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Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso GIMP e Inkscape: criando composições para mídias sociais

GIMP e Inkscape: criando composições para mídias sociais

Introdução e pesquisa - Apresentação

Olá, tudo bem? Meu nome é Felipe Labouriau, sou designer gráfico e instrutor aqui na Alura, e gostaria de te convidar a participar do nosso curso sobre composição para as mídias sociais em softwares gratuitos.

Então, a proposta é que aqui, você seja capaz de selecionar imagens distintas que foram tiradas em momentos diferentes, com propriedades diferentes, e seja capaz de combiná-las em um material único para ser postado em redes sociais.

Nós vamos partir dos chamados assets distintos e vamos ver como combiná-los de maneira que faça sentido e que a produção seja visualmente interessante e bem acabada. Vamos desenvolver uma identidade que vai perpassar todos estes materiais. Vamos fazer três publicações distintas e uma do tipo carrossel.

vamos tratar de ajustes, de filtros, criação de elementos, ferramentas de seleção, como enriquecer a sua composição, de maneira que ela fique o mais bem acabada possível, para que as cores chamem a atenção, para que os ingredientes, no caso da comida, salvem, para que você seja capaz de imprimir movimento nas partes que você deseja.

Então, esse curso é para você que já tem algum conhecimento em GIMP e no Inkscape que utilizaremos um pouco também. Preferencialmente que você tenha feito os nossos cursos na Alura de apresentação de primeiros passos do GIMP e do Inkscape.

Se você está querendo montar peças de redes sociais que sejam visualmente atrativas, que chamem a atenção, que se destaquem na timeline, esse curso é recomendado para você. Espero que você tenha gostado da proposta. Nos vemos aqui no curso.

Introdução e pesquisa - Overview

Seja bem-vindo, seja bem-vinda, a mais um curso na Alura. Muito obrigado pela sua participação. Eu quero aproveitar esse momento antes de iniciarmos o nosso trabalho para conversar com você rapidamente o que nós vamos trabalhar durante o curso. Como eu disse no vídeo de apresentação, é importante que você já tenha algum conhecimento sobre o GIMP, que você saiba os procedimentos mais básicos do programa.

O que é uma camada, o que é uma máscara de camada, o que são atitudes destrutivas e não destrutivas, o que é uma seleção, o que é o canal Alpha e transparência. Se você não tem esses conhecimentos ainda, é interessante que você espere um pouco e faça o nosso curso de primeiros passos no GIMP, para que você consiga aproveitar melhor tudo que eu vou apresentar nesse nosso processo.

A proposta é partirmos dessas imagens distintas, fotografias tiradas em ambiente totalmente diferente, e sejamos capazes de combiná-las de forma a ter um resultado harmonioso e visualmente bem-acabado. O que eu quero dizer com harmonioso? Que seja um resultado que faça sentido.

Ao trazer, por exemplo, a fotografia do sanduíche junto com a fotografia da mesa ,que elas passam sentido.

Por exemplo, vou trazer o hambúrguer. A fotografia da mesa, originalmente, tinha uma iluminação totalmente diferente do hambúrguer. Então, como que eu posso fazer dentro do GIMP para que essa mesa fique mais parecida, para que elas pareçam ser a mesma imagem.

Então, vamos tratar esse tipo de ajuste. Vamos ver também como criar a iluminação. O cavalete da imagem, originalmente, é muito mais escuro do que o personagem. O personagem tem uma iluminação marcada no rosto dele.

Como que eu posso trazer essa iluminação para parecer mais uma vez que eles que essas fotografias foram tiradas no mesmo ambiente? E uma vez que há iluminação projetada sobre o cavalete, como que eu vou criar a sombra projetada dele na superfície sobre a qual ele apoia?

E, ao mesmo tempo, vou trazer a tipografia para enriquecer meu material. Isso tudo tendo em vista a manutenção de uma identidade visual.

Note como eu consigo enxergar uma linha de estilo que vai se repetindo nesses materiais.

Vamos ver também como criar filtros de movimento para que eu tenha a noção de objetos caindo, se movimentando.

Vamos ver como fazer as seleções. Antes de mais nada, como eu vou remover o fundo branco do sanduíche da imagem para poder aproveitá-lo solto, como que eu vou remover o fundo por trás desse modelo.

No caso desse modelo, nós temos uma seleção que é mais chata de ser feita, que é a de cabelo, que é diferente da seleção sobre um fundo branco. Depois vamos ver como trabalhar com iluminação de maneira mais sofisticada. Os hambúrgueres da imagem não foram tirados no ambiente em que havia iluminação do fogo assim tão forte.

Então, como criamos essa luz do fogo? Como chamaremos mais atenção ainda para as texturas, para os detalhes do hambúrguer? Que técnicas nós podemos utilizar? E para ter uma relação interessante entre a tipografia e os objetos, uma tridimensionalidade por meio de uma sombra projetada, tanto do hambúrguer sobre o texto quanto do texto sobre a carne do hambúrguer.

Então, vamos montar três artes distintas. A chamada onion bacon, a arte “do tamanho da sua fome” e uma arte chamada “na brasa”, que terão elementos comuns para montarmos nossa identidade. E depois, vamos fazer uma postagem maior do tipo, carrossel, em que temos três artes distintas, mas, que juntas, parecem compor uma imagem única.

Elas vão ser exportadas de maneira distinta, vão ser artes separadas, mas que juntas vão ter uma noção de continuidade.

Vamos criar elementos para reforçar essa continuidade, seja com fundo de degradê, seja com o fundo da imagem a seguir que trabalharemos dentro do Inkscape.

É importante que você já conheça também o Inkscape para poder criar esse fundo de linhas onduladas. Vamos ver também como incorporar a tipografia para que eu tenha uma noção marcada de hierarquia, para que eu entenda que “combo do dia” é o título, e eu tenho informações secundárias, e que essas informações não concorram entre si e nem com as imagens, que são o grande chamariz das nossas publicações.

A nossa proposta, lembrando, é partir de assets, de elementos distintos, e como combiná-los, como fazer uma composição que seja visualmente bem-acabada e que tenha uma identidade que vá perpassando todo o material. Mais uma vez, seja bem-vindo ao nosso curso e nos vemos nas próximas aulas.

Introdução e pesquisa - Comunicação visual nas redes sociais

Falar em divulgação de produtos e serviços, hoje em dia, é, por consequência, falar também em divulgação para as redes sociais. Não é o único meio ainda disponível, mas é um que se tornou muito popular recentemente, principalmente em razão do seu baixo custo, se comparado aos veículos mais tradicionais – jornais, revistas e programas de TV.

E, também, por você conseguir entrar num público muito específico; conseguir, por meio dos próprios filtros das redes sociais, dos perfis dos usuários, definir exatamente quem você quer atingir.

Além disso são ambientes em que circulam, literalmente, bilhões de pessoas. Instagram e Facebook, por exemplo: ambos têm mais de 1 bilhão de usuários. O que significa que tem muita gente acessando, potenciais clientes – inclusive, alguns que já são seus clientes – como também um volume muito grande de material sendo postado.

E isso, para o empresário, para a marca que visa divulgar o seu produto, o fazer ações de marketing, de relacionamento com o cliente, é muito importante para que ele tenha a noção de criar um material gráfico próprio, que não vai ser confundido com o de outras empresas ou de pessoas que fazem parte da rede de contatos do usuário. E também para ficar marcado sempre que você tiver uma publicação da sua marca.

Nesse sentido então, nesse curso, a nossa preocupação vai ser sempre essa: criar um material gráfico que vai ser facilmente identificado como da empresa específica para a qual estamos trabalhando, mas que também seja visualmente bem acabado.

Então, nesse sentido, eu vou abrir agora com você algumas publicações de redes sociais para analisarmos como isso é feito na prática. Meu primeiro exemplo é do Outback, uma rede de restaurantes. Afinal de contas, é um mercado parecido com o nosso, que vamos fazer nesse curso de uma hamburgueria.

Eu quero que você observe, independentemente de qualquer opinião sobre as cores, ou sobre se o material me agrada mais ou menos, é que vamos conseguir identificar uma identidade, uma linha de estilo que se perpassa por todas as publicações. Então, vamos ver as primeiras seis publicações da página.

Temos tanto fotografias mesmo, tiradas de produtos, de cenas que acontecem no restaurante, mas também temos material gráfico, que foi criado por um designer, para falar tanto de uma ação promocional, para divulgar um produto, alguma coisa da marca.

E aí vamos notar como que essas postagens, criadas com um fim bem específico, que não são fotografias, e ainda sim as fotografias, elas também vão conseguir ter uma identidade. Como conseguimos enxergar uma linha estilística que está presente em todas. Vamos observar as cores, a tipografia dessa postagem que fala sobre o bloomin’ day.

Olha como nesta outra, que não é sobre o bloomin’ day, enxergamos algumas coisas que se repetem, como a tipografia mesmo, e como as cores são muito próximas.

Tanto as cores das fotografias, dos alimentos. Note como o presente, a caixa de presente que o modelo está segurando é nas próprias cores da identidade, como as cores da identidade são próximas às cores dos alimentos.

E mesmo falando de assuntos diferentes, enxergamos que tem algo de parecido, algo de Outback. Em outra publicação do bloomin’ day, eu tenho a identidade ainda mais forte. O interessante é você identificar cores e tipografias, você criar um estilo, se ele não já existe na sua marca ou na sua empresa, para que você consiga reproduzir isso visualmente e você não perder a sua publicação, como eu já falei, no meio de tantas outras.

Afinal de contas, são muitos usuários, são muitas empresas concorrendo pelo mesmo espaço que você está.

No caso do Outback, identificamos uma paleta de cores um pouco mais quentes, ou seja, aquelas que tendem mais para o vermelho, para o amarelo. É muito comum esse tipo de paleta de cor ser utilizada em restaurantes, mas isso não é uma regra. Vamos ver, por exemplo, o KFC, que é uma rede de fast-food internacional.

Olhem como, em um logo, já temos uma pista: vou ter vermelho, branco e preto. E aqui o importante, mais uma vez, não é a cor em si. É claro, a cor tem que estar bem-acabada dentro do material gráfico, mas note como eu consigo enxergar uma identidade que se repete em todas as publicações. Como tem, mesmo com fundo branco ou com fundo preto, uma noção de continuidade. Ou mesmo nos outros materiais que eu tenho uma fotografia, ou uma montagem.

Note essas linhas brancas e vermelhas no topo das páginas, como são mais um elemento gráfico para confirmar essa tal identidade que tem nas cores a sua principal força.

Então, a noção que eu quero deixar bem fortalecida na sua mente, nesse momento, é essa: quando você for criar o material gráfico para as redes sociais de uma marca, seja lá qual for a marca e qual ramo ela atue, que você pense antes que ela tem que ter uma identidade, uma unidade visual, que vai se repetir em todas as peças.

Isso não significa dizer que todas as peças serão iguais, como já vimos no KFC, como já vimos também no Outback, mas sim que teremos um fio condutor que passa por todas elas, para você não confundir a publicação do Outback, por exemplo, com uma publicação do KFC, e nem para confundir nenhuma delas com uma publicação de um amigo seu.

Esse é o primeiro ponto muito importante para qualquer divulgação em redes sociais, de você ter a sua identidade própria. Na próxima aula, veremos como tomar essas decisões caso você ainda não tenha esses parâmetros muito bem definidos, muito bem amarrados.

Caso você não tenha escolhido as cores, caso você ainda não tenha escolhido a tipografia, como você pode tomar essas decisões, em que locais podemos, por exemplo, conseguir referências interessantes para cores e tipografia. Vou encerrando esse primeiro papo com você. Como sempre, se você quiser fazer dúvidas, comentários, compartilhar trabalhos, só ir ao fórum, e te vejo na próxima aula.

Sobre o curso GIMP e Inkscape: criando composições para mídias sociais

O curso GIMP e Inkscape: criando composições para mídias sociais possui 220 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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