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Google Analytics 4: eventos e parametrizações

Página inicial e insights - Apresentação

Olá, boas-vindas a parte 2 do curso Google Analytics 4.

Meu nome é Janaína Oliveira e sou instrutora de marketing digital na Alura.

Janaína Oliveira é uma mulher de pele clara. Tem olhos castanho-escuros e cabelos lisos e ruivos. Usa piercings no nariz, brincos na orelha e blusa azul de gola alta e manga comprida. Está sentada em uma cadeira gamer escura. Ao fundo temos uma parede branca com uma iluminação alaranjada, algumas prateleiras e uma cortina do lado esquerdo.

Esse curso é para você que está começando a estudar o tema e tem interesse em trabalhar na área de análise de dados, como Big Data e Web Analytics. Também é voltado para profissionais experientes do marketing digital que trabalham em áreas diversas, como SEO, tráfego pago e e-mail marketing.

Nesse curso vamos te orientar sobre as principais mudanças do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4.

Vamos aprender a criar uma documentação que ajudará no mapeamento das macro, micro e nano conversões.

Vamos analisar os principais relatórios disponibilizados pela ferramenta e descobrir como compreender os dados de desempenho do seu negócio. Além disso, por meio de insights vamos pensar em formas de aprimorar os resultados.

Também aprenderemos a migrar um evento do Google Universal Analytics para o Google Analytics 4 e a criar eventos e conversões personalizadas.

Lembrando que esse é o curso de Google Analytics 4 - Parte 2. Recomendamos que antes de iniciar essa aula você conclua a parte 1: Google Analytics 4: implementação e relatórios.

Aproveite o curso. Até o próximo vídeo!

Página inicial e insights - Projeto do curso

Se você chegou até aqui, é porquê deve ter ficado sabendo sobre as mudanças do Google Analytics.

O Google Analytics Universal foi substituído pelo Google Analytics 4, o GA4.

Esse curso tem como propósito trazer as principais diferenças com essas atualizações na ferramenta. Falaremos sobre as mudanças básicas de configuração que podem trazer uma grande diferença na análise das estratégias.

Para deixar nosso curso mais didático vamos usar o cliente fictício Work Us para estudar o Google Analytics 4 de forma prática. Por meio dessa empresa vamos entender e analisar o desempenho da ferramenta, além de ter novos insights.

Agora que você já conhece o projeto que utilizaremos nesse curso, te espero na próxima aula para começarmos a estudar o GA4.

Até lá!

Página inicial e insights - Tipos de conversão

Nessa aula vamos aprender a fazer um plano de mapeamento para mensurar as ações importantes para seu cliente.

Para isso, usaremos como base um documento para entendermos conceitos e detalhes essenciais para esse mapeamento. Você pode encontrar esse arquivo no "Para saber mais", localizado na lateral direita da tela, e utilizá-lo como checklist para adaptação dos seus projetos.

Indicamos que você sinalize com um check todas as características que definem o seu cliente, dessa forma será mais fácil de visualizar todas as informações essenciais.

Conversões

Existem três tipos de conversões em um site, a macro, a micro e a nano conversão. Embora não pareçam tão importantes, é essencial analisá-las, afinal, em um certo momento precisaremos utilizar esse público que, inclusive, fará muita diferença na aplicação da estratégia.

Macro conversão

É a conversão mais importante. Ações de mais valor para o cliente ou para a sua empresa.

No caso na Work Us, por exemplo, a macro conversão acontece quando uma pessoa faz o cadastro no site para utilizar a ferramenta gratuitamente por 14 dias, mais especificamente quando ela preenche os dados e finaliza o cadastro. Essa é a conversão mais valiosa.

Para descobrir a macro conversão do seu cliente será necessário analisar o site e entender quais são suas expectativas e objetivos do negócio.

Você pode utilizar o documento que disponibilizamos como base, assim poderá definir todas as conversões e elaborar a melhor estratégia para entregar os resultados desejados.

Ter uma documentação com informações sobre o cliente, além de passar credibilidade e segurança, é essencial para que você possa estar alinhado ao que deverá ser mensurado.

Exemplos de macro conversões:

Micro conversões

As micro conversões são ações importantes para o cliente, porém secundárias.

Alguns exemplos são:

Todas essas conversões são mensuráveis e essenciais para analisar o negócio do seu cliente.

Nano conversões

São conversões menores e que geralmente não são analisadas corretamente, porém elas também são muito importantes e podem ajudar no insight de novas ações.

Exemplos de nano conversões:

Embora esse tipo de conversão não seja tão conclusiva, conseguimos identificar melhorias que podem ser realizadas na página.

Por exemplo, um site com uma grande porcentagem de pessoas que rolaram até o final da página significa que possui um conteúdo relevante. Já, se os dados indicassem que as pessoas não chegam até o fim do site, significaria que ele não é interessante, portanto, seria necessário adotar estratégias de melhoria, como um título mais atrativo.

Sobre o curso Google Analytics 4: eventos e parametrizações

O curso Google Analytics 4: eventos e parametrizações possui 123 minutos de vídeos, em um total de 25 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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