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Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing Digital > Conteúdos de Marketing Digital > Primeiras aulas do curso Google Ads: campanhas para aplicativos

Google Ads: campanhas para aplicativos

Entendendo os anúncios para aplicativos - Apresentação

Boas-vindas ao curso Google Ads: Campanhas para aplicativos!

Meu nome é Felipe Castro, sou gestor de tráfego e instrutor aqui na Alura.

Felipe é um homem branco, de cabelos pretos curtos e uma barba volumosa, também preta. Usa óculos de grau quadrados com armação preta e uma camiseta também preta. Ao fundo, há uma parede branca com iluminação laranja, decorada com três pequenos quadros e uma porta de madeira.

Esse curso é para você que já tem um aplicativo e está em busca de novos usuários para realizarem o download.

Também é para quem já tem uma quantidade relevante de usuários e busca por um público mais engajado, quem deseja conhecer mais sobre esse tipo de campanha ou para quem quer trabalhar com tráfego pago utilizando as ferramentas do Google.

Vamos aprender:

Para dinamizar e facilitar seu aprendizado, nesse curso utilizaremos um aplicativo fictício chamado Pop Ingresso. Por meio dele vamos aprender na prática como utilizá-lo na nossa campanha e como definir as melhores estratégias de segmentação de público.

Para que sua experiência seja completa, você também pode acessar o Fórum e nosso canal no Discord para compartilhar suas ideias, experiências, além de tirar dúvidas.

Bons estudos!

Entendendo os anúncios para aplicativos - Como funcionam

Como estamos falando sobre campanhas para aplicativos no Google Ads, vamos entender melhor como funciona esse tipo de anúncio, como ele pode aparecer para as pessoas usuárias e a quem ele pode interessar.

A quem esse tipo de campanha atende?

As campanhas para aplicativo são úteis e fundamentais para quem já tem um aplicativo e tem interesse em alcançar usuários que façam o seu download.

Caso você já possua uma quantidade significativa de usuários no seu aplicativo e esteja buscando somente interação desse público dentro do aplicativo, realizando algum tipo de ação ou compra, esse tipo de campanha pode ser ideal para você também.

Assim como nos outros tipos de campanha do Google, esse formato de anúncio é ideal para quem quer alcançar seu público-alvo, dependendo do seu objetivo e estratégia.

Onde os anúncios podem aparecer?

É bem comum nos depararmos com esse tipo de anúncio sempre que navegamos pela internet, principalmente quando realizamos algum tipo de busca no Play Store.

Também é comum que esse tipo de anúncio apareça em outras plataformas também, e conheceremos mais sobre os formatos de anúncio (como banner, vídeo, texto, etc.) e como eles funcionam ao longo do curso.

Mas, como e onde esses anúncios aparecem? Há diferentes formas para isso:

Rede de pesquisa

Esse é o tipo mais comum. Buscamos no Google o produto ou serviço que estamos procurando e, nos resultados, aparecem os anúncios:

captura de tela de uma busca por "app controle financeiro" no Google. o resultado é um anúncio do aplicativo Mobilis: Finanças Pessoais.

O Google Ads gera as palavras-chave por vários métodos, incluindo os termos de pesquisa do Google Play que direcionarão as pessoas ao seu aplicativo.

Ou seja, quando as pessoas procurarem as nossas palavras-chave ou assuntos relacionados, nosso anúncio aparecerá.

Google Play

O Google pode mostrar seus anúncios às pessoas que pesquisam termos e aplicativos relacionados ao seu, dentro do Google Play:

captura de tela de uma busca por "warzone" no campo de pesquisa do Google Play. o primeiro resultado é o do jogo Call Of Duty: Mobile.

YouTube

Também podemos aparecer no YouTube. Os anúncios podem incluir um link de um vídeo do YouTube, um texto, um ícone do aplicativo e um texto da Play Store, sendo exibidos no aplicativo do YouTube apenas em dispositivos Android. Eles levam à página "Detalhes do app" do aplicativo de compras do Google.

captura de tela da busca por "call of duty mobile" no campo de pesquisa do YouTube. o primeiro resultado é um vídeo de título "EP 11 - Call Of Duty MW2 - gameplay GOLFO DO MÉXICO". abaixo, um anúncio clicável de título "Call Of Duty: Mobile".

Rede de Display

Os anúncios podem aparecer onde houver mais relevância na Rede de Display do Google e em outros aplicativos. Eles podem incluir o ícone e o nome do app, um texto personalizado e uma imagem ou vídeo personalizado.

banner de um aplicativo de viagem fictício. sob um fundo metade azul e metade amarelo, os dizeres "Baixe o nosso APP e ganhe um desconto na sua primeira viagem junto com a gente!" e um homem com uma mala ao lado com a mão na tela de um celular do tamanho dele à sua frente.

Discover na pesquisa do Google

É possível veicular anúncios com grande apelo visual para as pessoas usuárias, conforme os interesses delas. Nesse caso, o anúncio aparece no feed do Google sem que a pessoa usuária precise realizar alguma busca, pois o Google utiliza a inteligência que possui sobre o usuário para direcionar o anúncio às pessoas certas.

tela do Discover do Google. no centro, em tamanho grande, a logomarca de uma empresa: um quadrado preto de arestas arredondadas inclinado na diagonal, com uma forma geométrica 3D branca dentro. o título abaixo da imagem é: Facebook e Google Ads com I.A. Gerencie suas campanhas de Facebook e Google Ads com Inteligência Artificial. embaixo, uma tag de anúncio patrocinado.

Alguns avisos

Antes de continuar com os estudos sobre esse formato de campanha no Google, é importante saber que:

Se você já criou outros tipos de campanha utilizando a plataforma do Google Ads, você pode ter o costume de criar um grupo de vários anúncios. Nas campanhas para aplicativo, no entanto, o funcionamento é um pouco diferente.

Ou seja, criamos um anúncio com diferentes formatos e, conforme a inteligência de máquina, o Google escolhe o que veicular para cada plataforma e pessoa usuária.

Entendendo os anúncios para aplicativos - Criativos

Agora, vamos conhecer e entender um pouco mais sobre os criativos das nossas campanhas para aplicativos.

Já sabemos que, para esse modelo de campanha, o Google vai utilizar a inteligência de máquina para entregar o anúncio certo à pessoa usuária certa, pelo menor preço.

Para que tudo isso aconteça de forma assertiva para a nossa campanha e objetivo final, temos que incluir o máximo de informações possível junto dos criativos.

Mas, afinal, o que são os criativos?

Eles são os textos, imagens, vídeos e HTML5 que compõem os nossos anúncios.

Conforme vimos, nossos anúncios podem aparecer em diferentes formatos e em diferentes plataformas do Google. O que vai fazer com que o Google entregue nosso anúncio para o usuário serão os criativos e informações que colocarmos dentro do anúncio.

Também vimos que, nas campanhas para aplicativos, não podemos criar um grupo de anúncios e colocar vários anúncios dentro.

Então, como podemos preencher os anúncios com esses criativos para ter mais relevância no Google?

Cada grupo de anúncio pode conter até:

Essas são algumas informações básicas que precisamos saber antes de começar a criar nossa campanha. Para auxiliar você alcançar um desempenho satisfatório da sua campanha, deixaremos em texto, nesta aula, algumas dicas para desenvolver bons criativos.

Sobre o curso Google Ads: campanhas para aplicativos

O curso Google Ads: campanhas para aplicativos possui 76 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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