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Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing Digital > Conteúdos de Marketing Digital > Primeiras aulas do curso Google Analytics 4: analisando estratégias e otimizando relatórios

Google Analytics 4: analisando estratégias e otimizando relatórios

Integração com plataformas - Apresentação

Olá! Boas-vindas a mais um curso na Alura.

Apresentação

Eu sou Thalyta Onimaru e estarei acompanhando vocês como instrutora no curso de Google Analytics: analisando estratégias e otimizando relatórios.

Audiodescrição: Thalita é uma mulher amarela de pele clara, com cabelos pretos presos em um coque. Ela está usando uma camisa preta, algumas joias douradas e óculos pretos. O ambiente é claro, com uma parede branca ao fundo e uma iluminação em lilás.

Sobre o curso

Este curso é destinado a profissionais de marketing que trabalham ou desejam trabalhar com o Google Analytics para otimizar a coleta de dados e obter mais insights para traçar suas estratégias.

Ao longo deste curso, vamos entender todos os principais passos para traçar boas estratégias baseadas em análises de relatórios e também realizar a otimização desses relatórios para responder a perguntas específicas da equipe de marketing.

Além disso, vamos explorar as boas práticas para o gerenciamento e coleta de dados, garantindo que a coleta seja feita da maneira mais segura, tanto para vocês quanto para os usuários.

É sempre importante frisar que todo o conhecimento precisa ser colocado em prática para que vocês se adaptem ao que estão aprendendo e integrem isso à sua realidade. Convidamos vocês a realizar as práticas das aulas ao longo do curso.

Nós, da Alura, pensamos com muito cuidado e carinho no curso que vocês vão iniciar agora. Vocês terão acesso ao nosso fórum e também ao nosso Discord, onde poderão compartilhar dúvidas e trocar ideias com outras pessoas que também estão estudando o mesmo conteúdo.

Desejamos a vocês um ótimo curso e bons estudos.

Integração com plataformas - Realizando integração com Google Ads

Sou entusiasta de "Alice no País das Maravilhas". Por mais aleatório que possa parecer, sempre que releio o livro ou reassisto o filme, há uma parte específica da história que me remete ao marketing.

Refiro-me à cena em que Alice está na floresta e encontra o gato, que pergunta para onde ela está indo e aonde deseja chegar. Ela responde que não sabe, e ele diz a famosa frase: "Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve."

Isso se aplica muito ao marketing, pois, se estamos realizando alguma estratégia sem saber qual é o objetivo final, isso é qualquer coisa menos marketing. É crucial ter o caminho bem traçado.

Dados e estratégias

Para saber se o caminho traçado é o correto e se está funcionando para atingir o objetivo final, existe a análise de dados. É justamente com essa análise que introduzimos o protagonista do curso: o Google Analytics.

O Google Analytics é uma plataforma muito útil para analisar dados, tanto do site quanto do aplicativo, e entender se a estratégia adotada está no caminho certo. Essa plataforma promove o crescimento de diversas empresas e sites.

Um exemplo é o Fortal Fora de Rota, outro protagonista do curso. Trata-se de um portal que surgiu com a ideia de revolucionar o turismo em Fortaleza, mostrando a cidade sob diferentes perspectivas, não apenas a tradicional de quem visita, mas também a de quem vive na cidade.

Com o tempo, o site aplicou estratégias com o Google Analytics, o que gerou um crescimento significativo da plataforma. Houve uma sinergia entre o Fortal Fora de Rota e o Google Analytics, e a equipe percebeu um potencial adicional na plataforma para promover um crescimento ainda maior.

Convidamos você a agir conosco como a equipe de marketing para promover o crescimento do Fortal Fora de Rota utilizando estratégias do Google Analytics.

Vinculação do Google Ads

Para iniciar, a primeira estratégia será utilizar o Google Ads, uma plataforma muito conhecida. A equipe de marketing do Fortal Fora de Rota identificou que uma boa estratégia seria divulgar o site através do Google Analytics para atrair mais visitantes. Logo, é importante vincular o Google Ads ao Google Analytics. É isso que faremos neste vídeo.

A vinculação é bastante simples. Primeiro, é necessário ter uma conta em cada plataforma e acesso a essas contas, preferencialmente como administrador ou editor.

Com o Google Analytics aberto, acessaremos o item "Administrador", na parte inferior do menu à esquerda. Em seguida, vamos expandir a última opção, chamada "Vinculação de produtos".

Em "Vinculação de produto", várias opções de produtos para vincular são exibidas. Clicaremos na segunda opção, "Vinculação de Google Ads". Assim, o Google Analytics oferece a opção de vinculação entre as duas plataformas. Para iniciar, clicaremos no botão azul "Vincular" à direita da tela.

Um passo a passo é apresentado em três etapas principais. Na primeira etapa, vamos escolher as contas do Google. À direita da tela, clicaremos em "Escolha as contas do Google". O sistema já sugere uma conta do Google Ads para vincular, pois, ao criar a conta do Google Analytics com a mesma conta do Gmail, ele reconhece que são contas vinculadas ao mesmo e-mail.

Caso haja várias contas, é possível selecionar uma de sua preferência. Na coluna "Tipo de conta", estará escrito "Conta administrativa" e você poderá marcá-la como a conta principal de administração, que será vinculada ao Google Ads.

Após marcar a conta do Google Ads, clicaremos no botão azul "Confirmar", na parte superior direita da tela. Em seguida, clicaremos no botão "Próxima" para continuar para a etapa 2, em que realizaremos algumas configurações.

A primeira configuração é ativar a publicidade personalizada, que deixaremos ativada. Isso permite que contas de remarketing do Google Analytics sejam transferidas para o Google Ads.

Em seguida, ativaremos a codificação automática, que também permite a troca de dados entre as plataformas e o acesso do Google Ads aos recursos do Google Analytics. Depois, clicamos no botão "Próxima", para prosseguir para a etapa 3, em que podemos revisar os dados.

Vamos verificar se tudo está correto, então clicar em "Enviar" ao final. A conta do Google Ads já está vinculada à conta do Google Analytics, facilitando a troca de informações entre as contas.

Agora, podemos receber dados do Google Ads dentro do Google Analytics, potencializando a ferramenta para nosso público. Dessa forma, ao criar anúncios no Google Ads, conseguiremos visualizar o que estamos fazendo e o caminho que estamos tomando de maneira mais aprofundada no Google Analytics.

Além dessa plataforma, existem outras que podem ser vinculadas para potencializar ainda mais o Google Analytics. Isso será abordado no próximo vídeo.

Integração com plataformas - Integrando plataformas de CRM (HubSpot)

O Google Analytics do Fortal Fora de Rota já está muito mais potencializado apenas por termos realizado a vinculação com o Google Ads. No entanto, existem outras plataformas que também podem potencializar a ferramenta com essa vinculação. Uma delas é a plataforma de CRM (Customer Relationship Management - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente).

Plataformas de CRM

Quando estamos utilizando o Google Analytics, conseguimos observar o comportamento do nosso consumidor ao acessar nosso site ou aplicativo. Ao vinculá-lo ao Google Ads, conseguimos ver esse comportamento quando a pessoa visualiza, por exemplo, nosso anúncio.

Agora, imagine poder visualizar todo o comportamento do consumidor ao longo de toda a jornada de compra. Isso é possível através da plataforma de CRM, o que sanar diversas dúvidas.

Por exemplo, dentro do Fortal Fora de Rota, a equipe enfrenta problemas como pessoas acessando o site, visualizando bastante, mas não comprando nada, ou comprando uma vez e não tendo mais contato com a marca. Isso gera dúvidas sobre o que estamos fazendo de errado e como podemos melhorar.

As plataformas de CRM podem sanar essas dúvidas, pois permitem visualizar a jornada do consumidor de maneira mais ampla, construir um relacionamento mais próximo, gerenciar o ciclo de vida do consumidor e, consequentemente, gerar mais vendas.

Logo, vamos vincular nossa conta do Google Analytics à plataforma de CRM. A plataforma escolhida foi o HubSpot, uma das mais comuns de CRM, e é possível criar uma conta gratuita para realizar a vinculação.

Vinculação do HubSpot

Com o Google Analytics aberto, acessaremos o item "Administrador" na parte inferior do menu à esquerda. Mais abaixo nessa página, na seção "Coleta e modificação de dados", acessaremos a opção "Fluxo de Dados".

Para visualizar os detalhes, clicaremos no fluxo de dados "Fortal Fora de Rota" listado nessa página. Vamos rolar a página até o final e, na seção "Tag do Google", clicaremos em "Definir as configurações da tag".

Para realizar essa vinculação, precisamos de um elemento especial: a tag do Google, isto é, um código que se inicia com a letra "G" seguida de um traço e alguns números e letras. Na seção "Sua tag do Google", vamos clicar na opção "Fortal Fora de Rota" e copiar esse código. Ele está na coluna chamada "ID do destino".

Agora, com a conta do HubSpot aberta, acessaremos o menu de configurações na parte superior direita da tela, representada por um ícone de engrenagem. No menu à esquerda, na seção "Ferramentas", vamos expandir o item "Conteúdo" e, em seguida, clicar em "Páginas".

Nessa página, serão exibidas opções como modelos, personalização, integração e SEO. Ao clicar na aba "Integrações", conseguimos configurar a integração com o Google Analytics 4, o Google Tag Manager e o AdRoll. Marcaremos a integração com o Google Analytics 4 e, logo abaixo, colaremos o código copiado do Google Analytics. Na parte inferior esquerda, clicaremos no botão laranja "Salvar".

A conta do CRM do HubSpot está vinculada ao Google Analytics, permitindo visualizar de maneira mais clara a jornada do consumidor. Além disso, temos algumas configurações na parte de análises que podem potencializar ainda mais nossa plataforma. E é isso que veremos na próxima aula.

Sobre o curso Google Analytics 4: analisando estratégias e otimizando relatórios

O curso Google Analytics 4: analisando estratégias e otimizando relatórios possui 96 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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