Olá, tudo bem? Meu nome é Felipe Labouriau, sou designer gráfico, instrutor aqui na Alura e quero te convidar a participar do nosso curso GIMP e Inkscape: Criando peças para uma identidade visual. Esse curso é uma continuação direta daquele que nós tratamos dos assets, as imagens a serem utilizadas pela identidade visual que nós criamos para a Padaria Baking.
O que vamos dar vida, de fato, a todo esse projeto por meio do material gráfico da padaria. Esse material gráfico vai ser criado tanto no GIMP, um software de edição e manipulação de imagens, como no Inkscape, o software de edição e manipulação de arquivos vetoriais.
Essas peças de comunicação visual vão ser tanto para visualização em tela, como postagens para redes sociais, vamos ver todas as técnicas para criar este tipo de material mais simples e com mais texto, por exemplo, e também materiais para impressão, como o cardápio para a nossa padaria, falando dos produtos que nós vamos vender e também uma embalagem, um copo de café.
Além de criarmos as peças de comunicação visual, nós vamos trazer um pouco mais de tangibilidade a esse material gráfico através de simulações. Vamos fazer simulações do zero a partir de fotografias, incorporando nossa identidade visual ao copo de café, ao avental, a uma caixa e também fazendo o entalhe sobre madeira.
Esse curso é para você que está dando os seus primeiros passos no mundo do design gráfico, que já conhece um pouco do GIMP, do Inkscape, principalmente que tenha feito os cursos passados, no qual nós apresentamos essas duas ferramentas. Espero que você curta essa nossa proposta e te vejo aqui no curso.
Boas-vindas a mais um curso aqui na Alura. Muito obrigado pela sua presença. Vamos conversar rapidamente com o que nós vamos tratar aqui nessa nossa jornada.
Como você já bem sabe, esse curso é uma continuação do anterior, no qual nós tratamos dos assets, as imagens que seriam utilizadas para criação da identidade visual, das peças de comunicação visual da marca Baking.
Aqui vamos dar vida a esse material gráfico. Vamos iniciar o trabalho criando materiais para visualização na internet, postagens para redes sociais.
Vamos trazer o logo, por exemplo, a fotografia (fatia de torta do tipo cheesecake, com calda vermelha escorrendo de cima para as laterias, e decorada com frutas vermelhas: morangos, mirtilos e framboesas) que nós tratamos no curso anterior e ver como fazer isso incorporando outros elementos da identidade, como cores, ornamentos de texto, e também para manter o grid de forma que, quando nós criarmos a outra peça de postagem (fotografia de uma mulher colocando uma forma com dois pães no forno) para redes sociais, dessa vez com entrada de texto (“Sexta-feira é dia do pão. Comprando uma unidade de qualquer pão inteiro, o segundo sai a metade do preço.”), o estilo seja mantido, tendo um grid para orientação do conteúdo, para diagramação desse conteúdo.
Além de trabalhar no GIMP, que vai ser o principal software aqui desse curso, também vamos revisitar o Inkscape para criar outros materiais de comunicação visual, desta vez aqueles que serão impressos, como uma embalagem de copo de café e os menus, os cardápios da padaria.
Vamos discutir questões como hierarquia de informações, como diagramação de texto, estilos a serem aplicados nos textos para, justamente, diferenciar as informações distintas que vão entrar nas peças. Vamos fazer as peças de comunicação visual, mas também simulações destes materiais gráficos feitos do zero aqui no GIMP. A partir de fotografias de um copo de café, por exemplo, nós vamos trazer a identidade visual.
Aquele material, por exemplo, que nós criamos no Inkscape, mas de uma forma que essa simulação seja o mais real possível, para que a textura do papel seja respeitada, para termos também o sombreamento, a tridimensionalidade para que eu não perca a volumetria da composição.
Além do copo, nós vamos fazer também um avental, como incorporar a identidade nessa peça, como fazer com que o logo quando venha para o avental não fique puramente jogado, chapado sobre o tecido, mas que siga a textura que ele faz, a volumetria com as dobras do material.
Vamos ver como fazer uma caixa para levar os produtos da padaria, mas uma caixa que, originalmente, não era colorida, então vamos ver como colorir esse material mantendo a iluminação e a sombra originais, como trazer o logo e padronagem da nossa identidade em perspectiva. Como fazer isso tudo aqui dentro do GIMP.
Por último, a simulação que nós vamos fazer é de um entalhe sobre a madeira, como criar essa tridimensionalidade, essa simulação aqui no GIMP, mas também, além de fazer um entalhe na madeira, incorporar outra imagem que também não estava nela, que é uma xícara de café, para compor a simulação de uma maneira ainda mais real.
Depois de terminado esse processo de criação das peças de comunicação visual e das simulações, vamos ver como preparar esse material para ser utilizado. Vamos exportar imagens a partir do GIMP para visualização em tela, os detalhes que tem que ser feitos, as particularidades que temos que ter atenção, tanto para as imagens que serão visualizadas em tela, como aquelas que serão impressas.
No material impresso, vamos ver os cuidados que têm que ser feitos, como temos que criar sangria, respiro, marcas de corte. Por último, como fazer a conversão de cores do Inkscape, que, na verdade, só trabalha no modo de cores RGB, utilizando os crivos para termos o modo de cor CMYK, que é o modo próprio para impressão, e, agora sim, exportarmos o arquivo final que pode ser produzido junto a uma gráfica.
O nosso curso vai tratar tanto da criação de peças de comunicação visual, como das simulações destes materiais. Vamos trabalhar principalmente no GIMP, mais vamos revisitar também o Inkscape. Mais uma vez obrigado pela sua presença e nos vemos aqui no curso.
Nós preparamos os assets para serem utilizados nas peças de comunicação visual, agora vamos criá-las, de fato. A primeira delas vai ser uma postagem para redes sociais, eu vou criar um documento novo que vai utilizar essa imagem aqui do cheesecake que nós fizemos os tratamentos, soltamos aquele filtro de "high-pass" para realçar detalhes, e o filtro “levels” para trazer um pouco mais de informação escura para imagem, e, por consequência, realçar os contrates. Eu preciso levar esse conteúdo todo para o documento novo que eu vou criar.
Antes de mais nada, como que eu crio um documento? Vou vir aqui em "File > New" ou "Ctrl + N" é o atalho. Clique aqui e no menu flutuante eu vou definir as configurações, no primeiro momento, mais básicas desse meu documento, que são a largura e altura.
Como é uma postagem de redes sociais que vai ser visualizada, tanto em dispositivos móveis como smartphones, tablets e telas de computador, o tamanho ideal aqui é que ela tenha 1080x1080 pixels, para caso eu abra uma tela maior, como a de um computador, por exemplo, não fique pequeno demais. A largura aqui 1080
e a altura 1080
.
Depois eu tenho a unidade de medida. Como estou trabalhando em tela, a unidade de medida vai ser os pixels, px
. Só que, além disso, repare, que eu tenho mais embaixo 300 ppi, RGB color
. RGB color é o modo de cores RGB, é um material para visualização em tela, e 300 ppi é a resolução, a qualidade desse arquivo novo que eu vou criar.
Para tela, 300 ppi é muita coisa, isso seria uma resolução mais utilizada para impressão. Na tela, 72 ppi, 96 já são suficientes porque eu não vou enxergar a diferença de qualidade, é praticamente imperceptível, e um arquivo de 300 ppi vai ser desnecessariamente pesado, o que vai impactar no tempo de carregamento dessa imagem, que pode prejudicar até a sua página nos mecanismos de pesquisa do Google, e também, é claro, deixar o carregamento mais lento para o usuário.
Vamos resolver isso, tirar essa resolução porque não precisamos disso tudo. Vamos vir aqui em "Advanced Options" e temos o primeiro atributo aqui X Resolution
e o Y Resolution
, a resolução X e Y nos eixos horizontal e vertical, respectivamente.
Como eu estou com essa corrente aqui fechada, quando eu trocar um deles, o outro vai trocar igual. Como o valor é o mesmo, vou trocar aqui para 72x72 PPI
, agora está em uma resolução legal para nós. Não vou mexer em mais nada, tirando essa opção aqui “Fill with”, que é preencher com. Esse documento que eu vou criar vai ter uma camada, que vai ser preenchida com o quê? No caso está habilitada a opção aqui “Background color”.
Como o meu background aqui está preto, eu não tenho intenção de utilizá-lo, vou trocar para transparência, vou vir aqui e colocar “Transparence”, "Ok". Criei o documento novo e repare que agora aqui em cima nas abas do GIMP, eu tenho as duas miniaturas dos documentos que eu tenho. Um está vazio, a miniatura é a malha quadriculada de transparência, enquanto a outra miniatura é justamente a imagem do cheesecake que nós já trabalhamos em cima.
Vou levar esse conteúdo aqui para dentro do arquivo novo. Como eu quero tomar as atitudes sempre menos destrutivas possíveis, eu quero levar as três camadas. Embora os ajustes aqui de "high pass" e "levels" sejam destrutivos, eu não consiga editá-los, se eu por acaso quiser refazer algum deles, eu posso remover esses ajustes e tenho a minha camada base aqui para eu trabalhar em cima.
Como eu levo as camadas de um arquivo para outro? Muito simples, vou clicar sobre a camada, segurar o clique com o botão esquerdo do mouse e arrastar. Repare que no meu cursor agora eu tenho preso nele a camada, vim aqui para o arquivo novo e soltei. Nessa que eu soltei, repare que agora eu tenho a mesma camada neste documento novo só com o nome "copy". "cheescake.jpg copy".
Vou fazer a mesma coisa com as outras duas, camada "levels" cliquei, arrastei, trouxe para cá. "high-pass", cliquei, arrastei e trouxe para cá também. Só que desse jeito eu acho que ficou grande demais, esse cheesecake, ele pode diminuir um pouco e perder essa dimensão. Como é que eu vou redimensionar objetos aqui? Por meio da ferramenta “Scale”, que é este ícone de seta cinza apontando para um retângulo.
Se você não estiver visualizando ela é só vir aqui em "Tools > Transforme Tools > Scale", as teclas "Shift + S" é o atalho. Ferramenta Scale selecionada, quando eu clico nela o que acontece? Eu seleciono a camada que eu quero escalonar e a visualização dessa camada fica provisoriamente no modo normal, eu perco aquela propriedade de Soft Light.
Repare que a camada aqui está cinza e quando eu terminar de posicioná-la, vamos ver o que vai acontecer. Redimensionei, "Enter", ele pensa rápido e reposiciona, e aplica novamente o modo de mesclagem.
Fiz a "High Pass", agora vou fazer a "Levels". Vou diminuir, "Enter", vou confirmar a ação. Eu já estou achando uma coisa um pouco estranha. É suave, mas repare que aqui em algumas partes houve um desencaixe das camadas. Por quê? Porque eu as redimensionei individualmente, quando, na verdade, eu deveria ter redimensionado elas todas de uma vez, as três camadas de uma vez para que diminuíssem juntas.
[05:41]O que vou fazer? Vou dar "Ctrl + Z" duas vezes, retornar a ação e eu vou agrupar essas três camadas para trabalhar com elas todas de uma vez no momento que eu for redimensioná-las.
O grupo, eu crio aqui embaixo deste ícone, que é uma pasta com o símbolo de mais, de “Create New Layer Group”. Eu vou clicar aqui na camada mais acima que eu tenho e clicar neste ícone. Cliquei nele, mas ainda não tem nada agrupado, eu só tenho uma camada nova chamada "Layer Group", com o símbolo de uma pasta e vou dar um duplo clique sobre ela e chamar essa camada aqui de "Imagem Original".
Agora preciso colocar as camadas dentro dela. Para isso, é muito simples, cliquei, segurei, arrastei e coloquei ela aqui dentro. Agora eu tenho esse símbolo de "menos" aqui indicando que eu posso esconder o thumbnail da camada. Cliquei aqui, escondi o thumbnail da camada, mas a camada continua lá. "Levels", cliquei e arrastei, dessa vez se eu não subir e ver essa linha branca abaixo da última camada do grupo, soltei, "Levels" faz parte também, "cheesecake" também faz parte agora. Vou clicar aqui no “menos”, agora o símbolo é um “mais”, visualizo as camadas novamente.
Vou tirar um pouco de zoom, clicar sobre o grupo e agora "Shift + S", ferramentas Scale, vou redimensionar o grupo todo de uma vez. Repare, vou trazer para cá, "Enter", ele vai escalonar.
Ferramenta “Movie to”, tecla "M", vou clicar aqui, segurar o "Ctrl" para eu deslocar ele em uma linha reta, subi o cheesecake todo. "Ctrl + Shift + J", trouxe o conteúdo de um arquivo para outro.
A minha postagem não vai ser só isso, eu preciso dar uma identificação da Baking. Embora algumas postagens em algumas redes sociais sejam só imagem, nesse caso aqui eu quero trazer a nossa identidade visual. Vou retornar ao Inkscape onde eu criei, justamente, a identidade visual da Baking e exportar o logo.
Lembra que lá atrás no o primeiro curso, geramos aquele arquivo onde o logo estava todo em traço? Isso vai ser interessante agora porque além de eu exportar as versões coloridas do logo, com um clique só aqui sobre a amostra de cor branca eu troco ele todo de uma vez para cor branca, porque já que eu vou trabalhar sobre um fundo, que pode ser tanto cheesecake como posso depois que alguma coisa colorida, eu quero ter essa versatilidade.
Lembrando, como eu exporto uma imagem a partir de um arquivo vetorial do Inkscape? Vou vir em "File > Export PNG Image", "Ctrl + Shift + E" é o atalho. No caso aqui, eu já exportei essas imagens, já estou com o logo nas suas versões coloridas, tanto a principal quanto a auxiliar, e nas versões em branco também.
Vou retornar aqui ao meu arquivo no GIMP, vou vir na área de trabalho, onde eu salvei esses materiais, e clicar e arrastar. Cliquei em um, arrastei, mas eu posso fazer todos de uma vez. Segurando o "Ctrl", vou trazer os outros e arrastar aqui para dentro. Ele vai pensar rápido e vai trazer os logos para nós.
Com isso, estamos com o nosso ambiente pronto e preparado para fazer a arte para as redes sociais. Vou encerrar essa aula por aqui e na próxima, de fato, vamos reorganizar esses elementos e montar o nosso material. Como sempre, o espaço do fórum está aberto para você tirar dúvidas, fazer comentários. Te vejo na próxima aula.
O curso GIMP e Inkscape: criando peças para uma identidade visual possui 203 minutos de vídeos, em um total de 52 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.