Oi! Seja muito bem-vindo, bem-vinda. O meu nome é Janaina Oliveira e hoje eu vou te acompanhar nesse curso sobre Facebook Ads. Para pessoas que estão interessadas em criar campanhas e veicular anúncios dentro do Facebook e Instagram. E o que você vai aprender neste curso?
Nesse curso eu vou te ensinar um pouco sobre o Facebook como rede social e vou falar bastante sobre o Facebook Ads, que é a plataforma que nós utilizamos para estar veiculando os anúncios dentro do Facebook e do Instagram, e algumas outras ferramentas que fazem parte do nosso dia a dia.
Eu vou trazer pontos importantes de pré-requisitos que você precisa cumprir antes de anunciar. O Facebook possui uma política de segurança bem rígida, então, você precisa seguir alguns passos para conseguir criar a sua conta da forma correta e começar a anunciar.
E depois que você criou a sua conta, seguiu todos esses pré-requisitos, para garantir que está tudo de acordo, eu vou te ensinar sobre as configurações necessárias para você veicular, para você subir uma campanha de alcance.
E para trazer, da melhor forma, as informações para você, de uma forma mais didática, eu estou usando um cliente fictício, que é uma empresa chamada Debbie Café. E a Debbie Café é uma empresa de Podcasts que fala sobre programação, desenvolvimento web, entre assuntos relacionados a isso, linguagem de programação.
O nosso objetivo nessa campanha de alcance é alcançar o máximo de pessoas possível que tenham interesse nesse assunto. Então, eu vou te mostrar, exatamente, como criar a sua campanha e todas as configurações possíveis a nível de campanha.
Eu vou ensinar você a criar o seu conjunto de anúncio e fazer, também, todas as configurações a nível de conjunto de anúncio e vou falar, também, sobre os anúncios. Vou dar dicas sobre Copy e boas práticas dentro do Facebook, para que você consiga alcançar, de fato, um melhor resultado. Vou falar, também, sobre as métricas, sobre como analisar e como otimizar a campanha de alcance.
Se esse é o seu primeiro contato com o Facebook Ads, eu quero te falar para não ficar preocupado e nem preocupada. Nós vamos te explicar tudo direito ao longo do curso e todas as aulas vão conter passo a passo para que você desenvolva da melhor forma a sua primeira campanha dentro do Facebook Ads.
Fazendo o curso você vai conseguir, tranquilamente, subir uma campanha bem segmentada, com as configurações necessárias para ter um desempenho legal. Além de conseguir subir as campanhas, você já vai conseguir analisar elas e mostrar uma forma de melhorar. O conteúdo está bem interessante. Vamos começar a assistir os vídeos e começar a estudar?
Olá pessoal! Sejam bem-vindos e bem-vindas, hoje falarei um pouco sobre o Facebook Ads e trarei alguns dados relevantes para que vocês possam entender qual é a importância desse veículo dentro das estratégias do Marketing Digital e do Tráfego Pago.
Bom, dentre todas as redes sociais que temos hoje, o Facebook é líder em relação a quantidade de pessoas que o utilizam no mundo. Para quem não sabe, o Facebook é dono do Instagram, do Whatsapp e do Messenger, além de outras plataformas que usamos no dia-a-dia.
E por que que isso é bom? Porque conseguimos utilizar um único login dentro do Facebook Business para veicular anúncios dentro do Facebook e dentro do Instagram de forma junta ou separada utilizando apenas esse login tanto para criar e veicular anúncios quanto para criar e analisá-los depois que são ativos.
Por serem duas redes sociais muito grandes com uma grande quantidade de usuários ativos, os anúncios dentro do Facebook e do Instagram nos permitem ter um alcance bem grande.
Então se sua empresa está em um momento em que precisa fortalecer o nome dela no meio digital, o Facebook Ads é uma boa plataforma para conseguirmos alcançar o máximo de pessoas e mostrar que a sua empresa existe.
Isso sem contar também nas possibilidades de segmentações que temos. Cada segmento e cada empresa têm um público-alvo diferente, e dentre todas essas pessoas que utilizam o Facebook e o Instagram, conseguimos escolher as pessoas da idade adequada, cidade ou país que precisamos atingir em relação aos gostos que têm, rotinas, hábitos e etc.
Então a possibilidade de segmentação é muito grande por esses dois canais terem muitos usuários com diversas idades e diversos gostos, e por morarem também em locais diferentes.
Bom, aqui trouxemos alguns dados para vocês entenderem de fato o tamanho e a proporção que esses dois canais têm. Dentro do Facebook, temos mais de dois bilhões de contas ativas, enquanto no Instagram temos 1,3 bilhões de contas ativas.
Isso no mundo todo, então é muita gente, não é? Se você está em um momento em que precisa divulgar seu produto e o nome da sua marca para o máximo de pessoas possível para se tornar conhecido e fortalecer o seu nome no meio digital, o Facebook Ads com certeza vai conseguir te ajudar com isso.
E agora, antes de nós, finalmente, colocarmos a mão na massa e criar nossa conta de anúncio, eu preciso explicar para vocês que o Facebook Ads tem alguns requisitos para liberar uma conta de anúncio.
O Facebook tem uma política muito rígida de segurança, que existe para garantir que a experiência das pessoas que utilizam a plataforma, que compram produtos e fecham pacote de serviço passam por uma experiência segura e não caiam em golpes ou em perfis fakes.
Então, o Facebook analisa rigorosamente cada um desses pré-requisitos, antes de liberar uma conta para utilização. Agora, eu preciso que vocês prestem atenção e sigam a risca para criar uma conta da forma correta, sem ferir nenhuma das políticas e evitar um futuro bloqueio ou até uma restrição para anunciar, o que vai atrapalhar completamente o seu projeto e pode fazer com que você perca todo o trabalho que fez.
Agora, nesse vídeo, eu vou te explicar melhor quais são os requisitos e o que precisamos seguir dentro de cada um deles. O primeiro requisito é ter uma conta pessoal no Facebook.
É aquela conta pessoal padrão que você criou quando decidiu fazer parte dessa rede social e você queria interagir com seus amigos e com seus familiares. É importante entender que essa conta pessoal precisa seguir dois requisitos.
O primeiro deles é que a conta precisa ter dados reais, então, o Facebook precisa entender que você é aquela pessoa, que aqueles são os seus dados e que nada daquilo é uma informação falsa.
E o segundo requisito é que a conta já tenha sido criada há alguns meses e que ela tenha um histórico de movimentação. O que é esse histórico de movimentação? É que você já tenha adicionado pessoas, que você já tenha feito postagens ou que já tenha interagido com postagens de outras pessoas.
Com esses dois pontos o Facebook vai entender que você é uma pessoa real e ele vai ter segurança em liberar uma conta para você, porque ele vai entender que não é uma conta fake e que você está seguindo as políticas, então, você é uma pessoa. Não vai ferir as políticas que o Facebook pede.
E agora, vamos falar da hipótese de você não ter esse perfil ou você já teve em algum momento e excluiu, resolveu sair da rede, mas, agora você precisa fazer anúncios e você não tem um perfil.
Você pode criar um perfil agora? Pode! Só que esse perfil vai precisar seguir os dois pontos que eu falei anteriormente; ele precisa ter dados reais e ele precisa ter um histórico de movimentação.
Então, se você criar esse perfil hoje é bem provável que você não vá conseguir criar a sua conta. O Facebook vai identificar que a sua conta foi criada recentemente e não vai liberar a conta de anúncios.
Mas, você precisa criar uma conta de anúncios para começar a veicular as suas campanhas. O que você pode fazer? Você pode pedir o acesso ao Facebook de uma outra pessoa.
Pode ser de algum familiar, pode ser de algum amigo, de alguma amiga, namorado, avó, o pai, a mãe, tanto faz. Se o perfil dessa pessoa seguir aqueles dois pontos que eu falei antes, de ter dados reais e de ter histórico de movimentação, você pode usar o perfil deles para criar a sua conta no Facebook Business.
E é normal que essas pessoas tenham receio de que a imagem delas fiquem vinculadas ao seu anúncio. E, aí, você explica que, de forma nenhuma, a imagem dela vai estar veiculada aos anúncios, porque os anúncios são veiculados através de uma página ou de uma fan page, que é o nosso segundo requisito.
Para você criar a página ou a fan page você precisa de um perfil pessoal. Essa fan page vai ser criada e veiculada com esse perfil e essa página precisa ser condizente, ela precisa ser relevante com o que você vai estar anunciando.
No meu caso, eu vou estar anunciando o Podcast da empresa DevCafé. A minha fan page tem que ter informações relevantes, como eu estarei anunciando um Podcast, eu não preciso disponibilizar, por exemplo, um endereço ou um telefone de contato.
Eu preciso disponibilizar conteúdos que sejam relevantes para o meu público, que são conteúdos voltados para pessoas que trabalham com desenvolvimento, pessoas que, talvez, sejam estudantes da área e pessoas que fazem parte do meu público alvo. Não tem porquê eu colocar informações que serão irrelevantes.
Se o cliente chegar a clicar no seu anúncio, ele precisa enxergar uma credibilidade na página para ele poder, de fato, consumir o seu serviço, comprar o seu produto.
Então, você precisa montar um planejamento e garantir que tudo que o seu cliente precisa saber vai estar na sua fan page, porque é ela que vai estar vinculada diretamente aos seus anúncios.
O curso Facebook Ads: criando campanhas de sucesso possui 102 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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