Olá! Eu sou o André Tardelli, e lhe dou as boas-vindas ao curso de Design emocional: tornando um produto amável da Alura!
#acessibilidade
Eu sou um homem branco, com cabelo preto e curto, barba também preta e curta, utilizo uma blusa vinho, e estou sobre um fundo rosa com o símbolo de olho da escola de UX & Design da Alura.
Pense que você, como uma pessoa que será entusiasta da área de produtos ou que já começou a trabalhar nela, executa alguns processos e cria entregáveis muito focados, por exemplo, na usabilidade, na experiência, nas telas, em aspectos visuais, e assim por diante.
Porém, nada disso consegue assegurar que a pessoa usuária vá amar ou odiar determinado produto. As pessoas são muito diferentes, e existe um escopo infinito de possibilidades para garantirmos que nosso produto será amado por todas elas.
Mas será que existe um processo por meio do qual seja possível facilitar e aumentar as chances de tornar o produto amável para a maior quantidade possível de pessoas?
É nesse momento que entra a teoria do design emocional, elaborada pelo Donald Norman e desenvolvida ao longo dos anos, de modo a estruturar o processo da mente humana quando o produto começa a ser assimilado, e determinar quais são os principais gatilhos mentais para que a pessoa usuária ame ou odeie determinado produto com maior facilidade.
Se você é uma pessoa que está iniciando na área de Product Design, esse curso é recomendado. Com ele, você começará a colocar a pessoa usuária no centro do processo e a entender cada vez mais sobre ela, de modo que consiga facilitar os seus processos ao longo do desenvolvimento de um produto de ponta a ponta.
O curso também é interessante para pessoas que já têm certa maturidade na área de UX Design, pois vamos abordar vários entregáveis que são os principais dessa área.
Sendo assim, não vamos fazer nenhuma construção do zero, mas sim estruturar e organizar os entregáveis principais (os quais já conhecemos) dentro de uma documentação.
Vamos segmentá-los em diferentes níveis de resposta: focando em aspectos visuais no entendimento da pessoa usuária; voltado para a parte comportamental, em que conseguiremos falar um pouco mais sobre a satisfação, se a pessoa consegue dominar o seu uso; e por fim, para a parte reflexiva, focada em fazer com que a pessoa ressone com o seu produto, ou seja, que ele estará alinhado às crenças e valores da pessoa usuária. Dessa forma, a pessoa vê um benefício associado a tal produto e cria um relacionamento duradouro a partir disso
Com o entendimento de emoções, sentimentos e tipos diferentes de afeto, conseguiremos estruturar um processo muito legal para chegar ao resultado desejado.
Além disso, há um ponto muito bacana: nós estruturamos, dentro de um storytelling de um case feito na Alura Livros, biblioteca em que eu trabalhei com a Ana, outra product designer que vai me ajudar no processo.
Também conversaremos com pessoas de diferentes áreas e entender, a partir de tudo isso, a estruturar uma documentação para ser apresentada a diferentes stakeholders de diversas áreas em toda a equipe da Alura Livros.
Esse vídeo foi apenas um overview ("visão geral") do que será abordado ao longo do curso. Espero muito que você goste! Vamos lá?
Antes de começar, vamos falar um pouco sobre o conteúdo que será abordado nesse curso. Nós o dividimos em 5 aulas principais.
Na aula 1, vamos contextualizar como essa demanda chegou para nós, passar um pouco desse contexto, para então explicar a base da teoria do design emocional.
A partir disso, também entenderemos um pouco sobre a pessoa usuária e alguns dos seus gostos e preferências principais, antes de começarmos o processo de entender a mente dela.
Para isso, iremos consultar diferentes bases de dados, conversar com diferentes profissionais, para conseguir alcançar e resolver a demanda.
A aula 2 também será muito focada na teoria do design emocional. Vamos abordar os aspectos viscerais, ou aspectos visuais e estéticos, para a pessoa usuária.
Sendo assim, iremos olhar a interface em sua totalidade e alguns dos feedbacks principais passados nas bases de dados, e a partir disso, desenvolver algumas perguntas com hipóteses e trazer diferentes recomendações.
Além disso, conversaremos com um UI designer para validar essas hipóteses em tempo real, o que será muito interessante!
Na aula 3, vamos focar em outro nível do design emocional: o nível comportamental.
A partir desse momento, falaremos muito mais sobre as partes de usabilidade e satisfação, abordando o domínio da pessoa usuária sobre determinado produto.
Vamos olhar, por exemplo, alguns níveis de comportamento e de interação no próprio aplicativo da Alura Livros. Além disso, conseguiremos insights com pessoas de research (em português, pesquisa) para validar as nossas hipóteses e, assim, trazer novamente outras recomendações para esse escopo específico.
Por último, vamos abordar o último nível de resposta: o nível reflexivo. O objetivo dele será muito específico: fazer com que a pessoa usuária se identifique com o seu produto.
Portanto, vamos focar em crenças, valores, e justamente em como a Alura Livros se comporta perante o público que utiliza o meio.
Iremos conversar com pessoas de marketing para entender missão, visão, valores, e como a marca se posiciona, além de trazer outras formas de transformar a experiência em um aspecto social e de aprendizado constante.
A partir disso, colocaremos todos os detalhes obtidos na documentação da Alura Livros no Notion. Nesse documento, encontraremos as nossas consultas e entrevistas.
Para concluir nossos estudos, faremos uma apresentação final na aula 5: iremos mostrar e sintetizar todos os dados coletados em uma apresentação para stakeholders, abordando os próximos passos que serão dados no processo de criação do design de um produto.
Entendido isso, podemos começar a nossa história! Vem comigo?
Para começar o curso, eu vou contar um pouco sobre o case de sucesso feito na empresa Alura Livros.
Como alguém que trabalhava nessa empresa, vou compartilhar com você alguns dos processos realizados para chegar ao sucesso dessa demanda.
Vamos iniciar contextualizando o que é a empresa Alura Livros. Trata-se de uma livraria focada em livros de tecnologia, ou seja, ela irá reunir diversos tipos de livros físicos e digitais para alcançar a maioria das camadas de tecnologia desejadas.
A Alura Livros focava muito na parte de livros físicos e de e-books, então a empresa decidiu criar um novo tipo de produto digital, por meio do qual os e-books poderiam ser lidos diretamente no aplicativo onde a pessoa usuária faz a compra.
Dessa forma, não seria necessário transferir o e-book para algum leitor externo ou de empresas concorrentes, pois a leitura poderia ser executada diretamente no aplicativo da Alura Livros, com as funções fornecidas por ele.
Como a Alura Livros estava crescendo, formando diversos times e se expandindo cada vez mais, ela sempre focava em 3 áreas principais:
Nesse contexto, eu era um product designer sênior, ou seja, eu trabalhava de ponta a ponta visando melhorar cada vez mais o processo dos produtos que chegavam. Com o surgimento do novo produto, minha responsabilidade era começar essa nova empreitada.
Inicialmente, eu decidi fazer a apresentação de alguns dos resultados que estavam acontecendo para esse produto que havia sido lançado.
Para isso, eu tive uma conversa com o Sr. Luiz, nosso chefe na época, e sintetizei as principais informações que haviam surgido até o momento.
Alguns dos problemas que surgiram foram voltados à própria interface. Ela era pouco intuitiva, as pessoas usuárias não encontravam corretamente as funções, então essa interface não funcionava bem para muitas pessoas.
Também tínhamos um problema de baixa adesão. Mesmo que o leitor existisse no aplicativo, as pessoas preferiam baixar o e-book e transferir para um leitor da concorrência.
Além disso, as reviews nas lojas do aplicativo estavam muito baixas, atingindo em torno de 3.2 estrelas, indicador de que a solução não estava funcionando bem. Havia também vários feedbacks que poderiam ser analisados, de modo a identificar o que deveríamos melhorar.
Dito isso, eu decidi fazer uma proposta para o Sr. Luiz e disse o seguinte: "Será que eu poderia tentar trazer uma sugestão de melhoria para o produto, identificando o que poderia ser acrescentado para aprimorar o visual e a usabilidade?".
O Sr. Luiz aceitou a proposta, mas estabeleceu algumas condições antes de começarmos o processo.
A primeira delas consiste em uma ideia bastante aberta, mas de modo geral, ele queria garantir que toda a clientela iria amar o produto. Eu ainda não sabia exatamente como fazer isso, mas afirmei que ele poderia contar comigo para atingir esse objetivo.
A segunda condição foi haver outra pessoa no processo: a product designer (PD) júnior Ana. Eu mesmo fiz o onboarding da Ana no início da sua trajetória na Alura Livros. Ela queria entender um pouco mais sobre como esses processos funcionavam, então traremos a Ana para me auxiliar na pesquisa, nos entregáveis, e em como melhorar a usabilidade do produto.
Evidentemente, eu aceitei! Seria um prazer ter a Ana junto comigo para auxiliar no processo.
A partir disso, começamos a seguir a nossa trajetória juntos, para entender como conseguiríamos realmente alcançar e finalizar essa demanda.
Vamos ver como isso se desenrolou?!
O curso Design emocional: tornando um produto amável possui 184 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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