Olá! Tudo bem? Meu nome é Tayná Carvalho, sou instrutora na Alura, e vou te acompanhar ao longo deste curso de Mentoria: desenvolvendo pessoas e compartilhando experiências.
Audiodescrição: Para fins de acessibilidade, Tayná se descreve como uma mulher de pele branca, cabelos longos, pretos e lisos, sobrancelhas pretas, e olhos castanho-escuros. Ela veste uma camisa preta com detalhes dourados, e está sentada em seu estúdio em casa, com uma parede branca ao fundo iluminada em degradê laranja e roxo.
Durante este curso, vamos entender como funciona o processo de desenvolvimento e de que maneira a mentoria pode ser uma ferramenta extremamente capaz de ser propulsora da transformação da pessoa que nos busca para receber essa orientação.
Vamos compreender quais são os papéis da pessoa mentorada e da pessoa mentora, assim como as habilidades essenciais para que possamos desempenhar a mentoria da melhor forma possível.
Além disso, entenderemos como a escuta ativa, os feedbacks e uma boa comunicação são ferramentas essenciais nesse processo e nos ajudam a alcançar excelentes resultados.
Falaremos também sobre como estruturar uma mentoria, de modo que ela se adeque às diferentes abordagens necessárias, lidando com diversos perfis de pessoas e evidenciando a orientação no processo.
Quando as pessoas buscam nossa orientação, elas querem saber mais da nossa história e da nossa experiência, justamente por ser isso que irá auxiliá-las nesse processo de evolução e desenvolvimento.
Evidentemente, não devemos deixar de lado a nossa essência, que é exatamente saber da nossa história e compartilhar essas experiências. Isso torna a mentoria ainda mais rica para a pessoa que buscou a nossa ajuda e quer contar com o nosso direcionamento.
Além das etapas de construção da mentoria, abordaremos também como podemos analisar os recursos disponíveis, as habilidades, e as competências da pessoa, para que possamos tanto potencializar as já existentes quanto ajudá-la a adquirir novas habilidades.
Devemos sempre pensar em como mensurar o progresso ao longo desse processo. De que forma conseguimos medir e entender como está sendo o progresso da pessoa mentorada por nós?
Além de analisar os recursos, vamos compreender como definir metas realistas e, a partir disso, realizar o monitoramento da execução do plano de ação, estruturado com a pessoa mentorada.
Temos muitos assuntos legais para abordar e diversos materiais interessantes para aprender, mas antes, queremos deixar o convite para que você realize as atividades disponíveis ao longo do curso.
Elas foram preparadas com muito carinho para aprofundar ainda mais seus conhecimentos ao longo dos estudos, e também potencializar seus resultados acerca do tema.
Sinta-se à vontade para compartilhar seus conhecimentos e experiências na nossa comunidade no Discord e no fórum, espaços feitos especialmente para você!
Nós já estamos preparados! Você vem conosco?
Quem de nós nunca se empolgou com algum tema para se aprofundar, ou decidiu desenvolver/aperfeiçoar alguma habilidade, e começou a consumir todos os conteúdos possíveis, a partir de diversas fontes, pois tinha um sonho e a coragem de arriscar tudo para alcançar o objetivo?
A verdade é que, muitas vezes, não sabemos por onde começar.
Já observamos situações em que pessoas passaram por momentos de confusão, sem saber para onde ir, agarrando tudo o que aparecia pela frente na esperança de que pudesse ajudá-las de alguma maneira.
No final, buscamos exatamente isso: ajuda e orientação. Tendemos a buscar esse direcionamento, pois sabemos que alguém já vivenciou e passou por isso. Portanto, para alcançar nossos objetivos, é natural procurar a ajuda que acreditamos ser adequada para o nosso caso.
Pensando no alcance dos nossos objetivos, ele pode vir de várias formas e em qualquer âmbito, desde o pessoal até o profissional. Da mesma forma, o direcionamento também pode vir de diversas fontes: da família, dos amigos, de colegas de trabalho, entre outros. A certeza é que alguém já passou por isso.
Por exemplo: a instrutora tem um irmão mais novo e costuma dizer que ele teve sorte, pois ela nasceu antes. Sendo assim, alguns comportamentos com a mãe que não funcionaram para ela, consequentemente, já foram alertados que não funcionariam para ele também, pois ela já vivenciou isso.
De certa maneira, ela conseguiu trilhar um caminho e ajudar o irmão. Da mesma forma, a mãe dela é professora e já trouxe inúmeros insights, o que ajudou muito no desenvolvimento da instrutora ao longo da sua trajetória no âmbito educacional. Isso fez com que ela evitasse determinadas situações e desgastes ao longo desse processo, pois outra pessoa já tinha passado por isso.
Assim, a mãe dela a alertou e trouxe o direcionamento necessário para que ela pudesse desempenhar sua função da melhor maneira possível. Ou seja, existem diversas formas de orientações, tanto de uma maneira mais informal, quanto de uma maneira mais formal. Abrimos essa possibilidade até mesmo para um formato online ou presencial, ou para uma orientação em grupo ou individual.
Porém, nosso objetivo é falar sobre a mentoria, que é uma orientação estruturada. Vamos entender a mentoria como uma ferramenta e como um processo a ser vivenciado pela pessoa mentorada e pela pessoa mentora.
Afinal, o que é mentoria? Qual é a definição desse processo? Descobriremos isso na sequência. Até o próximo vídeo!
Quando as pessoas nos procuram para algum tipo de direcionamento ou orientação, elas não estão simplesmente pedindo nossa ajuda. Elas estão em busca de aliviar alguma dor ou incômodo que possa existir. Ou seja, elas buscam principalmente uma transformação.
Dentre as inúmeras possibilidades que podemos oferecer para criar essa orientação e estrutura ao longo dessa trajetória, existe a mentoria.
Mas, afinal, o que é mentoria?
A mentoria é um relacionamento de aprendizado em que uma pessoa mais experiente em determinada situação, isto é, a pessoa mentora, irá auxiliar e direcionar a pessoa que precisa de suporte, ou seja, a pessoa menos experiente que está em busca de ajuda para vivenciar o que já foi vivenciado pela pessoa mentora.
É importante ter em mente que o processo de mentoria é contínuo e colaborativo. Nunca vamos deixar de aprender dentro da mentoria, mas também é necessário existir uma troca entre as partes.
Não existe unilateralidade em relação a esse processo. As duas (ou mais) pessoas inseridas no processo estão em posições nas quais será necessário contribuir para haver sucesso.
A evolução acontece simultaneamente para todas as partes envolvidas, não apenas para uma ou para outra. Porém, isso irá depender do comprometimento e do envolvimento ao longo do processo vivenciado.
Além disso, devemos ter em mente que, enquanto pessoa mentora, não apenas fornecemos informação e orientação para a pessoa mentorada. Estamos no processo para aprender com a perspectiva da pessoa.
A partir disso, entenderemos melhor quais são os papéis de cada indivíduo e como conseguimos desempenhar nosso papel ao longo da mentoria. É essencial a autoanálise, isto é, a validação de que estamos presentes também para aprender, não somente para ensinar.
No final, o que acontece de fato é uma troca, pois mentorar é exatamente transformar a nossa experiência em conhecimento. Criamos uma maneira de transformar tudo o que vivenciamos e que temos experiência na nossa trajetória, e passamos isso para a pessoa que precisa do nosso auxílio e suporte, ou seja, a pessoa que vivencia uma trajetória semelhante.
Portanto, a mentoria é um processo colaborativo, contínuo, e exige comprometimento de todas as partes envolvidas no processo!
O curso Mentoria: desenvolvendo pessoas e compartilhando experiências possui 99 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão de Pessoas em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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