Olá, eu sou a Ana Ribeiro, instrutora da Alura, e te acompanharei neste curso sobre Educação Corporativa.
Audiodescrição: Ana é uma mulher de pele parda, com olhos e cabelos castanhos. Seu cabelo é longo, ela usa óculos de armação preta e veste uma blusa preta. Ao fundo, um ambiente de luz rosada e uma parede com padrões geométricos.
Neste curso, focaremos essencialmente na etapa de planejamento. Criaremos uma solução educacional que atenda às demandas da sua empresa.
A ideia é explorar conceitos de design instrucional, principalmente do modelo ADDIE, que mostrará as etapas de construção dessa solução.
Passaremos pela parte de análise, que contará com o trabalho em cima de um diagnóstico. Por isso, é imprescindível que já tenhamos familiaridade com o levantamento e coleta de dados e análises iniciais que ajudem a tomar decisões estratégicas no planejamento.
Adiante, nesse mesmo modelo, falaremos sobre design, desenvolvimento, implementação e avaliação, que é uma etapa transversal em todo o planejamento de educação corporativa.
Para intensificar a qualidade do planejamento, abordaremos design universal e acessibilidade, com foco em tecnologias assistivas que possam incluir ainda mais pessoas na estratégia de desenvolvimento.
Além disso, aprenderemos a construir um bom cronograma que gere engajamento e evolua o planejamento de curto, médio e longo prazo, até que se consiga criar maturidade suficiente para estabelecer uma universidade corporativa, que é o auge da maturidade de uma educação corporativa.
Para ajudar a consolidar todo o conhecimento adquirido no curso, utilizaremos o case da Novexus, uma empresa fictícia que fornecerá o diagnóstico que servirá de base para todo o nosso planejamento.
Por isso, é essencial realizar as atividades práticas para conectar a teoria com o dia a dia e criar essas soluções no trabalho como pessoa atuante na educação corporativa.
Vamos começar?!
Para criar um bom planejamento de educação cooperativa, é necessário compreender uma etapa anterior: o uso de dados para a geração de um diagnóstico.
Esse diagnóstico ajuda a entender melhor as necessidades da empresa, identificar o público-alvo e destacar os pontos principais que não podem ser ignorados para criar um planejamento adequado.
Para essa análise, precisamos ter acesso a dados já coletados, seja em dashboards de people analytics ou em relatórios já existentes na empresa, ou então realizar uma coleta específica de dados para responder às perguntas certas que orientarão o planejamento. Essa coleta de dados gera insumos que precisam ser analisados, podendo ser uma análise qualitativa ou quantitativa, dependendo do que for mais adequado.
No curso, utilizaremos um diagnóstico pronto, realizado a partir de uma coleta de dados estruturada, que gerou uma documentação detalhando as necessidades da empresa e o cenário atual.
Tomaremos como exemplo uma empresa fictícia chamada Novexus, que está passando por um processo de fusão e integração cultural. As lideranças precisam desenvolver competências técnicas e comportamentais para lidar com novos liderados, e a operação precisa se adaptar à nova cultura organizacional.
O diagnóstico da Novexus nos fornece detalhes sobre essas necessidades, servindo como um estudo de caso para familiarizar a teoria com a prática. Isso permite adaptar o aprendizado à realidade de cada organização e planejar a educação corporativa de forma eficaz.
Ao ter acesso a um diagnóstico, podemos identificar demandas que podem ser solucionadas a curto prazo, como trilhas de curta duração, palestras ou workshops.
No entanto, algumas questões exigem um planejamento de médio ou longo prazo, com carga horária maior e reforço de aprendizagem, incluindo abordagens práticas para impactar as competências das pessoas em desenvolvimento.
O diagnóstico é crucial para acertar na escolha do planejamento, considerando cronograma, recursos e abordagens para manter o engajamento do público-alvo.
É importante utilizar uma metodologia ou framework que ajude a não esquecer aspectos relevantes. No curso, baseamo-nos no design instrucional, conforme descrito por Andrea Filatro em seu livro Design Instrucional 4.0:
"O design instrucional consiste em uma sequência de etapas que permitem construir soluções variadas - seja um curso, um programa, uma trilha de aprendizagem, um vídeo educativo, livros - para necessidades de aprendizagem específicas."
O primeiro modelo que encontramos ao estudar design instrucional é o ADDIE, que representa as etapas primordiais para trabalhar com design instrucional no planejamento de educação corporativa:
1. Analysis (análise): Essa etapa destaca a importância de considerar dados para criar um planejamento assertivo.
2. Design: Aqui, estruturamos um modelo para mapear as etapas e delinear as unidades.
3. Development (desenvolvimento): Na etapa de desenvolvimento, aprofundamos os detalhes do design, selecionando os melhores recursos para atender aos objetivos de aprendizagem.
4. Implementation (implementação): A implementação envolve pensar na prática, criando cronogramas adequados e considerando o cenário da empresa.
5. Evaluation (avaliação): Por fim, a avaliação deve ser contínua, permitindo melhorias ao longo do processo.
No curso, trabalhamos com esse modelo para passar por cada etapa e entender como criar um planejamento abrangente.
Na etapa de análise da Novexus, utilizamos a pesquisa organizacional para gerar um diagnóstico. Mas existem outras alternativas, como people analytics e visualização de dashboards, que também podem ser utilizadas.
A partir do diagnóstico gerado por essa pesquisa, identificamos necessidades de aprendizagem iniciais, como:
Nessa etapa, é interessante identificar o público-alvo das estratégias de educação corporativa. No caso da Novexus, o público-alvo inclui a operação em sua totalidade, o marketing, a área de recursos humanos e lideranças, com foco em necessidades específicas de desenvolvimento.
O diagnóstico também pode apontar restrições, como custos e tempo, etapas e critérios específicos de implementação, além de possíveis ganhos e pontos de atenção, ajudando a priorizar o que deve ser ensinado.
A seguir, precisamos detalhar mais sobre as pessoas envolvidas, focando no desenvolvimento de perfis específicos e entendendo mais sobre as personas.
Para trabalhar efetivamente com princípios e modelos de design instrucional, é essencial conhecer bem o nosso público-alvo. Nosso objetivo é criar uma experiência educacional adequada para esse grupo de pessoas com necessidades específicas. Portanto, é necessário conhecer nossas personas.
No diagnóstico da Novexus, identificamos diversos públicos que podem ser o foco de nossa estratégia de planejamento. Consideramos a operação como um todo, incluindo questões de integração cultural e as ferramentas universais da organização. Isso tem um impacto significativo na empresa, pois muitas pessoas precisam estar cientes desses tópicos de educação corporativa voltados para a organização como um todo.
Além disso, foram identificadas necessidades específicas para o setor de marketing e recursos humanos, e cada perfil tem suas demandas específicas.
As lideranças também apresentam muitas necessidades, especialmente devido à integração com pessoas diferentes. Lideranças que vieram de outras empresas para a Novexus, agora uma única empresa, precisam alinhar a comunicação e gerir o desenvolvimento e desempenho de suas equipes. Esse é um desafio inicial e pode ser uma prioridade, considerando outros apontamentos do diagnóstico.
Para consolidar nosso aprendizado em planejamento, escolhemos focar nas lideranças, a fim de conhecer melhor o perfil dessas lideranças. Para isso, retornamos à pesquisa organizacional que gerou o relatório de diagnóstico, já disponível para nós.
Para facilitar nosso entendimento, vamos usar um recorte dos principais pontos do relatório, selecionando os dados compatíveis com o público-alvo a partir de um refinamento maior da nossa análise.
Do relatório, extraímos informações sobre o cenário atual da empresa em relação a liderança:
A situação se agravou devido à migração de algumas lideranças da outra empresa, trazendo consigo práticas e culturas de comunicação diferentes. Esse desalinhamento, está gerando confusão, retrabalho e frustrações entre colaboradores, impactando a eficiência e o clima organizacional.
Com a análise da nossa persona, identificamos lacunas de conhecimento para ela:
Nosso trabalho agora é pensar nessa persona, suas necessidades e seu papel na transformação dentro da fusão da organização. Precisamos criar um planejamento de educação corporativa alinhado com essas necessidades.
Em resumo, nossas lideranças têm o perfil de pessoas experientes, vindas de outra organização, onde já exerciam esse papel. O desafio é integrar-se ao novo cenário. As lacunas identificadas incluem comunicação, ferramentas de trabalho e cultura organizacional. Esses serão, então, os focos da nossa educação corporativa.
O curso Educação corporativa: planejando a solução educacional possui 154 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Ensino e Aprendizagem em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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