Boas-vindas ao curso Facebook: Meta Ads para e-commerce!
Meu nome é Janaína Oliveira e sou instrutora de marketing digital na Alura.
Janaína Oliveira é uma mulher de pele clara. Tem olhos castanho-escuros e cabelos lisos e ruivos. Usa piercings no nariz, brincos na orelha e blusa de alça fina. Está sentada em uma cadeira gamer escura. Ao fundo temos uma parede branca com uma iluminação alaranjada, algumas prateleiras e uma cortina do lado esquerdo.
Aprenderemos estratégias e configurações para colocar no ar uma campanha de e-commerce no Facebook ou Meta Ads.
Para proporcionar a melhor experiência, considerando que no e-commerce existem diversos tipos de estratégias, esse curso é recomendado para pessoas que já possuem experiência em Meta Ads.
Começaremos aprendendo a vincular o e-commerce com a conta do Facebook. Depois, entenderemos como realizar as configurações essenciais para o seu negócio, como conversão e a instalação do pixel.
Aprenderemos estratégias para definir os tipos de orçamento da campanha e estudaremos os tipos de público.
Também descobriremos como criar anúncios de catálogo e de coleção, os quais são muito elaborados e vão fazer toda a diferença no seu projeto.
Além disso, aprenderemos como utilizar o cupom de desconto e como trabalhar públicos específicos, que somente você pode ter.
Prepare-se para ter acesso a um conteúdo completo sobre como criar e gerenciar uma campanha para e-commerce!
Vamos lá?
Para que sua jornada de aprendizado seja didática, trabalharemos o cliente Alura Geek, uma loja de produto geek.
Começaremos analisando o briefing para entendermos o contexto da empresa e as metas que devemos cumprir.
Além de uma loja física na cidade de São Paulo, o Alura Geek já possui um perfil no Facebook e no Instagram com muitos seguidores e ótimo engajamento.
Devido a isso, a marca decidiu lançar o e-commerce para aumentar o poder de venda para todo o Brasil.
Nesse cenário, a empresa nos contratou para trabalharmos com o e-commerce no Meta Ads. Como é um projeto novo, temos o desafio de lançar o e-commerce e informar o público que agora as vendas são online e atentem todo o país.
Além disso, o cliente também deseja aumentar o faturamento. Para isso, precisaremos realizar as configurações ideais na conta da loja para trabalharmos campanhas no Meta Ads ou Facebook Ads.
A partir dessas informações desenvolveremos estratégias de campanha para atingir as metas e objetivos do cliente.
Bora começar?
Para entendermos o contexto do e-commerce, começaremos analisando algumas informações e dados importantes.
O e-commerce é um mercado em constante crescimento, impulsionado pelo aumento de acesso à internet e a popularidade dos smarthphones e dispositivos móveis.
Além disso, outro fator que contribuiu muito para a aceleração dessa migração para o online foi a pandemia. A necessidade de manter o volume de vendas em um cenário de reclusão social global, levou empresas que tinham apenas lojas físicas a criarem lojas online.
É importante saber que o investimento em um e-commerce é um processo que traz resultados a longo prazo. Nisso, quem se destaca são os grandes líderes do mercado.
Os grandes líderes são pessoas presentes nas lojas virtuais. Nesse contexto existem, por exemplo, até mesmo empresas nacionais que se tornaram globais devido à facilidade de alcançar novos públicos e divulgar produtos.
A criação do e-commerce é um processo um pouco mais detalhado e que exige planejamento. Após criá-lo na plataforma é preciso lançá-lo no mercado, além de realizar divulgações para atingir o público ideal.
A partir disso é possível entender o comportamento do público e desenvolver estratégias específicas que os atendam.
Segundo pesquisas, os e-commerces que possuem maior visibilidade e retorno financeiro são aqueles que são ousados e que investem de forma ambiciosa e oportuna em suas plataformas de venda online.
Isso significa que o investimento em e-commerce nunca é feito em vão. Sempre há um retorno positivo e um aumento significativo.
Outro ponto muito importante para analisarmos são os diferentes tipos de crescimento do segmento.
Crescimento global - se refere a possibilidade do e-commerce evoluir para um negócio global e em grande escala devido às facilidades do online.
Crescimento por setor - o e-commerce possibilita o desenvolvimento de setores diversos, assim como os mais nichados e em baixa no mercado.
Crescimento no faturamento com redução de custos - em um e-commerce existem alguns gastos que não são necessários, como o aluguel de um espaço físico, manutenção e limpeza do local. Sendo assim, é possível reduzir os gastos.
Te esperamos no próximo vídeo para dar continuidade aos nossos estudos!
O curso Facebook Ads: campanhas para e-commerce possui 156 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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