25%Off

Compre com desconto

Começou!

Começou!

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Alura > Cursos de Programação > Cursos de .NET > Conteúdos de .NET > Primeiras aulas do curso .NET: persistindo dados com Entity Framework Core

.NET: persistindo dados com Entity Framework Core

Uso de Banco de Dados - Apresentação

Olá, estudante! Eu sou a Jeniffer Bittencourt, instrutora aqui na Alura, mas se preferir, pode me chamar de Jeni. Te damos as boas-vindas ao curso de Persistência de Dados em C#!

Audiodescrição: Jeni se descreve como uma mulher branca, de cabelos ondulados um pouco abaixo dos ombros pintados na cor azul turquesa, olhos pretos, usa óculos redondos de armação preta e veste uma camisa preta da Alura. Ao fundo, uma parede iluminada em gradiente de rosa e azul, com uma estante à esquerda contendo enfeites e um quadro azul da Alura à direita.

O que vamos aprender?

Neste curso, vamos aprender:

Tudo isso será aplicado na prática através do projeto ScreenSound, mesmo projeto utilizado na formação C# e orientação a objetos. No entanto, por fins didáticos e para conseguirmos focar melhor no objetivo deste curso, fizemos algumas alterações no projeto.

Nas próximas atividades, estará disponível o projeto base que vamos utilizar durante este curso, para você fazer o download e acompanhar as aulas conosco.

Pré-requisitos

Para melhor aproveitamento deste curso, recomendamos que você tenha feito a formação C# e Orientação a Objetos. Também é necessário ter uma noção básica de banco de dados, pois apesar de abordarmos esse tema durante o curso, não é um curso de banco de dados, e sim a sua aplicação em um projeto C#.

Para quem é este curso?

O curso é para quem deseja aprofundar os conhecimentos e práticas, e também conhecer bibliotecas e práticas de persistência de dados utilizadas no mercado.

Além das videoaulas e do conteúdo escrito de costume, queremos reforçar a importância de fazer também as atividades práticas, porque é através da prática que conseguimos aprender mais e também reforçar todo o conteúdo estudado o este curso.

Se tiver alguma dúvida ou quiser trocar ideias com outras pessoas que estão fazendo este curso também, lembre-se que temos duas ferramentas, o fórum na plataforma e a comunidade no Discord da Alura, que tem várias outras pessoas que estão estudando este mesmo assunto e vão gostar de trocar ideias sobre isso.

Estamos muito animados para aprender com você durante este curso, então pega um café, uma água, acomode-se na cadeira e vamos estudar!

Uso de Banco de Dados - Usando banco de dados

Estamos com o projeto ScreenSound aberto, projeto no qual vamos trabalhar durante este curso. Vamos executar para verificar como ele está até agora?

Testando o projeto

No menu superior, clicamos na seta verde para executar o projeto. Ao final, temos um menu no qual conseguimos registrar uma pessoa artista, registrar uma música de uma pessoa artista, mostrar todas as pessoas artistas, e exibir todas as músicas de uma artista específica.

Boas-vindas ao Screen Sound 3.0:

Digite 1 para registrar um artista
Digite 2 para registrar a música de um artista
Digite 3 para mostrar todos os artistas
Digite 4 para exibir todas as músicas de um artista
Digite -1 para sair

Digite a sua opção:

Vamos realizar um teste para observar a aplicação em funcionamento. Selecionaremos a opção 1 para registrar a pessoa artista que será o Djavan. A biografia da pessoa artista já temos copiada:

Digite o nome do artista que deseja registrar: Djavan
Digite a bio do artista que deseja registrar: Djavan Caetano Viana é um cantor, compositor, arranjador, produtor musical, empresário, violonista e ex-futebolista brasileiro.

Após pressionar "Enter", cadastramos o Djavan. A opção 2 nos permite cadastrar a música de uma pessoa artista. Vamos selecionar o Djavan e cadastrar a música "Oceano".

Digite o artista cuja música deseja registrar: Djavan
Agora digite o título da música: Oceano

Se formos na opção 3, para mostrar todas as pessoas artistas, serão exibidas 3 pessoas artistas: 2 já estavam registradas fixas na nossa aplicação, e agora temos o Djavan também.

Artista: Ira!
Artista: The Beatles
Artista: Djavan

Se voltarmos no menu principal e formos na opção 4, para exibir todas as músicas de uma pessoa artista, e procurarmos por Djavan, será exibida a música "Oceano".

Digite o nome do artista que deseja conhecer melhor: Djavan

Discografia:
Discografia do artista Djavan
Música: Oceano

Está tudo funcionando corretamente.

Se fecharmos a aplicação, executarmos de novo e pedirmos para listar todas as músicas do Djavan novamente, teremos um problema, porque o Djavan não será encontrado na aplicação.

Isso acontece porque, até agora, salvamos essas informações em memória e não conseguimos ter acesso a elas após a execução do projeto ser encerrada. Não é isso que queremos, mas sim que as informações sejam permanentes.

Por isso, uma solução para resolver esse problema é a utilização do banco de dados. Trabalhar com bancos de dados relacionais é uma prática muito utilizada no dia a dia em desenvolvimento, e é isso que vamos abordar durante o curso: como trabalhar com o banco de dados inserido no projeto ScreenSound.

Usando banco de dados

Deixamos uma atividade anterior para você verificar as configurações do banco, se está tudo certo no seu projeto, e o banco que vamos utilizar nesse caso é o SQL Server. Confira a atividade e, se estiver tudo certo, podemos prosseguir.

Criando o banco de dados ScreenSound

Para criarmos um banco para utilizar na nossa aplicação, vamos em "Exibir > Pesquisador de Objetos do SQL Server". Ao clicar nele, abrirá uma janela na lateral esquerda do Visual Studio.

Nessa janela do Pesquisador de Objetos é onde vamos conseguir gerenciar o nosso banco. Teremos a pasta "Banco de Dados", e clicando com o botão direito sobre ela, temos a opção "Adicionar Novo Banco de Dados". Vamos selecionar essa opção e criar um banco de dados com o nome do nosso projeto. Portanto, vamos chamá-lo de ScreenSound.

Após pressionar "Enter" ou clicar em "OK", aparecerá na lista de bancos à esquerda todos os bancos disponíveis, inclusive o ScreenSound que acabamos de criar.

No banco de dados ScreenSound, se clicarmos com o botão direito, temos a opção "Nova Consulta…", onde conseguimos executar os scripts que vão realizar as ações com o banco.

Criando a tabela Artistas

Agora que já temos o banco, precisamos criar a tabela que vai representar as pessoas artistas, que vai salvar as informações dessas pessoas. Para isso, já deixamos na atividade Preparando o ambiente os scripts que vamos utilizar nessa parte.

ScreenSound:

create table Artistas(
        Id INT PRIMARY KEY IDENTITY(1,1),
        Nome NVARCHAR(255) NOT NULL,
        Bio NVARCHAR(255) NOT NULL,
        FotoPerfil NVARCHAR(255) NOT NULL
);

Usamos o script para criar a tabela Artistas com as informações de Id, Nome, Bio e FotoPerfil, dados que temos da pessoa artista.

Podemos ir ao menu superior da janela de execução na seta "Executar". Na parte inferior, aparecerá "Comando concluído com êxito", então já conseguimos executar.

Se formos ao "Pesquisador de Objetos do SQL Server" à esquerda novamente e abrirmos a seta ao lado do banco ScreenSound, ao abrir as tabelas, encontramos a tabela dbo.Artistas. Assim, já temos uma tabela criada com as pessoas artistas.

Se clicarmos com o botão direito nela e formos em "Exibir Dados", aparece uma estrutura bem similar a uma planilha do Excel, mas uma tabela sem nenhum dado preenchido.

Podemos, inclusive, inserir o dado que estávamos trabalhando, o artista Djavan. Basta clicar duas vezes no campo da coluna "Nome" e preencher com "Djavan". Na biografia, vamos adicionar o mesmo tempo de antes. Além disso, vamos adicionar a URL de uma foto padrão como foto de perfil.

#IdNomeBioFotoPerfil
-1DjavanDjavan Caetano Viana é um cantor, compositor, arranjador, produtor musical, empresário, violonista e ex-futebolista brasileiro.https://img.freepik.com/vetores-gratis/silhueta-feminina_23-2147524227.jpg

Para adicionar efetivamente, basta pressionar "Enter". Assim, já temos um registro na tabela.

Para verificar se a informação que acabamos de inserir está salva na tabela mesmo, vamos ao SQLQuery2.sql, no qual estávamos trabalhando anteriormente e onde rodamos o script. Podemos apagar esse script de criação da tabela e fazer um SELECT. Também temos o script copiado:

SQLQuery2.sql:

SELECT * FROM Artistas;

Após executar, aparece na parte inferior uma tabela com todos os valores. Temos o Id que é 1, o Nome que é Djavan, a Bio que inserimos e a FotoPerfil. Agora temos uma tabela e já conseguimos registrar as informações das pessoas artistas, deixando-as guardadas em algum lugar.

Conclusão

Neste vídeo, criamos o nosso banco, criamos a nossa primeira tabela e já adicionamos uma informação. A partir de agora, vamos conseguir trabalhar com o banco de dados no nosso projeto.

Aprenderemos a fazer isso a partir dos próximos vídeos!

Uso de Banco de Dados - Conectando ao BD

Já criamos o banco e também a tabela de artistas, porém, até agora, manipulamos as informações através dos scripts SQL. Queremos fazer isso através do código dentro do nosso projeto. Para isso, precisamos instalar um pacote que permitirá fazer esse gerenciamento do banco de dados.

Conectando com o BD

No Visual Studio, vamos em "Ferramentas > Gerenciador de Pacotes do NuGet > Gerenciar Pacotes do NuGet para a Solução…". Na aba "Procurar", vamos pesquisar por "SQL Client".

O primeiro exibido será o Microsoft.Data.SqlClient, o qual utilizaremos em nosso projeto para estabelecer o vínculo do banco de dados com o projeto em si. À direita, vamos marcar o projeto ScreenSound e clicar em "Instalar". Para concluir, devemos aceitar as licenças.

Verificamos na aba "Instalado" que o pacote já está no nosso projeto. Podemos fechar a aba do NuGet e o SQLQuery2.sql, que não vamos utilizar no momento. Se dbo.Artistas estiver aberto, fechamos também, ficando apenas com o arquivo Program.cs.

Criando a classe Connection

Uma vez instalado o pacote no nosso projeto, precisamos criar uma classe responsável por estabelecer a conexão com o banco de dados. No gerenciador de soluções à esquerda, clicamos com o botão direito em ScreenSound e vamos até "Adicionar > Nova Pasta".

Adicionaremos uma pasta chamada "Banco", onde ficarão todas as informações relacionadas ao nosso banco. Dentro dessa pasta, vamos em "Adicionar > Novo Item…" e criar uma classe chamada Connection.

Connection.cs:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;

namespace ScreenSound.Banco;
internal class Connection
{
}

Para fazer a conexão, precisamos passar o caminho onde está o banco de dados e mais algumas outras informações de configuração. Para localizar essas informações, vamos ao Pesquisador de Objetos do SQL Server, clicamos com o botão direito sobre o banco de dados ScreenSound e vamos em "Propriedades".

Na lateral direita, aparecerão várias informações de propriedade. Precisamos da "Cadeia de conexão". Vamos copiar as informações desse campo para usá-las na classe Connection.

Feito isso, precisamos trazer essas informações. Elas serão a nossa string de conexão. Portanto, podemos criar um private string que se chamará connectionString. Após o igual (=), passaremos todas as informações copiadas das propriedades do banco. Vamos apenas remover o Connect Timeout que vem por padrão 30, para que a execução seja um pouco mais rápida.

// código omitido

namespace ScreenSound.Banco;
internal class Connection
{
    private string connectionString = "Data Source=(localdb)\\MSSQLLocalDB;Initial Catalog=ScreenSound;Integrated Security=True;Encrypt=False;Trust Server Certificate=False;Application Intent=ReadWrite;Multi Subnet Failover=False";
}

Criando o método ObterConexao()

Agora precisamos fazer um método que utilizará essa string de conexão para abrir a conexão com o banco. Teremos um public SqlConnection, que se chamará ObterConexao(). Nosso ObterConexao() retornará um new SqlConnection() recebendo a connectionString que acabamos de criar.

Connection.cs:

namespace ScreenSound.Banco;
internal class Connection
{
    private string connectionString = "Data Source=(localdb)\\MSSQLLocalDB;Initial Catalog=ScreenSound;Integrated Security=True;Encrypt=False;Trust Server Certificate=False;Application Intent=ReadWrite;Multi Subnet Failover=False";

    public SqlConnection ObterConexao()
    {
        return new SqlConnection(connectionString);
    }
}

Com isso, já conseguimos ter acesso ao banco e fazer a conexão através do método ObterConexao(). Vamos testar para verificar se isso funciona?

Realizando testes

Na classe Program, na linha 4, vamos fazer o seguinte teste: utilizaremos um bloco try…catch. No bloco try, criaremos um var connection que instanciará a conexão (new Connection()), seguido do método obterConexao(). Na linha abaixo, faremos um connection.Open().

Na exceção dentro do bloco catch, podemos dar o nome de ex para ela e fazer um Console.WriteLine() para exibir uma mensagem (ex.Message) em caso de erro.

Como queremos evitar a execução do menu várias vezes ao realizar os testes, podemos adicionar ao final do bloco try…catch colocar um return. Isso fará com que o projeto execute até essa parte e pare a execução ao chegar no return.

Program.cs:

try
{
    var connection = new Connection().ObterConexao();
    connection.Open();
}
catch (Exception ex)
{
    Console.WriteLine(ex.Message);
}

return;

Outra coisa que podemos ajustar é a conexão com o banco. Podemos inserir na linha 7 a instrução using, que gerenciará os recursos de conexão.

Todos os recursos que estiverem utilizando o using serão executados somente durante o escopo que estão registrados. Assim que terminar a execução daquele escopo, ele será finalizado. Isso ajuda a gerenciar os recursos utilizados, neste caso, da conexão com o banco.

Além disso, podemos incluir no bloco try uma verificação do status dessa conexão. Temos uma opção no connection chamada connection.State(), que retornará o estado da conexão. Assim, conseguiremos verificar se ela está aberta.

try
{
    using var connection = new Connection().ObterConexao();
    connection.Open();
    Console.WriteLine(connection.State);
}
catch (Exception ex)
{
    Console.WriteLine(ex.Message);
}

return;

Ao executar o projeto clicando na seta verde do menu superior, conseguimos visualizar no console que a conexão retornou como "Open", ou seja, temos a conexão aberta.

Conclusão

Criamos uma conexão com o banco de dados! A partir de agora, o projeto ScreenSound tem essa relação com o banco de dados. Conseguimos abrir a conexão utilizando o ADO.NET, que através da interface do IDbConnection e do SQL Connection, consegue estabelecer essa conexão com o banco e trazer para o nosso projeto.

No próximo vídeo, continuaremos aprendendo como inserir e manipular as informações da tabela do nosso banco!

Sobre o curso .NET: persistindo dados com Entity Framework Core

O curso .NET: persistindo dados com Entity Framework Core possui 121 minutos de vídeos, em um total de 60 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de .NET em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda .NET acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!