Boas-vindas a mais um curso de Django. Meu nome é Bruno Divino e serei seu guia nessa jornada de aprendizagem.
Autodescrição: Tenho pele clara, cabelos e bigode castanhos e olhos verdes. Estou vestindo uma camiseta verde. Atrás de mim, há uma parede branca com uma iluminação gradiente roxa do lado esquerdo e azul do lado direito.
Este curso é voltado para você que tem interesse em Python para desenvolvimento back-end, mais precisamente, para quem está aprimorando o conhecimento em Django.
Para acompanhar esse curso, é interessante ter conhecimentos de orientação a objetos em Python, além de já ter concluído os outros cursos da formação Django.
Daremos continuidade no desenvolvimento do Alura Space, nossa galeria de fotos do espaço.
Dessa vez, vamos desenvolver nova opção para o menu chamada “Nova imagem”. Para isso, criaremos uma opção de CRUD, assim conseguiremos inserir, editar e deletar fotos.
Vamos começar nossos estudos? Até breve!
Como essa é uma continuidade do curso anterior de Django, copiamos o projeto criado e o colocamos em uma pasta na área de trabalho. Em seguida, o abrimos no VS Code.
Agora, para conseguirmos mexer no projeto precisamos criar um ambiente virtual.
Começamos abrindo nosso terminal por meio do comando "Ctrl + '". Em seguida, criamos um virtualenv
escrevendo -p python3 . venv
e rodando o código.
virtualenv -p python3 . venv
Se você estranhou o uso desse código para a criação do virtualenv
é porque nesse curso estamos utilizando o sistema operacional Linux, enquanto os cursos anteriores foram Windows.
Mudamos justamente para mostrar que esse projeto pode ser desenvolvido em qualquer sistema operacional de forma fluida.
Há uma pequena diferença nos códigos do terminal, porém isso aparecerá muito pouco no nosso curso.
Feito isso, nossa .venv
é criada e logo aparece no canto superior esquerdo da tela. Para ativá-la escrevemos source .venv/bin/activate
. Como estamos usando um terminal personalizado, que permite melhor visualização, acrescentamos no fim do código o .fish
.
source .venv/bin/activate.fish
Lembrando que se você estiver usando o Linux ou Mac puro não precisa utilizar o
.fish
.
Ao rodar o código, nós entramos na nossa .venv
. Mas, isso não significa que estamos na .venv
selecionada, portanto, precisamos selecionar o ambiente virtual, ou seja, onde está o Python.
Para isso, apertamos "Ctrl + Shift + P" e selecionamos o interpretador correto, nesse caso "Python: Select Interpreter". Depois, clicamos em "Enter interpreter path..." seguido de "Find...".
Agora, selecionamos a pasta do Alura Space. Clicamos com o botão direito na ferramenta e selecionamos a opção "Mostrar arquivos ocultos".
Feito isso, selecionamos ".venv > bin > python3.10" e depois, no canto superior direito da tela, clicamos no botão "Select interpreter".
Pronto, agora selecionamos o interpretador correto.
Agora, precisamos fazer as instalações. Tudo o que precisamos está na pasta requirements.txt
, localizada no centro esquerdo da tela, então, clicamos nela.
Em seguida, digitamos no terminal pip freeze
seguido de "Enter".
pip freeze
Dessa forma checamos que não há nada instalado. Agora, escrevemos pip install -r requirements.txt
.
pip install -r requirements.txt
Apertamos "Enter" e feito isso é instalado todas as bibliotecas que precisamos.
O primeiro passo para fazer esse projeto rodar em uma nova máquina é tentar fazer um makemigrations
. Para isso escrevemos python3 manage.py makemigrations
.
python3 manage.py makemigrations
Feito isso, ele não identifica nenhuma migração. Senso assim, podemos fazer um migrate
da seguinte forma:
python3 manage.py migrate
Agora, temos todo o material do banco de dados. Em sequência, podemos fazer um runserver
para fazer nosso site funcionar.
python3 manage.py runserver
Como estamos iniciando esse projeto que pegamos direto do GitHub, não temos todos os dados que estávamos utilizando no curso anterior. Sendo assim, não conseguimos fazer o login.
Ao longo do curso vamos aprender como persistir esses dados, ou seja, fazer com que eles e as fotografias fiquem salvos independente da máquina que iremos acessar o projeto.
Dessa forma, o que faremos agora é criar um novo usuário. Para isso, voltamos no VS Code. No terminal, digitamos python3 manage.py createsuperuser
.
python3 manage.py createsuperuser
Após rodar o código temos o seguinte retorno:
Usuário (leave blank to use 'bdivino'):
Escrevemos, em sequência, o nome de usuário. Nese caso será bruno
.
Ao apertarmos "Enter" abre um campo para digitarmos o e-mail, porém, deixaremos em branco.
Apertamos novamente a tecla "Enter" e temos o retorno:
Password
Definimos a senha 123. E em seguida confirmamos a mesma.
Ao rodarmos, o terminal mostra uma mensagem dizendo que a senha é muito fraca, manteremos essa, pois esse é só um exemplo. Quando você for criar o seu projeto é impontante optar por uma senha mais forte e segura.
Agora o superuser
foi criado e podemos acessar nossa aplicação. Então, no navegador, acessamos novamente nosso site e efetuamos o login.
Repare que ao logar não entramos as fotografias do curso anterior, isso porque elas estavam sendo salvas na máquina e não as persistimos. Aprenderemos mais sobre isso ao longo do curso.
Até mais!
Nós adicionamos uma imagem na galeria do nosso site. Está funcionando como esperado. Conseguimos clicar na imagem da Carina Nebula e ampliá-la. Vemos o nome dela, a descrição e a legenda com o nome do fotógrafo.
O que faremos agora? Vamos reconfigurar os diretórios da nossa aplicação.
De volta ao VS Code, note que incluí o .gitgnore
para ignorar alguns arquivos que não queremos.
Vamos entender porque precisamos reorganizar nosso diretório. A galeria é uma aplicação nossa no Django, a pasta "media" é onde estamos guardando as fotografias, pelo menos por enquanto; "setup" é nosso projeto e "static" é onde estão nossos arquivos estáticos para situação de deploy, por exemplo; nosso templates estão na pasta "templates" e na pasta "usuários" temos outra aplicação do Django.
Temos duas aplicações muito separadas. Então, vamos criar uma nova pasta onde colocaremos apenas os aplicativos. Na pasta raíz "ALURA-SPACE",criaremos uma nova pasta chamada "apps".
Em seguida, vamos arrastar a pasta "galeria" e a pasta "usuarios" para dentro da pasta "apps". Agora as duas aplicações estão na mesma pasta.
Agora, vamos abrir o terminal do VS Code e parar de rodar o projeto. Em seguida executaremos o comando runserver
.
python3 manage.py runserver
Vai acontecer um erro indicando que não encontrou a aplicação de galeria.
ModuleNotFoundError: No module named 'galeria'
E faz sentido, as referências mudaram porque mudamos a pasta de lugar. Vamos corrigir isso. A primeira coisa que vamos mudar é a referência no arquivo settings.py
.
No bloco de código de INSTALLED APPS
vamos adicionar "apps." na frente de galeria.apps.GaleriaConfig
e na frente de usuarios.apps.UsuariosConfig
.
INSTALLED_APPS = [
'django.contrib.admin',
'django.contrib.auth',
'django.contrib.contenttypes',
'django.contrib.sessions',
'django.contrib.messages',
'django.contrib.staticfiles',
'apps.galeria.apps.GaleriaConfig',
'apps.usuarios.apps.UsuariosConfig',
]
Pronto, podemos fechar o arquivo settings.py
. Agora vamos acessar o apps/galeria/apps.py
.
Dentro de apps.py
, vamos renomar o name
de galeria
para apps.galeria
.
class GaleriaConfig(AppConfig):
default_auto_field = 'django.db.models.BigAutoField'
name = 'apps.galeria'
Depois, temos que reconfigurar todos os arquivos que estiverem puxando algo de galeria dentro da pasta de galeria. Por exemplo, no arquivo admin.py
em vez de from galeria.models
devemos deixar from apps.galeria.models
.
from django.contrib import admin
from apps.galeria.models import Fotografia
Após verificar e corrigir os outros arquivos da pasta "galeria", vamos fazer o mesmo procedimento na pasta da aplicação "usuarios".
Vamos acessar apps/usuarios/apps.py
e substituir no atributo name
usuarios
por apps.usuarios
.
class UsuariosConfig(AppConfig):
default_auto_field = 'django.db.models.BigAutoField'
name = 'apps.usuarios'
Também vamos acessar os arquivos da pasta "usuarios" para corrigir e substituir onde está usuarios.view
por apps.usuarios.views
.
O próximo passo é fazer uma alteração no arquivo setup/urls.py
. Nos paths de galeria
e de usuarios
vamos incluir o apps.
.
urlpatterns = [
path('admin/', admin.site.urls),
path('', include('apps.galeria.urls')),
path('', include('apps.usuarios.urls')),
] + static(settings.MEDIA_URL, document_root=settings.MEDIA_ROOT)
Beleza! Já consertamos as referências da nossa aplicação e tudo deve estar funcionando. Vamos testar.
Primeiro, vamos abrir o terminal do VS Code, parar de executar a aplicação e executá-la novamente.
manage.py runserver
Em seguida, vamos para o navegador e atualizaremos a página. Agora nosso site está funcionando corretamente nas páginas da galeria, login e cadastro.
Neste vídeo, fizemos uma reorganização para nosso código ficar mais intuitivo. Até o próximo vídeo!
O curso Django: CRUD e persistência no S3 possui 138 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Python em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.
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