelling, bem legal para a pessoa receber a informação ali na plenitude de tudo que você fez, até é interessante em saber que por exemplo, na escola aprendemos matemática, física, química, geografia, a parte de exatas, a parte de linguagem, mas raramente aprendemos a unir as duas coisas.
Em uma aula de matemática sentamos lá, fazemos nossas contas e pronto, e na parte de português e redação, aprendemos a escrever, mas aqui nesse processo é muito importante unirmos essas duas partes, tanto a parte técnica do que eu vou produzir, quanto a parte de como eu vou explorar e como eu vou explicar isso para pessoa que está recebendo aquela análise.
Então o sucesso na visualização de dados não começa na visualização de dados, é por isso que estamos aqui estudando essa parte, então primeiro eu vou entender a comunicação, o que eu quero comunicar, como eu vou comunicar, qual é o tom que eu vou usar para comunicar o que eu quero, qual é o contexto? Então para quem vai essa comunicação.
E aí sim eu consigo fechar esse ciclo do storytelling e apresentar da melhor maneira possível, e aí sim eu vou ter sucesso na visualização de dados.
Então para fechar tem dois conceitos de análise que estamos trazendo aqui, que não é raro das pessoas confundirem, primeiro, é a análise exploratória e aí eu tenho análise explanatória, então vamos entender um pouco esses conceitos, vamos analisar a palavra.
Então a primeira palavra, exploratória, vem de explorar, então ali realmente eu tenho a minha base de dados e vou explorar os meus dados, ver quais são as perguntas que eu consigo fazer para eles, quais são as respostas que consigo tirar, realmente explorar e ter conclusões.
Agora análise explanatória, vem de explanar, de explicar, é realmente eu comunicar, é explicar o que eu fiz ali, o que acontece é que às vezes as pessoas confundem um pouco e montam ali um relatório mostrando uma análise exploratória, então o que eu fiz, qual foi a função que eu utilizei, como é que eu construí aquele gráfico, às vezes a pessoa só quer que você explique os insights que você retirou dali.
Então esse realmente foi uma quebra de paradigma para equipe que a Ana estava trabalhando e eles entenderam como é importante ter esse ponto de partida, entender o storytelling para ter sucesso na comunicação e na visualização de dados.
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