Olá! Sou André Tardelli e lhe dou as boas-vindas ao curso Design Thinking: Viabilizando Soluções.
Audiodescrição: André Tardelli é um homem de pele clara. Tem cabelos pretos cursos e ondulados e uma barba bem curta, também preta. Está usando uma camisa vermelho escuro e está sentado em uma cadeira de encosto alto preto com detalhes brancos.
Transformemos desafios complexos em soluções tangíveis. Conheceremos a metodologia do Design Thinking, aprendendo sobre seu processo, suas etapas e suas técnicas utilizadas para levantar ideias.
Para alcançarmos nosso objetivo, começaremos identificando nossos problemas. Usaremos diversas abordagens e técnicas para imergirmos no contexto e conseguirmos nos colocar no lugar da pessoa usuária quando formos identificar um problema específico para ela.
Também faremos o processo de viabilização de soluções, ou seja, verificaremos se a solução proposta realmente atende ao contexto determinado, se haverá alguma limitação e se existirá algum problema possível para podermos evitar. Assim criaremos soluções cada vez mais direcionadas para ajudar a pessoa usuária.
Por fim, todo esse processo será aplicado a um portfólio. Serão mostradas todas as diretrizes e formas para que você consiga documentar e aplicar esse processo, usando a metodologia de Desing Thinking, ao longo do seu dia a dia.
O que vamos aprender
- O que é Design Thinking;
- Identificação de problemas;
- Viabilização de soluções;
- Aplicar o processo em um portifólio.
Não aprenderemos práticas específicas para pessoas que já atuam na área de inovação. Este curso é básico, para introduzir conceitos e técnicas do Design Thinking que serão utilizadas ao longo do curso. Portanto, se você já trabalha com essa área, provavelmente não verá muita novidade.
Além disso, não abordaremos uma solução 100% digital, então não vamos propor soluções para viabilizar um aplicativo ou um site, por exemplo. O Design Thinking pode ser aplicado para soluções tecnológicas ou não tecnológicas. Portanto, neste caso, não será abordada uma solução 100% digital, e sim para a parte de infraestrutura lógica. Portanto, não espere soluções 100% digitais.
O que não aprenderemos
- Práticas específicas para pessoas na área de inovação;
- Soluções 100% digitais;
Esse curso é para pessoas que querem solucionar problemas de uma forma criativa. Quando falamos a palavra design, estamos nos referindo ao termo processo. Mostraremos todas as etapas desse processo para que você consiga estruturar seus problemas sem abdicar da criatividade.
Além disso, para pessoas que não conhecem sobre o Design Thinking. Este curso será básico e introdutório para que você consiga aplicar de uma forma genérica no seu dia a dia.
Público-alvo:
- Pessoas que querem solucionar problemas de forma criativa;
- Pessoas que não conhecem sobre Design Thinking.
Esse curso não é para quem já conhece Design Thinking. Se você já atua nessa área, não encontrará nenhuma novidade nesse curso, por ser uma parte introdutória. Além disso, para quem procura uma solução digital, ou seja, viabilizar algo por meio de um aplicativo ou um site, você não encontrará isso neste curso.
Para quem não é o curso:
- Quem já conhece o Design Thinking;
- Quem procura soluções digitais;
Aprenderemos sobre o Design Thinking através de uma narrativa sobre a Gatito Pet Shop, uma loja de animais que está enfrentando alguns problemas financeiros. As personagens da história terão que utilizar algumas técnicas para entender cada vez mais o que está acontecendo na loja e realmente ver como eles poderiam viabilizar, documentar e entender esses problemas e soluções do contexto apresentado.
Assim, mostraremos todo esse processo de divergência e convergência para levantarmos nossas ideias por meio de técnicas e diagramas que serão apresentados ao longo do curso.
Vamos aprender juntos e vamos em frente!
O conteúdo deste curso será abordado através da história da Gatito Pet Shop.
A Gatito Pet Shop é uma loja fictícia, pensada para esse curso. Consideraremos que é uma loja física de bairro que contém diversos itens, acessórios e produtos necessários para poder ajudar o seu animal de estimação.
A loja possui um proprietário, que será um dos nossos primeiros personagens, o Pedro. Ele possui alguns conhecimentos de administração e tem formação em contabilidade. Com base nisso, ele conseguiu administrar e abrir o primeiro negócio dele.
Além disso, o Pedro também tem uma filha, a Laura, uma estudante universitária de design, mas ela está sempre na loja, ajudando o pai em tarefas e demandas do dia a dia. Para completar essa família, também temos o cachorro, que se chama Gatito. Ele que deu a inspiração para o nome dessa loja.
A loja Gatito fornece alguns serviços. Além de vender dos produtos na loja, ela:
A venda e entrega de produtos por telefone oferece a comodidade da pessoa cliente não precisar sair de casa, sendo uma grande forma de conseguir ganhar mais dinheiro. Porém, um dos serviços que mais rendia era o banho e tosa, tanto de cachorros, quanto de gatos. Esse serviço era feito na própria loja a partir do agendando de horário, e é de onde vem a maior parte da renda deles.
Será mais fácil de entender como a Gatito funciona conhecendo a estrutura da Gatito. A loja tem uma peculiaridade muito específica: é uma loja de dois andares. Vamos conhecer o primeiro andar.
No primeiro andar, temos a entrada da loja que fica de frente para alguns itens, que os produtos básicos para qualquer tipo de animal de estimação:
No lado esquerdo, aos fundo da loja, temos um depósito com todos os itens que não estão no mostruário. Ao lado do depósito tem um banheiro e uma escada. Já ao lado direito da entrada, tem um caixa.
Subindo as escadas, que ficam do lado esquerdo da loja, temos aceso ao segundo andar.
Nos fundos do lado esquerdo desse andar, temos os serviços de banho e tosa. Já do lado direito do antar estão produtos mais específicos, sendo eles:
Agora que entendemos um pouco mais sobre a loja da Gatito, podemos explicar um pouco mais sobre o problema que ela está passando no momento.
A Gatito é uma loja criada há mais ou menos um ano. Porém, nesses três últimos meses, o Pedro começou a notar uma queda muito drástica nas vendas.
Ele não sabia dizer o porquê dessa queda tão expressiva, mas percebia que, se continuassem com esse déficit por mais três meses, eles iriam falir. Então, Pedro precisa de algum plano de ação rápido para que a loja não vá à falência.
Como Pedro não sabia o que fazer, entra em cena a Laura, que também não quer que a loja vá à falência. Ela decidiu procurar por alguma forma de ajudar a salvar essa loja do pai. Ela começou a procurar por alguns profissionais especialistas em identificar e resolver esses problemas.
Quando ela começou a procurar por isso, ela se deparou com uma frase que marcou muito ela, que foi:
Qualquer pessoa pode solucionar problemas!
Então, até a Laura, uma estudante universitária, poderia resolver toda essa situação para o negócio do pai e conseguir ajudar a loja sem ser uma grande especialista nisso. Ela só precisaria seguir um conjunto de passos para conseguir resolver esse problema.
A Laura começou a estudar e procurar por metodologias para descobrir por onde começar e como ela precisa fazer isso. Com base nas descobertas, ela começou uma aventura para conseguir salvar essa loja do pai.
É com isso que nós vamos trabalhar nesse curso. A seguir analisaremos o que Laura conseguiu descobrir até agora.
Laura decidiu procurar algumas formas de resolver problemas para ajudar na situação atual da Gatito. O ideal para ela seria encontrar uma metodologia que permitisse entender melhor o processo e as etapas necessárias para solucionar esse problema. Isso permitiria responder perguntas como:
Ao buscar por metodologias para resolução de problemas, um dos primeiros resultados foi o Scrum: um framework (ferramenta) ágil que permite solucionar problemas de forma dinâmica e rápida. Por ser ágil, o Scrum é focado na ação e no processo* para alcançar a solução.
A partir solução específica que desejamos alcançar, o Scrum propõe quebrarmos essa solução em pequenas tarefas e entregar essas tarefas progressivamente para alcançar o objetivo principal. As entregas são feitas de forma rápida e em intervalos pré-definidos de tempo.
No entanto, o Scrum não se mostrou ideal para Laura, porque é uma framework, e não uma metodologia. Por ser uma ferramenta, é mais aberto e requer adaptação ao contexto específico, então não se encaixa ao cenário amplo que a Laura se encontra. Já uma metodologia é mais estruturada e indica os passos iniciais. Além disso, o Scrum requer uma equipe com papéis pré-definidos para funcionar corretamente.
Scrum
Vantagens:
Ágil;
Focado na ação/processo;
Entregas menores e rápidas
Desvantagens:
É um framework, não uma metodologia;
Necessita de uma equipe.
Outra metodologia que Laura encontrou foi o PDCA (Plan [Planejar], Do [Fazer], Check [Verificar] e Act [Agir]). A ideia é seguir essas quatro etapas para resolver problemas:
O PDCA é bem focado na ação, e não no processo de descoberta. Esse processo é necessário para Laura, pois ela ainda não sabe qual é o problema específico que precisa tratar. Ela sabe que ocorre uma queda nas vendas, mas desconhece o motivo, ou seja, o problema principal.
PDCA
- Focado na ação;
- Sem processo de descoberta
Laura está precisando de um direcionamento para entender melhor o problema, então a metodologia que a ajudará bastante é Design Thinking. O termo "design" é frequentemente associado à arte, mas no contexto do Design Thinking, ele se refere ao processo.
Portanto, o "Design Thinking" é como o "processo de pensamento", e esse processo segue algumas etapas:
O Design Thinking é um processo cíclico e contínuo, então podemos sempre voltar nessas etapas para refinar cada vez mais nossas descobertas. Além disso, outro ponto interessante do Design Thinking é que a pessoa usuária está sempre no centro, ou seja, a empatia com essa pessoa estará em todas as etapas desse processo.
Sempre pensaremos como a pessoa usuária e entender as possíveis dores, mesmo as latentes, para resolvermos o problema e criar algo que ela vai verdadeiramente utilizar.
O Design Thinking segue uma filosofia de ciclos de convergências e divergências. Portanto, teremos uma etapa de divergir, abrindo espaço para todas as ideias, problemas e soluções, e a etapa de convergir, tomando uma decisão específica. Não resolvemos todos os problemas de uma vez, e sim progressivamente.
Para visualizar esse processo de convergência e divergência, utilizamos um diagrama chamado de "duplo diamante". O primeiro diamante é voltado para o problema e o segundo para a solução. Cada diamante tem uma etapa de divergência seguida de uma etapa de convergência.
No primeiro diamante teremos um desafio complexo, onde divergimos esses problemas e depois convergimos no desafio principal. No segundo diamante, teremos as soluções tangíveis, onde divergiremos sobre essas soluções e convergir na escolha do entregável.
Pensando nas etapas que falamos anteriormente, no primeiro diamante começamos com a descoberta, seguimos para etapa de definição, escolhendo o problema tratado. Em seguida, no segundo diamante, começamos com o desenvolvimento, para levantarmos as possíveis soluções, e a etapa de entrega, onde percebemos se está tudo certo e viabilizamos o produto.
Diagrama duplo diamante
Duas etapas de divergência e convergência
- Primeiro diamante:
- Desafio complexo;
- Descobertas (divergência);
- Definição (convergência);
- Segundo diamante:
- Soluções tangíveis;
- (divegência)
- (convergência)
Por ter um processo de descoberta, Laura achou o Design Thinking interessante e decidiu aplicá-lo para descobrir até onde conseguiria chegar com essa metodologia. A seguir, veremos os resultados da Laura e como essa história vai se desenrolar.
O curso Design Thinking: viabilizando soluções possui 145 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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