Boas-vindas ao curso de Implantação em Educação Corporativa!
Eu sou a Pri Lacava, líder de consultoria na Alura, trabalho há mais de 15 anos como especialista em Educação Corporativa, e te acompanharei ao longo dessa jornada.
Audiodescrição: Pri se descreve como uma mulher branca, de olhos castanho-escuros e cabelo castanho-claro encaracolado abaixo dos ombros. Ela veste uma blusa branca, usa dois colares dourados no pescoço, brincos brancos nas orelhas, e está sentada em frente a uma parede iluminada em gradiente rosa e laranja, com pontos de luz branca à sua esquerda.
Neste curso, vamos aprender todos os pontos relevantes da implantação de uma ação educacional.
Ao longo do processo, iremos discutir sobre:
- Estratégias de implantação;
- Gestão de projetos educacionais com a metodologia de acompanhamento da implantação;
- Comunicação;
- Logística educacional;
- E governança.
Disponibilizaremos materiais para você praticar os exercícios propostos e também para uso no dia a dia, como, por exemplo, um modelo de plano de comunicação, um cronograma, e um checklist.
Este curso foi pensado para analistas ou profissionais que atuam ou pretendem atuar em educação corporativa, gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento, ou aprendizagem corporativa.
Esperamos você no próximo vídeo para dar início ao conteúdo. Até lá!
Neste vídeo, começaremos a discutir sobre gestão de pessoas, relembrando como é trabalhar com essa área. Quais são os principais objetivos de se trabalhar com gestão de pessoas?
O primeiro deles é motivar as pessoas colaboradoras. Na gestão de pessoas, temos como foco motivar colaboradores, trazendo o máximo possível do que é esperado e garantindo uma comunicação interna eficiente e transparente. Hoje, ainda mais do que antigamente, a transparência é fundamental, principalmente em gestão de pessoas.
A integração e o trabalho em equipe também são essenciais. Focamos em trabalhar juntos e performar em equipe. Além disso, existem indicadores de desempenho, a partir dos quais analisamos o desempenho e a performance das pessoas. Gerir a partir de competências é um exemplo, mas o ponto é que também focamos no desempenho.
Por último, incentivamos a aprendizagem e o desenvolvimento constantes, isto é, o lifelong learning (aprendizado ao longo da vida). Dessa forma, mantemos as pessoas colaboradoras em desenvolvimento, descobrindo novos conhecimentos, aplicando-os e inovando na organização.
O que acontece com um indivíduo adulto quando essa pessoa está se desenvolvendo e aprendendo? O que acontece conosco quando estamos em processo de desenvolvimento?
Primeiramente, no nível emocional, temos:
- A motivação — Aprender e perceber o quanto estamos crescendo nos motiva a querer mais;
- A confiança — À medida que adquirimos conhecimento e domínio sobre um tema, sentimos mais confiança;
- A frustração — Às vezes, ela pode surgir quando o conteúdo não é o que esperávamos, ou quando os exercícios e a proposta de prática são difíceis de executar. No entanto, conforme seguimos no processo de aprendizagem, isso tende a diminuir;
- A satisfação — É gratificante concluir um curso, uma formação ou uma certificação, sabendo que alcançamos um aprendizado significativo.
No nível intelectual, ocorre:
- A construção de novos conhecimentos — Chamamos isso de novos modelos mentais que são construídos, novas conexões neurais que acontecem, e, com isso, adquirimos novos conhecimentos. Esse conhecimento, unido ao que já temos, nos traz um novo entendimento ou modo de enxergar as coisas;
- A resolução de problemas — Com novos conhecimentos e construções, encontramos maneiras de resolver problemas conhecidos ou que não conseguíamos resolver antes;
- A criatividade — Uma vez adquiridos novos conhecimentos, modelos mentais e conexões, incentivamos e fomentamos nossa criatividade com novas ideias e propostas.
No nível social, podemos destacar:
- A interação com outros — É enriquecedor quando trocamos experiências em sala de aula. É valioso compartilhar o que aprendemos, trazendo algo que não sabíamos antes. Quando outra pessoa nos traz sua percepção ou faz perguntas para entender melhor, a troca expande ainda mais o conhecimento recém-adquirido;
- Mudanças de perspectiva — Ao embarcar no ponto de vista do outro, podemos enxergar novas perspectivas diante do conhecimento adquirido ao longo das aulas e do curso. Com a troca, isso se expande e aumenta ainda mais.
Por último, trazemos algumas considerações relevantes quando lidamos com gestão de pessoas.
Primeiramente, a necessidade de reconhecimento é fundamental. Nós, pessoas adultas, temos essa necessidade, e é gratificante sermos reconhecidas.
A importância da autonomia também é crucial. Ter a capacidade de escolher o que aprender e em que se desenvolver é essencial para conhecer nossa jornada de carreira e profissional.
Além disso, a valorização da experiência profissional é igualmente importante. Considerar o que a pessoa já conhece e domina é relevante na gestão de pessoas. Destacamos também a importância do propósito. Refletir sobre a motivação que levou a buscar aprendizado e desenvolvimento é essencial.
Por fim, trazemos a resistência que pode ser encontrada em adultos quando algo não é como esperávamos, ou devido a momentos pessoais e profissionais. Muitas mudanças podem gerar resistência, mas precisamos lidar com isso ao falar de pessoas e gestão de pessoas.
Nos encontramos no próximo vídeo, onde falaremos sobre gestão de projetos em EC!
Neste vídeo, começaremos a discutir sobre a implantação de projetos e ações educacionais.
Antes de dar início à discussão, é importante destacar alguns pontos essenciais que devem ser considerados antes de chegarmos à fase de implantação efetivamente.
Ao implantar um projeto, utilizamos um diagnóstico e um LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento) bem elaborados, conforme abordado no primeiro curso desta formação.
Também abordamos a gestão do conhecimento, o que nos prepara para gerenciar o conhecimento desta entrega ou ação educacional. Precisamos saber o que, onde, e como arquivar e considerar melhorias, além dos pontos importantes para quem dará continuidade ou acessará esse conhecimento posteriormente.
O planejamento é fundamental para iniciar a implantação. Devemos revisar o planejamento e a macro proposta para desenhar a implantação ou propor um cronograma.
Além disso, a definição de indicadores é crucial, pois, nessa etapa, já devemos ter considerado alguns pontos de acompanhamento. Teremos aulas sobre mensuração de resultados posteriormente, mas desde já, devemos ter atenção aos indicadores em relação aos objetivos.
Agora, vamos discutir os benefícios para a organização ao utilizarmos a metodologia de gestão de projetos na implantação de uma ação educacional ou programa.
Observação: durante este curso, é importante considerar o tamanho da ação ou programa, pois isso influenciará na metodologia de gestão de projetos a ser utilizada.
Em relação aos benefícios, primeiramente, garantir o alinhamento com os objetivos estratégicos é essencial. Ao passar por stakeholders ou patrocinadores, obter patrocínio, planejar e remover dificuldades, asseguramos que a ação está conectada aos objetivos estratégicos da organização.
A otimização de recursos também é um benefício, pois, ao planejar e acompanhar, otimizamos recursos financeiros, humanos, entre outros, garantindo que tudo está sob controle.
A melhoria da qualidade dos resultados é outro ponto importante. Planejar e acompanhar garante que diversos itens sejam cumpridos ao longo da entrega, consequentemente, aumentando a previsibilidade. Podemos prever situações com base no andamento do projeto ou em projetos piloto, o que nos dá previsibilidade sobre outras possíveis questões planejadas.
Também podemos destacar a melhoria da comunicação como um benefício. Quando mapeamos o que precisamos entregar e comunicar, tanto para pessoas estudantes e colaboradoras, quanto para patrocinadores, garantimos que tudo está sendo transmitido conforme planejado.
Por fim, a padronização de processos, pensando na gestão do conhecimento, também é benéfica. Verificando indicadores, temos uma visão sobre processo e escalabilidade da ação ou programa.
Além dos benefícios para a organização, há também vantagens para as pessoas colaboradores.
Uma experiência de aprendizagem mais estruturada é um benefício. Ao planejar, pensamos nas pessoas estudantes e colaboradoras, proporcionando uma experiência de aprendizagem melhor.
Também ocorre o aumento do engajamento. Quando participantes sabem o que está acontecendo, o que vem a seguir e o porquê, eles se conectam mais e se sentem mais engajados com a ação educacional. O desenvolvimento de competências é esperado ao final de uma ação educacional, pois o objetivo é adquirir novas habilidades.
Por último, temos a oportunidade de aplicar os conhecimentos. Aprender e praticar no ambiente de trabalho permite que colaboradores testem e aprimorem suas novas habilidades.
Para a elaboração do projeto, é necessário mapear e considerar alguns itens:
- Precisamos ter clareza sobre o objetivo, que deve ser identificado no diagnóstico ou LNT;
- O escopo é importante para definir o que será entregue e evitar distrações;
- As contratações, sejam de pessoas instrutoras ou consultorias externas, devem ser geridas adequadamente, incluindo a documentação necessária;
- Os prazos devem considerar os interesses de todos e a meta a ser alcançada;
- E os custos devem ser reportados, pois fazem parte da gestão da ação educacional.
Ao falar sobre modelos de gestão de projetos, podemos considerar tanto metodologias tradicionais quanto metodologias ágeis, que oferecem flexibilidade, colaboração e entrega contínua de valor.
Na atividade Para saber mais desta aula, disponibilizamos um documento que pode te ajudar a integrar a organização ao modelo ágil no seu projeto ou ação educacional.
Nos encontramos no próximo vídeo, onde abordaremos as etapas do projeto!
O curso Educação Corporativa: estruturando a implantação e operação do projeto possui 92 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ensino e Aprendizagem em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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