Olá! Boas-vindas ao curso Google Ads: criando uma campanha. Eu sou a Thalyta Onimaru, instrutora da Alura, e irei te acompanhar ao longo deste curso.
Audiodescrição: Thalyta se descreve como uma mulher amarela de pele clara, de olhos castanho-escuros, cabelos pretos lisos e longos e sobrancelhas pretas. Ela veste uma camiseta branca, brincos prateados, um cordão no pescoço. Ao fundo, parede clara iluminada em laranja e roxo, com uma estante de livros branca.
Este curso é voltado para quem quer se aventurar na gestão de tráfego e conhecer tudo sobre o Google Ads. Ao longo dessa jornada, vamos explorar todo o universo da criação de uma campanha eficaz na plataforma e tudo o que precisamos saber para ter sucesso em uma primeira campanha.
É importante lembrar que todo o conteúdo aprendido no curso deve ser colocado em prática, para uma fixação mais efetiva e para aplicar o que foi aprendido à sua realidade.
Nós, da Alura, pensamos com muito cuidado e carinho no curso que você vai iniciar agora e em toda a didática em torno dele. Você terá acesso ao fórum e ao Discord, onde poderá compartilhar os seus conhecimentos e as suas ideias.
Aproveite muito e bons estudos!
Antes de falar sobre campanhas, custo médio, anúncios, lances e todo esse universo que envolve a criação de campanhas no Google Ads, é importante entender mais sobre a ferramenta que utilizaremos ao longo de todo o curso.
O Google Ads é uma ferramenta de publicidade do maior buscador do mundo, o Google, e existem diversas vantagens para a sua utilização.
A primeira delas é a grande variedade de formatos de anúncio. No Google Ads, é possível anunciar em vídeo, em texto, em imagem, em shopping, entre outros.
São diversos tipos de formatos, o que facilita a criação de diversos tipos de publicidade para atingir um objetivo final, seja realizar uma venda, divulgar mais um site, ou qualquer objetivo com a campanha.
A segunda vantagem é a segmentação avançada. No Google Ads, é possível segmentar por idade, por gênero, por renda familiar, por localização, entre outros, garantindo que os anúncios cheguem exatamente em quem desejamos atingir. Dessa forma, fica muito mais fácil atingir o público-alvo.
O terceiro ponto é a grande flexibilidade de orçamento. No Google Ads, gastamos exatamente o que investimos na plataforma, sem nem um centavo a mais ou a menos.
Isso facilita o controle do orçamento e do investimento na plataforma, e ocorre porque o Google Ads possui um sistema em que definimos exatamente quanto queremos gastar, seja por dia, por semana, ou por mês, proporcionando um controle maior do orçamento.
Além dessas vantagens, antes de começarmos a utilizar a plataforma efetivamente, é importante entender alguns pontos. O primeiro deles é a importância de traçar a melhor estratégia.
O Google Ads possui diversas estratégias diferentes e, para isso, é importante já iniciar a campanha com uma boa estratégia. Porém, mantenha a tranquilidade, pois até o final deste curso, você saberá exatamente qual é a melhor estratégia para traçar na sua campanha.
O segundo ponto é definir o investimento. Conforme mencionado, não gastaremos mais do que iremos investir, mas é importante saber o nosso investimento para entender exatamente qual será o retorno.
No Google Ads, é possível investir a quantidade de dinheiro desejada, mas é importante saber exatamente qual será a nossa estratégia com isso.
Se investirmos pouco dinheiro, por exemplo, pode ser que o nosso anúncio não alcance ninguém, não ganhe nos leilões, e o investimento acabe sendo desperdiçado, sem haver nenhum retorno com isso.
Por outro lado, não adianta investir uma grande quantidade de dinheiro sem ter uma boa estratégia traçada. Assim, desperdiçamos o dinheiro investido.
É importante saber exatamente quanto vamos investir de maneira estratégica na plataforma.
O terceiro ponto é escolher o melhor tipo de campanha. Com o melhor tipo de campanha em mente, fica mais fácil saber qual campanha será realizada e como atingiremos o público desejado para que o anúncio seja visto de fato.
Mais adiante no curso, abordaremos os formatos de anúncio existentes, os tipos de campanha disponíveis, e quais são as escolhas ideais.
Queremos apresentar a marca que nos acompanhará ao longo de todo o curso. A Adopet é um site de adoção que conecta pessoas tutoras a animais em abrigos que estão à procura de um novo lar.
A Adopet faz essa conexão entre as pessoas e os animais, e também entre tutores, profissionais veterinários e pet shops. É uma missão importante, mas com o tempo, eles perceberam que o site não tinha um bom retorno, sendo essa uma das principais fontes para divulgar o trabalho e as adoções.
Com isso em mente, a Adopet decidiu adotar uma nova estratégia: anunciar no Google Ads, com o objetivo de aumentar as visualizações do site.
Para isso, eles nos contrataram para atuarmos como pessoas diretoras de tráfego ao longo deste curso para auxiliar a Adopet a melhorar as visualizações no site. Essa é a marca em que trabalharemos durante as aulas e que será utilizada para criar a nossa campanha.
No próximo vídeo, aprenderemos mais sobre os formatos de anúncio e saberemos exatamente qual formato escolher para a Adopet!
Agora que sabemos o que é o Google Ads, chegou a hora de conhecer os principais tipos de campanha e formatos de anúncio. Essa é uma parte muito importante para definir qual tipo de campanha será utilizado no anúncio, de modo a atingir o objetivo de maneira mais eficiente.
Cada tipo de campanha varia de acordo com o objetivo. Se o objetivo é vender, faremos uma campanha específica; se é ter mais visualizações, usaremos outro tipo. É essencial ter isso em mente e saber definir exatamente o tipo de campanha ideal para o objetivo, para que ele seja alcançado.
O primeiro tipo de campanha é a rede de pesquisa. Com certeza, você já se deparou com isso ao pesquisar algo no Google. Os primeiros resultados, geralmente, vêm com a sinalização "Patrocinado", e são exibidos com a logo da empresa, um título e uma descrição breve.
Esse tipo de campanha aparece na página principal do Google e aumenta a probabilidade das pessoas clicarem no site, pois ele aparecerá primeiro na lista.
Como é exatamente esse o objetivo da Adopet, aumentar as visualizações do site, utilizaremos a campanha de rede de pesquisa ao longo de todo o curso.
Porém, é importante conhecer os outros tipos de campanha.
Caso queira conhecer cada um deles de maneira mais aprofundada, deixaremos uma atividade extra nesta aula indicando alguns cursos que se aprofundam mais em cada tipo de campanha.
O segundo tipo é a rede de display, que são banners que aparecem no Google ou em sites parceiros. Trouxemos um exemplo do site do Estadão, uma matéria com o título e o subtítulo sobre o show da Madonna, e abaixo uma parte de publicidade com o banner de um site promovido no Google.
Nesse banner, há uma imagem com uma propaganda do site. Essa é a rede de display, que pode aparecer tanto no Google quanto em sites parceiros.
O terceiro tipo é a campanha de shopping. Sempre que pesquisamos no Google algum objeto que é vendido, a primeira coisa que aparece é a seção "Patrocinado" com todas as marcas que pagaram para aparecer primeiro.
Nessa seção, é exibida uma foto do produto, um título com uma breve descrição do produto, o preço, e a marca, isto é, o site que vende o produto buscado.
Dessa forma, a visualização do produto se torna muito mais fácil. Logo, se o objetivo é vender algum produto específico pela internet, provavelmente a campanha de shopping é a mais ideal.
Outro tipo de campanha é a de vídeo, que como o próprio nome diz, são vídeos curtos que aparecem principalmente no YouTube. Esse é o caso mais comum, em que precisamos esperar 5 segundos para pular a publicidade, e esses 5 segundos geralmente chamam bastante atenção.
Esse tipo de campanha também pode aparecer em sites parceiros.
Por fim, temos a campanha de aplicativo. Eles podem ser exibidos em pesquisas, na rede de display, no YouTube, e no Google Play, e como o próprio nome diz, essa campanha serve para divulgar aplicativos específicos.
Partindo para os formatos de anúncio, temos as seguintes opções:
- Anúncios em texto: são usados na rede de pesquisa e na rede de display;
- Anúncios em imagem: aparecem na rede de display, conforme o exemplo demonstrado anteriormente, com uma imagem dentro de um site; e também na campanha de shopping, onde é exibida uma imagem do produto vendido;
- Anúncios em vídeo: aparecem no YouTube e em outros locais;
- Anúncio de shopping: aparece tanto na campanha de shopping, quanto na rede de pesquisa e na rede de display.
No próximo vídeo, vamos entender como criar a campanha ideal para a Adopet e aprender mais sobre a criação da nossa campanha!
O curso Google Ads: criando uma campanha possui 98 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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