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Gestão de fornecedores: seleção e contratação

Fundamentos da gestão de fornecedores - Introdução

Olá. Seja bem-vindo ao curso de gestão de fornecedores parte 1. Meu nome é Ricardo e eu vou te guiar durante todo este curso. Na primeira parte vamos ver o processo de seleção de um fornecedor, desde o momento em que chega uma demanda, como formatar ela, todo o processo de seleção, assinar o contrato, começo dos trabalhos.

Nesta primeira aula vamos ver os fundamentos da gestão dos fornecedores. Vamos aprender por que aprender gestão de fornecedores, os benefícios que traz, os tipos de fornecedores que temos, uma visão geral do gerenciamento e uma visão geral do processo.

Gerenciar os fornecedores ajuda a garantir a qualidade das entregas, do produto que ele vai entregar ou do serviço que ele vai prestar. Gerenciar o fornecedor ajuda a garantir que o prazo seja cumprido ou seja ideal. Conforme você fecha mais negócios, o prazo vai diminuindo, agregando valor. O custo também. Quanto mais negócios você fecha com o fornecedor, mais margem de negociação ele tenha para você negociar um custo mais baixo.

Você também tem uma responsabilidade sobre o trabalho. Mesmo que ele pague uma multa cara por não entregar um produto ou serviço para você, no fim das contas quem fica sem o serviço é você. Por mais que você coloque multas astronômicas no contrato, acompanhe de perto o desenvolvimento do processo.

É muito importante cuidar bem do fornecedor, desenvolver ele, deixar cada vez melhor, para entregar cada vez mais barato e melhor, e também para evitar problemas dele simplesmente não entregar, não pagar. Quem vai ficar sem o produto é você.

Vamos aos benefícios da gestão de fornecedores. Ela visa primeiramente melhor aproveitamento do dinheiro. Ou seja, para cada real que você colocar na contratação, você tem mais retorno. O ideal é ter um bom benefício. Contratar um serviço novo melhor precisa ter uma contrapartida.

Outro benefício é ter mais serviço, mais produtos, em menos tempo. Além de ficar mais barato, não necessariamente o gerenciamento de fornecedor traz as coisas mais baratas. Talvez seja o mesmo valor, mas você consegue comprar muito mais em menos tempo, ou o seu fornecedor consegue te entregar mais serviço em menor tempo.

Temos fornecedores de produtos, serviços e no futuro não sabemos. Um fornecedor de produto vai te entregar algo que você pode medir, colocar numa mala e levar, é tangível. O de serviço não. Por exemplo, um serviço de limpeza. Ele leva um tempo para acontecer, tem nível de qualidade, e é mensurável, mas não em dimensões físicas. Você mede se ficou bom, se demorou.

O gerenciamento de fornecedores é dividido em algumas partes. Primeiro, demanda, em que alguém precisa comprar um produto ou serviço. Os demandantes, que é quem pede o produto. Os fornecedores. O contrato, onde fica por escrito o que vai ser comprado, índices de qualidade, multas. E acompanhamento. Você acompanha desde quando você começa a conversar com fornecedores para garantir que todos entendam a mesma necessidade, até assinatura do contrato.

O processo começa na concorrência. Depois que você recebe o que é preciso comprar, você precisa de uma forma justa, o mesmo descritivo para todos os fornecedores. Todos vão entregar uma proposta. O processo de seleção exige que todos tenham o mesmo entendimento. Você precisa fazer uma rodada para que eles tirem dúvidas. Aí então começamos os trabalhos. Se você for comprar um produto, é esperar receber. No caso do serviço, no começo ele tem que entender quais são as áreas, produtos que ele pode usar, tamanho, que horas pode fazer barulho.

Enquanto o processo de prestação de serviço acontece no começo, você pode até ter uma tolerância a erros, mas aí você faz o acompanhamento da execução do serviço, da entrega dos produtos, devolve, aquele problema não pode se repetir.

Também é importante ter o acompanhamento de como vai acabar. Se você aceita tudo como chegou. A prestação de serviço pode ser por um tempo determinado, por período indeterminado, o que você tem que fazer se decidir encerrar o serviço.

Aqui temos uma visão geral do processo. Receber a necessidade, definir estratégia, iniciar o processo de contratação, seleciona a melhor proposta, aprova o início dos trabalhos, acompanha o que está acontecendo e encerra.

Neste curso, vamos aprender os fundamentos, como formatar uma demanda, como definir uma estratégia e como aplicar o processo. No próximo vídeo vamos conversar sobre o projeto de conclusão, em que você vai aprender como fazer um documento de demanda e de acompanhamento do gerenciamento de fornecedor.

Fundamentos da gestão de fornecedores - Projeto de conclusão #1

Agora vamos falar do projeto de conclusão do curso de gestão de fornecedores. Iremos fazer um desenho completo de um processo de gestão de fornecedores. Vamos fazer o processo de como receber e formatar a demanda de serviço e produto, vamos ver como vai acontecer o processo de concorrência entre fornecedores, como você chama os fornecedores e faz toda a concorrência, como selecionar entre fornecedores, mobilizar.

A segunda parte do curso vai ser acompanhar e encerrar o contrato. Cada aula no final vai ter uma atualização do projeto de conclusão. Se for uma aula sobre a parte de demanda, no final vamos fazer um comentário sobre como inserir demandas, classificar, colocar no documento. Quando for a aula de mobilização de fornecedor, é como fazer o processo e atualizar no documento de projetos de conclusão.

Fundamentos da gestão de fornecedores - Introdução ao gerenciamento de fornecedores

Por onde começa o gerenciamento de fornecedores? Pela estratégia. Ela passa todo o alinhamento de como o processo de gerenciamento de fornecedor acontece, desde a forma de convidar fornecedores, escolha, como você negocia, acompanha.

Pode acontecer de uma série de formas. Às vezes temos vários critérios de seleção, às vezes não temos nada. Quando a empresa é muito grande ela também procura outros fornecedores com mais ou menos o mesmo tamanho. Se a empresa tem nível hierárquico como supervisor, coordenador, diretor, ele procura um fornecedor com essas mesmas hierarquias.

Algumas empresas também ficam preocupadas se o fornecedor é muito pequeno, por causa de algo que possa acontecer com a entrega, fluxo de caixa. Por exemplo, você contrata o serviço de limpeza, ela faz o serviço e você não gosta, não paga a parcela, vai ser apurado, no fim você paga. Esse atraso no seu pagamento e para eles pode afetar o fluxo de caixa. Eles podem fazer um planejamento de despesas de pagamentos de outros fornecedores em cima do dinheiro que achavam que você ia pagar e atrasou.

Às vezes o fornecedor segura um pouco, consegue dar conta, mas ele pode afetar a qualidade da entrega, ou vai atrasar a entrega. Às vezes, se for muito pequeno e ele atrasar o salário dos funcionários, culturalmente as pessoas ficam chateadas e afeta a qualidade.

Outro exemplo relacionado ao tamanho da empresa. Se a empresa é muito pequena e você tem dificuldade na prestação de serviço ou no produto e a pessoa diz que não vai resolver seu problema, normalmente buscamos os supervisores. Em empresas pequenas geralmente já é o dono da empresa. Se não tem trocas, fica difícil. Esse exemplo acontece na limpeza, por exemplo. Quando a empresa é muito grande você sobe até o presidente e consegue negociar.

No processo, você recebe uma demanda de compra qualquer. Faz todo o trabalho de negociação. Tem muita gente que pega os preços e escolhe o menor. Mesmo se você tivesse escolhido o mais barato, negocie um desconto, pagamento à vista, entrega de algo a mais. Negociação sempre tem espaço para isso. Mesmo quando você estiver vendendo é bom considerar esse tipo de coisa.

O acompanhamento do fornecedor também é muito importante. Se você comprar computadores e puder acompanhar o processo de montagem também faz diferença. Se você acompanha o processo de fabricação você tem menos trabalho para verificar se ficou bem feito e garante qualidade superior. Se você acompanha de perto, logo no começo você pode fazer correções.

Tem uma história assim. Pediram para construir uma casa. Quando estava quase pronto, o dono do terreno pediu uma garagem subterrânea. É só para ilustrar a importância de acompanhar o processo de perto.

A liberação é informar que o contrato acabou. Por mais que esteja escrito, formalizado, é bom informar. O mesmo acontece com prestadores de serviço. Se ninguém falar nada para ninguém, vai todo mundo embora? É importante dos dois lados. Tanto para você quanto para ele.

No caso de contratos por tempo indeterminado, sem fim, e por algum motivo você tem intenção de cancelar o contrato, também é importante avisar antes e depois que você encerra o contrato ter a formalização que o fornecedor está liberado, que não existe pendência. A parte de liberação é muito importante.

Sobre o curso Gestão de fornecedores: seleção e contratação

O curso Gestão de fornecedores: seleção e contratação possui 84 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Administração e Gestão em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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