Boas-vindas a esse curso de Django 4!
Vamos dar uma olhada na aplicação que criaremos e nos desafios encontraremos?
Vamos criar uma aplicação do zero chamada Alura Space, usando Django e dando ênfase total ao template. Quando clicarmos nas imagens da interface, elas serão apresentadas em um tamanho maior e, abaixo delas, encontraremos um texto com seu contexto.
Nesse curso, aprenderemos a trabalhar com rotas diferentes, carregar arquivos estáticos da aplicação, tornando-os específicos de um só local. Também vamos aprender a criar boas práticas de programação para evitar código duplicado.
Por exempo, vamos aprender a enviar nosso código Django para o Github, mas sem as variáveis de ambiente. Vamos aprender a não enviar código secreto para essa plataforma.
Esse curso é focado em pessoas que nunca trabalharam com Django e se interessaram por este projeto. A ênfase de todo o treinamento será em boas práticas de programação relacionadas ao template.
Vamos usar o Django para renderizar páginas, e não para criar uma API rest. O Django é uma ótima ferramenta para fazer front-end e back-end trabalharem em sintonia.
E aí, vamos começar?
Nos vemos no próximo vídeo!
Vamos iniciar nossos estudos de Django.
O Django é um framework escrito em Python e focado no desenvolvimento de projetos. Ele é uma espécie de "caixa de ferramentas" com várias soluções para o desenvolvimento de projetos'.
A documentação dessa ferramenta o descreve como um "framework para perfeccionistas que possuem prazos". Logo, percebe-se que o Django preza por um desenvolvimento rápido, que facilita a criação de aplicações web com menos código.
Django é focado e projetado desde o início para content-driven (orientado a conteúdo). Se formos criar, por exemplo, um site de notícias, essa é a ferramenta ideal. Ele provê uma estrutura nativa de banco de dados. Quando damos início a um projeto, ele já nos conecta a um banco de dados automaticamente.
Operações CRUD (criação, leitura, update e exclusão) também são facilitadas por essa ferramenta. O Django foi lançado em 2005 como uma ferramenta de código aberto, e é assim até hoje.
Nós não precisamos pagar uma licença para utilizá-lo: qualquer pessoa que tiver o Python instalada no seu sistema operacional pode utilizar o Django. Ele nasceu no contexto de um jornal de notícias do estado do Kansas, para dar autonomia de publicação a produtores de conteúdo.
Desde seu nascimento, portanto, a ferramenta era orientada a conteúdo.
Nós escolhemos o Django, ao invés de outra linguagem, por alguns motivos. Sua sintaxe é simples e objetiva. Ele possui, também, um ORM nativo e, por isso, não precisamos escrever código SQL manualmente. Ele é capaz de importar esses códigos.
Além disso, a ferramenta possui uma interface de administrador incrível, que facilita atualização, edição e exclusão de conteúdos. O Django resiste a ataques de cross site scripting e injeções de SQL. Sua arquitetura é MVT (Model, View, Template).
Outro ponto interessante do Django é o fato de que ele possui uma comunidade ativa, que contribui regularmente para a utilização contínua do framework em todo o mundo.
A estrutura do Django também favorece seu uso. Quando criamos um projeto, já temos acesso a um banco de dados utilizável no ambiente de desenvolvimento, integração, interação entre banco de dados e modelos, migrações, língua do projeto, time zone e mais, tudo de forma nativa.
Se o projeto que criamos exige que o front-end e o back-end esteja no mesmo lugar, o Django é uma excelente escolha, por ser uma ferramenta fullstack. Isso significa que no mesmo projeto conseguimos trabalhar tanto front-end quanto back-end.
Agora que já sabemos de tudo isso, vamos iniciar nossos estudos no próximo vídeo.
Vamos iniciar o desenvolvimento da nossa aplicação em Python utilizando Django.
Na atividade anterior, você encontra um passo a passo de como instalar o Python e a Virtualenv no seu sistema operacional. Começaremos um projeto do zero, criando uma nova pasta na área de trabalho. Vamos chamá-la de "alura-space".
Vamos abrir a pasta na nossa IDE. No vídeo, o instrutor utiliza o Visual Studio Code. Com "Ctrl + J", vamos abrir o terminal integrado do Visual Studio Code. Na linha de comando, vamos inserir python3 --version
e, depois, virtualenv --version
:
python3 --version
virtualenv --version
Com isso, teremos como retorno a versão do nosso Python e da Virtualenv. No vídeo, o instrutor utiliza as versões "Python 3.10.5" e "virtualenv 20.16.2. Agora vamos isolar todas as dependências do projeto. Essa é uma boa prática de programação.
Faremos isso com o comando virtualenv venv
. Depois disso, será criada uma pasta chamada "venv", com duas pastas dentro dela, "bin" e "lib". Precisaremos, agora, ativar a venv para que consigamos continuar a utilizar o projeto.
Na pasta "bin", há o arquivo "activate". No terminal, vamos fazer o caminho até chegar a esse arquivo. No macOS, utilizamos o comando source venv/bin/activate
. Já no Windows, o comando, apesar de similar, é diferente: venv\Scripts\Activate
.
Executando o comando adequado ao seu sistema operacional, vemos que a palavra venv
aparece antes de alura-space
no terminal. Isso significa que o ambiente virtual do nosso projeto foi ativado.
Se quisermos desativá-lo futuramente, basta executar o comando deactivate
. Agora precisamos instalar o Django. Faremos isso usando com a ajuda do Pip, um programa de gerenciamento de pacotes do Python.
Basta rodar o comando pip install django
. Depois disso, a ferramenta será instalada. Caso seja necessário atualizar o Pip, o terminal solicitará a execução do comando pip install --upgrade pip
.
Apesar das instalações, as pastas dentro de "venv", em "alura-space" parecem não ter mudado muito.
No próximo vídeo, vamos começar a visualizar nosso projeto Django.
O curso Django: templates e boas práticas possui 131 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Python em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.