Boas-vindas ao curso Google Ads: Campanhas para aplicativos!
Meu nome é Felipe Castro, sou gestor de tráfego e instrutor aqui na Alura.
Felipe é um homem branco, de cabelos pretos curtos e uma barba volumosa, também preta. Usa óculos de grau quadrados com armação preta e uma camiseta também preta. Ao fundo, há uma parede branca com iluminação laranja, decorada com três pequenos quadros e uma porta de madeira.
Esse curso é para você que já tem um aplicativo e está em busca de novos usuários para realizarem o download.
Também é para quem já tem uma quantidade relevante de usuários e busca por um público mais engajado, quem deseja conhecer mais sobre esse tipo de campanha ou para quem quer trabalhar com tráfego pago utilizando as ferramentas do Google.
Vamos aprender:
- Quais criativos utilizar em uma campanha;
- Como e onde os anúncios aparecerão para os usuários;
- Como vincular a conta do Google Ads nas principais plataformas de monitoramento de resultados;
- Criar e configurar uma campanha do início até a análise dos resultados;
Para dinamizar e facilitar seu aprendizado, nesse curso utilizaremos um aplicativo fictício chamado Pop Ingresso. Por meio dele vamos aprender na prática como utilizá-lo na nossa campanha e como definir as melhores estratégias de segmentação de público.
Para que sua experiência seja completa, você também pode acessar o Fórum e nosso canal no Discord para compartilhar suas ideias, experiências, além de tirar dúvidas.
Bons estudos!
Como estamos falando sobre campanhas para aplicativos no Google Ads, vamos entender melhor como funciona esse tipo de anúncio, como ele pode aparecer para as pessoas usuárias e a quem ele pode interessar.
As campanhas para aplicativo são úteis e fundamentais para quem já tem um aplicativo e tem interesse em alcançar usuários que façam o seu download.
Caso você já possua uma quantidade significativa de usuários no seu aplicativo e esteja buscando somente interação desse público dentro do aplicativo, realizando algum tipo de ação ou compra, esse tipo de campanha pode ser ideal para você também.
Assim como nos outros tipos de campanha do Google, esse formato de anúncio é ideal para quem quer alcançar seu público-alvo, dependendo do seu objetivo e estratégia.
É bem comum nos depararmos com esse tipo de anúncio sempre que navegamos pela internet, principalmente quando realizamos algum tipo de busca no Play Store.
Também é comum que esse tipo de anúncio apareça em outras plataformas também, e conheceremos mais sobre os formatos de anúncio (como banner, vídeo, texto, etc.) e como eles funcionam ao longo do curso.
Mas, como e onde esses anúncios aparecem? Há diferentes formas para isso:
Esse é o tipo mais comum. Buscamos no Google o produto ou serviço que estamos procurando e, nos resultados, aparecem os anúncios:
O Google Ads gera as palavras-chave por vários métodos, incluindo os termos de pesquisa do Google Play que direcionarão as pessoas ao seu aplicativo.
Ou seja, quando as pessoas procurarem as nossas palavras-chave ou assuntos relacionados, nosso anúncio aparecerá.
O Google pode mostrar seus anúncios às pessoas que pesquisam termos e aplicativos relacionados ao seu, dentro do Google Play:
Também podemos aparecer no YouTube. Os anúncios podem incluir um link de um vídeo do YouTube, um texto, um ícone do aplicativo e um texto da Play Store, sendo exibidos no aplicativo do YouTube apenas em dispositivos Android. Eles levam à página "Detalhes do app" do aplicativo de compras do Google.
Os anúncios podem aparecer onde houver mais relevância na Rede de Display do Google e em outros aplicativos. Eles podem incluir o ícone e o nome do app, um texto personalizado e uma imagem ou vídeo personalizado.
É possível veicular anúncios com grande apelo visual para as pessoas usuárias, conforme os interesses delas. Nesse caso, o anúncio aparece no feed do Google sem que a pessoa usuária precise realizar alguma busca, pois o Google utiliza a inteligência que possui sobre o usuário para direcionar o anúncio às pessoas certas.
Antes de continuar com os estudos sobre esse formato de campanha no Google, é importante saber que:
Se você já criou outros tipos de campanha utilizando a plataforma do Google Ads, você pode ter o costume de criar um grupo de vários anúncios. Nas campanhas para aplicativo, no entanto, o funcionamento é um pouco diferente.
Ou seja, criamos um anúncio com diferentes formatos e, conforme a inteligência de máquina, o Google escolhe o que veicular para cada plataforma e pessoa usuária.
Agora, vamos conhecer e entender um pouco mais sobre os criativos das nossas campanhas para aplicativos.
Já sabemos que, para esse modelo de campanha, o Google vai utilizar a inteligência de máquina para entregar o anúncio certo à pessoa usuária certa, pelo menor preço.
Para que tudo isso aconteça de forma assertiva para a nossa campanha e objetivo final, temos que incluir o máximo de informações possível junto dos criativos.
Mas, afinal, o que são os criativos?
Eles são os textos, imagens, vídeos e HTML5 que compõem os nossos anúncios.
Conforme vimos, nossos anúncios podem aparecer em diferentes formatos e em diferentes plataformas do Google. O que vai fazer com que o Google entregue nosso anúncio para o usuário serão os criativos e informações que colocarmos dentro do anúncio.
Também vimos que, nas campanhas para aplicativos, não podemos criar um grupo de anúncios e colocar vários anúncios dentro.
Então, como podemos preencher os anúncios com esses criativos para ter mais relevância no Google?
Cada grupo de anúncio pode conter até:
Essas são algumas informações básicas que precisamos saber antes de começar a criar nossa campanha. Para auxiliar você alcançar um desempenho satisfatório da sua campanha, deixaremos em texto, nesta aula, algumas dicas para desenvolver bons criativos.
O curso Google Ads: campanhas para aplicativos possui 76 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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