Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Edição de Vídeo > Conteúdos de Edição de Vídeo > Primeiras aulas do curso Edição de video: aumente a eficiência e produtividade

Edição de video: aumente a eficiência e produtividade

Pesquisando e organizando mídias - Apresentação

Fala, estudante! Meu nome é Bruno Cruz. Sou editor de vídeo e motion designer, tendo atuado em diversas áreas do mercado, que vão desde produtoras a agências de publicidade, passando até por estúdios de games.

Audiodescrição: Bruno se declara como homem negro, tem cabelo curto, barba curta, está utilizando óculos com armação quadrada, uma camiseta preta e, por cima dela, uma camisa cinza. Ao fundo uma estante com livros e objetos decorativos e um aquário sob iluminação roxa.

Este curso é para quem já edita conteúdo audiovisual e deseja aprimorar esse trabalho, visando não só técnicas que vão afetar a narrativa e uma edição mais precisa, mas também a produtividade, tornando o dia a dia de trabalho mais organizado para perder cada vez menos tempo.

Vamos dar uma olhada no vídeo final do nosso projeto.

Descrição do vídeo exibido: vídeo comercial com close-ups em diversos alimentos como hambúrguer, bolo de chocolate, seguido de cenas de pessoas cozinhando e compartilhando alimentos enquanto aparecem letterings: "Preparar, servir, apreciar". Cena de mão acessando um aplicativo no celular ao lado do lettering: "receitas deliciosas na palma da mão". Encerra com o logo do aplicativo Cookin'Up.

Nós vamos editar um comercial para o Cookin'Up, que é um aplicativo de receitas culinárias. Nesse processo, faremos uma análise de referências criativas que farão parte desse projeto, como a análise de cor para montar um color grading, além de pensar na organização do trabalho.

Aprenderemos formas de importar esses arquivos, como organizá-los de maneira a agilizar a decupagem desse material na timeline, e como adicionar vários efeitos que tornarão todo esse processo mais ágil, replicável e escalável, criando efeitos que podemos levar para outros takes e utilizar até mesmo em outros projetos.

Espero que você tenha gostado dessa proposta. Nos vemos no próximo vídeo!

Pesquisando e organizando mídias - Referências criativas

Esse projeto, como qualquer outro projeto audiovisual, começa com planejamento e compreensão das expectativas em relação ao projeto. Temos um briefing que precisamos ler e entender para saber o que precisamos fazer em nosso projeto. O projeto é o "Cookin'Up", um aplicativo de receitas, e vamos trabalhar em um comercial de 30 segundos.

Neste curso, é importante destacar que, em nenhum momento da formação, trabalhamos com uma restrição precisa de duração de vídeo. Em algumas aplicações, como anúncios para redes sociais, YouTube ou Instagram, a duração exata não é tão crítica.

No entanto, quando produzimos um comercial para TV ou outros espaços específicos da internet, onde a duração precisa ser exata, devemos prestar atenção a detalhes adicionais.

Para fins de prática, determinamos que nosso vídeo terá exatamente 30 segundos, e aprenderemos a tomar decisões de edição com base nisso.

O objetivo deste comercial é apresentar o aplicativo "Cookin'Up" como uma solução prática para encontrar e preparar receitas para qualquer ocasião, inspirando o público a criar e apreciar refeições de forma simples e rápida, sempre com o aplicativo à mão.

Existe um estilo visual e uma paleta de cores que devem ser utilizados, predominantemente verde, laranja e branco, que são as cores da marca "Cookin'Up", para transmitir frescor, criatividade e simplicidade. A paleta deve estar presente em todos os elementos visuais e gráficos do vídeo. Devemos pesquisar elementos que tenham essas cores ou modificar as cores do vídeo original para alcançar essa paleta.

Cookin'up - Comercial 30 segundos

Objetivo:Demonstrar o uso do aplicativo Cookin'up como solução prática para encontrar e preparar receitas para qualquer ocasião. Inspirar o público a criar e apreciar refeições de forma simples e rápida, sempre com o aplicativo à mão.

Estilo Visual e Paleta de Cores:Utilizar predominantemente verde, laranja e branco, que são as cores da marca, para transmitir frescor, criatividade e simplicidade. A paleta deve estar presente em todos os elementos visuais e gráficos.

Lettering

Letterings

Utilizar os letterings:

Existem letterings que devem estar presentes no vídeo, pois, sendo um comercial, há uma campanha em que este produto está sendo aplicado. A campanha não se limita ao comercial; existem peças estáticas para redes sociais, outdoors e outras peças que transmitem a mesma mensagem. Essa mensagem deve estar presente no vídeo.

Se estivermos em uma equipe onde ocupamos um nível de senioridade, temos liberdade criativa. A pessoa responsável pela gestão do time pode não precisar escrever um roteiro detalhado, confiando que conhecemos o produto e sabemos como apresentá-lo. No entanto, devemos nos atentar a elementos que não podem faltar, como os letterings: "Preparar", "Servir", "Apreciar" e "Receitas deliciosas na palma da mão".

Trilha sonora

Trilha Sonora:A trilha deve ser jovem, animada e cativante, mantendo o ritmo com as etapas de preparação e finalização. Ela ajuda a criar um clima leve e dinâmico, adequado para o público jovem e digital do aplicativo.

A trilha sonora deve ser jovem, animada e cativante, mantendo o ritmo com as etapas de preparação e finalização.

Neste comercial, não haverá narração, o que é comum no mercado. Às vezes, a empresa não quer contratar alguém para a narração, não cabe no orçamento ou não deseja usar locução de inteligência artificial. Quando trabalhamos em um projeto assim, a precisão dos cortes deve ser maior, devem ser sincronizados com a música.

Com esses alertas e entendendo o projeto e a liberdade criativa que temos, precisamos pesquisar referências.

Pesquisando referências

Em qualquer projeto audiovisual, é interessante gastar tempo consumindo referências criativas antes de começar a produzir e editar. Isso facilita o processo criativo quando começamos a editar no software.

Utilizaremos a plataforma Vimeo para buscar referências criativas, pois é uma plataforma onde produtoras postam vídeos como portfólio e inspiração para outras produtoras.

Na pesquisa, buscamos por "comida" para ver como as pessoas trabalham nesse nicho. Separei três vídeos, e deixarei os links para que possam acessá-los e fazer suas próprias análises. Recomendo procurar outros vídeos também.

O primeiro é uma Demo Reel, um vídeo de demonstração de portfólio.

Nesse vídeo, observe a ausência de azul. Azul é uma cor que não conversa com comida, pois psicologicamente não está associada à fome. Em vídeos de comida, o color grading não enfatiza o azul, e preferencialmente, não devemos ter elementos azuis na cena. Se escolhermos uma cena com predominância de azul, provavelmente teremos que ajustar isso no color grading.

A trilha sonora é relevante para nosso projeto. Note como os cortes são sincronizados com a música, especialmente em animações stop motion. Essa sincronização é importante. No vídeo, o azul está presente no avental da mulher fazendo salada, mas é um azul próximo do verde, evitando o azul puro. Além disso, há o uso de slow motion, mostrando alimentos caindo no prato.

Nesse segundo vídeo tem uma trilha sonora animada e cortes bem sincronizados. As cores vibrantes mostram o frescor e a saúde dos ingredientes, despertando fome em quem assiste.

Neste terceiro vídeo, sem trilha sonora, tem efeitos interessantes, como transições de movimento de câmera. Isso é útil para transitar de uma narrativa para outra, como "preparar", "servir" e "apreciar". Podemos simular movimentos de câmera no Premiere.

Próximo passo

Com as referências criativas analisadas, vamos para o Premiere começar a montar nosso vídeo. Já temos material pré-selecionado para levar ao Premiere. No próximo vídeo, daremos dicas de como lidar com essa quantidade de material no Premiere para agilizar o processo de edição!

Pesquisando e organizando mídias - Organizando mídias

Para iniciar nosso projeto, precisamos entender os arquivos disponíveis para trabalharmos. Estamos na pasta de material de estudantes, que já contém todos os arquivos organizados que utilizaremos neste projeto.

Sinta-se à vontade para explorar bancos de vídeo e aprimorar o processo de edição, trazendo mais conteúdo e criando um vídeo único para seu portfólio.

Na pasta de edição, temos o arquivo Ad_CookingUp. Recomendamos que você abra esse arquivo e trabalhe nele, para ter acesso aos arquivos organizados de forma semelhante à pasta de material de estudantes e às sequências criadas ao longo do curso.

Estamos agora no Premiere com o projeto Ad_CookingUp aberto, visualizando a interface no modo de montagem (Assemble).

No ícone de interface, estamos no modo Assemble. O Premiere normalmente vem no modo Editing, onde temos a origem à esquerda, o programa no centro, o painel de projeto e a linha do tempo abaixo. Mas para a maior parte do curso, a interface no modo de montagem proporciona um trabalho mais ágil, permitindo mais espaço para visualizar os vídeos disponíveis e trazê-los para a linha do tempo.

No modo Assemble, fechamos todos os painéis padrão do Premiere, deixando apenas o painel de projeto e algumas pastas que fazem parte do projeto, como "sequências do professor", "trilhas" e "footages". Faça essa limpeza na interface do seu Premiere, caso ele venha com outros painéis. Podemos sempre ir em Windows e selecionar um painel novo para personalizar a interface, considerando as particularidades de cada projeto.

No painel de projeto, temos três tipos de visualização: ícone, lista e Freeform View. A visualização em ícone mostra as pastas e itens que farão parte do projeto ao longo do curso. Podemos trocar para a visualização em lista, que organiza melhor o projeto, permitindo ordenar por nome ou outras informações pertinentes, como resolução e frame rate dos vídeos. Isso é útil para evitar misturar resoluções diferentes, como 4K e HD, que podem deteriorar a qualidade do vídeo final.

A visualização em lista também permite usar colunas como Good e Hide para marcar vídeos bons ou ocultar vídeos que não serão usados. Ao marcar um vídeo como Good, ele é agrupado, facilitando a busca e agilizando o processo de edição. Vídeos marcados como Hide desaparecem do painel de projeto, mas podem ser visualizados novamente selecionando a opção View Hiding.

A visualização em ícone permite ver todo o vídeo ao passar o mouse sobre ele, agilizando o processo de edição. No entanto, pode sobrecarregar o computador. Se isso ocorrer, a visualização em lista é mais eficiente. A Freeform View permite organizar vídeos de forma personalizada, agrupando-os por temas, mas também exige mais do computador.

É importante considerar o desempenho do computador ao escolher a visualização. Já trabalhamos em computadores com desempenho menor, onde a visualização em lista ou ícone era mais adequada. Agora, é hora de pensar no briefing, analisar o conteúdo e planejar como trazer isso para a linha do tempo. Antes de montar a linha do tempo, separe os vídeos para ganhar tempo na edição.

Próximo passo

No próximo vídeo, abordaremos a geração de proxies.

Sobre o curso Edição de video: aumente a eficiência e produtividade

O curso Edição de video: aumente a eficiência e produtividade possui 181 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Edição de Vídeo em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Edição de Vídeo acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas